domingo, 7 de abril de 2013

Resolução comentada (PUC-RIO: 2009/2)



Questões discursivas
PUC-Rio 2009/2
Resolução comentada
HISTÓRIA
 

A partir do texto abaixo, responda às questões 3, 4 e 5:

Todos os olhos sobre o mercado Obama lança maior pacote desde a Grande Depressão para regular setor financeiro. O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou ontem um ambicioso projeto de reforma no sistema regulatório do mercado financeiro americano, disposto a evitar uma reprise da crise econômica que empurrou o país para a recessão e que é responsável por mais de seis milhões de demissões desde meados do ano passado. Admitindo que os problemas atuais têm sua origem num sistema financeiro quese expõe demais ao risco e cuja supervisão se dilui entre mais de dez agências regulatórias que não conversam entre si, Obama anunciou seu pacote de reforma, considerado pelos analistas como o maior desde a Grande Depressão dos anos 30. O plano prevê cooperação internacional entre autoridades reguladoras para controlar paraísos fiscais e proteção ao consumidor de produtos financeiros.
(O Globo, 18/06/2009, p.19)

Questão 3
INDIQUE uma diferença e uma semelhança entre a crise econômica que afeta atualmente os EUA e aquela que ocorreu na década de 1930 (Grande Depressão).







resposta:
 

O candidato deve indicar:
Entre as diferenças:
No momento atual, a crise foi decorrência de ações financeiras especulativas, viabilizadas pela própria dinâmica do mercado em uma economia globalizada, o que justifica a decisão do governo de Barack Obama de criar mecanismos reguladores dessas práticas, como mencionado na reportagem.
Na década de 1930, a crise (Grande Depressão) foi decorrência da conjugação de superprodução e subconsumo na economia norte-americana, em finais da década de 1920, o que culminou com o episódio da quebra da bolsa de Nova York.
Entre as semelhanças:
Os elevados índices de desemprego, a crise social, a recessão econômica, a adoção de medidas interventoras por parte do governo federal.



Questão 4
CARACTERIZE, no contexto das relações internacionais do período entre-guerras (1918-1939), dois efeitos da Grande Depressão em sociedades do Ocidente europeu.

resposta:

O candidato deve caracterizar:
- o impacto da crise na elevação significativa dos índices de desemprego nas sociedades francesa, alemã e inglesa, entre outras, contribuindo para a recessão econômica e para a instabilidade social.
- a situação de recessão econômica e de instabilidade social, no alvorecer da década de 1930, favoreceu a ampliação de críticas aos preceitos liberais, contribuindo para a expansão de projetos autoritários de governo, como no caso da ascensão do nazismo na Alemanha.
 


 Questão 5


IDENTIFIQUE, para o caso da sociedade brasileira, dois efeitos da Grande Depressão.




 resposta:

O candidato deve identificar:
- a crise da lavoura de café, ocasionada não só pela queda das exportações desse produto, como também pela diminuição de seu preço, nas cotações do mercado internacional da época.- o impacto da crise da lavoura cafeeira sobre a economia brasileira, tendo em vista a importância das exportações de café para a geração de divisas, possibilitou a adoção de medidas políticas, como as realizadas pelo governo de Getúlio Vargas, no início d a década de 1930, voltadas não só para o controle da agroexportação, como também, especialmente, para os estímulos à industrialização brasileira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário