As transformações no seio da
cristandade: as reformas religiosas.
Teste seus conhecimentos sobre as
reformas religiosas
1. (Puccamp) O Calvinismo foi:
a) a doutrina que sintetizou as
ideias dos reformadores que a antecederam, formulando o campo protestante em
torno dos princípios do cesaropapismo e culto dos santos.
b) apenas um prolongamento das
idéias preconizadas por Lutero, que admitia que o Príncipe, além de exercer
poder civil absoluto, devia vigiar e governar, por direito divino, a Igreja
cristã.
c) um movimento originário na
Suíça, como resultado de convulsões sociais locais, que revelavam uma
manifestação de rebeldia contra as taxas cobradas pela Igreja e sobre a
liberação da prática do divórcio.
d) o resultado das preocupações
pessoais de Ulriko Zwinglio e dos problemas relacionados com o celibato
clerical.
e) a mais extremada seita
protestante em relação ao Catolicismo e a mais próxima das questões levantadas,
em termos éticos, pelo rápido desenvolvimento do capital comercial e
financeiro.
resposta da questão 1:[E]
2. (Cesgranrio) A Europa
Ocidental, nos séculos XV e XVI, sofreu diversas transformações políticas,
econômicas e sociais. Sobre essas transformações podemos afirmar que:
l - o Humanismo e o Renascimento
foram movimentos intelectuais e artísticos que privilegiaram a observação da
natureza.
2 - a Reforma Luterana,
identificando-se com os segmentos camponeses alemães, difundiu-se em virtude da
centralização do Estado alemão.
3 - a Reforma Calvinista
aproximava-se da moral burguesa, pois encorajava o trabalho e o lucro.
4 - a reação da Igreja Católica,
denominada Contra-Reforma, através do Concílio de Trento (1545), tentou barrar
o avanço protestante, alterando os dogmas da fé católica.
As afirmativas corretas são:
a) apenas l e 2.
b) apenas l e 3.
c) apenas l e 4.
d) apenas 2 e 3.
e) apenas 2 e 4.
resposta da questão 2:[B]
3. (Puccamp) No início da Época
Moderna pode-se relacionar a Reforma Protestante, nos campos político e
cultural, respectivamente,
a) à fragmentação do poder
temporal na Inglaterra e à disseminação do racionalismo.
b) ao enfraquecimento do poder
central no Santo Império e à divulgação da língua alemã, a partir da tradução
da Bíblia.
c) ao surgimento do poder de
origem divina na França e ao progresso científico.
d) ao desaparecimento do poder
absolutista e à valorização do individualismo, na Espanha.
e) à expansão do poder feudal e
ao desenvolvimento da estética barroca na pintura e na escultura, na Itália.
resposta da questão 3:[B]
4. (Unicamp) "Embora a
origem da Reforma de Lutero se deva a uma experiência pessoal, ela refletiu, na
verdade, o estado de espírito comum a muitos seguidores da Igreja Romana. De
fato, a iniciativa da livre interpretação da Bíblia deve ser compreendida como
mais uma das muitas manifestações típicas do individualismo do homem
renascentista."
(Carmem Peris, Glória Vergés e
Oriol Vérges, EL RENACIMIENTO. Barcelona: Parramón Ediciones, s/d, p.32)
a) Quais foram as relações
culturais da Reforma Protestante com o Renascimento?
b) Por que a livre interpretação
da Bíblia era criticada pelo alto clero medieval?
resposta da questão 4:
a) A Reforma protestante foi uma
mudança ideológica que influenciou todas as áreas. Derrubou a hierarquia e a
ostentação, simonia e etc.
b) A livre interpretação da Bíblia
permitiria aos fiéis a formação de várias correntes religiosas e proporcionaria
aos mesmos a possibilidade de questionar os dogmas pregados pela Igreja
católica.
5. (UFMG) Todas as alternativas
contêm pregações dos protestantes à época da Reforma, EXCETO:
a) "Deus chama cada um para
uma vocação cujo objetivo é a glorificação de Deus. (...) O pobre é suspeito de
preguiça, que é uma injúria a Deus."
b) "Não nos tornamos justos
à força de agir com justiça, mas é porque somos justificados que fazemos coisas
justas."
c) "O Rei é o supremo chefe
da Igreja. Tem todo poder de examinar, reprimir, corrigir erros, heresias, a
fim de conservar a paz do Reino."
d) "Pois Deus criou os
homens todos em condições semelhantes, mas ordena uns à vida eterna e outros à
eterna danação."
e) "Trazei o dinheiro!
Salvai nossos antepassados! Assim que tilintar em nossa sacola, suas almas
passarão imediatamente ao paraíso."
resposta da questão 5:[E]
6. (UFBA) "...comparar a
Reforma com uma ponte que conduz não só de períodos escolásticos até ao nosso
mundo do livre pensamento, mas, também, em direção oposta, adentro da Idade
Média - talvez ainda mais além, sob a forma de uma transmissão cristã-católica,
preservada do cisma, de um alegre amor à Cultura."
(MANN, p. 13)
Associando seus conhecimentos à
análise do texto anterior, conclui-se que a Reforma:
(01) significou a reafirmação
doutrinária e a reorganização institucional da Igreja de Roma.
(02) buscou resgatar as doutrinas
teológico-filosóficas predominantes na Idade Média, caracterizadas pelos
conflitos entre a fé e a razão.
(04) constituiu-se um
renascimento religioso, por se contextualizar no processo geral de mudanças da
Idade Média para a Idade Moderna.
(08) constituiu-se um marco
cultural, vez que nos remete da Idade Média à Modernidade e, em sentido oposto,
ao Mundo Antigo.
(16) procurou recuperar o contato com as origens do pensamento
cristão, impregnadas de simplicidade, de pureza e de amor à cultura.
(32)
caracterizou-se por um profundo revigoramento da espiritualidade católica e
pela valorização da vida voltada para as coisas do espírito.
(64) representou o
fim da supremacia eclesiástica na Europa e o surgimento de diversas Igrejas
reformadas, denominadas genericamente de protestantes.
Soma ( )
resposta da questão 6:
02 + 04 + 08 + 16 + 64 =
94
7. (UFPE) Com relação à Reforma
Protestante pode-se afirmar:
( ) a doutrina calvinista,
exaltando o trabalho e desprezando o lazer e o luxo, foi a grande alavanca na
direção do capitalismo;
( ) tanto Frei Martinho Lutero
como o monge dominicano Tetzel defendiam as indulgências papais como forma de
perdão dos pecados na Terra e no céu;
( ) o parlamento inglês apoiou
Henrique VIII no rompimento com a Igreja de Roma e aprovou, em 1534, o Ato de
Supremacia que mantinha a Igreja da Inglaterra sob a autoridade do Rei,
surgindo a Igreja Nacional Anglicana independente de Roma;
( ) com o objetivo de evitar a
expansão da Reforma, a Igreja Católica reagiu com o movimento da
Contra-Reforma;
( ) o movimento reformista na
Alemanha funcionou como um fator de unidade nacional, provocando a unidade dos
estados do Sul com os estados do Norte.
resposta da questão 7:V F V V F
8. (UnB) A Reforma Protestante
rompeu a unidade cristã existente na Europa e deu origem a uma reforma
religiosa na igreja Católica, a chamada Contra-Reforma. A esse respeito, julgue
os itens adiante.
(1) O combate ao lucro e à usura,
bases da vida comercial e financeira que se dinamizava ao final da Idade Média,
mostrava o descompasso da Igreja romana em relação às transformações ocorridas
na sociedade.
(2) As idéias de Lutero
centravam-se na salvação pela fé e na leitura direta e interpretação pessoal do
Evangelho, além de contestarem a supremacia da Igreja sobre o Estado.
(3) Exaltando o trabalho e a
poupança na conduta humana, Calvino consagrava valores morais e políticos
defendidos pela burguesia mercantil.
(4) A Contra-Reforma significou a
tentativa da Igreja Católica de reorganizar-se com base em princípios liberais:
abrandamento da hierarquia clerical e da autoridade papal, tolerância quanto
aos hereges e abandono das práticas de censura.
resposta da questão 8:V V V F
9. (Puccamp) Analise a decisão da
Igreja Católica sobre as indulgências, no Concílio de Trento, no século XVI.
"Havendo Jesus Cristo concedido à Igreja o poder de conceder indulgência
(...); ensina e ordena o sacrossanto Concílio que o uso das indulgências (...)
deve conservar-se pela Igreja (...) Não obstante, deseja que se proceda com
moderação na sua concessão (...) a fim de que, pela facilidade de concedê-las,
não decaia a disciplina eclesiástica. E ansiando para que se emendem e corrijam
os abusos que se introduziram nelas, motivo que leva os hereges a blasfemarem
contra elas, estabelece (...) que se exterminem de forma absoluta todos os
lucros ilícitos que se cobram dos fiéis para que as consigam; pois disto se
originaram muitos abusos no povo cristão."
(Adhemar Marques et al.
"História Moderna através de textos". São Paulo: Contexto, 1997.
p.121)
O Concílio de Trento foi um
acontecimento que marcou a Reforma da Igreja Católica. A decisão do Concílio
sobre as indulgências representou:
a) a mudança de atribuições no
interior da hierarquia da Igreja, que centralizava ainda mais o poder de cobrar
pelas indulgências.
b) a reafirmação dos princípios
da Igreja diante da insubordinação dos seguidores da Companhia de Jesus, que
aderiram às idéias protestantes.
c) o reconhecimento público dos
erros cometidos pela Igreja, resultando na reaproximação com os dissidentes.
d) uma afronta para o povo pobre
cristão que se utilizava da prática da Igreja de conceder as indulgências aos
infiéis em troca de bens materiais.
e) uma reação da Igreja aos
movimentos reformistas que questionavam a concessão das indulgências como um
valor para a obtenção da salvação.
resposta da questão 9:[E]
10. (UFF) As reformas religiosas,
protestante e católica, indicaram, simbolicamente, a vitória da quaresma sobre
o carnaval, pois:
a) apontavam uma nova ordem
social apoiada no projeto de eliminação da miséria, da implantação da
tolerância e da afirmação dos valores burgueses;
b) acentuavam o caráter de
reerguimento moral oriundo das críticas ao mundanismo do clero católico e às
desordens sociais decorrentes das disputas teológicas, do medo do diabo e das
atitudes místicas que rompiam com os procedimentos hierárquicos da Igreja
Católica;
c) praticavam a repressão à
cultura popular, proibindo qualquer manifestação cultural que pudesse
ridicularizar a Igreja e introduziam o carnaval no calendário oficial da vida
civil;
d) reproduziam o novo pensamento
religioso, mais aberto para as reivindicações sociais e preocupado com a
formação dos estados estamentais;
e) reivindicavam um modo de vida
contemplativa, no qual o exame de consciência e o livre arbítrio adquiriam um
lugar central na formação da vocação religiosa.
resposta da questão 10:[B]
11. (UFPE) A Reforma Protestante
tem seus fundamentos iniciados nos estudos e na doutrina defendida por Martinho
Lutero. Sobre sua atuação como líder religioso, assinale a alternativa correta.
a) Martinho Lutero foi um
religioso católico pregador de um novo cristianismo - o protestantismo - que
apoiou os camponeses alemães na luta contra o regime de servidão.
b) Martinho Lutero foi um monge
agostiniano no século XVI; criticou a Igreja Católica por não aplicar o produto
das indulgências às populações mais necessitadas.
c) Martinho Lutero, reformador
religioso, foi responsável pela tradução da Bíblia da língua latina para a
língua alemã, facilitando a difusão das idéias protestantes e fundando uma nova
religião.
d) Martinho Lutero, líder
religioso alemão, lutou para modificar preceitos e dogmas da Igreja Católica e
defendeu a livre leitura da Bíblia e a preservação dos sacramentos do batismo e
da eucaristia.
e) Martinho Lutero recebeu apoio
dos camponeses alemães; em contrapartida foi perseguido por príncipes. A
religião fundada por ele foi, portanto, uma religião popular.
resposta da questão 11:[C]
12. (UFES) MOSTRA PROMETE ENTRAR
PARA A HISTÓRIA
(...) Especializado em organizar
mostras em que fique nítida a relação entre arte e História, o espanhol Carlos
Martinez Shaw diz que o Brasil está recebendo obras que, além da grande
qualidade estética, podem ajudar o brasileiro a entender o que acontecia no
país naquele momento. "Nenhum período foi mais importante para a Espanha
do que este. Nunca houve uma explosão tão grande de criatividade e de
riqueza" - explica ele, dizendo que está na História a explicação para o
Barroco do país ter tido predominância dos retratos e imagens religiosas. - "Além
da Contra Reforma, a pintura gira em volta da nobreza". "
O Globo",
11/7/2000.
O texto se refere à exposição de
pinturas "Esplendores de Espanha" no Museu Nacional de Belas Artes,
no Rio de Janeiro. O momento histórico no qual foram produzidas as obras expostas
foi marcado pela fase conhecida como Contra Reforma, que visava a
a) abolir a Inquisição e o Index
para flexibilizar a conduta do clero, facilitando a dedicação à arte sacra.
b) reafirmar os princípios
fundamentais da Igreja Católica para conter o avanço do protestantismo e
exercer maior controle sobre a prática dos fiéis e dos clérigos católicos.
c) extinguir os dogmas e os
rituais católicos para atrair fiéis e proporcionar maior liberdade aos
artistas.
d) proibir os católicos de seguir
as diretrizes do Concílio de Trento, convocado pelos protestantes para divulgar
suas crenças e sua produção artística.
e) expulsar da Espanha os
jesuítas, que causaram a cisão da Igreja em razão dos abusos que cometiam e das
propostas que defendiam.
resposta da questão 12:[B]
13. (Puccamp) O contexto no qual
se desenvolve a chamada Reforma Protestante, no século XVI, inclui divergências
entre monarcas, mercadores e o papa da Igreja Católica. O relativo sucesso das
novas tendências religiosas está na maneira como responderam a esses conflitos
em atenção aos interesses emergentes, tais como,
a) o reforço emprestado pelas
idéias luteranas à crença no purgatório e a exclusividade dos príncipes na
interpretação dos textos sagrados pretendida por Calvino.
b) o confisco dos bens da Igreja
Católica, segundo as idéias de Lutero e a posição calvinista em relação à livre
interpretação da Bíblia.
c) a ênfase luterana no culto de
imagens e a condenação de Calvino ao uso de idiomas locais na celebração de
missas.
d) a defesa luterana de que a
igreja fosse submetida aos príncipes e a idéia de Calvino de que todo tipo de
trabalho agradaria a Deus.
e) o incentivo de Lutero ao
domínio da leitura entre os fiéis, para que todos interpretassem a Bíblia e o
livre comércio de indulgências.
resposta da questão 13:[D]
14. (UFRN) No século XVI, surgiu,
na Europa, um movimento de caráter religioso, político e econômico que deu
origem à Reforma Protestante, iniciada como uma reação à(ao)
a) progresso do capitalismo
comercial, que preconizava o lucro e estimulava o desenvolvimento das
atividades mercantis, condenados pela Igreja Católica.
b) crise da Igreja Católica, que
se manifestava através da vida desregrada, do luxo do alto clero, da venda de
cargos eclesiásticos e de relíquias sagradas.
c) teoria religiosa católica, que
estava alicerçada na predestinação absoluta, na salvação pela fé e no livre
exame da Bíblia.
d) fortalecimento do Estado
Nacional Absolutista, cuja consolidação representava o apoio à teoria da
supremacia e do universalismo do poder papal.
resposta da questão 14:[B]
15. (UFES) No século XVI, o
movimento conhecido como Reforma Religiosa provocou uma grande revolução
espiritual na sociedade européia e uma profunda crise na hegemonia da Igreja
Católica. Considere as seguintes informações sobre a Reforma Religiosa:
I - foi um movimento
revolucionário pelo qual os camponeses exigiam a abolição da servidão e a
liberação das terras da Igreja para a produção agrícola de mercado;
II - fundamentou-se nas doutrinas
de salvação para assegurar e fortalecer a hierarquia e a unidade do
cristianismo;
III - estabeleceu novos valores
morais, econômicos e religiosos, que legitimaram a obtenção de lucro e criaram
uma das principais fontes do espírito capitalista;
IV - fortaleceu e divulgou a
doutrina do movimento protestante, mediante o Concílio de Trento;
V - questionou a autoridade dos
papas e os dogmas da Igreja, rompendo com os tradicionais padrões católicos.
Estão corretas as informações
contidas na opção
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e IV.
e) III e V.
resposta da questão 15:[E]
16. (PUCPR) O estudo da Reforma
Luterana e Calvinista e fatores econômicos envolvidos permitem afirmar:
I - Lutero pertencia à ordem dos
Agostinianos, preterida na venda de indulgências na Alemanha, dado que os
Dominicanos foram escolhidos.
II - Muitos nobres alemães, em
cujas terras o clero católico possuía extensas propriedades, apoiaram Lutero
após este ter recomendado a confiscação de tal patrimônio.
III - Embora a Igreja Católica
tivesse restrições aos juros e lucros, estas estavam abrandadas no século XVI,
sendo católicos os poderosos banqueiros "Fuggers", de Augsburgo.
IV - Quando ocorreu a Revolta dos
Camponeses, inspirada em interpretações próprias da Bíblia, nobres católicos e
protestantes uniram-se para defender suas terras.
V - João Calvino ensinou que as
pessoas que prosperavam nos negócios e profissões tinham no sucesso a marca
divina da "predestinação", que eram favorecidas por Deus.
a) Somente as opções I, II e IV
estão corretas.
b) Somente as opções I, III e V
estão corretas.
c) Somente as opções I e IV estão
corretas.
d) Somente as opções II e III
estão corretas.
e) Todas as opções estão
corretas.
resposta da questão 15:[E]
16. (Mackenzie) As transformações
religiosas do século XVI, comumente conhecidas pelo nome de Reforma
Protestante, representaram no campo espiritual o que foi o Renascimento no
plano cultural; um ajustamento de idéias e valores às transformações
sócio-econômicas da Europa.
Dentre seus principais reflexos,
destacam-se:
a) a expansão da educação
escolástica e do poder político do papado devido à extrema importância
atribuída à Bíblia.
b) o rompimento da unidade
cristã, expansão das práticas capitalistas e fortalecimento do poder das
monarquias.
c) a diminuição da intolerância
religiosa e fim das guerras provocadas por pretextos religiosos.
d) a proibição da venda de
indulgências, término do índex e o fim do princípio da salvação pela fé e boas
obras na Europa.
e) a criação pela igreja
protestante da Companhia de Jesus em moldes militares para monopolizar o ensino
na América do Norte.
resposta da questão 16:[B]
17. (UFPR) "Se não
existissem leis e governos, uma vez que o mundo é mau e apenas um ser humano em
mil é um verdadeiro cristão, as pessoas se destruiriam umas às outras e ninguém
seria capaz de sustentar sua mulher e seus filhos, de se alimentar e servir a
Deus. O mundo tornar-se-ia um deserto. E assim Deus instituiu dois governos, o
governo espiritual, que molda os verdadeiros cristãos e as pessoas justas por
meio do Espírito Santo sob Cristo, e o governo secular, que reprime os maus e
os não cristãos e os obriga a conservarem-se exteriormente em paz e
permanecerem quietos, gostem ou não gostem disso."
(Martinho Lutero. "Sobre a
autoridade secular: até que ponto se estende a obediência a ela?" Trad. de
Hélio M. L. de Barros e Carlos E. S. Matos. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p.
16.)
Sobre o contexto da Reforma
Protestante e as idéias de Lutero sobre o poder temporal, é correto afirmar:
(01) Dando continuidade ao
pensamento político de Santo Agostinho, Lutero reforça a autoridade dos
príncipes, legitima o domínio que exercem sobre os súditos e compartilha com os
monarcas as idéias a respeito da centralização do poder.
(02) Lutero, por assumir uma
posição de conservadorismo político e defender a teoria da resistência passiva
dos cristãos, condenou com veemência as revoltas camponesas na Alemanha.
(04) Ao fundamentar sua teologia
na justificação pela fé, Lutero desenvolveu uma definição pessimista da
humanidade, que se confrontava com a definição humanista. Isso ficou evidente
na polêmica que manteve com Erasmo, em torno do livre-arbítrio.
(08) Apesar de se colocarem em
campos teológicos e doutrinários completamente opostos, a Reforma Protestante e
a Reforma Católica tinham um objetivo comum: responder às demandas espirituais
da época e aplacar as inquietações da consciência cristã.
(16) As guerras religiosas do
século XVI uniram católicos e protestantes contra a ameaça turca e o Islã.
Soma ( )
resposta da questão 17: 01 + 02 + 04 + 08 = 15
18. (Unifesp) Ao longo de toda a
Idade Média, a unidade do cristianismo ocidental (rompida, no século XVI, com a
Reforma protestante) foi, em grande parte, mantida porque
a) os abusos e a corrupção não
existiam ainda no interior da Igreja.
b) as heresias não conseguiram
ganhar adeptos fora dos círculos da Igreja.
c) os reis e imperadores podiam
ser destituídos livremente pela Igreja.
d) as disputas e crises foram
habilmente administradas e absorvidas pela Igreja.
e) os cristãos ortodoxos
aceitaram se tornar membros subalternos da Igreja.
resposta da questão 18:[D]
19. (Ufg) "A grande guerra
dos anos posteriores a 1580 trava-se, na verdade, pelo domínio do oceano
Atlântico, que se tornou o centro da terra. Coloca-se a questão de saber se o
Oceano pertencerá à Reforma ou aos Espanhóis, à gente do Norte ou aos Ibéricos,
porque é exatamente do Atlântico que se trata desde então."
(BRAUDEL, Fernand. "O
Mediterrâneo e o mundo mediterrânico". São Paulo: Martins Fontes, 1984. v.
II. p. 38.)
O texto acima refere-se às
rivalidades européias no início da Idade Moderna. O espaço desses embates
transfere-se do mar Mediterrâneo para o Atlântico. Sobre tais disputas, pode-se
afirmar:
( ) As lutas entre protestantes e
católicos espalharam-se pelo território europeu: os huguenotes na França, os
calvinistas na Suíça, os puritanos e os anglicanos na Inglaterra e os luteranos
no Sacro Império Romano Germânico revoltaram-se contra o princípio da
infalibilidade do papa.
( ) No século XVI verificou-se o
progresso da unidade européia. Os poderes tradicionais, o Papado e o Império
saíram reforçados após os conflitos com as monarquias nacionais.
( ) Na luta contra a intolerância
religiosa, a opressão fiscal, a regulamentação mercantilista e a centralização
administrativa, as Províncias Unidas dos Países Baixos combateram a Espanha de
Felipe II.
( ) A nobreza e os assalariados
sofreram as conseqüências da deflação: uma baixa geral dos preços foi sentida
em toda a Europa em decorrência dos fluxos de metais preciosos americanos.
resposta da questão 19: V F V F
20. (UEM) O início dos tempos
modernos foi marcado por uma série de transformações em todos os aspectos, na
Europa. Entre tais transformações, destaca-se, no tocante à religiosidade, a
chamada Reforma Protestante. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s)
correta(s).
01) Analisada em seu conjunto,
pode-se afirmar que a Reforma se originou das condições gerais da Europa no
século XVI. A Igreja estava em crise, a burguesia crescia em importância, os
Estados modernos se organizavam e o Renascimento Cultural possibilitava a
liberdade de crítica.
02) Em meados do século XVI, o
Concílio de Trento reafirmou os dogmas da Igreja romana e, entre outras
medidas, proibiu a venda de indulgências e criou o índex, lista de livros cuja
leitura era proibida aos fiéis.
04) A Igreja condenava a usura e
pregava o "preço justo" na venda de mercadorias. Tal postura era
incompatível com o desenvolvimento da economia mercantil que ocorria nos
séculos XV e XVI.
08) O comércio de indulgências e
a simonia foram alguns dos poucos aspectos do comportamento do clero que não sofreram
críticas por parte de Martinho Lutero e Calvino.
16) O Tribunal da Santa
Inquisição - Tribunal eclesiástico - utilizava métodos violentos para
interrogar, julgar e condenar os suspeitos de heresia.
resposta da questão 20: soma = 23
21. (UEM) Sobre as missões
jesuíticas fundadas na época colonial, na região que atualmente corresponde ao
estado do Paraná, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) As missões dos jesuítas
tinham o objetivo de dominar os índios para facilitar sua escravização pelos
demais colonos brancos.
02) As missões ou reduções eram
povoações onde moravam juntos os índios e os padres da Companhia de Jesus.
04) A expansão dos portugueses,
já a partir do século XVI, sobre o território paranaense abriu o caminho para o
estabelecimento das reduções dos jesuítas.
08) A fundação de missões, por
parte dos jesuítas, objetivava a catequização dos índios e relacionava-se aos
objetivos de expansão do catolicismo, por parte da Igreja Católica, como reação
ao crescimento da Reforma Protestante.
16) A região entre os rios Ivaí,
Piquiri e Paraná juntamente com a região dos Sete Povos das missões, no Rio
Grande do Sul, são as únicas regiões do Brasil que tiveram missões dos
jesuítas.
resposta da questão 21: soma = 10
22. (Unirio) "Deus chama
cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo.
O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico
exige: o trabalho, a sobriedade, a ordem, responde também ao chamado de Deus,
santificando de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa."
(João Calvino. In: Mousnier,
Roland. História Geral das Civilizações. Os séculos XVI e XVII: os processos da
civilização européia. SP: Difel, 1973, p. 90, tomo IV, v. 1.)
A opção que correlaciona a
citação acima com o contexto da reforma protestante, no século XVI, que pregava
mudanças no cristianismo e na ação da igreja católica é o
a) calvinismo, a condenação da
doutrina da predestinação absoluta formulada pelo pensamento tomista medieval.
b) anglicanismo, a supressão do
clero e dos sacramentos na vida religiosa como forma de enfraquecimento do
papado.
c) luteranismo e no calvinismo, a
pregação teológica de submissão do Estado à Igreja reformada.
d) luteranismo, a defesa do
princípio da salvação do homem pela fé sem a necessidade de intermediação da
Igreja e da realização de obras pias.
e) anglicanismo e no luteranismo,
a substituição do latim pelo alemão nos cultos religiosos.
resposta da questão 22:[D]
23. (fuvest) "Depois que a
Bíblia foi traduzida para o inglês, todo homem, ou melhor, todo rapaz e toda rapariga,
capaz de ler o inglês, convenceram-se de que falavam com Deus onipotente e que
entendiam o que Ele dizia".
Esse comentário de Thomas Hobbes
(1588-1679)
a) ironiza uma das conseqüências
da Reforma, que levou ao livre exame da Bíblia e à alfabetização dos fiéis.
b) alude à atitude do papado, o
qual, por causa da Reforma, instou os leigos a que não deixassem de ler a
Bíblia.
c) elogia a decisão dos reis
Carlos I e Jaime I, ao permitir que seus súditos escolhessem entre as várias
igrejas.
d) ressalta o papel positivo da
liberdade religiosa para o fortalecimento do absolutismo monárquico.
e) critica a diminuição da
religiosidade, resultante do incentivo à leitura da Bíblia pelas igrejas
protestantes.
resposta da questão 23:[A]
24. (UEL) Analise a figura a
seguir.
Com base na figura e nos
conhecimentos sobre a Modernidade, é correto afirmar que a pintura:
a) Representa, com ironia, as
disputas religiosas entre católicos e protestantes, desencadeadas pela Reforma
Luterana.
b) Registra o descontentamento e
a revolta dos camponeses germânicos com a opressão servil imposta pela Igreja
Católica.
c) Apresenta, com realismo, os
movimentos heréticos que contestavam a Igreja e pregavam o desapego aos bens
materiais.
d) Representa a indignação dos
intelectuais ligados à Igreja Católica, os quais, sob a influência do
Humanismo, acusavam o alto clero de práticas imorais.
e) Registra uma cena cotidiana de
atividades industriais realizadas no centro dos pequenos burgos europeus em
crescimento.
resposta da questão 24:[A]
25. (Puccamp) Considere os itens
adiante:
I. Combate sistemático aos
protestantes.
II. Recuperação de áreas sob
influência do protestantismo através da educação, com a criação de colégios.
III. Difusão do catolicismo entre
povos não-cristãos, por meio da catequese.
IV. Contenção do protestantismo
através dos Tribunais da Inquisição.
Eles identificam
a) as Ordenações Eclesiásticas de
Calvino.
b) o Ato de Supremacia de
Henrique VIII.
c) a Dieta de Augsburgo.
d) a Reforma Luterana.
e) a Contra-Reforma.
resposta da questão 25:[E]
26. (UFPR) A Reforma protestante
e a Contra-Reforma envolveram aspectos ligados à doutrina da religião cristã e
à forma como se organizava a Igreja Católica com sede em Roma. No contexto
desses movimentos, considere as afirmativas a seguir:
I. Os protestantes eram
contrários à autoridade do Papa e à intermediação dos padres na leitura da
Bíblia.
II. Os protestantes eram
contrários ao casamento dos padres e ao sacramento da confissão.
III. As idéias protestantes
tiveram grande aceitação por parte dos monarcas portugueses, espanhóis e
ingleses.
IV. Os jesuítas foram designados
para a ação missionária nas terras da América, Ásia e África, a fim de garantir
a expansão da fé católica.
V. O Concílio de Trento definiu
algumas ações para reagir à expansão do protestantismo, como o fortalecimento
dos sacramentos e uma melhor formação do clero para o atendimento dos fiéis.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas II e
III são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I e II
são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, IV e
V são verdadeiras.
d) Somente a afirmativa IV é
verdadeira.
e) Somente as afirmativas III e V
são verdadeiras.
resposta da questão 26:[C]
27. (UFG) A Reforma Protestante,
iniciada por Lutero, foi um movimento de mudanças sociais de caráter
fundamentalmente religioso, com importantes desdobramentos políticos e
econômicos. No que se refere aos princípios políticos e religiosos, o luteranismo
defendia a
a) submissão da Igreja ao Estado
e a valorização da fé individual.
b) implementação de políticas
econômicas na Europa e a quebra da autoridade religiosa.
c) jurisdição real sobre terras
da Igreja e a cobrança de impostos sobre esse patrimônio.
d) extinção das rendas feudais e
a oposição às pregações morais do clero.
e) cessação do poder
político-administrativo da Igreja sobre os reinos e o fim da condenação da
usura.
resposta da questão 27:[A]
28. (UFMG) Na Alemanha, no século
XVI, o monge agostiniano Martinho Lutero levantou-se contra os abusos cometidos
pelo papado de Roma, desencadeando um movimento que ficou conhecido por Reforma
Protestante. Sobre esse movimento, é INCORRETO afirmar que:
a) o movimento da Reforma teve os
seus objetivos defendidos, ampliando o poder da burguesia contra a ideologia
senhorial.
b) as idéias veiculadas na
Europa, no contexto do século XVI, significaram uma brecha importante na
estrutura política feudal.
c) a disseminação dos ideais
reformadores no seio da população possibilitou a vitória do nacionalismo contra
o poder do papado.
d) a revolta dos camponeses
contra a cobiça dos grandes senhores feudais pelos bens da Igreja contou com o
apoio de Lutero.
resposta da questão 29:[D]
29. (UFRS) Em 1517, a revolta de um monge
agostiniano, Martinho Lutero, marcou o começo de uma transformação fundamental
na história do cristianismo: a Reforma protestante. Vários fatores encorajaram
ao longo do tempo o surgimento e a posterior receptividade desse movimento
religioso. Assinale a alternativa que apresenta um desses fatores.
a) A oposição da Igreja Católica
ao culto de relíquias, à hierarquia eclesiástica e às doações materiais como
meios de auxílio à salvação da alma e à obtenção da justiça divina ocasionou a
revolta dos defensores dessas práticas.
b) Apesar de suas críticas à
instituição católica, Lutero manteve a defesa da especialização sacerdotal, da
infalibilidade do Papa e da Igreja visível e organizada representando o reino
de Deus na Terra.
c) Ao longo dos séculos XIV e XV,
as guerras, as conseqüências da Grande Peste e o Grande Cisma do Ocidente
propiciaram o ambiente para os questionamentos religiosos.
d) A nítida separação entre o
Estado e a Igreja, entre o sacro e o profano, entre o religioso e o civil, que
caracterizou o período medieval, foi decisiva para o sucesso da mensagem de
Lutero.
e) O movimento humanista, a
exemplo de um de seus expoentes, Erasmo de Roterdã, ao tomar francamente o
partido de Lutero e conceber uma natureza pessimista e perversa do homem,
contribuiu para a expansão das idéias do monge agostiniano.
resposta da questão 29:[C]
30. (G1) Enumere as principais
críticas, dirigidas à Igreja católica, elaboradas pelo movimento de Reforma
Protestante.
resposta da questão:
31. No início do período moderno
a crise da Igreja tornou-se mais aguda, o que culminou com a ruptura conhecida
como Reforma. Sobre este aspecto da história ocidental, é CORRETO afirmar que:
(01) a Reforma foi liderada pelo
monge agostiniano Martinho Lutero, a partir da Universidade de Wittenberg, na
qual ocupava uma cátedra de professor.
(02) entre os motivos que
deflagraram o processo da Reforma, um dos mais importantes era a venda de
indulgências.
(04) o protestantismo iniciado a
partir da Reforma foi um marco na configuração geopolítica da Europa no período
moderno e enfatizava a necessidade de observar a tradição da Igreja, a prática
das boas obras e o culto aos santos.
(08) através de Elizabeth I a
Inglaterra começou sua Reforma em 1534, dando origem à Igreja Anglicana, com
forte ênfase na doutrina da predestinação. (16) a imprensa criada por Gutemberg
foi decisiva para a rápida divulgação das idéias protestantes. (32) através dos
seus escritos e desde que ingressou na vida monástica, Lutero manifestava
planos de romper com Roma, o que se consolidou com a divulgação das "95
Teses", em 31 de outubro de 1517.
resposta:01 + 02 + 16 = 19
32. (UFPI) Em relação ao contexto
das reformas religiosas do século XVI, é correto afirmar que:
a) a Reforma Puritana
possibilitou à Coroa Portuguesa efetivar seu rompimento definitivo com o
Catolicismo Romano.
b) a Contra-reforma procurou
conciliar a visão religiosa dos seguidores de Lutero com o pensamento dos
seguidores de Calvino.
c) os Tribunais da Inquisição
ficaram responsáveis pela punição dos infiéis e pela censura aos livros
considerados ofensivos à fé católica.
d) a Contra-reforma opôs-se à
Companhia de Jesus e delegou à Igreja Anglicana a tarefa de combater a expansão
protestante na Europa.
e) a Reforma Protestante
fortaleceu a venda de relíquias sagradas e aplicou o dinheiro das indulgências
na edificação de templos católicos.
resposta:[C]
33.(UFLA) O processo de reformas
religiosas teve início no século XVI e suas causas podem ser, EXCETO:
a) A venda de indulgências
incentivada pelos protestantes, que aliavam a sua ética religiosa ao espírito
do capitalismo que nascia.
b) A mudança na visão de mundo
como conseqüência do pensamento renascentista.
c) A presença de padres mal
preparados intelectualmente que provocavam insatisfação nos fiéis.
d) A insatisfação da burguesia
diante da condenação do catolicismo para o lucro e os juros.
resposta:[A]
34. (UNESP) "Galileu, talvez
mais que qualquer outra pessoa, foi o responsável pelo surgimento da ciência
moderna. O famoso conflito com a Igreja católica se demonstrou fundamental para
sua filosofia; é dele a argumentação pioneira de que o homem pode ter
expectativas de compreensão do funcionamento do universo e que pode atingi-la
através da observação do mundo real."
(Stephen Hawking,
"Uma breve história do tempo")
O "famoso conflito com a
Igreja católica" a que se refere o autor corresponde
a) à decisão de Galileu de seguir
as idéias da Reforma Protestante, favoráveis ao desenvolvimento das ciências
modernas.
b) ao julgamento de Galileu pela
Inquisição, obrigando-o a renunciar publicamente às idéias de Copérnico.
c) à opção de Galileu de combater
a autoridade política do Papa e a venda de indulgências pela Igreja.
d) à crítica de Galileu à livre
interpretação da Bíblia, ao racionalismo moderno e à observação da natureza.
e) à defesa da superioridade da
cultura grega da antigüidade, feita por Galileu, sobre os princípios das
ciências naturais.
resposta da questão 33:[B]
34. (UFJF) O texto e a gravura
abaixo se referem ao contexto de um importante processo histórico ocorrido no
século XVI em vários países europeus.
Gravura retratando a venda de
indulgências - O Anticristo, de Lucas
Cranach, 1521.
Disponível em:
.
Acesso em: 14 jun.
2010.
Deus chama cada um para uma
vocação particular cujo objetivo é a
glorificação dele mesmo. O comerciante
que busca o lucro, pelas qualidades que
o sucesso econômico exige: o trabalho, a
sobriedade, a ordem, responde também ao
chamado de Deus, santificando de seu
lado o mundo pelo esforço, e sua ação é
santa.
(CALVINO, João apud MOUSNIER, Roland).
MOUSNIER, Roland. Os séculos XVI
e XVII: os processos da civilização europeia. In:
CROUZET, Maurice. História geral das civilizações. 4. ed.
São Paulo: Difel, 1973, p. 90. v. 1,
tomo IV.
Com base nas referências acima e
em seus conhecimentos, responda ao que se pede.
1) Qual movimento pode ser
identificado pelas referências acima?
A Reforma Protestante.
2) Identifique e analise dois
desdobramentos desse movimento para a Europa moderna:
a) quanto aos aspectos
econômicos:
O candidato poderá destacar entre
outros aspectos: a dinamização das transações mercantis e o fortalecimento da burguesia atrelada ao fim
da condenação da usura, sobretudo nas monarquias protestantes.
b) quanto às questões religiosas:
O candidato poderá destacar entre
outros aspectos: questionamento do poder do papa como autoridade maior do mundo
cristão; cisão da cristandade e surgimento de distintas igrejas protestantes;
incentivo à livre interpretação da Bíblia no mundo protestante, acirramento dos
conflitos religiosos culminando com o fortalecimento da inquisição nas monarquias
católicas.
35. (PUC-Rio 2010) Observe a
reprodução da gravura.
Os reformadores: Wycliffe, Huss,
Lutero, Zwínglio, Calvino, Melanchton, Bucer e Beza (1886).
a) A imagem sugere que a
problemática central desses reformadores era o retorno à Bíblia, às Sagradas
Escrituras, traduzidas e consideradas como o único fundamento da fé e da
conduta para todos os seres humanos.
EXPLIQUE um motivo pelo qual a
adoção desse princípio foi uma das causas das reformas religiosas no século
XVI.
resposta da questão 35: A gravura faz uma
referência explícita à centralidade da Bíblia, considerada única fonte de
autoridade religiosa e única regra em que o crente deve acreditar. A livre
interpretação da Bíblia eliminava a necessidade e o valor da hierarquia
eclesiástica; introduzia as línguas nacionais nos ofícios religiosos e
estimulava a traduçãoda Bíblia de modo a torná-la diretamente acessível aos
crentes. Assim, o acesso direto ao texto sagrado convertia-se em um forte
instrumento de contestação da autoridade espiritual e temporal da Igreja
Católica.
b) Na imagem, Calvino e Lutero
estão enfileirados em primeiro plano, ressaltando a importância de suas propostas
para a criação de novas igrejas, reformadas, na Época Moderna. APRESENTE duas
diferenças entre o luteranismo e o calvinismo.
resposta da questão 35: As principais
diferenças entre calvinismo e luteranismo eram quanto à doutrina dasalvação - o
luteranismo defendia que apenas a féem Deus salvaria, enquanto o calvinismo
acrescentava de forma explícita a doutrina da predestinação – e quanto à
difusão: o luteranismo se concentrou naqueles países onde recebeu o apoio
direto das autoridades políticas (a nobreza germânica e a monarquia na
Dinamarca, Suécia e Noruega), enquanto os calvinistas penetraram na Escócia
(conhecidos como presbiterianos), na França (huguenotes), e na Inglaterra
(puritanos), onde foram perseguidos e imigraram em grande número para a
América. Além disso, o calvinismo se diferenciava do luteranismo pela sua
valorização do trabalho e do enriquecimento material fruto do empenho honesto,
vistos como sinais da salvação, o que lhe rendeu um explícito apoio da
burguesia.
36. (Unicamp) A base da teologia
de Martinho Lutero reside na idéia da completa indignidade do homem, cujas
vontades estão sempre escravizadas ao
pecado. A vontade de Deus permanece sempre eterna e insondável e o homem jamais pode esperar salvar-se por seus
próprios esforços. Para Lutero, alguns homens estão predestinados à salvação e outros à condenação eterna. O
essencial de sua doutrina é que a salvação se dá pela fé na justiça, graça e misericórdia divinas.
(Adaptado de Quentin Skinner, As
fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras,
1996, p. 288-290.)
a) Segundo o texto, quais eram as
ideias de Lutero sobre a salvação?
b) Quais foram as reações da
Igreja Católica à Reforma Protestante?
resposta da questão 36:
a) O aluno deveria perceber, a
partir da leitura do texto, que, para Lutero, o homem não pode salvar-se por
seus próprios esforços, mas pela fé na justiça divina. Lutero acreditava também
na predestinação, isto é, alguns homens estariam predestinados à salvação e
outros à condenação eterna.
b) Poderiam ser mencionados
vários aspectos da Contra-Reforma, entre eles a ndação de ordens religiosas,
como a Companhia de Jesus, a elaboração de um Índice dos Livros Proibidos e a
criação de seminários.
37. (Uerj) As relações entre a
pregação protestante e as estruturas políticas então existentes foram muitas
vezes decisivas tanto para os destinos da pregação em si quanto para os rumos
afinal tomados pela organização das novas Igrejas.
FRANCISCO JOSÉ CALAZANS FALCON
In: RODRIGUES, Antonio Edmilson
M. e FALCON, Francisco José C.
Tempos modernos: ensaios de
história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
O texto acima se refere a
processos da Reforma Religiosa ocorridos na Europa. O movimento reformista,
entretanto, conheceu diferentes reações em distintas áreas.
Indique duas causas para a
Reforma Religiosa na Inglaterra e uma conseqüência econômica desse movimento.
Comentário da questão 37:
O processo da Reforma Religiosa
foi um dos acontecimentos mais relevantes que possibilitaram o advento da
modernidade em toda a Europa ocidental. O reformismo religioso inglês é um dos
mais conhecidos, e sua importância se deve a razões tanto políticas quanto
econômicas: internamente a Inglaterra fortaleceu a burguesia e submeteu a nova
Igreja ao Estado. Dentre as causas que motivaram o movimento de Reforma na
Inglaterra estão:
• interesse do rei Henrique VIII nas terras
da Igreja;
• interesse da burguesia na queda de taxas e
impostos;
• interesse da burguesia em ampliar o seu
poder no Parlamento;
• interesse do rei em fortalecer sua
autoridade a partir da criação de uma Igreja subordinada diretamente a ele;
• não concessão da anulação do casamento do
rei com Catarina de Aragão pelo Papa e conseqüente interdição de seu casamento
com Ana Bolena.
É importante destacar que algumas
conseqüências econômicas desse movimento, como o cercamento dos campos, a
consolidação da Inglaterra como potencia naval e a obtenção de recursos por
parte do Estado através do confisco de bens da Igreja Católica, foram
fundamentais ao posterior desenvolvimento do capitalismo.
38. (UFRJ) Nos últimos dias,
recebemos duas notícias extraídas de uma só raiz venenosa, a intolerância. A
primeira assustou pela violência [...] das bombas enviadas contra a Anistia
Internacional e outros defensores dos direitos civis. A segunda estarreceu os
cristãos, com o anúncio do texto "Dominus Iesus" decretando o fim das
árduas tentativas ecumênicas do Concílio Vaticano 2°. Não sei qual desses
eventos ocasiona maior dor nas almas. As bombas crescem no solo fértil dos
anátemas (maldições) religiosos, esse é o testemunho da história. Lendo os
escritos emanados da Cúria Romana
nesses últimos tempos, vemos um retorno ao séculos 16 e 17, época em que as
fogueiras arderam em nome do amor. [...] creio ser o novíssimo documento do
Vaticano uma reiterada abertura à imposição de crenças, em desafio ao ensino de
Paulo: 'O temor da punição torna-se a nova regra, em prejuízo do dever da
consciência' (Romanos 13 5).
Roberto Romano: "Os mestres
da verdade.." in "Folha de São Paulo",Tendências/ Debates. 11 de
setembro de 2000
Em 1545, diante da necessidade de
fazer frente à expansão do protestantismo e de repensar as doutrinas e práticas
da Igreja Católica, o Papa Paulo III convocou o
Concílio de Trento, que organizou
a chamada ContraReforma e cujas orientações guiaram os católicos durante
séculos.
Em 1962, a convocação do
Concílio Vaticano 2° pelo Papa João XXIII, também pode ser vista como uma
resposta às demandas que se colocavam para a Igreja Católica diante da nova
realidade mundial no pós segunda guerra.
a) Explique uma medida adotada
pela Igreja Católica a partir do Concílio de Trento que teve por objetivo a
conter a expansão do protestantismo.
b) Identifique uma decisão tomada
pelo Concílio Vaticano 2° que exemplifique a busca da Igreja em responder às
demandas sociais do período.
resposta da questão 38:
a) O candidato deverá explicar
uma medida adotada pela Igreja Católica a partir do Concílio de Trento que teve
por objetivo a conter a expansão do protestantismo, considerando:
- A utilização de ordens
religiosas como agentes da
"reconquista", notadamente dos jesuítas e capuchinhos, na Europa e
com a fundação de missões na América e na
Ásia;
- A reorganização do Tribunal do
Santo Ofício, encarregado de combater as heresias, o protestantismo e o
judaísmo; a criação da Congregação do Índex, organização eclesiástica
encarregada de publicar a relação dos livros contrários à doutrina e, portanto,
de leitura proibida aos católicos.
b) A realização dos cultos em
língua nacional, a utilização dos meios de comunicação para veiculação de
ideias, a ampliação da participação dos leigos na vida religiosa, a definição
por uma Igreja democrática e ecumênica e o reconhecimento das liberdades religiosa
e de consciência.
39. (UERJ) No meio de pestes
terríveis, de repetidas guerras e de aflitivas lutas civis, numa Europa
Ocidental e Central abalada por brutais reviravoltas da conjuntura econômica, a
Igreja de Cristo parecia navegar à deriva para o abismo. Mas o século XVI viu-a
recuperar-se e, ao mesmo tempo, quebrar-se e mostrar à luz do dia o escandaloso
espetáculo de ódio entre os seus filhos.
(DELUMEAU, J. A Civilização do
Renascimento. Lisboa, Estampa, 1984.)
O texto acima refere-se à
conjuntura do seguinte
processo histórico:
a) Iluminismo
b) Liberalismo
c) Reforma Religiosa
d) Revolução Filosófica e
Científica
resposta da questão 39: [C]
40. (UFRJ) "Os pintores
representam às vezes o Cristo sobre um arco-íris com uma espada saindo de sua
boca. Mas os pintores não deveriam representar uma vara com flores e sim um
bastão. E tanto o bastão quanto a espada deveriam se dirigir para o mesmo lado,
para abater os danados: 'que se quebre o braço do ímpio, que se persiga sua
iniquidade e sua maldade não deixará traços'. Estas palavras nos ensinam que é
desta maneira que a autoridade do Papa, inspirada pelo Anti-Cristo, será
destruída. A palavra do Cristo que é o sopro, o bastão e a espada que saem de
sua boca, manifestará plenamente para o mundo a tirania e a sedução desta
Igreja".
(Trecho do opúsculo "SINCERA
ADMOESTAÇÃO A TODOS OS CRISTÃOS PARA QUE SE GUARDEM DE TODA REVOLTA",
escrito em 1522, por Martinho Lutero.)
No texto Lutero ataca duramente a
Igreja Católica e o Papa, comparado por ele ao Anti-Cristo.
Apresente duas críticas
formuladas pelo luteranismo à Igreja Católica.
resposta da questão 40:
O luteranismo criticou
várias práticas da Igreja Católica e vários aspectos de sua doutrina: a venda
de indulgências, o poder temporal da Igreja, a ostentação de luxo e riqueza, o
culto aos santos e à Virgem Maria, a adoração de imagens, o dogma da virgindade
e da ascensão de Maria, a ideia da infalibilidade do Papa, a comunhão de todos
os santos, a crença no purgatório, a oração fúnebre, o sacramento da confissão
e a ideia da Igreja (e do clero) como intermediários da relação entre os fiéis
e Deus, insistindo na livre interpretação da Bíblia e na relação direta do
indivíduo com Deus.
41. (UFRJ) "Quando o
amor-próprio [egoísmo] começou a crescer na terra, então começou o Homem a decair.
Quando a humanidade começou a brigar sobre a terra, e alguns quiseram ter tudo
e excluir os demais, forçandoos a serem seus servos: foi essa a Queda de
Adão".
(Adaptado de HILL, Christopher.
"O mundo de ponta-cabeça". São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p.
169)
a) Explique por que podemos
associar o texto acima às correntes mais radicais que atuaram na Revolução
Inglesa de 1640.
b) O texto acima pretende, à luz
da Bíblia, discutir algumas tensões próprias da sociedade inglesa do século
XVII. Cem anos antes, o mesmo procedimento esteve presente nas rebeliões dos
camponeses anabatistas alemães. Analise uma diferença entre o ideário
anabatista e o luterano no que se refere à autoridade dos príncipes.
resposta da questão 41:
a) O crescimento do amor-próprio
[egoísmo], entendido como avanço da propriedade privada e/ou de diferenças
socioeconômicas, gerou conflitos na sociedade.
b) Os luteranos criticavam a
Igreja Católica, no entanto respeitavam a ordem temporal, pois a entendiam como
resultado da vontade de Deus, já os Anabatistas, além de criticarem a Igreja
Católica Romana, consideravam que o príncipe era passível de críticas.
42. (FUVEST) A Reforma religiosa
do século XVI provocou na Europa mudanças históricas significativas em várias
esferas.
Indique transformações
decorrentes da Reforma nos âmbitos
a) político e religioso; b)
sócio-econômico.
resolução da questão 42:
a) No âmbito político, a Reforma
significou o enfraquecimento do poder papal e o fortalecimento do poder
absolutista. Com o rompimento do monopólio católico na Europa Ocidental, os
reis, em processo de fortalecimento, se aproveitaram para centralizar cada vez
mais o poder em suas mãos. Citamos como exemplo Henrique VIII, na Inglaterra,
com sua reforma Anglicana (que foi muito mais de caráter político do que religioso)
e os príncipes alemães que se libertaram de Roma ao abraçarem o luteranismo e, consequentemente,
reforçarem seus poderes pessoais, tomando para si as terras da Igreja Católica.
No âmbito religioso, a Reforma
permitiu acabar com o pretenso universalismo da Igreja Católica e o surgimento
de uma multiplicidade de novos comportamentos e religiões. Libertou a população
dos dogmas católicos e permitiu a leitura e livre interpretação da Bíblia
(aliás, pregada por Lutero). Enfim, uma nova alternativa cristã fora do
Catolicismo.
b) No campo sócio-econômico, as
transformações foram muito eloqüentes. Lutero abriu caminho para Calvino. Este,
por sua vez, pregava, através da Predestinação
Absoluta, a salvação por meio do
acúmulo da riqueza advinda do trabalho, fato que praticamente santificou as
práticas capitalistas, libertando a burguesia para os negócios e possibilitando
o início de uma mudança de
comportamento social (ascensão
social), em detrimento da nobreza (bastante estática e presa às tradições).
Socialmente a Reforma também
estimulou as revoltas camponesas e de cavaleiros (buscavam a igualdade bíblica:
social-política e econômica), que foram prontamente reprimidas pelos senhores
feudais. De qualquer forma, com o auxílio da imprensa, a Bíblia foi mais difundida,
dando acesso a grande parte da população e contribuindo para a alfabetização,
pela necessidade de ler e interpretar a Bíblia.
43. (ufg) Leia o fragmento. O
ingresso das sociedades ocidentais na cultura escrita foi uma das principais
evoluções da era moderna.
(CHARTIER, Roger. As práticas de
escrita. In: "História da vida privada no Ocidente". São Paulo:
Companhia das Letras, 2006. p. 114. [Adaptado].)
O fragmento acima menciona uma
transformação nas sociedades ocidentais. Progressivamente, a partir do início
da Idade Moderna, observa-se a disseminação da cultura escrita. No século XVI,
essa transformação se expressa por meio
a) das novas formas de devoção
que afirmam a importância das relações pessoais e diretas do fiel com a Bíblia.
b) do processo inicial de
escolarização das sociedades graças à ampliação de estabelecimentos de ensino.
c) da disseminação do uso de
diários íntimos e da troca de correspondências.
d) da criação e multiplicação de
jornais diários e da difusão de sua leitura.
e) do crescimento do número de
monastérios, lugar onde os textos manuscritos eram reproduzidos pelos copistas.
resposta da questão 43:[A]
44. (Unifesp) Com a Reforma e a
Contra-Reforma, os dois protagonistas principais de uma e de outra foram
Calvino e Inácio de Loyola. Comente o papel e a importância de
a) Calvino para o protestantismo.
b) Inácio de Loyola para o
catolicismo.
resposta da questão 44:
a) João Calvino, ao estabelecer a
teoria da predestinação, em que a salvação eterna estaria condicionada ao
sucesso material, criou uma ética religiosa estimuladora das práticas
capitalistas e portanto, sintonizada às transformações econômicas e sociais que
se verificavam no início da Idade Moderna, contribuindo significativamente para
a ruptura da unidade cristã em torno da Igreja Católica.
b) Inácio de Loyola organizou a
Companhia de Jesus, em relação às críticas que as ordens católicas vinham
recebendo no contexto das reformas religiosas. Os jesuítas tiveram por função
resgatar a credibilidade da igreja, organizar a educação europeia e a
catequização dos indígenas no Novo Mundo.
45. (UFRS) Em relação aos
movimentos religiosos que contestavam os dogmas oficiais do catolicismo, a
Igreja Romana tomou uma série de medidas que seriam conhecidas como
Contra-Reforma. Com relação a esse contexto, assinale com V (verdadeiro) ou F
(falso) as afirmações a seguir.
( ) Uma das medidas mais
drásticas adotadas em relação à reforma protestante foi a criação de uma nova
instituição, a Santa Inquisição, responsável por punir e prevenir os desvios
dogmáticos.
( ) O Index Librorum Prohibitorum
era uma lista de livros cujo conteúdo ameaçava ou contradizia as idéias
oficiais da Igreja.
( ) O Concílio de Trento
reafirmou antigos dogmas católicos, entre os quais o de que o Papa é infalível,
por representar a vontade de Deus na Terra.
( ) O movimento da Contra-Reforma
evitou que o protestantismo se tornasse uma ameaça real em estados
tradicionalmente católicos, como Espanha e Portugal.
A seqüência correta de
preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) F - V - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - F - V - F.
d) V - F - F - V.
e) F - V - V - F.
resposta da questão 45:[A]
46. (UFJF) No início do século
XVI, a Igreja Católica passou por um amplo processo de reformulação doutrinal e
administrativa, chamado de Reforma Católica (ou Contra-Reforma). Paralelamente,
as Coroas de Portugal e Espanha ajudavam no fortalecimento da Igreja Católica,
mas também buscavam se transformar em instrumentos para a "salvação da
humanidade", através da conquista e colonização de novas terras.
Qual dos eventos a seguir NÃO faz
parte deste contexto?
a) O Concílio de Trento, que
reuniu diversos religiosos com o objetivo de posicionar-se frente às críticas
protestantes e reafirmar os dogmas católicos.
b) A criação do "Index
Librorum Proibitorum", que se constituía numa lista de livros proibidos
por atacarem os dogmas católicos ou atentarem contra eles.
c) A difusão do Projeto
Colonizador, segundo o qual o lucro era legítimo e o trabalho era uma vocação
divina e que possibilitava o acúmulo de riquezas, como sinal de predestinação.
d) O Padroado Real, através do
qual os monarcas ibéricos eram autorizados a administrar os assuntos
religiosos, tanto no Reino como nas terras de além-mar.
e) A fundação da Companhia de
Jesus, uma vez que os jesuítas atuavam como educadores e catequizaram os povos
nativos nas colônias portuguesas e espanholas.
resposta da questão 46:[C]
47. (UFV) A partir do início da
Idade Moderna o Protestantismo se expandiu por toda a Europa. Vários países
como a Inglaterra e a Suíça se desligaram da Igreja Católica, que perdeu boa
parte de seus bens. Numa tentativa de conter a expansão do Protestantismo,
alguns papas tentaram promover uma reformulação moral, política e econômica na
Igreja Católica. É nesse contexto que são realizados o Concílio de Trento, a
fundação da Companhia de Jesus e o Tribunal da Santa Inquisição.
O texto anterior se refere ao
processo conhecido como:
a) Reforma Luterana.
b) Reforma Protestante.
c) Reforma Calvinista.
d) Reforma Absolutista.
e) Contra-Reforma.
resposta da questão 47:[E]
48. (Fatec) O Concílio de Trento,
uma das medidas da Reforma Católica, cujo objetivo era enfrentar o avanço das
idéias protestantes, apresentou uma série de decisões para assegurar a unidade
da fé católica. Entre essas decisões, a de
a) favorecer a interpretação
individual da Bíblia de acordo com seus princípios fundamentais.
b) adotar uma atitude mais
liberal com relação aos livros religiosos, o que fez com que diminuísse a
censura medieval.
c) criar uma comissão com o
intuito de melhorar o relacionamento com os povos não-cristãos.
d) estabelecer uma corporação
para o Sacro Colégio, pois, dessa forma, todas as nações cristãs estariam aí
representadas.
e) estimular a ação das ordens
religiosas em vários setores, principalmente no educacional.
resposta da questão 48:[E]
49. (PUCPR) O Concílio de Trento
(1545-1563), ao lado da ação dos jesuítas e do restabelecimento da Inquisição,
foi de grande importância para o sucesso da Contra-Reforma ou Reforma Católica.
Assinale, sobre o mesmo, a alternativa INCORRETA:
a) Estabeleceu o Index ou lista
de obras que não deviam ser lidas pelos católicos.
b) Declarou que as boas obras são
tão necessárias à salvação quanto a fé.
c) Condenou a crença no
purgatório, concordando nesse ponto com os protestantes.
d) Manteve o celibato clerical.
e) Manteve a supremacia papal
sobre todos os sacerdotes e prelados, sugerindo que a autoridade daquele
transcendia a do próprio concílio da Igreja.
resposta da questão 49:[C]
50. (FGV) "Votos da
Companhia de Jesus. Que os membros consagrarão suas vidas ao constante serviço
de Cristo e do Papa, lutarão sob a bandeira da cruz e servirão ao Senhor e ao
Pontífice romano como vigário de Deus na Terra, de tal forma que executarão
imediatamente e sem vacilação ou escusa tudo que o Pontífice reinante ou seus
sucessores puderem ordenar-lhes para proveito das almas ou para a propagação da
fé, e assim agirão em toda a província aonde forem enviados, entre os turcos ou
quaisquer outros infiéis, na Índia distante, assim como na região dos hereges
cismáticos ou indivíduo de qualquer tipo."
O texto acima está diretamente
vinculado à(s):
a) Querela das Investiduras,
disputa entre a Igreja e os Imperadores Alemães (XI);
b) radicalização da Igreja frente
à ameaça do Cisma do Oriente e à criação da Ordem Jesuítica.
c) decisões do Papa Inocêncio III
(XIII) em constituir os Tribunais de Inquisição;
d) Cruzadas e a imposição da fé
cristã aos infiéis (XI - XIII);
e) decisões do Concílio de Trento
após as Reformas Protestantes (XVI).
resposta da questão 50:[E]
51. (Unicamp) Em um dicionário
histórico, encontramos a seguinte definição:
"Contra-reforma - O termo
abrange tanto a ofensiva ideológica contra o protestantismo quanto os
movimentos de Reforma e reorganização da Igreja Católica, a partir de meados do
século XVI."
(DICIONÁRIO DO
RENASCIMENTO ITALIANO, Zahar Editores, 1988)
Dê as principais características
da Contra-reforma e analise duas delas.
resposta da questão 51:
Movimento criado no
seio da Igreja Católica em resposta à Reforma Protestante.A igreja Católica
Romana convocou o Concílio de Trento estabelecendo entre outras medidas, a
retomada do Tribunal do Santo Ofício (inquisição), a criação do Index Librorum
Prohibitorum, com uma relação de livros proibidos pela igreja e o incentivo à
catequese dos povos do Novo Mundo.
tenho uma pergunta:
ResponderExcluirQuais os tipos de crítica que a sociedade despejava contra a igreja católica??
Este blog está de parabéns !
ResponderExcluirTenho uma duvida,alguém pode me responder?
ResponderExcluirLutero, ao protestar contra os abusos de agentes e enviados do Papa, despertou a atenção de grupos e indivíduos cuja práticas econômicas eram rejeitadas
pelo discurso católico.
Suas criticas e pregações eram radicais e extraíram apoios e demandas radicais .Portanto a Reforma não foi uniforme ,nem definido por um único comentário.Diante do anunciado,qual segmento religioso era contrario e quais medidas tomadas para debater com o Protestantismo?