sábado, 6 de abril de 2013

Resolução comentada (PUC-Rio: 2007)



HISTÓRIA – DISCURSIVA

Resolução comentada
Questões discursivas
PUC-Rio
2007

 









Questão 01




A desagregação da ordem escravista ocorreu de modo diverso no Império do Brasil e nos Estados Unidos da América, no decorrer da segunda metade do século XIX.

a) Tendo como referência os seus conhecimentos e a charge reproduzida abaixo, caracterize uma diferença entre escravistas, emancipacionistas e abolicionistas no Império do Brasil, nas duas últimas décadas da escravidão.



b) No caso dos EUA, a extinção da escravidão ocorreu em condições históricas marcadamente diferentes daquelas verificadas na sociedade imperial brasileira. Descreva essas condições.






resposta:

a) Emancipacionistas e abolicionistas diferenciaram-se dos escravistas por terem promovido a defesa do fim da escravidão. Tal debate ocorreu, entre outros espaços sociais, na Câmara dos Deputados, em função da elaboração das leis editadas a partir de 1871, e, de forma expressiva, na imprensa, como é exemplificado pela charge da Revista Ilustrada, de 1887. A mesma permite identificar algum
as diferenças entre emancipacionistas e abolicionistas. Os primeiros defenderam o fim da escravidão pela via jurídico-parlamentar nos limites da ordem política então vigente, sem maiores preocupações com a posterior integração do ex-escravo na nova condição de trabalhador livre. Alguns emancipacionistas defenderam a imigração européia subvencionada pelo Estado para a resolução da questão da mão de obra. Já os abolicionistas entenderam o fim da escravidão como uma mudança cujas implicações afetariam o próprio exercício da cidadania, o que os levou a desenvolver reflexões no sentido de adequar o ex-escravo às novas condições devida. Houve, inclusive, abolicionistas que estimularam as fugas coletivas de escravos, com o objetivo de apressar o que parecia se arrastar no âmbito da decisão parlamentar.



b) No caso dos Estados Unidos, o fim da escravidão esteve associado à Guerra de Secessão (1861-65) e às divergências, por vezes irreconciliáveis, no âmbito do debate político-parlamentar, entre escravistas e abolicionistas. A eleição de Abraham Lincoln e a vitória dos Estados do norte, no confronto militar então instaurado, selaram a extinção do escravismo nos quadros de uma sangrenta guerra civil.

 






  

Questão 02


“Até aqui, era um fato elementar (...) que a Europa dominava o mundo com toda a superioridade de sua grande e antiga civilização. Sua influência e seu prestígio irradiavam, desde séculos, até as extremidades da terra (...) Quando se pensa nas conseqüências da Grande Guerra (1914 - 1918), que agora finda, pode-se perguntar se a estrela da Europa não perdeu seu brilho, e se o conflito do qual ela tanto padeceu não iniciou para ela uma crise vital que anunciava a decadência.”
(Texto adaptado de A. Demangeon. O declínio da Europa, pp. 13-14)


Para os que viveram a Primeira Grande Guerra (1914 - 1918), tal conflito veio a representar o fim de uma época. Para alguns, iniciavam-se tempos sombrios e de decadência; para outros, era o alvorecer de mudanças há muito projetadas.
a) Identifique um acontecimento que expresse a idéia central do texto acima transcrito, explicando-o.



b) Na sociedade brasileira, durante os anos vinte do século passado, diferentes acontecimentos projetaram mudanças

econômicas, políticas e culturais na ordem vigente. Identifique duas dessas manifestações.





resposta:

a) Entre os efeitos e significados da Primeira Guerra Mundial para as sociedades européias destaca-se, como mencionado no texto, a crise, de diversas naturezas, que se manifestou a partir de 1918-1919, traduzida pela metáfora de que a estrela da Europa havia perdido seu brilho. As dimensões dessa crise se materializaram em variados acontecimentos e transformações, tais como:
- a desorganização da economia e das finanças européias, em paralelo à projeção norte-americana; o aumento das críticas e revisões quanto aos valores do liberalismopolítico, em paralelo ao surgimento e proliferação de projetos autoritários e totalitários de governo; 
- a difusão internacional do comunismo; o debate, nos meios intelectuais e artísticos, sobre as mudanças em curso, fosse elo viés da tematização da decadência, fosse pela tematização da modernidade em curso.



b) Entre as mudanças que afetaram a sociedade brasileira, na década de 1920, podemos identificar: as manifestações de grupos operários contra as instituições do Estado oligárquico; as revoltas tenentistas, entre 1922 e 1927; as mobilizações de intelectuais e artistas associadas à discussão sobre cultura moderna, exemplificadas, entre outros acontecimentos, pela Semana de Arte Moderna de 1922; o aumento das divergências entre as facções políticas oligárquicas.









Questão 03




Os documentos acima expressam a nova forma de relação entre os EUA e a América Latina, conhecida como “Política da Boa Vizinhança”. Tendo estes documentos como referência, assim como as informações que você possui a respeito:

a) Apresente duas características da Política da Boa Vizinhança.

b) Identifique dois elementos que exemplifiquem as novas formas de comportamento na sociedade brasileira, sobretudo no meio urbano, nos anos de 30 e 40 do século passado






resposta:

a) O candidato deverá apresentar duas entre as características a seguir, relacionadas à Política de Boa Vizinhança, implementada pelo presidente Franklin Roosevelt: o interesse dos EUA em vender mais os seus produtos no Brasil, bem como na América Latina; a preocupação por parte dos EUA com a influência cada vez maior da Alemanha, da Itália e do Japão na América Latina; o empenho dos EUA em promover a substituição da noção de dominação pela força (intervenção militar), pela noção de reciprocidade entre os países; o incentivo por parte dos EUA à cooperação entre os países americanos através da concessão de empréstimos (foi nesse contexto que o governo brasileiro obteve empréstimo para a construção da usina siderúrgica de Volta Redonda); o incentivo às importações de produtos latino-americanos, por exemplo.


b) O candidato deverá identificar elementos relacionados à divulgação e penetração do modo de vida norte-americano no cotidiano dos brasileiros através do rádio, do cinema, das revistas e no incentivo ao consumo de produtos norte-americanos, tais como: 

- o consumo do refrigerante Coca-Cola, lâmpadas Edison, calça cow-boy, tinta líquida Parker, enlatados Swift, eletrodomésticos GE; a divulgação dos personagens, no papel de promotores da "boa vizinhança", como o Pato Donald, por exemplo, das histórias em quadrinhos do Walt Disney, a criação do personagem, o papagaio, Zé Carioca pelos estúdios do Walt Disney; 
- a leitura de revistas como Seleções; 
- artistas, como Ginger Rogers e Clark Gable, faziam propaganda associando o sucesso de Hollywood a marcas de cigarros, sabonetes, lâminas de barbear, ent re outros; 
- a realização de filmes como Você já foi à Bahia?, de 1944 com Aurora Miranda e o Pato Donald; 
- a artista Carmen Miranda, por exemplo, que fazia shows divulgando nos EUA um tipo de música brasileira e as boas relações entre os dois países.

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