domingo, 7 de abril de 2013

Resolução comentada (PUC-RJ: 2008)



Questões discursivas

PUC-RJ HISTÓRIA

Prova discursiva 2008


 

Questão nº 1
A capa da Revista Ilustrada do ano de 1880 apresenta a ilustração de Ângelo Agostini intitulada Emancipação uma nuvem que não pára de crescer.



a) Explique por que a “nuvem da emancipação” não parava de crescer naquela conjuntura.
b) Com base na ilustração e nos seus conhecimentos, identifique dois argumentos utilizados por uma parcela dos proprietários  de escravos para se oporem ao crescimento da “nuvem da emancipação.




resposta:

a) A “nuvem da emancipação” não parava de crescer naquela conjuntura porque foi a partir da década de 1880 que o movimento abolicionista ganhou força com o surgimento de associações, jornais e o avanço da propaganda construindo uma opinião pública favorável à abolição da escravidão no Brasil. Por outro lado, nesse mesmo momento, intensificaram-se as fugas coletivas e revoltas escravas. Em 1886 atuaram em São Paulo os chamados caifazes libertando os escravos das fazendas. Todos esses fatores contribuíam para o crescimento da “nuvem da emancipação”. No contexto internacional o Brasil figurava como a única nação escravista.



b) Ao longo da década de 1880 apegavam-se à escravidão os proprietários de terras das zonas cafeeiras do Vale do Paraíba. Diante do crescimento do movimento abolicionista os defensores dos interesses escravocratas colocavam-se contra o crescimento da “nuvem da emancipação” argumentando que a abolição feria seu direito de propriedade e que, portanto, deveria ser realizada com indenização. Afirmavam, ainda, que a imediata libertação dos escravos provocaria a perturbação da tranquilidade e segurança pública.






Questão nº 2



Na Argentina, durante o governo Perón (1946-1955), a propaganda política desempenhou um papel fundamental na legitimação e na consolidação do regime. Fotos, retratos, esculturas de Perón e Eva, o escudito, a bandeira, expressões características com o “justicialismo”, “terceira posição”, datas exaltadas pelo regime, composições musicais, discursos do presidente ou de sua esposa, tudo constituía conteúdo simbólico de grande força, no que se referia à sedução das massas.
CAPELATO, Maria Helena R. Multidões em cena. Propaganda política no varguismo e no peronismo. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998, p. 49.

a) Retire da imagem acima um elemento que explicite práticas, conceitos e idéias veiculadas durante o governo Perón (1946-1955) na Argentina.

b) Identifique duas características semelhantes entre o governo Perón na Argentina (1946-1955) e o governo do Estado Novo de Vargas no Brasil (1937-1945).






resposta:

a) O aluno poderá retirar um entre os elementos a seguir: 

- a imagem de Perón que aparece em destaque ressaltando seu papel de líder da nação, representante do povo e dos trabalhadores; 
- o destaque para a figura feminina representando a justiça, os poderes da república e o respeito à constituição argentina;     
- a presença de trabalhadores destacando-os como o principal grupo social de sustentação do regime; 
- estes elementos procuravam marcar a identidade do regime ressaltando a relação do líder com as massas, a substituição da idéia de “democracia liberal” pela de “democracia social” e a substituição da identidade individual própria do liberalismo pela identidade nacional coletiva correspondente à idéia da “sociedade unida e harmônica”, guiada pelo líder, condutor das massas.



b) O aluno poderá identificar duas entre as características a seguir: 
- o uso da propaganda política inspirada nas experiências européias do nazismo e do fascismo; 
- o apelo às massas como legitimadoras do regime; 
- a criação de mecanismos de controle social que procuravam impedir a expressão de conflitos e manifestações de oposição ao regime; 
- a identificação entre Estado/líder/povo/nação; 
- a adoção de políticas econômicas nacionalistas; 
- a propagação de imagens, símbolos, datas comemorativas e espetáculos do poder como elementos de legitimacão e divulgação do regime; 
- a constituição de toda uma produção cultural, intelectual e artística destinada a propagar os valores novos dos regimes peronista e varguista.



Questão nº 3

Em 1973, a Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou o texto da Convenção Internacional de Punição e Supressão ao crime do Apartheid. A intenção imediata da convenção era construir uma estrutura legal que possibilitasse aos países membros aplicar sanções para pressionar governos segregacionistas a mudar suas políticas. Considerando a posição da comunidade internacional sobre o tema,



a) explique uma característica do regime de Apartheid;

b) cite um país que, ao longo do século XX, adotava o Apartheid como política pública de Estado.



resposta:

a) O Aluno deverá mencionar que o apartheid negava direitos políticos e sociais a uma parcela majoritária da população negra da África do Sul sob a alegação de sua incapacidade política, sua falta de cultura, civilidade, inferioridade racial, etc. A população não-branca era excluída do governo nacional e não podiam votar exceto em eleições para instituições segregadas que não tinham qualquer poder. Aos negros eram proibidos diversos empregos sendo-lhes também vetado empregar brancos.

Não-brancos não podiam manter negócios ou práticas profissionais em quaisquer áreas designadas somente para brancos. O aluno poderá mencionar também que

Essa proposição é uma forma de dominação que uma minoria exerce o poder excluindo grande parcela da sociedade.



b) O aluno deverá citar como exemplo a África do Sul entre 1948 e 1994.





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