domingo, 7 de abril de 2013

Resolução comentada (PUC-Rio 2012/2)



Resolução comentada
PUC-Rio (2012/2)
Questões discursivas 
HISTÓRIA

 

Questão 4

“Até 1924 houve uma preocupação com a renovação estética. Modernizar significava incorporar o Brasil ao “concerto das nações cultas”, isto é, incorporar a parte ao todo universal, de forma imediata. Em 1924, houve um redirecionamento do Modernismo, com a publicação do Manifesto do Pau-Brasil, de Oswald de Andrade. Nesse momento, passou-se a exigir que o processo de modernização não fosse mais feito de forma imediata, pela simples adoção de linguagens artísticas modernas, mas que ele dependia da afirmação de traços nacionais da cultura brasileira.”

(Eduardo Jardim. Entrevista. Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 7, n. 77, fevereiro 2012, p. 38)



A “crise dos anos 20” ou “crise da Primeira República” foi um período de críticas à ordem política e social vigente e de reflexões sobre a identidade nacional brasileira. O movimento artístico e literário modernista, no Brasil, foi uma das expressões da crise dos anos 20.

a) Identifique Uma proposta do modernismo brasileiro, justificando sua relação com a crise dos anos 20.



b) Caracterize outro movimento que foi expressão da crise dos anos 20.






resposta:

a) O modernismo brasileiro teve como característica principal a preocupação com a afirmação da especificidade e da singularidade cultural brasileira, assim compreendida como uma busca por uma identidade nacional. Essa perspectiva impregnou o ambiente político e intelectual da época, que se caracterizou pela demanda por um governo adequado à “realidade nacional”, assim como pela formulação de projetos para a reordenação social e a incorporação do “povo”. Nesses termos, a formulação modernista foi um paradigma, nos anos 20, para os projetos de transformação da sociedade e do Estado oligárquico.



b) A crise dos anos 20 se expressou através dos projetos formulados por vários movimentos sociais, entre os quais:

- o tenentismo, liderado por jovens oficiais do Exército descontentes com os interesses particularistas das oligarquias estaduais;

- o movimento dos educadores, preocupado com a constituição de um sistema escolar brasileiro e com a formulação de novas práticas educacionais;

- o movimento dos higienistas, que investiu na criação de órgãos públicos para a promoção do saneamento e da saúde pública;

- o movimento operário, organizado através de sindicatos para a reivindicação da promulgação de leis de proteção ao trabalho.





Questão 5

“Entre 1985 e 1991, a União Soviética, tentando enfrentar desafios internos e externos que se acumulavam, passou por um período de profundas turbulências [...]. O sistema não poderia continuar como estava, todos concordavam, mas foi difícil definir e trilhar caminhos que levassem à superação dos problemas. Diante dos impasses, num jogo político cerrado e exacerbado por tensões crescentes, a segunda superpotência mundial desintegrou-se”.

(REIS, Daniel Aarão,As revoluções russas e o socialismo soviético. p.135)


a) Cite uma iniciativa do governo da extinta União Soviética para enfrentar a crise mencionada no texto.



b) Identifique Um desdobramento decorrente da desintegração da “segunda superpotência mundial” e o relacione à nova ordem mundial que surgiu ao final do século passado



resposta:

a) O período mencionado no trecho selecionado corresponde ao governo de Mikhail Gorbatchov. Ao substituir Konstantin Tchernenko como secretário geral do Partido Comunista, Gorbachov assumiu a direção de fato da segunda grande potência mundial. No entanto, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas vivia um período de grandes dificuldades. O gasto militar em uma impopular guerra no Afeganistão estava gerando um deficit orçamentário grave, a queda do preço do petróleo diminuiu a entrada de receitas do país dificultando a importação de alimentos, a burocracia do Estado e do partido comunista dificultavam a circulação de idéias. Com o intuito de recuperar a economia soviética das deficiências apresentadas nos últimos anos, Gorbatchov programou uma série de reformas. Entre as mais conhecidas estão a Perestroika (reconstrução econômica) e a Glasnost (transparência política).

A Perestroika foi concebida para introduzir um novo dinamismo na economia soviética, para alcançar tal objetivo foram introduzidos mecanismos para estimular a livre concorrência (e acabar com o monopólio estatal), desenvolver setores secundários de produção (bens de consumo e serviços não-essenciais) através da iniciativa privada e descentralizar as operações empresariais. No campo, foi estimulado a criação de cooperativas por grupos familiares e arrendamento de terras estatais. A proposta também foi incentivar empresas estrangeiras a atuarem no país.

A Glasnost pretendia criar um novo modelo de gestão para a sociedade socialista soviética e para isso foram propostos programas de desburocratização do Estado, de combate a corrupção e para o aumento a participação política dos cidadãos.


b) Como desdobramentos do fim da União Soviética podemos citar: o surgimento de diversos Estados nacionais que antes faziam parte do arranjo federalista soviético, entre eles poderíamos citar a Ucrânia, a Geórgia, o Cazaquistão etc.; o fim do domínio soviético sobre os países da chamada “cortina de ferro”, como a Polônia, a Romênia, a Hungria etc.; a redefinição da situação de ameaça nuclear com a redução do poder militar da extinta URSS; o ressurgimento da Rússia como Estado nacional não federativo, após um período de transição; uma crise ideológica decorrente do enfraquecimento do socialismo como modelo alternativo à sociedade capitalista.

A crise da URSS levou a uma recomposição do cenário político internacional: as novas nações e mesmo aquelas ligadas à esfera da influência soviética teceram novas alianças e muitas delas caminharam na direção de uma integração com a União Européia. A marca mais importante desse período, no entanto, é a retórica da vitória do capitalismo frente ao socialismo; essa vitória esteve associada a uma nova ordem internacional dominada por apenas uma grande potência. A ascensão de um sistema internacional unipolar marcou o final do século passado e estimulou os governos americanos do período a traçar uma linha de atuação voltada para uma posição unilateral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário