ROTEIRO DE ESTUDOS
REVOLUÇÃO FRANCESA
ERA NAPOLEÔNICA
Lista de Exercícios com Gabarito de Revolução Francesa e Era Napoleônica
REVOLUÇÃO FRANCESA
ERA NAPOLEÔNICA
Lista de Exercícios com Gabarito de Revolução Francesa e Era Napoleônica
1) (Mack) Na verdade, independente do fato de Stálin ver-se
como um novo Robespierre, os comunistas estrangeiros do
período antifascista encontraram algum conforto, quando
avaliavam os julgamentos e expurgos (...), na ideia de que
estes eram tão justificados pela necessidade quanto havia
sido o Terror (…) Talvez, em outros países, onde a palavra
Terror não sugerisse tão prontamente episódios de glória
nacional e triunfo revolucionário, essa comparação tenha
sido evitada. Contudo, é difícil não concordar com Isaac
Deutscher, que Stálin pertencia à família dos grandes
déspotas revolucionários, como Cromwell, Robespierre e
Napoleão.
Eric Hobsbawm
Assinale a alternativa que cita as respectivas revoluções,
das quais participaram Stálin e Robespierre.
a) Revolução Americana e Revolução Liberal do Porto
b) Revolução Comunista e Revolução Inglesa
c) Revolução Cubana e Revolução Chinesa
d) Revolução Russa e Revolução Francesa
e) Revolução Alemã e Revolução Italiana
2) (Fuvest) Nas Revoluções Francesa (1789), Mexicana
(1910), Russa (1917) e Chinesa (1949), há um elemento
comum a todas. Trata-se da
a) presença imperialista.
b) ideologia socialista..
c) ideologia liberal.
d) participação do operariado
e) participação do campesinato
3) (Vunesp) Leia os dois artigos seguintes, extraídos da
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 26 de
agosto de 1789.
Artigo 1º: Os homens nascem e
permanecem livres e iguais em direitos. As distinções
sociais não podem ser fundamentadas senão sobre a
utilidade comum.
Artigo 6º: A lei é a expressão da vontade
geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer,
pessoalmente ou pelos seus representantes, na sua
formação. Ela tem de ser a mesma para todos, quer seja
protegendo, quer seja punindo. Todos os cidadãos, sendo
iguais aos seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as
dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a
capacidade deles, e sem outra distinção que a de suas
virtudes e talentos.
a) Em qual contexto histórico foi elaborada a Declaração
dos Direitos do Homem e do Cidadão?
b) Cite duas ideias expressas na Declaração que
representaram uma ruptura da prática política
até então vigente.
4) (FaZU) Foram decisões do Congresso de Viena, exceto:
a) restabelecer o absolutismo na Europa
b) acabar com o sistema de colonização
c) refazer o mapa-mundi
d) bloquear o avanço do liberalismo
e) a defesa do Princípio da Legitimidade
5) (FGV) “Chegou a hora da igualdade passar a foice por
todas as cabeças. Portanto, legisladores, vamos colocar o
terror na ordem do dia.”
(Discurso de Robespierre na Convenção)
A fala de Robespierre ocorreu num dos períodos mais
intensos da Revolução Francesa. Esse período caracterizou-se:
a) pela fundação da monarquia constitucional, marcada pelo
funcionamento da Assembléia Nacional.
b) pela organização do Diretório, marcado pela adoção do
voto censitário.
c) pela reação termidoriana, marcada pelo fortalecimento
dos setores conservadores.
d) pela convocação dos Estados Gerais, que pôs fim ao
absolutismo francês.
e) pela criação do Comitê de Salvação Pública e a
radicalização da revolução.
6) (FEI) A famosa frase atribuída a Luis XIV: "O Estado sou
eu", define:
a) o absolutismo;
b) o iluminismo,
c) o liberalismo;
d) o patriotismo do rei;
e) a igualdade democrática.
7) (Fuvest) Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre
a Revolução Francesa:
a) teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e
apropriada por uma só classe social, a burguesia, única
beneficiária da nova ordem.
b) fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não
conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do
Antigo Regime.
c) nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma
revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana,
a dos chamados sans-culottes.
d) foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao
garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou,
em mais de um século, o processo econômico da França.
e) abortou, pois a nobreza, sendo uma classe coesa, tanto do
ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista político,
impediu que a burguesia a concluísse.
8) (Fuvest) O Tratado de Viena, assinado em 1815, tinha
por principal objetivo:
a) estabelecer uma paz duradoura na Europa, que impedisse
as guerras e revoluções, consolidando o princípio da
legitimidade monárquica.
b) ratificar a supremacia da Prússia, no contexto político da
Europa Ocidental, para garantir o triunfo de uma onda
contra-revolucionária.
c) assegurar ao Império Austro-Húngaro o controle da
Europa Continental, assim como da impedir a expansão da
Rússia.
d) impedir a ascensão da classe média ao poder, que
iniciara uma série de revoluções em vários países da Europa
Ocidental.
e) criar um sistema repressivo capaz de conter as primeiras
vagas do movimento socialista na Europa, através da
exclusão da influência da França.
9) (Fuvest) Há controvérsias entre historiadores sobre o
caráter das duas grandes revoluções do mundo
contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no
entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas
a) fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França
voltou ao feudalismo com os Bourbons e a União Soviética,
depois de Gorbatchev, ao capitalismo.
b) geraram resultados diferentes das intenções
revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a
russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
c) puseram em prática os ideais que as inspiraram, de
liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado.
d) efetivaram mudanças profundas que resultaram na
superação do capitalismo na França e do
feudalismo na Rússia.
e) foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a
primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os
movimentos socialistas até a década de 1970.
10) (UFSCar) As revoluções contra o poder absolutista dos
reis atravessaram grande parte da história moderna da
Europa. Houve, no entanto, diferenças entre as revoluções
francesa e inglesa. Assinale a alternativa correta.
A) Na França, a oposição ao absolutismo implicou, ao
contrário do que ocorreu na Inglaterra, o estabelecimento de
um regime republicano, mesmo que passageiro.
B) A revolução inglesa, diferentemente da francesa,
reivindicou os direitos do Parlamento contra o arbítrio real,
expressos por documentos escritos que remontavam à Idade
Média.
C) A revolução inglesa, ao contrário da francesa, contou
com o apoio popular na luta contra os reis absolutistas,
desvinculando-se de disputas entre facções religiosas.
D) A luta contra o absolutismo na França distinguiu-se do
processo que se desenvolveu na Inglaterra pela violência e
execução do monarca absolutista.
E) A revolução francesa removeu os obstáculos impostos à
economia pelo antigo regime, industrializando o país no
século XVIII; na Inglaterra, ao contrário, a revolução
conteve o crescimento econômico.
11) (UFSCar) A queda na produção de cereais, às vésperas
da Revolução Francesa de 1789, desencadeou uma crise
econômica e social, que se manifestou
A) na alta dos preços dos gêneros alimentícios, na redução
do mercado consumidor de manufaturados e no aumento do
desemprego.
B) no aumento da exploração francesa sobre o seu império
colonial, na reação da elite colonial e no início do
movimento de independência.
C) no abrandamento da exploração senhorial sobre os
servos, na divisão das terras dos nobres emigrados e na
suspensão dos direitos constitucionais.
D) na decretação, pelo rei absolutista, da lei do preço
máximo dos cereais, na expansão territorial francesa e nas
guerras entre países europeus.
E) na intensificação do comércio exterior francês e no
aumento da exportação de tecidos para a Inglaterra, que foi
compensada pela compra de vinhos ingleses.
12) (PUC-SP) As Revoluções Inglesas do século XVII e a
Revolução Francesa são, muitas vezes, comparadas. Sobre
tal comparação, pode-se dizer que
A) é pertinente, pois são exemplos de processos que
resultaram em derrota do absolutismo monárquico; no
entanto, há muitas diferenças entre elas, como a importante
presença de questões religiosas no caso inglês e o
expansionismo militar francês após o fim da revolução.
B) é equivocada, pois, na Inglaterra, houve vitória do
projeto republicano e, na França, da proposta
monárquica; no entanto foram ambas iniciadas pela ação
militar das tropas napoleônicas que
invadiram a Inglaterra, rompendo o tradicional domínio
britânico dos mares.
C) é pertinente, pois são exemplos de revolução social
proletária de inspiração marxista; no entanto os projetos
populares radicais foram derrotados na Inglaterra (os
“niveladores”, por exemplo) e vitoriosos na França (os
“sans-culottes”).
D) é equivocada, pois, na Inglaterra, as revoluções tiveram
caráter exclusivamente religioso, e, na França,
representaram a vitória definitiva da proposta republicana
anti-clerical; no entanto ambas foram movimentos antiabsolutistas.
E) é pertinente, pois são exemplos de revoluções burguesas;
no entanto, na Inglaterra, as lutas foram realizadas e
controladas exclusivamente pela burguesia, e, na França,
contaram com grande participação de camponeses e de
operários.
13) (UFSCar) Os homens nascem e permanecem livres e
iguais em seus direitos. As distinções sociais só podem
basear-se na utilidade pública.
( Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, França,
1789)
a) Relate o contexto histórico em que foi criado o
documento mencionado.
b) Apresente um exemplo de um outro documento, criado a
partir deste.
14) (Vunesp) Compare os dois textos seguintes e responda.
Em todos os lugares havia calma. Nenhum movimento,
nem temor ou aparência de movimento no Reino havia que
pudessem interromper ou se opor aos meus projetos.
(Memórias de Luís XIV para o ano de 1661.)
Para nos mantermos livres, cumpre-nos ficar
incessantemente em guarda contra os que governam: a
excessiva tranqüilidade dos povos é sempre o pregoeiro de
sua servidão.
(J. P.
Marat. As cadeias da escravidão, 1774.)
a) A que regime político predominante na Idade Moderna
européia os dois textos, de formas diferentes, se referem?
b) O texto de Marat apresenta uma noção de cidadania
elaborada pela reflexão política do Século das Luzes. De
que forma a Revolução Francesa do século XVIII foi a
expressão desta nova concepção política?
15) (FGV) “Compete-vos, portanto, decidir se Luís é inimigo
do povo francês, se é estrangeiro (...) Luís combateu o
povo: foi vencido. É um bárbaro, um estrangeiro prisioneiro
de guerra (...) o traidor não era o rei dos franceses, era o rei
de alguns conjurados. Fazia recrutamentos secretos de
tropas, tinha magistrados particulares; considerava os
cidadãos como seus escravos (...).”
Discursos e relatórios.
Saint-Just. Lisboa: Presença, 1975, p. 41.
O discurso de Louis Antoine Saint-Just foi pronunciado
num dos momentos mais dramáticos da História Francesa.
Esse discurso refere-se:
a) Às revelações de que o rei havia conspirado com os
Estados estrangeiros em guerra contra a França.
b) Às lutas entre os duques de Orléans e da Borgonha
durante a Guerra dos Cem Anos.
c) Aos episódios que insuflaram a população de Paris a
destruir a Bastilha, símbolo do absolutismo francês.
d) Ao processo de emancipação política do Haiti, liderado
por Saint-Just e por Toussaint Louverture.
e) À revolta de Saint-Just contra o terror revolucionário
levado à frente pelo rei Luís XVI.
16) (Fuvest) A Declaração dos Direitos do Homem e do
Cidadão, votada pela Assembléia Nacional Constituinte
francesa, em 26 de agosto de 1789, visava
a) romper com a Declaração de Independência dos Estados
Unidos, por esta não ter negado a escravidão.
b) recuperar os ideais cristãos de liberdade e igualdade,
surgidos na época medieval e esquecidos na moderna.
c) estimular todos os povos a se revoltarem contra seus
governos, para acabar com a desigualdade social.
d) assinalar os princípios que, inspirados no Iluminismo,
iriam fundar a nova constituição francesa.
e) pôr em prática o princípio: a todos, segundo suas
necessidades, a cada um, de acordo com sua capacidade.
17) (Mack) A charge da época, reproduzida abaixo, retrata o
jogo de relações sociais da França pré-revolucionária. A
esse respeito, é correto afirmar que:
a) a França era estruturada em uma sociedade estamental,
dividida em três Estados, sendo o Terceiro Estado
composto, desde a alta burguesia até as camadas populares,
incidindo sobre estas todas as tributações.
b) apesar de a França ter uma sociedade dividida em
estamentos, não havia conflitos de classes, pois a Igreja, por
meio da teoria do direito divino, garantia a imobilidade
social.
c) o povo permanecia obediente ao seu monarca, havendo o
respaldo da Igreja, que doutrinava seus fiéis a se
submeterem à vontade de Deus, que apoiava uma estrutura
social hierarquizada.
d) o povo, que formava o Primeiro Estado, arcava com as
pesadas tributações impostas pelo monarca absoluto.
e) a estrutura social francesa denunciava ser a divisão em
Ordens correspondente à realidade existente no país, na
qual um indivíduo poderia ascender socialmente.
18) (PUC-SP) A ideia de democracia surgiu em Atenas,
Grécia, no século V a.C.. Foi, séculos depois, retomada em
documentos históricos, como a Declaração de
4 de Julho Independência dos Estados Unidos (1776) e a Declaração
dos Direitos do Homem e do Cidadão, escrita durante a
Revolução Francesa (1789-1799). Hoje, a democracia
existe em boa parte do mundo ocidental, inclusive no
Brasil.
Sobre a atual democracia brasileira, pode-se afirmar
que é
A) diferente da praticada em outros países ocidentais,
porque os brasileiros são menos rebeldes e mais cordiais.
B) semelhante à praticada na Grécia antiga, porque nem
todos podem participar da escolha do Presidente da
República.
C) diferente da proposta na Independência dos EUA,
porque a condição econômica da população brasileira é
precária.
D) semelhante à proposta na Revolução Francesa, porque
considera a liberdade um direito fundamental de todos.
E) diferente de todos os modelos democráticos já
experimentados, porque o clima tropical facilita as relações
pessoais.
19) (Mackenzie) A Revolução Francesa eliminou privilégios do
Antigo Regime, difundindo os princípios da liberdade, da
igualdade e da fraternidade. Napoleão Bonaparte adotou
medidas que violaram esses princípios.
Assinale a alternativa que contém uma dessas medidas.
a) A ratificação da reforma agrária realizada pela
Revolução.
b) O congelamento de preços, por meio da decretação da
Lei do Máximo.
c) A proibição, no Código Civil Napoleônico, de greves
operárias.
d) A manutenção do Consulado.
e) O Tratado de Tilsit.
20) (ENEM) Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que
vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da
América (EUA) declaravam sua independência e
justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras
profundamente subversivas para a época, afirmavam a
igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos
inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da
felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos
quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos
governados.
Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo
foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos
mais tarde, em 1789, na França.
Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar.
Revolução Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações).
Considerando o texto acima, acerca da independência dos
EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.
a) A independência dos EUA e a Revolução Francesa
integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam
em princípios e ideais opostos.
b) O processo revolucionário francês identificou-se com o
movimento de independência norte-americana no apoio ao
absolutismo esclarecido.
c) Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas
sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos
considerados essenciais à dignidade humana.
d) Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte
influência no desencadeamento da independência
norte-americana.
e) Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu
o caminho para as independências das colônias ibéricas
situadas na América.
21) (Vunesp) "Como terror entende-se (...) um tipo de
regime particular, ou melhor, o instrumento de emergência
a que um Governo recorre para manter-se no poder."
(N.
Bobbio, DICIONÁRIO DE POLÍTICA.)
O mencionado "instrumento de emergência" - o"terror" - foi
aplicado em sua forma típica, na Revolução Francesa:
a) durante a reação aristocrática de 1787-1788.
b) por Napoleão Bonaparte, na fase do Diretório.
c) no período da ditadura do Comitê de Salvação Pública.
d) pelos girondinos contra os bonapartistas.
e) por Luís XVI contra os camponeses da Vendéia.
22) (UERJ) Em 1815, Napoleão Bonaparte, considerado o
herdeiro da Revolução Francesa, foi derrotado, procedendo-se
a uma restauração dos "legítimos soberanos" na França e
em todos os países europeus onde o Antigo Regime havia
sido destronado. Essa Restauração não desfez, porém, a
obra liberal já construída. Em tal perspectiva,
conservadorismo e liberalismo tornaram-se as palavras-chave
para os debates políticos que permearam a primeira
metade do século XIX.
A) Cite duas características do liberalismo político.
B) Entre as ações realizadas pelas forças de conservação na
primeira metade do século XIX, encontra-se a política de
intervenção da Santa Aliança. Conceitue essa política,
identificando um de seus objetivos.
23) (Unirio)
Robespierre - Que se passa por aqui?
III Cidadão - Que pode se passar? Passa-se que aquelas
poucas gotas de sangue de agosto e setembro não deram
para as bochechas do povo ficarem coradas. A guilhotina
anda muito devagar. Precisamos de um bom aguaceiro!
I Cidadão - Nossas mulheres e filhos bradam por pão;
queremos cevá-los com carne da aristocracia. Vamos! Mata
os que não têm
casaco esburacado!
Todos- Mata! Mata!
(BÜCHNER, Georg. A Morte de Danton. Quadros
dramáticos da época do Terror na França. Trad. Mario da
Silva, Clássicos de Bolso, Ed. Tecnoprint S.A. s/d)
O drama, escrito entre 1834/35, retrata o momento da
Revolução Francesa em que os jacobinos estão no poder,
tentando varrer da França os "traidores" da Revolução. Sobre o período
retratado, podemos afirmar que:
A) permitiu o atendimento das demandas populares e
preservou os privilégios do clero e da nobreza.
B) garantiu a permanência da alta burguesia (gironda) e da
nobreza em aliança pela defesa da revolução.
C) preservou os direitos feudais e garantiu os privilégios da
nobreza francesa conciliados com os avanços burgueses.
D) conservou uma Constituição de feição liberal e defendeu
o voto censitário garantindo participação política da
burguesia.
E) foi o momento mais radical do processo revolucionário e
teve ampla participação popular.
24) (UNICAMP) Em sua obra Os sans-culottes de Paris, o
historiador Albert Soboul escreveu: “Os cidadãos de
aparência pobre e que em outros tempos não se atreveriam
a apresentar-se em lugares reservados a pessoas elegantes
passeavam agora nos mesmos locais que os ricos, de cabeça
erguida.”
(Citado por Eric Hobsbawm, A Era das Revoluções, São
Paulo, Paz e Terra, 1976, p.231.)
(nota: sans-culottes significa “sem culotes”, “sem-calças”)
a) Caracterize o movimento dos sans-culottes na Revolução
Francesa.
b) Compare o movimento dos sans-culottes com o
movimento dos sem-terra no Brasil.
25) (Mack) As Revoluções [Inglesas e Francesa], além de
outras peculiaridades, são notórias como canteiros
de ideologias, particularmente ideologias populares de
protesto. Em cada uma dessas revoluções
esteve presente um elemento popular adicional que também
lutava por um lugar ao sol.
George Rude
Assinale a alternativa que confirma a citação acima.
a) Nas Revoluções Inglesas do século XVII participaram
não só os líderes do parlamento, os presbiterianos, mas
também os niveladores e os sectários das classes inferiores
ou subalternas. Na Revolução Francesa, a burguesia e seus
aliados aristocratas — liberais tiveram de fazer frente aos
camponeses e sans culottes urbanos.
b) Os girondinos eram o grupo radical mais próximo aos
ideais populares durante a Revolução Francesa e foram os
responsáveis pela aprovação da lei do Máximo.
c) Na Revolucão Francesa, a nobreza teve que se aliar aos
operários de Paris para poder impedir a onda de terror
promovida pelos partidários de Robespierre e, na Inglaterra,
Oliver Cromwell foi obrigado a se aliar aos Yeomen e aos
Gentry, para poder impedir a formação do protetorado.
d) Durante as Revoluções Inglesas do século XVII, os
Gentry se opuseram à nobreza de status e à aristocracia
rural, devido a sua discordância com relação às leis de
cercamento.
e) O diretório, liderado pelas forças revolucionárias de
Gracco Babeuf, lançou as bases para a construção de um
regime socialista na França. Na Inglaterra, a Revolução
Puritana foi responsável pela Declaração de Direitos, que
estabeleceu concessões à classe operária.
26) (UFBA) 1789, na França, foi um ano turbulento...
Iniciava-se a Revolução que destruiria o Antigo Regime na
França e sacudiria as bases da sociedade ocidental da
época.
(AQUINO, p.143)
Sobre esse movimento e seus reflexos em outras partes do
mundo, pode-se afirmar:
(01) O critério da votação por Ordem, firmado nos Estados
Gerais, foi rejeitado pelo Terceiro Estado que não se
subordinou aos interesses da realeza.
(02) O "Grande Medo", originado da violência na zona
rural, repercutiu na Assembléia Nacional Constituinte,
provocando o fortalecimento dos privilégios feudais.
(04) As reformas mais profundas empreendidas durante a
Convenção corresponderam à atuação da alta burguesia,
que liderava a Revolução naquele momento.
(08) A igualdade, um dos princípios da Revolução
Francesa, foi conquistada pelas camadas populares com o
término do movimento.
(16) As coligações anti-francesas representaram, de um
modo geral, o temor de governos conservadores europeus
frente à divulgação dos ideais revolucionários.
(32) O conflito anglo-francês, que resultou no Bloqueio
Continental decretado pela França, motivou a oposição da
Inglaterra aos princípios do liberalismo político e
econômico.
(64) O ideário dos conjurados baianos de 1798 foi
influenciado por princípios da França revolucionária.
27) (UFU) Rousseau, um dos ideólogos da Revolução
Francesa, ao tratar da questão da cidadania, concebe os
cidadãos como elementos ativos, participantes da
autoridade soberana do Estado. Considerando-se que, para
ele, a igualdade É condição fundarnental para que se possa
viver em liberdade, pode-se dizer que, no Brasil, hoje,
segundo a lógica do pensamento rousseauniano :
A) vivemos sob um regime democrático, pois, além da
igualdade de todos perante a lei, existe plena liberdade de
organização partidária.
B) estamos longe de viver sob um regime democrático,
tendo em vista as disparidades econômico-sociais expressas
na concentração de renda, o que acaba viciando o processo
político de tomada de decisões.
C) vivemos sob um regime democrático, atestado pelo
funcionamento do sistema democrático-parlamentar,
condição essencial para a representação da "vontade geral".
D) estamos longe de viver sob um regime democrático, pois
este só será alcançado quando os interesses particulares forem efetivamente respeitados, sem sofrer qualquer
interferência do Estado.
28) (Fuvest) “Os soldados franceses que guerrearam da
Andaluzia a Moscou, do Báltico à Síria [...] estenderam a
universalidade de sua revolução mais eficazmente do que
qualquer outra coisa. E as doutrinas e instituições que
levaram consigo, mesmo sob o comando de Napoleão, eram
doutrinas universais, como os governos sabiam e como
também os próprios povos logo viriam a saber.”
Eric
Hobsbawm. A era das revoluções — 1789-1848.
Baseando-se no texto, aponte:
a) As doutrinas e instituições referidas pelo autor.
b) Os desdobramentos dessas guerras para a América
Ibérica.
29) (UNICAMP) Instalada em Nova Iorque em 1886, a
Estátua da Liberdade foi oferecida pelos franceses como
um gesto de amizade republicana para com os Estados
Unidos. Por toda a França, houve subscrição pública para
levantar fundos, considerando-se que a idéia de liberdade
dos filósofos franceses tinha sido exportada para a América
e inspirado a Guerra de Independência. Assim, seria
adequado comemorar o seu centenário com uma estátua
francesa. Com o tempo, associou-se à estátua a imagem de
“mãe dos exilados”.
(Traduzido e adaptado de Marina Warner, Monuments and
maidens — the allegory of the female form. Londres:
Vintage, 1996, p. 6-7).
a) Segundo o texto, quais significados foram associados à
Estátua da Liberdade?
b) Identifique três relações que podem ser estabelecidas
entre a Guerra da Independência Americana e a Revolução
Francesa.
30) (UFSCar) Marat foi um importante personagem na
Revolução Francesa (1789).
Seu assassinato teve várias
representações. Uma delas foi o quadro de David A Morte
de Marat, um símbolo do movimento revolucionário e de
grande importância para a história da arte.
Em relação a essa obra, é correto afirmar que:
A) David ressaltou características da história pessoal de
Marat, ou seja, um revolucionário de origem humilde e
camponesa.
B) Marat foi retratado como um símbolo dos radicais
girondinos, responsáveis pela expulsão dos montanheses da
Convenção e execução de seus líderes.
C) David inaugurou a pintura histórica, mítica e heróica,
apresentando a eternidade do personagem.
D) David retratou Marat de uma forma não épica,
diferenciando sua obra do idealismo da arte acadêmica
aristocrática.
E) David transformou Marat em personagem das tragédias
gregas e sua morte em um ato romântico da revolução.
31) (FGV) A Revolução Francesa foi marcada por uma série
de reviravoltas políticas. Em novembro de 1799, o general
Napoleão Bonaparte liderou um golpe de Estado que pôs
fim ao Diretório, inaugurando uma nova fase da História
francesa.
a) Quais eram as características do Código Civil
estabelecido por Napoleão?
b) Em que medida o Código Civil chocava-se com a
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
de 1789?
32) (FGV)
HISTOIRE: une terre, des hommes. França: Magnard.
A caricatura acima mostra a situação das camadas sociais
na sociedade francesa de antes da Revolução de 1789.
2.1 Que grupos e que relações sociais estão representados
na caricatura?
2.2 Antes do movimento revolucionário, quais eram as
principais críticas do povo em relação às camadas
dominantes?
2.3 Que classe social liderou a Revolução e que
transformações ocorreram no período mais radical do
processo revolucionário?
33) (Vunesp) Durante o império de Napoleão Bonaparte
(1804-1814), foi instituído um Catecismo, que orientava a
relação dos indivíduos com o Estado. O cristão deve aos
príncipes que o governam, e nós devemos
particularmente a Napoleão 1º, nosso imperador,
amor, respeito, obediência, fidelidade, serviço militar,
os impostos exigidos para a conservação e defesa do
império e de seu trono; nós lhe devemos ainda
orações fervorosas pela sua salvação, e pela
prosperidade espiritual e material do Estado.
(Catecismo Imperial de 1806.)
O conteúdo do Catecismo contradiz o princípio político da
cidadania estabelecido pela Revolução de 1789, porque
A) o cidadão participa diretamente das decisões, sem
representantes políticos e comandantes militares.
B) a cobrança de impostos pelo Estado impede que o
cidadão tenha consciência de seus direitos.
C) a cidadania e a democracia são incompatíveis com as
formas políticas da monarquia e do império.
D) o cidadão foi forçado, sob o bonapartismo, a romper
com o cristianismo e o papado.
E) o cidadão reconhece os poderes estabelecidos por ele e
obedientes a leis.
34) (UFSCar) Declaração dos Direitos do Homem e do
Cidadão, de 1789. Este documento é um manifesto contra a
sociedade hierárquica de privilégios da nobreza, mas não
um manifesto a favor de uma sociedade democrática e
igualitária. “Os homens nascem e vivem livres e iguais
perante as leis”, dizia seu primeiro artigo; mas ela também
prevêa existência de distinções sociais, ainda que “somente
no terreno da utilidade comum”. A propriedade privada era
um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável. Os
homens eram iguais perante a lei e as profissões estavam
igualmente abertas ao talento; mas, se a corrida começava
sem empecilhos, pressuponha-se como fato consumado que
os corredores não terminariam juntos. A declaração
afirmava (posição contrária à hierarquia da nobreza ou
absolutismo) que “todos os cidadãos têm o direito de
colaborar na elaboração das leis”; mas “tanto pessoalmente
como através de seus representantes”. E a assembléia
representativa que ela vislumbrava como o órgão
fundamental de governo não era necessariamente uma
assembléia democraticamente eleita, tampouco, no regime
que estava implícito, pretendia-se eliminar os reis.
(Eric Hobsbawm.)
a) Qual o contexto histórico que produziu a
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de
1789 e, segundo o autor, qual a classe social
beneficiada por ela?
b) Qual a principal ideia que o autor defende no
texto?
35) (Vunesp) O Grande Medo nasceu do medo do bandido,
que por sua vez é explicado pelas circunstâncias
econômicas, sociais e políticas da França em 1789. No
antigo regime, a mendicância era uma das chagas dos
campos; a partir de 1788, o desemprego e a carestia dos
víveres a agravaram. As inumeráveis agitações provocadas
pela penúria aumentaram a desordem. A crise política
também ajudava com sua presença, porque superexcitando
os ânimos ela fez o povo francês tornar-se turbulento. (…)
Quando a colheita começou, o conflito entre o Terceiro
Estado e a aristocracia, sustentada pelo poder real, e que em
diversas províncias já tinha dado às revoltas da fome um
caráter social, transformou-se de repente em guerra civil.
(George Lefebvre, O grande medo de 1789.)
a) Identifique o contexto em que o evento conhecido
como Grande Medo ocorreu.
b) Em agosto de 1789, foram abolidos os direitos
feudais da nobreza e aprovada a declaração de
direitos dos homens e cidadãos. Relacione essas
medidas ao Grande Medo.
36) (Vunesp) Bloqueio Continental: 1806-1807
Campo Imperial de Berlim, 21 de novembro de 1806
NAPOLEÃO, Imperador dos Franceses, Rei da Itália etc
(...) Considerando, 1ª- Que a Inglaterra não admite o direito da gente
universalmente observado por todos os povos civilizados;
2ª- Que esta considera inimigo todo indivíduo que pertence
a um Estado inimigo e, por conseguinte, faz prisioneiros de
guerra não somente as equipagens dos navios armados para
a guerra mas ainda as equipagens das naves de comércio e
até mesmo os negociantes que viajam para os seus
negócios; (...)
Por conseguinte, temos decretado e decretamos o que se
segue:
Artigo 1º- As Ilhas Britânicas são declaradas em estado de
bloqueio.
Artigo 2º- Qualquer comércio e qualquer correspondência
com as Ilhas Britânicas ficam interditados (...)
(...)
Artigo 7º- Nenhuma embarcação vinda diretamente da
Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado,
desde a publicação do presente decreto, será recebida em
porto algum.
(Gazette Nationale ou le Moniteur Universel, 5 décembre 1806, em
Kátia M. de Queirós Mattoso,
Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-
1963).)
a) Em qual conjuntura esse decreto foi publicado?
b) Identifique e explique a principal decorrência do
decreto francês nas relações entre Portugal e Brasil.
37) (VUNESP) ... a Revolução de 1789 não fez nada pelo
operário: o camponês ganhou a terra, o operário está mais
infeliz que outrora e os monarquistas têm razão quando
afirmam que as antigas Corporações [de Ofício] protegiam
melhor o trabalhador do que o regime atual.
(Jornal Le Matin, 07 de março de 1885.)
Com tal declaração, o escritor francês Émile Zola
fazia um balanço dos efeitos sociais da Revolução de
1789, referindo- se
A) aos confiscos dos bens dos nobres franceses
emigrados e à política liberal implementada pelo
Estado.
B) à baixa participação dos trabalhadores urbanos
nas lutas sociais na França do final do século XIX.
C) ao apoio dos operários ao projeto de Restauração
do absolutismo francês, como garantia de melhoria
social.
D) à liderança política dos camponeses franceses nas
revoluções socialistas e comunistas do século XIX.
E) à política de bem-estar social instituída pelo
Partido Social Democrata francês ao longo do século
XIX.
38) (UNICAMP) O período de 1789 a 1848 foi marcado por
profundas mudanças. A primeira foi demográfica. A
população do Reino Unido, por exemplo, quase duplicou
entre 1800 e 1850. A segunda maior mudança foi nas
comunicações. As ferrovias já tinham considerável
importância prática na Grã-Bretanha, Estados Unidos,
Bélgica, França e Alemanha. Também devemos enfatizar o
aumento da velocidade e da capacidade de carga assim
alcançadas. As ferrovias facilitaram as viagens e os
transportes, uniram a cidade ao campo, as regiões pobres às
ricas. O crescimento da população deveu-se muito a elas.
(Adaptado de Eric Hobsbawm, A era das revoluções. 1789-1848. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 188-189.)
a) Por que 1789 e 1848 são importantes marcos
cronológicos da história política européia?
b) Estabeleça duas relações importantes entre as ferrovias e
a produção industrial na primeira metade do século XIX.
c) Qual a importância das ferrovias na ocupação do
território dos EUA no século XIX?
39) (Mack) Sobre a Revolução Francesa de 1789, é correto
afirmar que,
a) embora inspirada nos ideais de liberdade, igualdade e
fraternidade, a revolução, ao final, criou uma estrutura
social ainda mais rígida, na qual a burguesia fundava seu
poder em privilégios feudais e em títulos de nobreza.
b) às vésperas da revolução, a burguesia manifestava uma
aguda insatisfação contra o absolutismo de Luís XVI, o
qual, no entanto, contava com grande apoio da população
pobre, favorecida pelas boas colheitas, salários estáveis e
baixos preços dos alimentos.
c) superada a ameaça de radicalização dos anos da
Convenção Montanhesa (1793-1794), a alta burguesia
assumiu o controle do processo revolucionário, garantindo
as conquistas eminentemente burguesas e frustrando os
anseios populares e realistas.
d) ao defender o direito à propriedade privada e o dever de
sujeição do cidadão ao Estado e à ordem, os filósofos
iluministas formularam uma ideologia contrária aos
interesses da burguesia, e conseqüentemente, favorável ao
trono absolutista.
e) a “reação termidoriana” (julho de 1794) levou ao poder
os líderes da Montanha (jacobinos) que, adotando uma
posição de radicalismo político, eliminaram seus
adversários e deram à revolução seu traço definitivo, ou
seja, o de uma revolução popular.
40) (UEMG) Assinale a alternativa que complementa
CORRETAMENTE o enunciado abaixo.
A Revolução Francesa é um marco da história ocidental
porque
a) inaugurou a era das perseguições políticas.
b) adotou e generalizou um novo calendário.
c) propôs o universalismo dos direitos humanos.
d) foi a primeira revolução a instituir o Estado de Direito.
41) (UNIFESP) No preâmbulo da Constituição francesa de
1791 lê-se: Não há mais nobreza, nem distinções
hereditárias, nem distinções de Ordens, nem regime
feudal... Não há mais nem venalidade, nem hereditariedade
de qualquer ofício público; não há mais para qualquer
porção da Nação, nem para qualquer indivíduo qualquer
privilégio nem exceção... Do texto depreende-se que, na
França do Antigo Regime, as pessoas careciam de
a) igualdade jurídica.
b) direitos de herança.
c) liberdade de movimento.
d) privilégios coletivos.
e) garantias de propriedade.
42) (UFSCar) Para entender as revoluções [que ocorreram]
no século XX, é preciso colocá-las no contexto dos
movimentos revolucionários que se desencadearam a partir
da segunda metade do século XVIII, resultando na
destruição final do Antigo Sistema Colonial e do Antigo
Regime.
(Emília Viotti da Costa, Coleção Revoluções do século
20.)
A partir dos contextos históricos apresentados pela autora,
a) cite dois exemplos de revoluções do século XX,
indicando um aspecto de cada uma.
b) caracterize o fim do Antigo Regime.
43) (UFPR) “A grande revolução de 1789-1848 foi o triunfo
não da ‘indústria’ como tal, mas da indústria capitalista;
não da liberdade e da igualdade em geral, mas da classe
média ou da sociedade ‘burguesa’ liberal; não da
‘economia moderna’ ou do ‘Estado moderno’, mas das
economias e Estados em uma determinada região
geográfica do mundo (parte da Europa e alguns trechos da
América do Norte), cujo centro eram os Estados rivais e
vizinhos da Grã-Bretanha e França.”
(HOBSBAWM, Eric. A Era
das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 17.)
Assinale a alternativa que identifica corretamente dois
episódios que podem ser caracterizados a partir da
leitura desse texto escrito pelo historiador Eric
Hobsbawm.
a) Renascimento e Reforma Protestante.
b) Revolução de Avis e Revolução Inglesa.
c) Expansão Marítima e Despotismo Esclarecido.
d) Revolução Industrial e Revolução Francesa.
e) Independência dos Estados Unidos e Unificação Alemã.
44) (UFPR) Napoleão Bonaparte tornou-se Primeiro-cônsul
da França em 1799. Sobre o período napoleônico, é correto
afirmar:
a) A chegada de Napoleão Bonaparte ao poder foi uma
vitória dos partidários da realeza, que desejavam o retorno
da Monarquia na França.
b) A origem aristocrática de Napoleão e o apoio da nobreza
francesa foram decisivos para ele derrubar o Diretório e
implantar o Consulado.
c) No plano interno, o governo de Napoleão ficou marcado
pela reestruturação da burocracia estatal e pelas obras de
infra-estrutura realizadas.
d) O imperador Napoleão governou a França difundindo a
democracia republicana e fortalecendo a representação
política nas assembleias do poder legislativo.
e) No plano externo, o período napoleônico caracterizou-se
pelo apoio militar à Áustria, contra os interesses
expansionistas da Inglaterra.
45) (Cesgranrio) A história política da Europa, durante o
século XIX, foi marcada por uma sucessão de "ondas"
revolucionárias caracterizadas especificamente numa das
opções a seguir.
Assinale-a.
a) O Congresso de Viena representou a consolidação da
obra revolucionária na implantação da sociedade burguesa.
b) Os movimentos revolucionários de 1830 marcaram o
processo de Restauração, liderados pela aristocracia.
c) As "ondas" revolucionárias corresponderam ao avanço
dos cercamentos dos campos - os "enclousures" - que
liberaram a população camponesa para as cidades.
d) Os movimentos de 1848 contaram com a participação
das camadas populares e com a forte influência das idéias
socialistas.
e) Os movimentos de 1870, na Itália e na Alemanha,
deixaram a questão nacional em segundo plano, priorizando
a conquista da ordem democrática.
46) (UFPE) Durante o século XIX, uma onda revolucionária
varreu a Europa, ora a favor da derrubada da monarquia,
ora pela volta da aristocracia ao pode. Sobre estas
mudanças, identifique as proposições verdadeiras e falsas.
( ) Após a queda de Napoleão, a dinastia dos Bourbons
retornou ao poder, na França, através dos reinados de Luís
XVIII e Carlos X.
( ) Na região onde atualmente reconhecemos a Itália, a
revolução pretendeu expulsar o domínio estrangeiro e
unificar todos os estados independentes.
( ) Na Alemanha, a onda revolucionária provocou a cisão
no Cristianismo, possibilitando o aparecimento da Reforma.
( ) A situação sócio-econômica européia, entre 1845 e
1848, foi de crise e fome provocadas pela falta de alimentos
e pela presença de constantes guerras.
( ) A burguesia urbana e o proletariado, durante esse
período, realizaram alianças temporárias e dessas alianças
surgiram idéias nacionalistas, liberais e socialistas.
47) (UFRN) Leia atentamente os documentos seguintes:
Documento A
A Arte de Governar, segundo Luís XIV
"A França é uma monarquia. O rei representa a nação
inteira, e cada pessoa não representa outra coisa senão um
só indivíduo ante o rei. Em conseqüência, todo poder, toda
autoridade, reside nas mãos do rei, e só deve haver no reino
a autoridade que ele estabelece. Deve ser o dono; pode
escutar os conselheiros, consultá-los, mas deve decidir.
Deus, que o fez rei, dar-lhe-á as luzes necessárias, contanto
que mostre boas intenções."
LUÍS XIV. Memórias sobre el Arte de Governar. Tradução
de M. Graneli.
Buenos Aires: Espasa Caipe, 1947, p.59.
Documento B
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão: 3 de
setembro de 1791.
"Os representantes do povo, constituídos em Assembléia
Nacional, consideram a ignorância, o esquecimento ou o
desprezo dos direitos homem como as causas únicas da
calamidade pública e da perversão dos governos. (...)
Por isso reconhece e declara a Assembléia Nacional, na
presença e sob a proteção do Ser Supremo, os direitos
seguintes do homem e do cidadã: (...)
A finalidade ulterior de toda a liga política é a preservação
dos direitos humanos naturais e inalienáveis. Estes direitos
são a liberdade, a posse, a segurança e a resistência à
opressão.
A origem de toda a soberania vem essencialmente do povo.
Nenhuma corporação, nenhum indivíduo pode exercer
autoridade alguma que não a expressamente dele derivada.
(...)
A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos
estão autorizados a cooperar na sua criação, ou
pessoalmente, ou pelos seus representantes. Deve ser a
mesma para todos, seja para proteger, seja para castigar.
Como todos os cidadãos ante seus olhos são iguais, todos,
da mesma maneira, podem ser admitidos a todas as
honrarias, cargos e funções públicas, com base em suas
capacidades e sem outra diferenciação senão a de suas
virtudes e suas vocações."
FRISCHAUER, Paul. Está escrito. São Paulo:
Melhoramentos, [1972]. p. 229.
1. Conceitue as duas ideologias políticas representantes
pelos dois documentos, salientando a fonte do poder dos
governantes em cada caso.
2. Analise, à luz dos conceitos expressos no documento B, a
política religiosa de Luís XIV.
48) (UNICAMP) Alguns contos infantis pertencem, em sua
origem, à tradição oral dos camponeses da França do antigo
Regime. Naquela situação, quase todos tinham as mesmas
características de violência. Na versão camponesa de "A
Bela Adormecida", um príncipe casado violenta uma
donzela e a engravida. Ela entra em um sono profundo e só
desperta quando é mordida por um de seus filhos durante a
amamentação. Entretanto, décadas à frente, ao sair do universo camponês e entrar no universo burguês, esse conto
ganhou um final feliz.
a) Relacione o caráter originalmente trágico desse conto
com a condição econômica e política dos camponeses da
França do Antigo Regime.
b) Relacione o final feliz desse conto com a condição
econômica e política da burguesia após o Antigo Regime.
49) (Mack) Sobre a Revolução Francesa é correto afirmar
que:
a) Permitiu o amplo desenvolvimento econômico do modo
de produção capitalista, restringindo a ascensão política da
incipiente burguesia francesa e dos Sans-Culottes.
b) Consolidou-se através da Ditadura Jacobina,
personificada na figura de Robespierre, "o incorruptível",
responsável pela conciliação entre os interesses da alta
burguesia e setores da aristocracia.
c) Significou a consolidação dos ideais iluministas,
favorecendo os privilégios hereditários aclamados pela
burguesia, destruindo os fundamentos políticos do
consulado e do diretório, bases do império francês.
d) As contradições existentes entre o desenvolvimento das
forças produtivas impulsionadoras do capitalismo e a
manutenção de relações sociais de produção feudais foram
fatores determinantes para a sua eclosão.
e) Foi uma revolução iniciada, dirigida e apropriada por
uma só classe social, a burguesia, tendo os seus resultados
abortados com a ascensão de Napoleão Bonaparte ao trono
francês, através do golpe de "9 Termidor".
50) (UFMG) A maioria dos historiadores atribui à
Revolução Francesa uma contribuição decisiva para a
construção de novos valores políticos e sociais do mundo
contemporâneo.
Esse entendimento está baseado:
A) nas formulações políticas dos jacobinos, que permitiram
a rápida implantação do
sistema capitalista na Europa.
B) no simbolismo da Revolução, que representou o
rompimento com o absolutismo e a ampliação da noção de
cidadania.
C) na atuação dos girondinos, que defendiam a revolução
como a única forma eficiente
de ação política.
D) no revigoramento dos laços de solidariedade das
corporações de ofício, que
preparou terreno para a ação sindical dos trabalhadores.
51) (PUC-SP) O fragmento a seguir estabelece uma relação
entre a Revolução Francesa, de 1789, e a Revolução Russa,
de 1917.
"Para os socialistas da segunda metade do XIX (...) a
Revolução francesa é portadora de uma esperança que tem
um nome mas não possui ainda um rosto. Tudo muda com
1917. A partir de então a Revolução socialista possui um
rosto: a Revolução francesa deixa de ser a matriz a partir da
qual pode e deve elaborar-se uma outra revolução
libertadora."
Furet, F. Ensaios sobre a Revolução Francesa, Lisboa, A
Regra do Jogo, 1978, p. 138.
Essa relação é possível, entre outros fatores, pois:
a) a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a
Francesa teve efeitos apenas nacionais e a Russa expandiu-se
para além de suas fronteiras.
b) as duas revoluções contiveram, em seu interior, variadas
propostas e revelaram, ao final, a vitória de projetos
socialmente transformadores.
c) a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a
Francesa foi dirigida pelos sans-culottes e a Russa pelos
bolcheviques.
d) as duas revoluções manifestaram caráter exclusivamente
político, sendo ambas portadoras de propostas liberais e
socialistas.
e) a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a
Francesa teve caráter burguês e a Russa aristocrático.
52) (Fuvest) “A mais extravagante ideia que possa germinar
no cérebro de um político é acreditar que basta a um povo
entrar de mão armada num país estrangeiro para lhe fazer
adotar as suas leis e a sua Constituição. Ninguém estima os
missionários armados, e o primeiro conselho que a natureza
e a prudência dão é repeli-los como inimigos”
Robespierre, janeiro de 1792.
a) Por que a ocupação da Espanha pelo exército
napoleônico, em 1806, tornou o texto profético?
b) Há no momento atual alguma situação à qual o
texto pode ser referido? Por quê?
53) (ENEM) Algumas transformações que antecederam a
Revolução Francesa podem ser exemplificadas pela
mudança de significado da palavra “restaurante”. Desde o
final da Idade Média, a palavra restaurant designava caldos
ricos, com carne de aves e de boi, legumes, raízes e ervas.
Em 1765 surgiu, em Paris, um local onde se vendiam esses
caldos, usados para restaurar as forças dos trabalhadores.
Nos anos que precederam a Revolução, em 1789,
multiplicaram-se diversos restaurateurs, que serviam pratos
requintados, descritos em páginas emolduradas e servidos
não mais em mesas coletivas e mal cuidadas, mas
individuais e com toalhas limpas. Com a Revolução,
cozinheiros da corte e da nobreza perderam seus patrões,
refugiados no exterior ou guilhotinados, e abriram seus
restaurantes por conta própria. Apenas em 1835, o
Dicionário da Academia Francesa oficializou a utilização
da palavra restaurante com o sentido atual.
A mudança do significado da palavra restaurante ilustra
A) a ascensão das classes populares aos mesmos padrões de
vida da burguesia e da nobreza.
B) a apropriação e a transformação, pela burguesia, de
hábitos populares e dos valores da nobreza.
C) a incorporação e a transformação, pela nobreza, dos
ideais e da visão de mundo da burguesia.
D) a consolidação das práticas coletivas e dos ideais
revolucionários, cujas origens remontam à Idade Média.
E) a institucionalização, pela nobreza, de práticas coletivas
e de uma visão de mundo igualitária.
54) (UFRJ) Em fevereiro de 2004, o Haiti foi manchete de
jornais e revistas, em função da saída de seu primeiro
presidente eleito de forma direta, Jean-Bertrand Aristide,
frente à crescente oposição interna. A história de lutas no
Haiti começou, no entanto, no final do século XVIII,
quando ocorreram os primeiros movimentos de resistência à
dominação francesa. Somente em 1804, após mais de dez
anos de conflitos, essa colônia conquistou sua
independência, passando a se chamar Haiti.
A) Identifique o episódio da conjuntura internacional que
influenciou, em agosto de 1791, no Haiti, o levante contra a
dominação dos franceses e justifique sua resposta.
B) Aponte a característica que distinguiu o processo de
independência do Haiti do das outras colônias americanas e
um reflexo dessa característica sobre as elites brasileiras da
primeira metade do século XIX.
55) (UNIFESP) O movimento revolucionário de 1848, que
abalou, mas não destruiu, a ordem social vigente na Europa,
pode ser caracterizado como um conflito no qual
A) a burguesia, ou frações desta classe, face ao perigo
representado pelo proletariado, não tomou o poder.
B) o campesinato, em luta encarniçada contra a nobreza,
abriu espaço para a burguesia tomar o poder.
C) a nobreza, diante da ameaça representada pela
burguesia, fez concessões ao proletariado para se manter no
poder.
D) o proletariado, embora fosse uma classe já madura e
com experiência, ficou a reboque dos acontecimentos.
E) não houve luta de classes, e sim disputas derivadas das
tensões e contradições existentes entre ricos e pobres.
56) (UFSCar) A 5 de outubro, oito ou dez mil mulheres
foram a Versalhes; muita gente as acompanhou. A Guarda
Nacional forçou o sr. de La Fayette a conduzi-las para lá na
mesma noite. No dia 6, elas trouxeram o rei e obrigaram-no
a residir em Paris.
(...) Não devemos procurar aqui a ação dos partidos. Eles
agiram, mas fizeram muito pouco.
A causa real, certa, para as mulheres, para a multidão mais
miserável, foi uma só, a fome. Tendo desmontado um
cavaleiro, em Versalhes, mataram o cavalo e comeram-no
quase cru.
(...) O que há no povo de mais povo, quero dizer, de mais
instintivo, de mais inspirado, são, por certo, as mulheres.
Sua idéia foi esta: “Falta pão, vamos buscar o rei; se ele
estiver conosco, cuidar-se-á para que o pão não falte mais.
Vamos buscar o padeiro!”
(Jules Michelet. História da Revolução Francesa, 1989.)
Sobre aquele momento da Revolução Francesa, é correto
afirmar:
a) o povo, constituído principalmente de funcionários da
nobreza, acreditava que era necessário separar o rei da
corte, para que se pudessem fazer as reformas econômicas.
b) a Assembléia havia assinado a Declaração de Direitos do
Homem e do Cidadão e o povo acreditava que o rei era seu
aliado para resolver o problema da circulação de cereais.
c) os revolucionários estavam negociando com o rei a
assinatura de sua deposição, visando a instalação de uma
República na França.
d) o rei e a rainha eram vistos como inimigos do povo e
cúmplices da aristocracia, responsabilizada pela crise
econômica.
e) o rei escolhera ficar em Versalhes, com a finalidade de
proteger a nobreza dos ataques do povo.
57) (Mack) “ (...) pode não ter sido um fenômeno isolado,
mas foi muito mais fundamental do que os outros
fenômenos contemporâneos, e suas conseqüências foram,
mais profundas. Em primeiro lugar, ela se deu no mais
populoso e poderoso Estado da Europa (não considerando a
Rússia). Em 1789, cerca de um em cada cinco europeus era
francês. Em segundo lugar, ela foi, diferentemente de todas
as revoluções que a precederam e a seguiram, uma
revolução social de massa, e incomensuravelmente mais
radical do que qualquer levante comparável. (...)
Em terceiro lugar, entre todas as revoluções, (...) foi a única
ecumênica. Seus exércitos partiram para revolucionar o
mundo; suas idéias de fato o revolucionaram.”
Eric Hobsbawm, A era das revoluções
A respeito do momento histórico a que se refere o trecho
dado, afirma-se que
I. Inspirada nos princípios de liberdade, igualdade e
fraternidade, a revolução significou a vitória definitiva
sobre os entraves que representava ao desenvolvimento
socioeconômico da burguesia, a estrutura de propriedade e
de direitos feudais do Ancien Régime.
II. A condução do processo revolucionário pelos
membros da alta burguesia, após o “golpe do termidor”
(1794), assegurou-lhes a efetivação do projeto político de
sua classe em oposição ao projeto radical dos
representantes da pequena burguesia e das camadas
populares.
III. A influência internacional que a revolução exerceu
se deveu a ter sido ela um modelo histórico bem sucedido
de coletivização da propriedade das terras, de estatização
dos meios de produção e de estabilização política por meio
do regime de partido único.
Assinale
a) se apenas I é correta.
b) se apenas II é correta.
c) se apenas III é correta.
d) se apenas I e II são corretas.
e) se I, II e III são corretas.
58) (Unicamp) As primeiras vítimas da Revolução Francesa
foram os coelhos. Pelotões armados de paus e foices saíam à cata de coelhos e colocavam armadilhas em desafio às leis
de caça. Mas os ataques mais espetaculares foram contra os
pombais, castelos em miniatura; dali partiam verdadeiras
esquadrilhas contra os grãos dos camponeses, voltando em
absoluta segurança para suas fortalezas senhoriais. Os
camponeses não estavam dispostos a deixar que sua safra se
transformasse em alimento para coelhos e pombos e
afirmavam ser a “vontade geral da nação” que a caça fosse
destruída. Aos olhos de 1789, matar caça era um ato não só
de desespero, mas também de patriotismo, e cumpria uma
função simbólica: derrotando privilégios, celebrava-se a
liberdade.
(Adaptado de Simon Schama, Cidadãos: uma crônica da
Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras,
1989, pp. 271-272.)
a) De acordo com o texto, por que os camponeses
defendiam a matança de animais?
b) Cite dois privilégios senhoriais eliminados pela
Revolução Francesa.
59) (UFMG) "Durante o Congresso de Viena,
estabeleceram-se as bases políticas e jurídicas para uma
nova ordenação da Europa destinada a durar cerca de um
século redondo. O resultado dos pactos inaugurou uma
época na qual os conflitos externos foram poucos; por outro
lado, aumentaram as guerras civis e a 'revolução' se fez
incessante".
(KOSELLECK, R. La epoca de las revoluciones europeias,
1780-1848. México: Siglo XXI, 1988, p. 189)
"O grandioso e definitivo objetivo a que a Europa deve
consagrar-se, e o único em que a França deve fixar-se, é
acabar com a Revolução e levar a cabo uma paz efetiva."
(Talleyrand, 1814)
O Congresso de Viena (1814-1815) pretendeu ser uma
resposta a dois acontecimentos da História Europeia.
a) Cite esses acontecimentos.
b) Cite e explique um dos três princípios que nortearam as
decisões do Congresso de Viena.
60) (UFBA) De maneira geral, o quadro histórico
internacional entre o final do século XVIII e o início do
XIX era de crise na Europa ocidental. Determinada por
mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais, essa
crise teve desdobramentos imediatos nas regiões coloniais,
especialmente na América.
(MORAES, p. 287).
Com base nos conhecimentos relacionados ao momento
histórico referido no texto,
pode-se afirmar:
(01) Os interesses do capital industrial e a divulgação dos
ideais iluministas foram alguns dos fatores que influíram na
crise do Sistema Colonial da Era Mercantilista.
(02) O antagonismo entre a burguesia colonial e a burguesia
metropolitana, gerado pela mudança da política colonial
britânica, após a Guerra dos Sete Anos, resultou
na luta pela emancipação das treze colônias inglesas na
América do Norte.
(04) O expansionismo napoleônico, na Península Ibérica,
reforçou os laços que uniam as colônias hispano-americanas
à Espanha, retardando a luta dos criollos contra
o domínio da metrópole.
(08) O Bloqueio Continental, surgido no bojo das
rivalidades franco-britânicas, cumpriu sua finalidade,
isolando a Inglaterra do comércio continental europeu.
(16) A transformação do Brasil em sede da Monarquia
Portuguesa alterou o cotidiano da cidade do Rio de Janeiro,
local onde se estabeleceu a Corte, e também o modo de
vida dos seus habitantes.
(32) O Tratado de Comércio e Navegação, assinado com a
Inglaterra em 1810, evidencia os privilégios que esse país
passou a ter no mercado brasileiro, contribuindo para
limitar o crescimento do Brasil.
(64) O processo de independência do Brasil foi fruto de
interesses de segmentos dominantes, como proprietários de
terras e de escravos, que viam na mudança política uma
forma de romper as estruturas que caracterizavam a
economia colonial.
61) (FUVEST) “A imprensa, que sempre esteve alinhada às
grandes causas da cidadania, está convicta de que o
próximo passo para a consolidação da democracia em nosso
país passa pelo restabelecimento imediato da ordem
pública.”
Manifesto Basta à Violência, de 16/08/06, das associações de jornais,
de editores de revistas e das emissoras de rádio e televisão.
Com base no texto, pode-se afirmar que, no Brasil, como de
resto no Ocidente, “as grandes causas da cidadania” e a
“consolidação da democracia”
a) surgiram, fortuitamente, em decorrência da ação de
grandes estadistas devotados à causa dos direitos do
homem.
b) apareceram, simultaneamente, em decorrência do
impacto provocado pela Revolução Francesa sobre
praticamente todos os países.
c) derivaram, respectivamente, do absolutismo, que
transformou os súditos em cidadãos, e do liberalismo, que
garantiu os direitos políticos.
d) caminharam juntas, e, em geral, na seguinte ordem:
primeiro, a igualdade jurídica; depois, os direitos políticos
e, por último, os direitos sociais.
e) decorreram dos ideais socialistas e das lutas dos
trabalhadores para conquistar, primeiro, os direitos sociais
e, depois, os direitos políticos.
Gabaritos
1) Resposta: D
Stálin foi um dos principais personagens da Revolução
Russa e sucedeu Lênin no comando do Estado, mantendose
como líder até a sua morte, em 1953.
Robespierre, um dos líderes jacobinos durante a Revolução
Francesa, assumiu o comando político da França durante a
fase mais radical da revolução, a Convenção Montanhesa.
2) Resposta: E
3) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi
escrita por influência das idéias iluministas em agosto de
1789, logo após a queda da Bastilha, no contexto da
Revolução Francesa.
Dentre as ideias podemos destacar a defesa da ideia de que todos os homens são iguais porque têm direitos iguais e a ideia de que a lei deve representar a vontade geral, já que a
sociedade civil existe antes do Estado, onde o rei era o
Estado e as leis representavam a vontade do monarca.
4)
Resposta: B
5) Resposta: E
O chamado Período do Terror (1793-94) corresponde à
fase popular da Revolução Francesa, quando o poder foi
exercido pelos montanheses (ou jacobinos) liderados por
Robespierre. Nessa fase, a Convenção (assembléia eleita
por sufrágio universal masculino) concedeu plenos poderes
ao Comitê de Salvação Pública e promulgou leis
repressivas extremamente duras.
6) Resposta: A
7)
Resposta: C
8)
Resposta: A
9) Resposta: E
10)
Resposta: B
11)
Resposta: A
12)
Resposta: A
13) Contexto da crise do Antigo Regime e do início da
Revolução Francesa, no quadro mais geral das Revoluções
Burguesas ou Atlânticas.
A Constituição de 1791, que ratificou a idéia de igualdade
dos cidadãos perante a lei (igualdade jurídica ou civil) e de
liberdade política. (Obs.: A Declaração de Independência
dos Estados Unidos, embora professando os mesmos ideais
iluministas da Declaração dos Direitos do Homem e do
Cidadão, é anterior a esta última, pois foi redigida em 1776.
O mesmo se pode dizer da Constituição Norte-Americana,
promulgada em 1787.)
14)
a) Refere-se ao regime absolutista monárquico.
b) A Revolução Francesa destruiu o Antigo Regime
absolutista e instituiu o liberalismo político. Fundada no
Iluminismo, propunha um governo estruturado no
consentimento e na preservação dos direitos naturais dos
governados: a vida, a liberdade e a propriedade.
15)
Resposta: A
16)
Resposta: D
17)
Resposta: A
18)
Resposta: D
19) Alternativa: C
20) Alternativa: C
A leitura atenta do texto de Emilia Viotti da Costa bastaria
para o aluno identificar a influência do pensamento
Iluminista originário na França, que propagava os ideais da
inviolabilidade dos direitos naturais dos homens na
revolução americana de 1776 e na formação dos EUA e sua
posterior presença na revolução francesa de 1789.
21)
Resposta: C
22) Preservação dos direitos individuais e a diminuição do
poder do Estado.
A Santa Aliança foi criada com objetivo de lutar contra as
manifestações nacionalistas e liberais decorrentes das idéias
implantadas pela Revolução Francesa que ameaçavam a ordem absolutista restabelecida depois da derrota de
Napoleão Bonaparte.
23) Resposta: E
24)
a) O chamado movimento dos sans-culottes na época da
Revolução Francesa era caracteristicamente urbano,
integrado pelos marginalizados da sociedade. No processo
revolucionário, via de regra, estiveram associados às
posições mais radicais no interior da revolução. Usavam
calças compridas no lugar do traje normal do Antigo
Regime, que eram os calções curtos(culotte).
b) Existem alguns elementos em comum entre esses
movimentos no sentido de expressar, cada um à sua
maneira, grupos sociais marginalizados na sociedade.
Entretanto ambos possuem raízes
diferentes.
25)
Resposta: A
26) Resposta: 01+16+64 = 81
27)
Resposta: B
28)
a) Napoleão, com suas conquistas, expandiu as
doutrinas liberais revolucionárias de 1789. Por meio de
instituições como o Código Civil, assegurou a liberdade
econômica e o direito de propriedade.
b) As guerras napoleônicas temporariamente
desestruturaram as monarquias ibéricas, acelerando o
processo de emancipação das colônias latino-americanas,
ao fragilizar o Pacto Colonial.
29)
a) Basicamente, o ideal republicano, a liberdade, o
iluminismo e as idéias de abrigo para os excluídos e de terra
das oportunidades.
b) Crises do Antigo Regime e do Sistema Colonial;
influência da ideologia iluminista (liberalismo);
agravamento da crise financeira francesa (o que acelerou a
eclosão da Revolução de 1789), devido aos gastos com a
ajuda militar da França aos norte-americanos; e, ainda, o
fato de que tanto a independência dos Estados Unidos como
a Revolução Francesa pertencem ao contexto das
Revoluções Burguesas, bem como a presença do ideal
republicano em ambos os processos.
30)
Resposta: D
31)
a) O Código Civil estabelecido por Napoleão
institucionalizou as relações sociais a partir da organização
da família, com o objetivo de preservar a sociedade de
classes e, com isso, o direito de propriedade.
b) Apesar de se aproximar da Declaração dos Direitos do
Homem e do Cidadão, por ser liberal, o Código Civil
restringiu-se aos interesses da burguesia. Seus artigos se
chocariam com as liberdades individuais ao proibir as
greves e a livre-associação dos trabalhadores.
32)
2.1 A caricatura mostra as três ordens da sociedade
estamental francesa pré-revolucionária: Clero, Nobreza e
Terceiro-Estado (figurativizado por um camponês). São
representadas relações sociais fortemente hierarquizadas,
em que está pressuposto um regime de exploração (no caso
dos camponeses, de caráter servil), privilegiando as duas
primeiras ordens (Clero e Nobreza).
2.2 Tais críticas voltavam-se contra: os privilégios fiscais e
judiciais do Clero e da Nobreza, fundados no direito de
nascença; a sociedade de ordens e a permanência da
servidão; as restrições econômicas (sob a forma de
monopólios e intervencionismo) e políticas (nos quadros do
absolutismo que assegurava poder ilimitado ao monarca).
2.3 A Revolução foi conduzida pela burguesia, embora as
transformações mais radicais tenham ocorrido no período
da Convenção Jacobina ou Montanhesa (1793-1794), como,
entre outras: a democratização, a abolição da escravatura
nas colônias, a distribuição de terras, o intervencionismo
econômico (por exemplo, através da Lei do Máximo,
controlando os preços), a implantação dos Tribunais
Revolucionários e a prática do Terror.
Comentário: Nos três itens da pergunta, foi abordado um
tema significativo (Revolução Francesa), questionado de
maneira adequada. Note-se a imprecisão da palavra “povo”,
no item 2, que costuma significar toda a população, e não
a Terceira Ordem Social, liderado pela burguesia.
33) Resposta: E
34)
a) No contexto da Revolução Francesa, a classe
favorecida seria a burguesia.
b) A Declaração manifestava a igualdade perante a lei, mas
previa a existência de distinções sociais a partir da
propriedade privada.
35)
a) O Grande Medo ocorreu em 1789, no início da
Revolução Francesa, em decorrência das graves crises que
assolavam o campo e empobreciam ainda mais a população
camponesa.
b) A Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, além
de abolir a servidão, eliminou a sociedade estamental,
estruturada sobre os privilégios do clero e da nobreza. Tais
medidas colaboraram para amenizar as tensões sociais no
campo, que, todavia, só arrefeceram de fato no período
jacobino (1793), na Convenção da Montanha, quando
foram distribuídas terras para os camponeses.
36)
a) O decreto foi publicado durante o Império de
Napoleão (1806) e constituiu-se numa mudança estratégica
na luta contra a Inglaterra: sendo esta imbatível nos enfrentamentos militares marítimos, Napoleão utilizou- se
da ação econômica para tentar derrotá-la.
b) A principal conseqüência foi a transmigração da Corte
portuguesa para o Rio de Janeiro, gerando, portanto, a troca
de papéis entre a colônia e a metrópole. Decorreu daí a
abertura dos portos e o fim do monopólio. Como Portugal
era um aliado natural da Inglaterra, D. João optou pelo
desrespeito ao bloqueio continental. Cumprindo a ameaça
de Napoleão Bonaparte, as tropas francesas invadiram o
território português. Porém, antes que elas chegassem a
Lisboa, a Corte em fuga iniciou sua viagem para o Brasil.
37) Alternativa: A
38)
a) Porque entre 1789 e 1848 decorreu na Europa um
período caracterizado por erupções revolucionárias que,
inspiradas no liberalismo, contribuíram para a consolidação
do capitalismo. Vale ressaltar, no entanto, que as
revoluções de 1848 já manifestavam tendências socialistas
(notadamente, na França), prenunciando o conflito entre
capital e trabalho.
b) A ferrovia possibilitou um maior escoamento industrial,
ampliando a demanda de mercado. Ela ainda estreitou o
relacionamento entre as zonas produtoras rurais e urbanas,
contribuindo para uma maior acumulação de capitais.
c) A construção de uma grande malha ferroviária contribuiu
para a efetiva ocupação dos territórios recém-adquiridos no
oeste dos EUA. A ferrovia dinamizou a exploração
econômica do setor agrícola, facilitando o acesso aos
grandes portos e centros consumidores. Assim, além de
fortalecer o setor industrial metalúrgico, contribuiu para
transformar a agricultura norte-americana num grande
empreendimento capitalista, sobretudo após a Guerra de
Secessão (1861-65).
39) Alternativa: C
40) Alternativa: C
41) Alternativa: A
42)
a) Ao identificar uma continuidade nos movimentos
revolucionários no final do século XVIII (com a queda do
Antigo Regime e do Antigo Sistema Colonial) e início do
século XX, o enunciado da questão sugere como exemplos:
“Revolução Russa, enquanto exemplo de movimento
socialista que provocou a queda de um regime burguês
(ainda que recém-instalado).
“Revolução Mexicana, enquanto exemplo de movimento
camponês que questionou a ordem socioeconômica
instalada após a independência.
b) O Antigo Regime entrou em colapso sob o impacto da
dupla revolução: A Burguesa, representada pela Revolução
Francesa, que desestruturou a ordem política absolutista
européia, e a Industrial, que resultou na progressiva
consolidação burguesa.
43) Alternativa:
D
44) Alternativa: C
45)
Resposta: D
46) F, V, F, F, V.
47) No texto A temo a concepção absolutista de Estado
onde o poder emana do monarca, é ele quem centralizar o
poder. Enquanto que no texto B temos a concepção liberal
de Estado onde o poder é constituído a partir da decisão
popular.
O documento B parte do princípio de que o governo
estabelecido deve ser escolhido através de uma consulta
popular, condizendo com os princípios liberais e iluminista,
diferente do documento B em que o poder é determinado
por uma escolha divina.
48) A versão camponesa para o conte mostra a opressão
sofrida pelo campesinato franceses por parte da nobreza
daquele país. Os camponeses não possuíam direito político
algum e sua condição econômica era de absoluta miséria.
Após derrubar o regime absolutista franceses a burguesia
obteve os direitos políticos que buscava, já que mesmo
sendo uma classe rica sues direitos não podiam sobressair
em relação a nobreza, e consequentemente seus interesses
econômicos prevaleceram na França.
49)
Resposta: D
50)
Resposta: B
51)
Resposta: B
52)
a) A conquista napoleônica da Espanha, destituindo o
governante Bourbon e coroando José Bonaparte, efetivou a
premissa de Robespierre de que “ninguém estima os
missionários armados”. A Espanha apresentou uma intensa
e poderosa resistência às tropas francesas, inviabilizando a
manutenção do domínio imperial bonapartista.
b) O exemplo atual, que também dá validade ao texto de
Robespierre, é a intervenção das tropas norte-americanas no
Iraque, com a continuada resistência da população aos
invasores.
53)
Resposta: B
54)
a) Revolução Francesa
Ao proclamar a igualdade de direitos entre os cidadãos, a
Revolução Francesa não incluiu, entre estes, os habitantes
de suas colônias, mantendo a escravidão.
b) Liderança dos escravos na condução do processo de
independência.
Um dentre os reflexos:
temor de que a luta pela independência significasse o
término da escravidão
aliança entre os proprietários de terra e o herdeiro do trono
português por medo de uma rebelião escrava
55) Sem resposta
56) Alternativa: B
57) Alternativa: D
58) Resposta:
a) Os coelhos e os pombos, citados no texto, eram uma
expressão dos privilégios da nobreza, e sua criação
resultava em prejuízos para os camponeses na medida em
que esses animais consumiam grãos que deveriam ser
destinados ao consumo humano. Chama atenção o emprego
do argumento da “vontade geral”, princípio revolucionário
de 1789, que aponta para a importância simbólica dos
ataques aos animais.
b) A revolução aboliu privilégios fiscais e jurídicos da
nobreza, bem como as obrigações camponesas que
caracterizavam a servidão (trabalho e impostos). Além
disso, foram abolidos privilégios relacionados a caça e a
criação de animais, conforme indica o texto.
59) A Revolução Francesa e o Império Napoleônico.
O princípio da legitimidade que visava restaurar os Estados
europeus aos seus monarcas legítimos, isto é, os que
governavam antes da Revolução Francesa, outra proposta
era restabelecer as fronteiras nacionais desse mesmo
período e o outro era do equilíbrio europeu, que
fundamentava-se no restabelecimento das relações de força
entre as potência europeias, através da divisão territorial do
continente e também da posse de colônias.
60) Resposta: 01+16+32 = 49
61) Alternativa: D
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