Resolução comentada
Questões discursivas
PUC-RIO (2011/2)
HISTÓRIA
Questão 4
Entre os séculos XVI e XIX, o
embarque forçado de africanos para a América, onde seriam utilizados como
escravos nas plantações e minas das colônias, constituiu uma das formas mais
vis de transferência de população em grande escala para o Novo Mundo.
Já no final do século XIX, em
meio à expansão de novas economias agrário-exportadoras e à urbanização
acelerada de algumas regiões americanas, uma outra grande leva de trabalhadores
aportou o continente. Desta vez composta de imigrantes livres, vindos em sua
maior parte de países do Mediterrâneo e da Europa Oriental, mas também de outras
áreas do Velho Mundo.
a) Cite 2 (duas) regiões do
continente americano que receberam negros africanos em grande quantidade
durante o período em que o tráfico negreiro foi intensificado, no século XVIII.
b) Indique 2 (dois) motivos que
levaram à imigração em massa para as Américas durante as três últimas décadas
do século XIX e explique como tais motivos estiveram relacionados às
transformações sociais e políticas vivenciadas na Europa, naquele período.
resposta:
a) Dentre as regiões americanas
que receberam grande quantidade de africanos via tráfico negreiro, durante o período
citado, podem ser citados: o Brasil (com cerca de 31% do volume de entradas
estimadas entre 1701 e 1810); o Caribe francês (com 23%) – especialmente o
Haiti e Santo Domingos; o Caribe britânico (cerca de 22%) – por exemplo, Jamaica
e Barbados; a América espanhola (com 9%) e a América do Norte (com 6%). O aluno
poderá fazer menção apenas às regiões produtoras, referindo-se, por exemplo: à mineração
do século XVIII no Brasil, ou à produção de açúcar no Haiti (chamado de “a jóia
francesa” na América), ou ao tabaco nas colônias britânicas do Sul, mais
especificamente, no litoral da Virgínia e das duas Carolinas.
Em final do século XVIII e início
do XIX, deram-se alterações significativas nas regiões receptoras dos planteis
escravistas. Com as insurreições nas colônias francesas (Haiti e Santo Domingos)
e com os demais desdobramentos da Revolução na França, deu-se a migração de
capitais investidos na cana e em escravos para outros lugares. Desde essa época,
Cuba começou a substituir a produção do Haiti. Estima-se que entre 1792 e 1821,
Cuba tenha recebido cerca de 250 mil escravos via porto Havana (sem contar a
entrada ilegal por portos não autorizados). Esse tráfico continuou intenso ao
longo do século XIX, mesmo quando foi proibido.
b) Os motivos citados para a
imigração em massa de trabalhadores europeus para as Américas serão, provavelmente,
bastante variados. Eles dependerão do grupo de imigrantes em questão. O aluno
poderá mencionar a origem nacional e étnica dos imigrantes, o fato de serem
oriundos do campo ou da cidade, a opressão do Estado ao qual estavam submetidos
na Europa – se era um velho ou novo império, uma recém-criada república, uma
monarquia, absoluta ou constitucional. Dentre os motivos possíveis e guardadas
as especificidades acima, pode-se citar: a busca de melhores salários ou
condições de vida nas Américas, a fuga da fome e carestia que assolavam então
algumas regiões rurais européias, a fuga da proletarização em massa promovida
por alguns centros urbanos europeus, a fuga de governos despóticos, de
situações de guerra (sobretudo as populações dos impérios multi-étnicos), perseguições
religiosas (do tipo dos pogroms aos judeus na Rússia e em outras regiões) e
enfrentamentos políticos diretos (especialmente a perseguição a
líderes anarquistas e socialistas, por exemplo). Por fim, há ainda a busca de
melhores condições para investimentos, no caso dos pequenos e médios poupadores
que também migraram para as Américas no período.
Qualquer que seja o motivo citado,
o aluno deverá, na segunda parte da questão, explicar a relação dessa migração
com as rápidas transformações sociais políticas em curso na Europa. Para isso, poderá
mencionar, a título de exemplo, transformações referentes: à modernização das
relações de trabalho no campo e na cidade (máquinas na agricultura expulsando
mão de obra e generalização das relações de fábrica que caracterizam a grande
indústria, aumentando a destruição de antigas qualificações entre os trabalhadores);
aos processos de unificação política tardios, como os ocorridos na Itália e na
Alemanha; às situações variadas de instabilidade política e guerras renitentes (ex:
na Espanha em fins do século XIX, na Áustria-Hungria e no Império Turco-Otomano
nos Balcãs) e ao aumento das tensões internas no Império russo, que logo
conduziriam à guerra e à revolução.
Questão 5
Eu te amo meu Brasil, eu te amo
Meu coração é verde, amarelo, branco,
azul anil
Eu te amo meu Brasil, eu te amo
Ninguém segura a juventude do
Brasil
As tardes do Brasil são mais
douradas
Mulatas brotam cheias de calor
A mão de Deus abençoou
Eu vou ficar aqui
Porque existe amor
( Eu Te Amo Meu Brasil, Dom e Ravel
)
Essa música fez muito sucesso em 1970
e foi utilizada pelo governo brasileiro como propaganda política.
Apresente um motivo que
justifique sua utilização pelo governo, relacionando-o ao contexto político da
época.
resposta:
O governo do general Médici (1969-1973),
imediatamente posterior ao AI-5, caracterizou-se pela intensa repressão à
oposição política, especialmente aos movimentos e organizações vinculados à
luta armada e à guerrilha. Foi o período, entre os governos militares, de uso
mais intensivo da violência contra a oposição política; por isso denominado
posteriormente como "anos de chumbo".
Nessa mesma época, o PIB, no
Brasil, cresceu a índices acima do padrão brasileiro e internacional. O crescimento
extraordinário da economia foi considerado como "Milagre Econômico" (1968-1973).
A propaganda governamental valorizou o crescimento da economia associando-o ao
tradicional discurso ufanista das belezas naturais e da bondade do povo
brasileiro. Desta forma, a violência da repressão e as medidas de cerceamento a
liberdade de expressão e organização ficavam encoberta pela propaganda sobre as
virtudes do Brasil e dos brasileiros.
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