domingo, 7 de abril de 2013

Resolução comentada (PUC-RIO: 2011)



Resolução comentada
Questões discursivas 
PROVA DISCURSIVA
HISTÓRIA
 

Questão nº 1
Em 2010, comemora-se o bicentenário das independências da América Hispânica. Nesse contexto, a Carta da Jamaica de Símon Bolívar é retomada para avaliar as trajetórias históricas dos últimos 200 anos e para repensar um programa de união para a América Latina. Na Carta, Bolívar avalia o impacto dos movimentos de independência e conclui com um apelo de união aos povos americanos:
“Eu considero o estado atual da América como quando arruinado o Império Romano. Cada desmembramento formou um sistema político, conforme os seus interesses e situação. Nós, que (...) não somos índios, nem europeus, e sim uma meia espécie entre os legítimos proprietários do país e os usurpadores espanhóis (...), encontramo-nos na situação mais extraordinária e complicada (...). Já que temos uma origem, uma língua , costumes comuns e uma religião deveríamos, consequentemente, ter um só governo que confederasse os diversos Estados que hão de se formar; mas não é possível porque climas remotos, situações diversas, interesses opostos, caracteres diferentes dividem a América”.
Adaptado e traduzido de Símon Bolívar, Carta de Jamaica – 1815, in  http://www.analitica.com/BITBIBLIO/bolivar/jamaica.asp

Com base no texto de Bolívar e em seus conhecimentos, faça o que se pede:
a) Caracterize  DOIS fatores que contribuíram para a eclosão simultânea de movimentos de independência na América Hispânica, levando ao seu desmembramento, conforme lamenta Bolívar.

b) Cite DUAS iniciativas contemporâneas que buscam concretizar o sonho anunciado por Símon Bolívar de criar uma maior unidade entre os países da América Latina.



resposta:

O candidato deverá selecionar dois entre os diversos fatores que contribuíram para a crise do Antigo Sistema Colonial na América Hispânica.
- O impacto das reformas Bourbônicas: a abolição do sistema de frotas anuais e do Porto Único na metrópole intensificou o volume das trocas comerciais dentro do Império Espanhol enquanto a criação das intendências aumentou a presença de funcionários metropolitanos na América. Para a população colonial essas reformas se traduziram em aumento de impostos, restrição do poder dos cabildos e das liberdades municipais, perseguição às atividades industriais e agrícolas que competissem com a metrópole, e, portanto, no aumento do descontentamento da elite colonial crioula;
- Os exemplos bem sucedidos da Independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa: os liberais hispano-americanos compartilhavam com os revolucionários norte-americanos e franceses a recusa em seguir leis para as quais não foram consultados, afirmando assim o ideal da representação política constitucional, da soberania e do auto-governo;
- A influência inglesa: após o Bloqueio Continental
, o mercado hispano-americano assumiu uma importância crescente para a exportação da produção industrial inglesa, intensificando o apoio ao processo de independência;
- A circulação de ideias liberais: permitiu traduzir a insatisfação da elite crioula com o sistema colonial em concretos programas de ação revolucionária. A luta pela liberdade política encontrava sua justificativa no ideal de auto-governo, de igualdade jurídica, de implantação de um regime de livre-concorrência contra o monopólio comercial, seguindo o exemplo norte-americano;
- A invasão napoleônica na Espanha, a deposição forçada do rei Fernando VII e a ascensão de José Bonaparte ao trono: levaram à organização da resistência contra as novas autoridades impostas, o que se desdobrou em um movimento liberal constitucionalista e de independência nacional na Espanha e em uma experiência de auto-governo na América (com os cabildos abertos revolucionários e as juntas governativas).
b) O candidato poderá citar como exemplos dessas iniciativas, tanto instrumentos institucionais de integração regional, quanto políticas e movimentos culturais que buscam essa mesma integração.
Entre as organizações voltadas para a integração política e econômica dos países da América Latina, lembramos o Grupo do Rio, o Mercosul, a OEA (Organização dos Estados Americanos), a Alba (Aliança Bolivariana) e a UNASUL (União das Nações Sul Americanas).
Entre as iniciativas de caráter cultural, a criação do Memorial da América Latina (São Paulo), voltado para a divulgação da arte latino-americana. Quanto às iniciativas políticas, o projeto de fundar uma identidade americana supranacional (a Grande Pátria de Símon Bolívar) apresentado nos dis cursos de Hugo Chávez, ou a valorização da identidade indígena, presente nas propostas de governo de Evo Morales na Bolívia e de Rafael Correa no Equador, por exemplo.
 






Questão nº 2
As leis que compõem a legislação trabalhista, no Brasil, foram implementadas ao longo do século XX, em contextos políticos específicos:
• Contexto A – instituição da Jornada de Trabalho de 8 horas diárias e 48 horas semanais (1932); regulamentação do trabalho  feminino e infantil (1932).
• Contexto B – estabelecimento do Décimo Terceiro Salário (1962); criação do Estatuto do Trabalhador Rural (1963).

a) Apresente DUAS características do Contexto A relacionadas diretamente à criação de leis trabalhistas.

b) Identifique UMA semelhança e UMA diferença entre o Contexto A e o Contexto B, em relação à política trabalhista.


resposta:
 

a) O Contexto A relaciona-se ao momento imediatamente posterior à Revolução de 1930. A Aliança Liberal que assumiu o governo com Getúlio Vargas, na presidência, propunha a implantação de leis sociais trabalhistas como forma de regulamentar o mercado de trabalho e as relações entre empresários e trabalhadores urbanos. Essa perspectiva respondia às tensões derivadas do crescimento do movimento operário na Primeira República. Imediatamente após a Revolução foi criado o Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio, organismo do primeiro escalão governamental, para regulamentar e fiscalizar as relações de trabalho.
Nesse contexto, foi decretada uma nova legislação sindical, em 1931, sob a gestão do ministro Lindolpho Collor. A nova lei tinha como objetivo geral fazer com que as organizações sindicais de empresários e trabalhadores se tornassem órgãos de colaboração do Estado, colocando em prática um modelo sindical corporativista.


b) O Contexto A relaciona-se ao Governo Vargas, em mo mento imediatamente posterior à Revolução de 1930; o Contexto B relaciona-se ao Governo João Goulart. Semelhança – os dois governos deram ênfase aos direitos sociais trabalhistas.
Diferenças – a legislação trabalhista, no Contexto A, atingiu exclusivamente os trabalhadores urbanos e no contexto B ampliou o leque para os trabalhadores rurais; no Contexto A, a legislação foi decretada pelo Poder Executivo, já que o Congresso não estava em atividade, e no Contexto B, a legislação foi debatida e aprovada pelo Congresso Nacional.






Questão nº 3


No cartaz de propaganda norte-americano “Aliados quebrando a cruz gamada” (1945), os braços simbolizam países que se aliaram na Segunda Guerra Mundial contra as forças do Eixo.
ENDERS, A.; FERREIRA, M.; e FRANCO, R. (coords.). História em curso: da Antiguidade à Globalização. SP: Editora do Brasil; RJ: Fundação Getúlio Vargas, 2008, p. 319
a) Identifique TRÊS países representados no cartaz e explique UM motivo que propiciou a constituição dessa aliança.
b) Caracterize DUAS ações que permitiram às potências aliadas assegurar a organização da paz após a Guerra.



resposta:

 

a) Os países representados no cartaz são União Soviética (URSS), Estados Unidos (EUA), Reino Unido e França. Os quatro países foram Aliados durante a II Guerra Mundial para fazer frente aos regimes nazi-fascistas representados pelos países do Eixo: Alemanha, Itália e Japão.


b) São exemplos de ações que permitiram às potências aliadas assegurar a paz após a Guerra:
- criação da Organização das Nações Unidas (ONU);
- divisão do território alemão em quatro zonas de ocupação controladas por estes países aliados, até 1949;
- o Plano de Recuparação da Europa (Plano Marshall);
- a desnazificação da Alemanha e da Áustria;
- organização da nova ordem econômica mundial, com a criação do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

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