domingo, 21 de abril de 2013

Mackenzie 2008/2



Confira a correção do vestibular Mackenzie 2008/2
HISTÓRIA
 

Questão nº 47
“Em nenhum outro lugar, o passado reverbera no presente de maneira tão profunda.”
Revista Superinteressante, referindo-se à cidade de Jerusalém, 02/2008
I. Jerusalém, berço do Judaísmo, é considerada pelos judeus a capital eterna e indivisível do Estado de Israel.
II. Na Guerra dos 6 Dias (1967), entre Israel e a Liga Árabe, Israel conquistou Jerusalém Oriental, que estava sob domínio da Jordânia desde a Guerra de independência de Israel, entre 1948/1949.
III. No início da década de 1990, apesar da assinatura do Acordo de Oslo entre Yitzhak Rabin e Yasser Arafat, a disputa pelo controle de Jerusalém não foi solucionada, tornando-se um obstáculo para a paz na região.
Considerando I, II e III acima, o texto da Revista se reforça pelo que se afirma
a) em I e em II, somente.
b) em II e em III, somente.
c) em I e em III, somente.
d) em I, somente.
e) em I, em II e em III.

Questão nº 48

 

O termo ‘pelego’, com o sentido presente na crítica citada, foi forjado, na política brasileira,
a) na Era Vargas, quando os sindicatos foram legalizados, est ando, entretanto, atrelados ao Ministério do Trabalho, resultando em um processo de despolitização da classe operária.
b) durante o governo JK , quando a intensa penetração de capital estrangeiro levou a mudanças na legislação trabalhista, em defesa da classe operária.
c) no curto governo Jânio Quadros, quando os sindicatos foram fechados, em uma tentativa de conter as agitações de caráter socialista que ocorriam no país.
d) durante o governo de João Goulart, como sendo uma característica de sua política social de esquerda, ref lexo da aliança política estabelecida com o governo Fidel Castro.
e) durante a Ditadura Militar, que transformou os sindicalistas em agentes políticos oficiais de repressão aos movimentos de contestação dos trabalhadores urbanos.


Questão nº 49
“(...) Para os mais velhos, Mao é um constrangimento. É raro encontrar quem o defenda. Ao fim da viagem, quando eu já me conformava com o ritmo lento e as respostas esquivas dos chineses, testemunhei a única reação direta, quase intempestiva, de um professor de Economia da Universidade de Tsing- Hua, Denggao Long. Ao indagar se as mudanças na China mostravam uma verdadeira revolução de Deng, Long deu um pulo na cadeira e até arriscou o inglês: ‘Revolução? Não! Reforma.’ Eu sorri, e ele continuou:‘Revolução, nunca mais na China. A Revolução Cultural foi uma tragédia, um erro(...)”
Revista Época, 06/2008

Que aspecto da Revolução Cultura Chinesa, ocorrida entre as décadas de 1960/1970, justificaria a afirmação destacada no trecho acima? Assinale a alternativa que responde, corretamente, à questão.
a) A Revolução Cultural agiu em favor da burocratização do Estado Chinês e da planificação excessivamente centralizada da economia.
b) No plano econômico, a Revolução Cultural atrasou o avanço tecnológiço do país, entre outros aspectos, devido às inúmeras perseguições a intelectuais, cientistas e educadores.
c) Por meio da mudança de mentalidade, o governo maoísta pretendia consolidar os ideais revolucionários burgueses, em detrimento da massa camponesa.
d) A Revolução Cultural combateu, duramente, o isolamento tradicional da cultura chinesa, valorizando o cosmopolitismo e a inovação criadora trazida pelo Comunismo.
e) Defendendo uma revolução proletária urbana, nos moldes da Revolução Russa, Mao Tse-tung precisou usar de extrema violência para conter a participação da massa camponesa, o que resultou em massacre.


Questão nº 50
“De todas as colônias inglesas, a melhor é o reino de Portugal” Dito popular, Portugal - século XVIII, citado por Teixeira, F. M. P. , Brasil História e Sociedade

Assinale a alternativa que explica, corretamente, a afirmação acima.
a) As relações econômico-comerciais entre Inglaterra e Portugal estavam baseadas no Pacto Colonial, o que garantia vultosos lucros aos ingleses.
b) A Inglaterra participava dos lucros da mineração brasileira, visto as
trocas comerciais favoráveis a ela, estabelecidas com Portugal pelo Tratado de Methuen.
c) O declínio do setor manufatureiro em Portugal, decorrente do Embargo Espanhol, tornou a economia lusa altamente dependente das exportações agrícolas inglesas.
d) A Revolução Industrial inglesa foi possível, graças à importação de matéria-prima barata proveniente de Portugal.
e) Portugal e Inglaterra eram parceiros no comércio com as colônias portuguesas na Ásia, entretanto o transporte era realizado por navios ingleses, o que lhes garantia maior participação nos lucros daí advindos.

Questão nº 51
“Assim, se o sentimento nacional e a idéia nacional constituíram, no século XIX, um fator decisivo, um princípio de ação essencial contra Estados opressores, eles foram também a origem da maioria dos conflitos internacionais.”
René Rémond

“O confronto entre a Rússia e a Geórgia pelo controle da região separatista da Ossétia do Sul registrou ontem dramática escalada, correndo o risco de se transformar no pior conflito entre os russos e uma força militar estrangeira desde a guerra no Afeganistão, nos anos 80.”
Folha de São Paulo, 10/08/2008

Considerando os dois textos, é correto afirmar que
I. o conceito de nacionalidade nos remete à realidade de povos que pertencem à mesma etnia, falam a mesma língua, têm a mesma tradição cultural e, no entanto, por estarem separados politicamente, almejam conquistar um Estado unificado;
II. a partir de 1870, o princípio das nacionalidades se vinculou ao processo de expansão das potências capitalistas, que entraram na era do imperialismo e do neocolonialismo, dando origem ao nacionalismo xenófobo, um dos responsáveis pela eclosão da Primeira Guerra;
III. tanto na região dos Bálcãs, às vésperas da Primeira Grande Guerra, quanto na atual região da Ossétia do Sul, a Rússia manifestou seu respaldo aos movimentos nacionalistas e separatistas.

Assinale
a) se somente I estiver correta.
b) se somente III estiver correta.
c) se somente II e III estiverem corretas.
d) se somente I e II estiverem corretas.
e) se I, II e III estiverem corretas.


Questão nº 52
“A urina e as fezes dos moradores, recolhidas durante a noite, eram transportadas de manhã para serem despejadas no mar por escravos que carregavam grandes tonéis de esgoto nas costas. Durante o percurso, parte do conteúdo desses tonéis, repleto de amônia e uréia, caía sobre a pele e, com o passar do tempo, deixava listras brancas sobre suas costas negras. Por isso, esses escravos eram conhecidos como “tigres”. Devido à falta de um sistema de coleta de esgotos, os “tigres” continuaram em atividade no Rio de Janeiro até 1860 e no Recife até 1882.”
Laurentino Gomes

Apesar da extinção do tráfico negreiro, em 1850, a escravidão no Brasil ainda persistiu durante as duas décadas posteriores. A questão escravista só foi abertamente debatida após 1870, com a vitória brasileira na Guerra do Paraguai. Entre os obstáculos presentes na sociedade brasileira, que retardaram o processo abolicionista, pode-se apontar a
a) pressão exercida internacionalmente pela Grã-Bretanha, cujos interesses econômicos no lucrativo tráfico negreiro seriam abalados.
b) valorização da mão-de-obra escrava para os trabalhos agrícolas, domésticos e manuais, em detrimento do imigrante europeu.
c) capacidade de abastecimento interno de escravos, vindos, das regiões Norte e Nordeste, para as lavouras cafeeiras do Sudeste.
d) resistência dos proprietários de escravos que não contavam com a disposição do governo imperial para indenizá-los.
e) inquietação da população livre, levando-a a se opor à abolição, perante às fugas e aos levantes escravos nas fazendas.


Questão nº 53
“A natureza, ao dar-vos um filho, vos presenteia com uma criatura rude, sem forma, a qual deveis moldar para que se conver ta em um homem de verdade. Se esse ser moldado se descuidar, continuareis tendo um animal; se, ao contrário, ele se realizar com sabedoria, eu poderia quase dizer que resultaria em um ser semelhante a Deus.”
Erasmo de Roterdã

No trecho acima, datado de 1529, do filólogo e pensador da cidade holandesa de Roterdã, encontra-se manifesta a presença do pensamento
a) teocentrista, priorizando a idéia do sobrenatural e da ligação do Homem com o divino.
b) experimentalista, em que todo e qualquer conhecimento humano se daria por meio da investigação científica.
c) escolasticista, doutrina que admitia a fé como a única fonte verdadeira de conhecimento.
d) antropocentrista, valorizando o Homem e suas obras como base para uma visão mais racional do mundo.
e) epicurista, apontando para uma postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.



GABARITO
47. E
48. A
49. B
50. B
51. E
52. D
53. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário