Questões discursivas
PUC-RJ
História
Prova discursiva 2003
Questão nº 1
"Assim em Paris e nas
grandes cidades, a burguesia era superior à nobreza em riqueza, em talento e em
méritos pessoais. Inclusive nas cidades de província ela era superior à nobreza
rural; e ainda que sentisse esta superioridade, era humilhada e excluída da
carreira militar pelos regulamentos do exército e também excluída do alto clero,
e, já que a escolha dos bispos e dos altos dignatários eclesiásticos recaía
sobre os nobres, ela o era também em muitos capítulos de catedrais. Também a
alta magistratura a rejeitava, pois a maioria das cortes soberanas só admitia
nobres em seu seio. Inclusive para ocupar os cargos menos importantes no quadro
de funcionários do Conselho de Estado aos lugares eminentes de intendente, eram
exigidas provas de nobreza nos últimos tempos."
Marquês de Bouilli IN: Ilmar R. Mattos
e outros. História. Rio de Janeiro: Francisco Alves/ Edutel, 1977, p.83
O trecho acima é parte das
memórias de um nobre francês do século XVIII. Sua vida, em boa parte, coincidiu
com a crise da - Sociedade do Antigo Regime. Uma expressão dessa crise foi a
formulação e difusão de idéias - as idéias iluministas - por meio das quais
criticavam-se as estruturas que davam sentido a essa sociedade.
a) A partir da leitura do texto, IDENTIFIQUE,
usando suas próprias palavras, um elemento característico da Sociedade do
Antigo Regime que foi duramente criticado pelos filósofos iluministas.
b) INDIQUE e EXPLIQUE 1 (uma) idéia
proposta pelos expoentes do Iluminismo que se contrapunha ao elemento por você
identificado no item anterior e que, no entender desses filósofos, era de
fundamental importância para a construção de uma "sociedade mais justa e
feliz".
Resposta
a) O candidato pode identificar
por exemplo:
- a noção de privilégio;
- o caráter estamental da
sociedade;
- a desigualdade de oportunidades
legalmente referendadas.
b) O candidato deverá abordar a
idéia de igualdade jurídica, isto é, a idéia de que todos, conquanto não sejam
iguais na sociedade - como afirmara Voltaire -, deviam ser iguais em face da
lei. Tal idéia se desdobrava em várias outras máximas, como por exemplo, a de
que todos, independentemente de sua origem social devem pagar impostos.
Para os expoentes da Ilustração, a
afirmação de que todos devem ser iguais em face da lei se impunha como transformação
essencial à destruição dos privilégios e à superação do caráter estamental da
sociedade existente, garantindo-se, assim, uma igualdade de oportunidades, em
que o acesso a cargos e postos derivaria do talento e do mérito e não do
nascimento.
Questão nº 2
"Em 1900 foi em Manaus ( ...
) época de um esplendor artístico em desproporção com a paisagem agrestemente
tropical que rodeava a um tanto postiça capital do Amazonas ( ... ). Já Manaus
tivera, com efeito, bonde elétrico antes das Capitais do Sul, afora o Rio e São
Paulo. Bonde elétrico, praças asfaltadas, porto eletrificado - tudo antes de
outros Estados..."
Gilberto Freire IN: Nosso século.
vol.1 São Paulo, Abril Cultural, 1980, p. 248
Ao longo principalmente da última
década do século XIX e da primeira década do século seguinte, a Amazônia viveu
um surto de prosperidade responsável pelas transformações referidas no trecho
acima e cuja obra-símbolo é o Teatro Amazonas, em Manaus. Esta prosperidade foi
responsável também pelo movimento migratório em direção à região, evidenciado
pelo crescimento populacional a que se assistiu entre 1872-1900. No curso
desses anos, a população do Pará e do Amazonas passou de 329.000 para 695.000
habitantes.
a) INDIQUE a que atividade
econômica esta prosperidade está relacionada.
b) IDENTIFIQUE de que região era
proveniente a grande maioria daqueles que migraram para a região amazônica
nessa época e ANALISE as condições verificadas em sua região de origem que
atuaram como fatores impulsionadores desse movimento migratório.
Resposta
a) O candidato deverá apontar a
extração da borracha.
b) O candidato deverá identificar
o sertão do Nordeste como a região de origem da grande maiorias daqueles que
migravam para a região amazônica a fim de trabalharem nos seringais. No tocante
às condições que estimularam sua saída do nordeste, o candidato poderá analisar
tanto as problemáticas relativas às secas particularmente severas verificadas
nas três últimas décadas do século XIX quanto as questões decorrentes dos
obstáculos ao acesso à propriedade da terra gerados por uma estrutura agrária
cada vez mais concentrada nas mãos de alguns poucos. A análise pode levar em
conta conseqüências diretas destas questões, como por exemplo, a fome, a
miséria e a falta de empregos.
Questão nº 3
Consideramos cidadania um
conjunto de direitos que integram indivíduos e grupos à comunidade. Os direitos
civis relacionam-se à liberdade de manifestar opinião e de se associar em
grupos, além de se movimentar livremente; os direitos políticos concernem à
participação na tomada de decisões para a comunidade; e os direitos sociais
devem garantir o bem estar dos indivíduos e dos grupos: moradia, educação, saúde
e trabalho, entre outros.
Na experiência histórica do
Brasil independente, esses direitos civis, políticos e sociais foram criados, por
vezes restringidos e por vezes ampliados.
Durante a ERA VARGAS (1930-1945),
alguns direitos foram restringidos enquanto outros foram criados e ampliados.
a) IDENTIFIQUE um direito civil e
um direito político que sofreram restrições durante a Era Vargas, RELACIONANDO-OS
a acontecimentos significativos da época.
b) IDENTIFIQUE dois direitos
sociais que foram criados e/ou ampliados durante a Era Vargas, RELACIONANDO-OS
à política do Estado varguista referente às questões trabalhistas.
Resposta
a) O candidato poderá identificar,
por exemplo, as seguintes restrições:
- censura à imprensa
- controle sobre as associações
civis
- controle sobre os sindicatos
- proibição de organização de
partidos políticos
- ausência de eleições para os
Poderes Legislativo e Executivo, quer no plano da União, dos Estados ou dos
Municípios
- proibição do ensino em língua
estrangeira nas escolas
- proibição de circulação de
jornais em língua estrangeira.
Essas medidas, em sua maioria, foram
vigentes durante o Estado Novo (1937-1945). Em 1937, o governo Vargas outorga
uma nova Constituição autoritária para o país. Como desdobramento, o Estado
aprofunda os instrumentos de controle e intervenção. O Estado deveria conduzir
a sociedade na direção de um Brasil moderno e unificado nacionalmente, no plano
da cultura, do trabalho, da política e da economia.
b) O Ministério do Trabalho, da
Indústria e do Comércio foi uma das principais criações da Revolução de 1930. Criado
em fins de 1930, junto com o Ministério da Educação e da Saúde Públicas, foi o
instrumento para a implementação e fiscalização da legislação social que irá
regulamentar as relações de trabalho. Diversas leis trabalhistas e
previdenciárias são implementadas durante a década de 1930 e consolidadas em 1943,
através da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Na primeira metade da
década de 1940, o governo, através do Ministério do Trabalho, irá propagandear
essas realizações, na tentativa de aproximar os trabalhadores ao Estado. Nesta
direção irá elaborar a chamada "ideologia da outorga" e o "mito
Vargas", sugerindo que o conjunto da legislação social foi uma doação do
Presidente Vargas aos trabalhadores brasileiros.
Os candidatos poderão identificar,
por exemplo, os seguintes direitos, concretizados na legislação:
- salário mínimo
- previdência social (aposentadoria,
pensões)
- assistência médica legal
- jornada de trabalho máxima de 8
horas, ao dia
- lei de férias
- regulamentação do trabalho da
mulher e do menor.
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