Questões discursivas
PUC-RJ HISTÓRIA
Prova discursiva 2008
Questão nº 1
A capa da Revista Ilustrada
do ano de 1880 apresenta a ilustração de Ângelo Agostini intitulada Emancipação
uma nuvem que não pára de crescer.
a) Explique por que a “nuvem
da emancipação” não parava de crescer naquela conjuntura.
b) Com base na ilustração e
nos seus conhecimentos, identifique dois argumentos utilizados por uma parcela
dos proprietários de escravos para se oporem ao crescimento da “nuvem da
emancipação.
resposta:
a) A “nuvem da emancipação” não
parava de crescer naquela conjuntura porque foi a partir da década de 1880 que
o movimento abolicionista ganhou força com o surgimento de associações, jornais
e o avanço da propaganda construindo uma opinião pública favorável à abolição
da escravidão no Brasil. Por outro lado, nesse mesmo momento, intensificaram-se
as fugas coletivas e revoltas escravas. Em 1886 atuaram em São Paulo os chamados
caifazes libertando os escravos das fazendas. Todos esses fatores contribuíam
para o crescimento da “nuvem da emancipação”. No contexto internacional o
Brasil figurava como a única nação escravista.
b) Ao longo da década de 1880
apegavam-se à escravidão os proprietários de terras das zonas cafeeiras do Vale
do Paraíba. Diante do crescimento do movimento abolicionista os defensores dos
interesses escravocratas colocavam-se contra o crescimento da “nuvem da emancipação”
argumentando que a abolição feria seu direito de propriedade e que, portanto, deveria
ser realizada com indenização. Afirmavam, ainda, que a imediata libertação dos
escravos provocaria a perturbação da tranquilidade e segurança pública.
Questão nº 2
Na Argentina, durante o
governo Perón (1946-1955), a propaganda política desempenhou um papel
fundamental na legitimação e na consolidação do regime. Fotos, retratos,
esculturas de Perón e Eva, o escudito, a bandeira, expressões características
com o “justicialismo”, “terceira posição”, datas exaltadas pelo regime,
composições musicais, discursos do presidente ou de sua esposa, tudo constituía
conteúdo simbólico de grande força, no que se referia à sedução das massas.
CAPELATO, Maria Helena R. Multidões em cena. Propaganda
política no varguismo e no peronismo. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998, p. 49.
a) Retire da imagem acima um
elemento que explicite práticas, conceitos e idéias veiculadas durante o
governo Perón (1946-1955) na Argentina.
b) Identifique duas
características semelhantes entre o governo Perón na Argentina (1946-1955) e o
governo do Estado Novo de Vargas no Brasil (1937-1945).
resposta:
a) O aluno poderá retirar um entre os elementos a seguir:
- a imagem de Perón que aparece em destaque ressaltando seu papel de líder da nação, representante do povo e dos trabalhadores;
- o destaque para a figura feminina representando a justiça, os poderes da república e o respeito à constituição argentina;
- a presença
de trabalhadores destacando-os como o principal grupo social de sustentação do
regime;
- estes elementos procuravam marcar a identidade do regime ressaltando a
relação do líder com as massas, a substituição da idéia de “democracia liberal”
pela de “democracia social” e a substituição da identidade individual própria do
liberalismo pela identidade nacional coletiva correspondente à idéia da “sociedade unida e harmônica”, guiada pelo líder, condutor das
massas.
b) O aluno poderá identificar duas entre as características a seguir:
- o
uso da propaganda política inspirada nas experiências européias do nazismo e do
fascismo;
- o apelo às massas como legitimadoras do regime;
- a criação de mecanismos de controle social que procuravam impedir a expressão de conflitos e manifestações de oposição ao regime;
- o apelo às massas como legitimadoras do regime;
- a criação de mecanismos de controle social que procuravam impedir a expressão de conflitos e manifestações de oposição ao regime;
- a identificação entre Estado/líder/povo/nação;
- a adoção de políticas econômicas nacionalistas;
- a propagação de imagens, símbolos, datas comemorativas e espetáculos do poder como elementos de legitimacão e divulgação do regime;
- a adoção de políticas econômicas nacionalistas;
- a propagação de imagens, símbolos, datas comemorativas e espetáculos do poder como elementos de legitimacão e divulgação do regime;
- a constituição de toda uma produção cultural, intelectual e
artística destinada a propagar os valores novos dos regimes peronista e
varguista.
Questão nº 3
Em 1973, a Assembléia Geral
das Nações Unidas aprovou o texto da Convenção Internacional de Punição e
Supressão ao crime do Apartheid. A intenção imediata da convenção era construir
uma estrutura legal que possibilitasse aos países membros aplicar sanções para
pressionar governos segregacionistas a mudar suas políticas. Considerando a
posição da comunidade internacional sobre o tema,
a) explique uma característica do
regime de Apartheid;
b) cite um país que, ao longo do
século XX, adotava o Apartheid como política pública de Estado.
resposta:
a) O Aluno deverá mencionar que o apartheid negava direitos políticos e
sociais a uma parcela majoritária da população negra da África do Sul sob a
alegação de sua incapacidade política, sua falta de cultura, civilidade, inferioridade
racial, etc. A população não-branca era excluída do governo nacional e não
podiam votar exceto em eleições para instituições segregadas que não tinham
qualquer poder. Aos negros eram proibidos diversos empregos sendo-lhes também
vetado empregar brancos.
Não-brancos não podiam manter negócios ou práticas profissionais em
quaisquer áreas designadas somente para brancos. O aluno poderá mencionar
também que
Essa proposição é uma forma de dominação que uma minoria exerce o poder
excluindo grande parcela da sociedade.
b) O aluno deverá citar como exemplo a África do Sul entre 1948 e 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário