HISTÓRIA – DISCURSIVA
Resolução comentada
Questões discursivas
PUC-Rio
2007
Questão 01
A desagregação da ordem
escravista ocorreu de modo diverso no Império do Brasil e nos Estados Unidos da
América, no decorrer da segunda metade do século XIX.
a) Tendo como referência os seus
conhecimentos e a charge reproduzida abaixo, caracterize uma diferença entre
escravistas, emancipacionistas e abolicionistas no Império do Brasil, nas duas
últimas décadas da escravidão.
b) No caso dos EUA, a extinção da
escravidão ocorreu em condições históricas marcadamente diferentes daquelas
verificadas na sociedade imperial brasileira.
Descreva essas condições.
resposta:
a) Emancipacionistas e
abolicionistas diferenciaram-se dos escravistas por terem
promovido a defesa do fim da escravidão. Tal debate ocorreu, entre outros espaços sociais, na Câmara dos Deputados, em função da elaboração das leis editadas a
partir de 1871, e, de forma expressiva, na imprensa, como
é exemplificado pela charge da Revista Ilustrada, de 1887. A mesma permite
identificar algum
as diferenças entre
emancipacionistas e abolicionistas. Os primeiros
defenderam o fim da escravidão pela via jurídico-parlamentar nos
limites da ordem política então vigente, sem
maiores preocupações com a posterior integração do ex-escravo na nova condição
de trabalhador livre. Alguns
emancipacionistas defenderam a imigração européia
subvencionada pelo Estado para a resolução da questão da mão de
obra. Já os abolicionistas entenderam o fim da
escravidão como uma mudança cujas implicações afetariam o
próprio exercício da cidadania, o que os levou a desenvolver reflexões no sentido de adequar o ex-escravo às novas
condições devida. Houve, inclusive, abolicionistas que
estimularam as fugas coletivas de escravos, com o
objetivo de apressar o que parecia se arrastar no âmbito da
decisão parlamentar.
b) No caso dos Estados Unidos, o fim
da escravidão esteve associado à Guerra de Secessão (1861-65) e às divergências, por vezes
irreconciliáveis, no âmbito do debate político-parlamentar, entre escravistas e abolicionistas. A eleição de
Abraham Lincoln e a vitória dos Estados do norte, no confronto militar então instaurado, selaram a extinção do
escravismo nos quadros de uma sangrenta
guerra civil.
Questão 02
“Até aqui, era um fato elementar (...) que a Europa dominava
o mundo com toda a superioridade de sua grande e antiga civilização. Sua influência e seu prestígio irradiavam, desde
séculos, até as extremidades da terra (...) Quando se pensa nas conseqüências da Grande Guerra (1914 - 1918), que agora
finda, pode-se perguntar se a estrela da Europa não perdeu seu brilho, e se o conflito do qual ela tanto padeceu não
iniciou para ela uma crise vital que anunciava a decadência.”
(Texto adaptado de A. Demangeon. O declínio da Europa, pp. 13-14)
Para os que viveram a Primeira Grande Guerra (1914 - 1918), tal
conflito veio a representar o fim de uma época. Para alguns, iniciavam-se tempos sombrios e de decadência; para outros, era
o alvorecer de mudanças há muito projetadas.
a) Identifique um acontecimento que expresse a idéia central do
texto acima transcrito, explicando-o.
b) Na sociedade brasileira, durante os anos vinte do século
passado, diferentes acontecimentos projetaram mudanças
econômicas, políticas e culturais na ordem vigente. Identifique
duas dessas manifestações.
resposta:
a) Entre os efeitos e significados
da Primeira Guerra Mundial para as sociedades
européias destaca-se, como mencionado no texto, a crise, de
diversas naturezas, que se manifestou a partir de 1918-1919,
traduzida pela metáfora de que a estrela da
Europa havia perdido seu brilho. As dimensões dessa crise se materializaram em variados acontecimentos e
transformações, tais como:
- a desorganização da economia e
das finanças européias, em paralelo à projeção norte-americana; o aumento das críticas e
revisões quanto aos valores do liberalismopolítico, em paralelo ao
surgimento e proliferação de projetos autoritários e totalitários
de governo;
- a difusão internacional do comunismo; o
debate, nos meios intelectuais e artísticos, sobre as
mudanças em curso, fosse elo viés da tematização da
decadência, fosse pela tematização da modernidade em curso.
b) Entre as mudanças que afetaram a
sociedade brasileira, na década de 1920, podemos
identificar: as manifestações de grupos operários
contra as instituições do Estado oligárquico; as revoltas tenentistas, entre 1922 e 1927; as mobilizações de intelectuais e artistas associadas
à discussão sobre cultura moderna, exemplificadas, entre outros acontecimentos, pela
Semana de Arte Moderna de 1922; o aumento das
divergências entre as facções políticas oligárquicas.
Questão 03
Os documentos acima expressam a
nova forma de relação entre os EUA e a América Latina, conhecida como “Política
da Boa Vizinhança”. Tendo estes
documentos como referência, assim como as informações que você possui a
respeito:
a) Apresente duas características da
Política da Boa Vizinhança.
b) Identifique dois elementos que
exemplifiquem as novas formas de comportamento na sociedade brasileira, sobretudo
no meio urbano, nos anos de 30 e 40 do
século passado
resposta:
a) O candidato deverá apresentar
duas entre as características a seguir, relacionadas
à Política de Boa Vizinhança, implementada pelo
presidente Franklin Roosevelt: o interesse dos EUA em
vender mais os seus produtos no Brasil, bem como na
América Latina; a preocupação por parte dos EUA com a influência cada vez maior da Alemanha, da Itália e do
Japão na América Latina; o empenho dos EUA em promover a substituição da noção de dominação pela força (intervenção militar), pela noção de
reciprocidade entre os países; o incentivo por parte dos EUA à cooperação entre
os países americanos através da concessão de
empréstimos (foi nesse contexto que o governo brasileiro
obteve empréstimo para a construção da usina siderúrgica
de Volta Redonda); o incentivo às importações de
produtos latino-americanos, por exemplo.
b) O candidato deverá identificar
elementos relacionados à divulgação e penetração do
modo de vida norte-americano no cotidiano dos
brasileiros através do rádio, do cinema, das revistas e no
incentivo ao consumo de produtos norte-americanos, tais
como:
- o consumo do refrigerante Coca-Cola, lâmpadas
Edison, calça cow-boy, tinta líquida Parker, enlatados
Swift, eletrodomésticos GE; a divulgação dos personagens, no papel de promotores da "boa vizinhança", como
o Pato Donald, por exemplo, das histórias em quadrinhos do
Walt Disney, a criação do personagem, o papagaio, Zé
Carioca pelos estúdios do Walt Disney;
- a leitura de revistas como Seleções;
- artistas, como Ginger Rogers e Clark Gable, faziam
propaganda associando o sucesso de
Hollywood a marcas de cigarros, sabonetes, lâminas de
barbear, ent re outros;
- a realização de filmes
como Você já foi à Bahia?, de 1944 com Aurora Miranda e o Pato
Donald;
- a artista Carmen Miranda, por exemplo, que fazia shows divulgando nos EUA um tipo de música brasileira e as boas relações
entre os dois países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário