Resolução comentada
Questões discursivas
PROVA DISCURSIVA
HISTÓRIA
Questão nº 1
Em 2010, comemora-se o
bicentenário das independências da América Hispânica. Nesse contexto, a Carta
da Jamaica de Símon Bolívar é retomada para avaliar as trajetórias históricas
dos últimos 200 anos e para repensar um programa de união para a América
Latina. Na Carta, Bolívar avalia o impacto dos movimentos de independência e
conclui com um apelo de união aos povos americanos:
“Eu considero o estado atual da
América como quando arruinado o Império Romano. Cada desmembramento formou um sistema
político, conforme os seus interesses e situação. Nós, que (...) não somos
índios, nem europeus, e sim uma meia espécie entre os legítimos proprietários
do país e os usurpadores espanhóis (...), encontramo-nos na situação mais
extraordinária e complicada (...). Já que temos uma origem, uma língua ,
costumes comuns e uma religião deveríamos, consequentemente, ter um só governo
que confederasse os diversos Estados que hão de se formar; mas não é possível
porque climas remotos, situações diversas, interesses opostos, caracteres
diferentes dividem a América”.
Adaptado e traduzido de Símon
Bolívar, Carta de Jamaica – 1815,
in http://www.analitica.com/BITBIBLIO/bolivar/jamaica.asp
Com base no texto de Bolívar e em
seus conhecimentos, faça o que se pede:
a) Caracterize DOIS fatores que contribuíram para a eclosão
simultânea de movimentos de independência na América Hispânica, levando ao seu
desmembramento, conforme lamenta Bolívar.
b) Cite DUAS iniciativas
contemporâneas que buscam concretizar o sonho anunciado por Símon Bolívar de
criar uma maior unidade entre os países da América Latina.
resposta:
O candidato deverá selecionar
dois entre os diversos fatores que contribuíram para a crise do Antigo Sistema
Colonial na América Hispânica.
- O impacto das reformas
Bourbônicas: a abolição do sistema de frotas anuais e do Porto Único na metrópole
intensificou o volume das trocas comerciais dentro do Império Espanhol enquanto
a criação das intendências aumentou a presença de funcionários metropolitanos
na América. Para a população colonial essas reformas se traduziram em aumento
de impostos, restrição do poder dos cabildos e das liberdades municipais, perseguição
às atividades industriais e agrícolas que competissem com a metrópole, e, portanto,
no aumento do descontentamento da elite colonial crioula;
- Os exemplos bem sucedidos da
Independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa: os liberais hispano-americanos
compartilhavam com os revolucionários norte-americanos e franceses a recusa em
seguir leis para as quais não foram consultados, afirmando assim o ideal da
representação política constitucional, da soberania e do auto-governo;
- A influência inglesa: após o
Bloqueio Continental
, o mercado hispano-americano
assumiu uma importância crescente para a exportação da produção industrial
inglesa, intensificando o apoio ao processo de independência;
- A circulação de ideias liberais:
permitiu traduzir a insatisfação da elite crioula com o sistema colonial em
concretos programas de ação revolucionária. A luta pela liberdade política
encontrava sua justificativa no ideal de auto-governo, de igualdade jurídica, de
implantação de um regime de livre-concorrência contra o monopólio comercial, seguindo
o exemplo norte-americano;
- A invasão napoleônica na
Espanha, a deposição forçada do rei Fernando VII e a ascensão de José Bonaparte
ao trono: levaram à organização da resistência contra as novas autoridades
impostas, o que se desdobrou em um movimento liberal constitucionalista e de
independência nacional na Espanha e em uma experiência de auto-governo na América
(com os cabildos abertos revolucionários e as juntas governativas).
b) O candidato poderá citar como
exemplos dessas iniciativas, tanto instrumentos institucionais de integração
regional, quanto políticas e movimentos culturais que buscam essa mesma
integração.
Entre as organizações voltadas
para a integração política e econômica dos países da América Latina, lembramos
o Grupo do Rio, o Mercosul, a OEA (Organização dos Estados Americanos), a Alba (Aliança
Bolivariana) e a UNASUL (União das Nações Sul Americanas).
Entre as iniciativas de caráter
cultural, a criação do Memorial da América Latina (São Paulo), voltado para a
divulgação da arte latino-americana. Quanto às iniciativas políticas, o projeto
de fundar uma identidade americana supranacional (a Grande Pátria de Símon
Bolívar) apresentado nos dis cursos de Hugo Chávez, ou a valorização da
identidade indígena, presente nas propostas de governo de Evo Morales na Bolívia
e de Rafael Correa no Equador, por exemplo.
Questão nº 2
As leis que compõem a legislação
trabalhista, no Brasil, foram implementadas ao longo do século XX, em contextos
políticos específicos:
• Contexto A – instituição da
Jornada de Trabalho de 8 horas diárias e 48 horas semanais (1932);
regulamentação do trabalho feminino e
infantil (1932).
• Contexto B – estabelecimento do
Décimo Terceiro Salário (1962); criação do Estatuto do Trabalhador Rural
(1963).
a) Apresente DUAS características
do Contexto A relacionadas diretamente à criação de leis trabalhistas.
b) Identifique UMA semelhança e
UMA diferença entre o Contexto A e o Contexto B, em relação à política
trabalhista.
resposta:
a) O Contexto A relaciona-se ao
momento imediatamente posterior à Revolução de 1930. A Aliança Liberal que
assumiu o governo com Getúlio Vargas, na presidência, propunha a implantação de
leis sociais trabalhistas como forma de regulamentar o mercado de trabalho e as
relações entre empresários e trabalhadores urbanos. Essa perspectiva respondia
às tensões derivadas do crescimento do movimento operário na Primeira República.
Imediatamente após a Revolução foi criado o Ministério do Trabalho, da
Indústria e do Comércio, organismo do primeiro escalão governamental, para regulamentar
e fiscalizar as relações de trabalho.
Nesse contexto, foi decretada uma
nova legislação sindical, em 1931, sob a gestão do ministro Lindolpho Collor. A
nova lei tinha como objetivo geral fazer com que as organizações sindicais de empresários
e trabalhadores se tornassem órgãos de colaboração do Estado, colocando em
prática um modelo sindical corporativista.
b) O Contexto A relaciona-se ao
Governo Vargas, em mo mento imediatamente posterior à Revolução de 1930; o
Contexto B relaciona-se ao Governo João Goulart. Semelhança – os dois governos
deram ênfase aos direitos sociais trabalhistas.
Diferenças – a legislação
trabalhista, no Contexto A, atingiu exclusivamente os trabalhadores urbanos e
no contexto B ampliou o leque para os trabalhadores rurais; no Contexto A, a
legislação foi decretada pelo Poder Executivo, já que o Congresso não estava em
atividade, e no Contexto B, a legislação foi debatida e aprovada pelo Congresso
Nacional.
Questão nº 3
No cartaz de propaganda
norte-americano “Aliados quebrando a cruz gamada” (1945), os braços simbolizam
países que se aliaram na Segunda Guerra Mundial contra as forças do Eixo.
ENDERS, A.; FERREIRA, M.; e
FRANCO, R. (coords.). História em curso: da Antiguidade à Globalização. SP: Editora
do Brasil; RJ: Fundação Getúlio Vargas, 2008, p. 319
a) Identifique TRÊS países representados
no cartaz e explique UM motivo que propiciou a constituição dessa aliança.
b) Caracterize DUAS ações que
permitiram às potências aliadas assegurar a organização da paz após a Guerra.
resposta:
a) Os países representados no
cartaz são União Soviética (URSS), Estados Unidos (EUA), Reino Unido e França. Os
quatro países foram Aliados durante a II Guerra Mundial para fazer frente aos
regimes nazi-fascistas representados pelos países do Eixo: Alemanha, Itália e
Japão.
b) São exemplos de ações que
permitiram às potências aliadas assegurar a paz após a Guerra:
- criação da Organização das
Nações Unidas (ONU);
- divisão do território alemão em
quatro zonas de ocupação controladas por estes países aliados, até 1949;
- o Plano de Recuparação da
Europa (Plano Marshall);
- a desnazificação da Alemanha e
da Áustria;
- organização da nova ordem
econômica mundial, com a criação do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional
(FMI).
Nenhum comentário:
Postar um comentário