sábado, 6 de abril de 2013

Depósito de questões



Questões discursivas
PUC-RJ
HISTÓRIA (discursiva)
Prova 2004













Questão 01    


Em meados do século XIX, por meio das leis Eusébio de Queirós (1850) e Nabuco de Araújo (1854), o Estado imperial pôs fim ao tráfico negreiro da África para o Brasil.

a)  Tendo em vista a expansão da lavoura cafeeira, CITE duas alternativas encontradas pelos interessados na atividade cafeeira para garantir o suprimento de mão-de-obra durante as décadas de 1850 e 1860.

Resposta:

 O candidato poderá citar:
- a continuação do tráfico intercontinental de escravos, sob a forma de contrabando, pelo menos até 1856 (e apesar da Lei Nabuco de Araújo, que complementava a Lei de 1850 - Lei Eusébio de Queirós);
- a intensificação do tráfico interno de escravos: a) das áreas de "lavoura tradicional" (açúcar, algodão, tabaco), localizadas no "Norte" do Império (o que hoje denominamos Nordeste) para as áreas de "lavoura nova" (a lavoura cafeeira), localizada no "Sul" (hoje, o Sudeste); e/ou b) no interior da própria área cafeeira, de áreas já decadentes para áreas em expansão, o tráfico intermunicipal);
- a utilização de trabalhadores imigrantes de origem européia, sob o regime de parceria, em continuidade à experiência desenvolvida pelo Senador Vergueiro em sua fazenda em Ibicaba;
- a transferência de escravos das áreas urbanas (em especial da cidade do Rio de Janeiro, a Corte imperial) para as fazendas de café, em decorrência tanto de uma certa liberação de mão-de-obra escrava propiciada pelos "melhoramentos materiais" ("a época de Mauá") quanto de uma política médica favorável à diminuição da presença dos escravos no cenário urbano, em particular nos sobrados patriarcais.
.

b) Considerando que, no ano de 1850, o Estado imperial promulgara a Lei de Terras, estabeleça relações entre Lei de Terras, Imigração Subvencionada e Abolição da Escravatura.




Resposta:
 Ao estabelecer a compra/venda como forma principal de acesso à propriedade territorial, a Lei de Terras impedia o livre acesso tanto dos imigrantes que chegavam ao Império quanto de considerável parcela da população livre e liberta do país à propriedade da terra, obrigando-os à venda de sua força de trabalho. De outro lado, a experiência da imigração subvencionada, a partir dos anos oitenta, por meio da qual ao Estado imperial cabia arcar com os custos de viagem do imigrante para o Império, propiciou quer a ampliação do fluxo de imigrantes quer a sua continuidade. A combinação das duas experiências - a da Lei de Terras e a da Imigração subvencionada - possibilitou a constituição de um conjunto de trabalhadores livres - quer das despesas decorrentes da vinda para o Império, o que lhes garantia o direito de escolher para quem trabalhar, quer da possibilidade de se tornarem proprietários de terras -; estavam criadas as condições para o abandono da escravidão, sobretudo se também se considerada as limitações de natureza quantitativa (apenas 750.000 escravos negros em 1888) que a mesma então representava.














Questão 02    



"É hoje de consenso que a estrutura agrária brasileira, arcaica, não satisfaz às necessidades de nossa expansão econômica. Todos nós que nos batemos pela emancipação econômica brasileira estamos certos de que só podemos alcançar nosso objetivo através da industrialização intensiva."

(Josué de Castro, deputado federal, PTB/PE, década de 1950)

O texto de Josué de Castro exemplifica um posicionamento no intenso debate acerca dos caminhos para o desenvolvimento econômico brasileiro, na década de 1950.

a) Identifique dois elementos da estrutura agrária brasileira, na década de 1950, que permitem classificá-la como arcaica.




Resposta:
1 - Concentração da propriedade da terra, expressa pela grande quantidade de latifúndios pouco ou nada produtivos e por milhares de minifúndios que não permitiam a subsistência familiar.
2 - Práticas mandonistas e autoritárias por parte dos proprietários, cerceadoras e impeditivas ao exercício de direitos civis e sociais dos trabalhadores rurais. O cambão (trabalho obrigatório não pago) assim como o barracão (obrigatoriedade de comprar gêneros no local de venda da fazenda) foram expressões dessas práticas.


b) Explique uma característica do desenvolvimento econômico industrial brasileiro, nesse período.





Resposta: 
A emancipação econômica brasileira era entendida como relacionada à integralização da industrialização no país, isto é, à constituição de um parque industrial que propiciasse a produção de maquinário/ bens de capital. Concebia-se, à época, que o desenvolvimento e a resolução das questões da miséria e do atraso, na cidade e no campo, só se resolveriam através desse impulso industrializante apoiado e alicerçado pelo Estado. O Plano de Metas, idealizado e executado no governo de Juscelino Kubitschek, exemplifica essa estratégia, ao procurar dotar o país de um setor de indústrias pesadas (bens de produção duráveis e bens de capital).










Questão 03    


A Guerra do Vietnã é freqüentemente representada no cinema norte-americano como um "trauma" para aquela sociedade: uma guerra em um país distante, na qual muitos jovens morreram e o país foi derrotado por uma força militar tecnologicamente muito inferior.

a) Relacione o envolvimento norte-americano na Guerra do Vietnã a, pelo menos, dois acontecimentos ocorridos no equilíbrio político da Ásia, após a Segunda Guerra Mundial.






Resposta:
 O governo norte-americano preocupava-se com a expansão do poder comunista pelo sudeste asiático, pois esta colocaria em risco os interesses americanos no Pacífico. Assim sendo, entendia como desestabilizador para o equilíbrio político da Ásia os seguintes acontecimentos ocorridos após o término da 2ª Guerra Mundial:
- a Revolução Chinesa de 1949;
- o fracasso do colonialismo francês na Indochina e o surgimento do Laos, Camboja e de um Vietnã dividido;
- a independência da Indonésia e sua postura neutralista e independente frente ao Estados Unidos e União Soviética;
- a Guerra da Coréia.




b) Indique dois movimentos de resistência ao envolvimento norte-americano na Guerra do Vietnã, ocorridos nos EUA.





Resposta: 
As contínuas baixas de soldados norte-americanos e o alastramento do conflito fortaleceram diversos setores contrários ao desenvolvimento norte-americano no Vietnã. A cobertura da imprensa sobre a participação de tropas norte-americanas em situações de extrema violência (bombardeios de Napalm e o massacre de My Lai) forneceu à sociedade norte-americana imagens e informações que estruturaram diversos focos de oposição - críticas foram feitas pelos próprios meios de comunicação, por segmentos do clero liberal, pelo movimento estudantil (principalmente contra o alistamento), pelo movimento negro e por grupos pacifistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário