Confira a correção do vestibular Mackenzie 2008/2
HISTÓRIA
Questão nº 47
“Em nenhum outro lugar, o passado
reverbera no presente de maneira tão profunda.”
Revista
Superinteressante, referindo-se à cidade de Jerusalém, 02/2008
I. Jerusalém, berço do Judaísmo, é
considerada pelos judeus a capital eterna e indivisível do Estado de Israel.
II. Na Guerra dos 6 Dias (1967), entre
Israel e a Liga Árabe, Israel conquistou Jerusalém Oriental, que estava sob
domínio da Jordânia desde a Guerra de independência de Israel, entre 1948/1949.
III. No início da década de 1990,
apesar da assinatura do Acordo de Oslo entre Yitzhak Rabin e Yasser Arafat, a
disputa pelo controle de Jerusalém não foi solucionada, tornando-se um
obstáculo para a paz na região.
Considerando I, II e III acima, o
texto da Revista se reforça pelo que se afirma
a) em I e em II, somente.
b) em II e em III, somente.
c) em I e em III, somente.
d) em I, somente.
e) em I, em II e em III.
Questão nº 48
O termo ‘pelego’, com o sentido
presente na crítica citada, foi forjado, na política brasileira,
a) na Era Vargas, quando os
sindicatos foram legalizados, est ando, entretanto, atrelados ao Ministério do
Trabalho, resultando em um processo de despolitização da classe operária.
b) durante o governo JK , quando
a intensa penetração de capital estrangeiro levou a mudanças na legislação
trabalhista, em defesa da classe operária.
c) no curto governo Jânio Quadros,
quando os sindicatos foram fechados, em uma tentativa de conter as agitações de
caráter socialista que ocorriam no país.
d) durante o governo de João
Goulart, como sendo uma característica de sua política social de esquerda, ref
lexo da aliança política estabelecida com o governo Fidel Castro.
e) durante a Ditadura Militar, que
transformou os sindicalistas em agentes políticos oficiais de repressão aos
movimentos de contestação dos trabalhadores urbanos.
Questão nº 49
“(...) Para os mais velhos, Mao é
um constrangimento. É raro encontrar quem o defenda. Ao fim da viagem, quando
eu já me conformava com o ritmo lento e as respostas esquivas dos chineses, testemunhei
a única reação direta, quase intempestiva, de um professor de Economia da Universidade
de Tsing- Hua, Denggao Long. Ao indagar se as mudanças na China mostravam uma
verdadeira revolução de Deng, Long deu um pulo na cadeira e até arriscou o
inglês: ‘Revolução? Não! Reforma.’ Eu sorri, e ele continuou:‘Revolução, nunca
mais na China. A Revolução Cultural foi uma tragédia, um erro(...)”
Revista Época, 06/2008
Que aspecto da Revolução Cultura
Chinesa, ocorrida entre as décadas de 1960/1970, justificaria a afirmação
destacada no trecho acima? Assinale a alternativa que responde, corretamente, à
questão.
a) A Revolução Cultural agiu em
favor da burocratização do Estado Chinês e da planificação excessivamente centralizada
da economia.
b) No plano econômico, a
Revolução Cultural atrasou o avanço tecnológiço do país, entre outros aspectos,
devido às inúmeras perseguições a intelectuais, cientistas e educadores.
c) Por meio da mudança de
mentalidade, o governo maoísta pretendia consolidar os ideais revolucionários
burgueses, em detrimento da massa camponesa.
d) A Revolução Cultural combateu,
duramente, o isolamento tradicional da cultura chinesa, valorizando o
cosmopolitismo e a inovação criadora trazida pelo Comunismo.
e) Defendendo uma revolução
proletária urbana, nos moldes da Revolução Russa, Mao Tse-tung precisou usar de
extrema violência para conter a participação da massa camponesa, o que resultou
em massacre.
Questão nº 50
“De todas as colônias inglesas, a
melhor é o reino de Portugal” Dito popular, Portugal - século XVIII, citado por
Teixeira, F. M. P. , Brasil História e Sociedade
Assinale a alternativa que
explica, corretamente, a afirmação acima.
a) As relações econômico-comerciais
entre Inglaterra e Portugal estavam baseadas no Pacto Colonial, o que garantia
vultosos lucros aos ingleses.
b) A Inglaterra participava dos
lucros da mineração brasileira, visto as
trocas comerciais favoráveis a
ela, estabelecidas com Portugal pelo Tratado de Methuen.
c) O declínio do setor
manufatureiro em Portugal, decorrente do Embargo Espanhol, tornou a economia
lusa altamente dependente das exportações agrícolas inglesas.
d) A Revolução Industrial inglesa
foi possível, graças à importação de matéria-prima barata proveniente de
Portugal.
e) Portugal e Inglaterra eram
parceiros no comércio com as colônias portuguesas na Ásia, entretanto o
transporte era realizado por navios ingleses, o que lhes garantia maior
participação nos lucros daí advindos.
Questão nº 51
“Assim, se o sentimento nacional
e a idéia nacional constituíram, no século XIX, um fator decisivo, um princípio
de ação essencial contra Estados opressores, eles foram também a origem da
maioria dos conflitos internacionais.”
René Rémond
“O confronto entre a Rússia e a
Geórgia pelo controle da região separatista da Ossétia do Sul registrou ontem
dramática escalada, correndo o risco de se transformar no pior conflito entre
os russos e uma força militar estrangeira desde a guerra no Afeganistão, nos
anos 80.”
Folha de São Paulo, 10/08/2008
Considerando os dois textos, é
correto afirmar que
I. o conceito de nacionalidade nos
remete à realidade de povos que pertencem à mesma etnia, falam a mesma língua, têm
a mesma tradição cultural e, no entanto, por estarem separados politicamente, almejam
conquistar um Estado unificado;
II. a partir de 1870, o princípio
das nacionalidades se vinculou ao processo de expansão das potências
capitalistas, que entraram na era do imperialismo e do neocolonialismo, dando
origem ao nacionalismo xenófobo, um dos responsáveis pela eclosão da Primeira
Guerra;
III. tanto na região dos Bálcãs, às
vésperas da Primeira Grande Guerra, quanto na atual região da Ossétia do Sul, a
Rússia manifestou seu respaldo aos movimentos nacionalistas e separatistas.
Assinale
a) se somente I estiver correta.
b) se somente III estiver correta.
c) se somente II e III estiverem
corretas.
d) se somente I e II estiverem
corretas.
e) se I, II e III estiverem
corretas.
Questão nº 52
“A urina e as fezes dos moradores,
recolhidas durante a noite, eram transportadas de manhã para serem despejadas
no mar por escravos que carregavam grandes tonéis de esgoto nas costas. Durante
o percurso, parte do conteúdo desses tonéis, repleto de amônia e uréia, caía
sobre a pele e, com o passar do tempo, deixava listras brancas sobre suas
costas negras. Por isso, esses escravos eram conhecidos como “tigres”. Devido à
falta de um sistema de coleta de esgotos, os “tigres” continuaram em atividade
no Rio de Janeiro até 1860 e no Recife até 1882.”
Laurentino Gomes
Apesar da extinção do tráfico
negreiro, em 1850, a
escravidão no Brasil ainda persistiu durante as duas décadas posteriores. A
questão escravista só foi abertamente debatida após 1870, com a vitória
brasileira na Guerra do Paraguai. Entre os obstáculos presentes na sociedade
brasileira, que retardaram o processo abolicionista, pode-se apontar a
a) pressão exercida
internacionalmente pela Grã-Bretanha, cujos interesses econômicos no lucrativo
tráfico negreiro seriam abalados.
b) valorização da mão-de-obra
escrava para os trabalhos agrícolas, domésticos e manuais, em detrimento do
imigrante europeu.
c) capacidade de abastecimento
interno de escravos, vindos, das regiões Norte e Nordeste, para as lavouras
cafeeiras do Sudeste.
d) resistência dos proprietários
de escravos que não contavam com a disposição do governo imperial para indenizá-los.
e) inquietação da população livre,
levando-a a se opor à abolição, perante às fugas e aos levantes escravos nas
fazendas.
Questão nº 53
“A natureza, ao dar-vos um filho,
vos presenteia com uma criatura rude, sem forma, a qual deveis moldar para que
se conver ta em um homem de verdade. Se esse ser moldado se descuidar, continuareis
tendo um animal; se, ao contrário, ele se realizar com sabedoria, eu poderia
quase dizer que resultaria em um ser semelhante a Deus.”
Erasmo de Roterdã
No trecho acima, datado de 1529, do
filólogo e pensador da cidade holandesa de Roterdã, encontra-se manifesta a
presença do pensamento
a) teocentrista, priorizando a
idéia do sobrenatural e da ligação do Homem com o divino.
b) experimentalista, em que todo
e qualquer conhecimento humano se daria por meio da investigação científica.
c) escolasticista, doutrina que
admitia a fé como a única fonte verdadeira de conhecimento.
d) antropocentrista, valorizando
o Homem e suas obras como base para uma visão mais racional do mundo.
e) epicurista, apontando para uma
postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.
GABARITO
47. E
48. A
49. B
50. B
51. E
52. D
53. D
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