Resolução Comentada
PUC-RIO (2010)
PROVA DISCURSIVA
HISTÓRIA
Questão nº 1
Observe a reprodução da gravura
Os reformadores: Wycliffe, Huss,
Lutero, Zwínglio, Calvino, Melanchton, Bucer e Beza
(1886).
http://www.virtualmuseum.ca/Exhibitions/Annodomini/THEME_13/IT/theme-it-13-1-zoom.html
a) A imagem sugere que a
problemática central desses reformadores era o retorno à Bíblia, às Sagradas
Escrituras, traduzidas e consideradas como o único fundamento da fé e da
conduta para todos os seres humanos.
EXPLIQUE um motivo pelo qual a
adoção desse princípio foi uma das causas das reformas religiosas no século XVI.
b) Na imagem, Calvino e Lutero
estão enfileirados em primeiro plano, ressaltando a importância de suas
propostas para a criação de novas igrejas, reformadas, na Época Moderna.
APRESENTE duas diferenças entre o
luteranismo e o calvinismo.
resposta:
a) A gravura faz uma referência
explícita à centralidade da Bíblia, considerada única fonte de autoridade
religiosa e única regra em que o crente deve acreditar. A livre interpretação da
Bíblia eliminava a necessidade e o valor da hierarquia eclesiástica; introduzia
as línguas nacionais nos ofícios religiosos e estimulava a tradução da Bíblia
de modo a torná-la diretamente acessível aos crentes. Assim, o acesso direto ao
texto sagrado convertia se em um forte instrumento de contestação da autoridade
espiritual e temporal da Igreja Católica.
b) As principais diferenças entre
calvinismo e luteranismo eram quanto à doutrina da salvação - o luteranismo
defendia que apenas a fé em Deus salvaria, enquanto o calvinismo acrescentava
de forma explícita a doutrina da predestinação – e quanto à difusão: o
luteranismo se concentrou naqueles países onde recebeu o apoio direto das autoridades
políticas (a nobreza germânica e a monarquia na Dinamarca, Suécia e Noruega), enquanto
os calvinistas penetraram na Escócia (conhecidos como presbiterianos), na
França (huguenotes), e na Inglaterra (puritanos), onde foram perseguidos e imigraram
em grande número para a América. Além disso, o calvinismo se diferenciava do
luteranismo pela sua valorização do trabalho e do enriquecimento material fruto
do empenho honesto, vistos como sinais da salvação, o que lhe rendeu um
explícito apoio da burguesia.
Questão nº 2
A partir da observação do gráfico abaixo, faça o que se pede
a seguir
a) APRESENTE dois fatores que
expliquem o movimento do fluxo de imigrantes no Brasil, entre os anos de 1870 e
1899, representado no gráfico.
b) INDIQUE e EXPLIQUE um fator
que tenha contribuído para o decréscimo da entrada de imigrantes no Brasil no
período de 1930-1949.
resposta:
a) O candidato poderá apresentar
como fatores que explicam o aumento do fluxo de imigrantes ao Brasil entre os
anos de 1870 e 1899:
- o início de uma nova política
imigrantista, de subvenção, a partir de 1870, na qual os governos provincial e imperial
assumiam parte dos custos da vinda de imigrantes;
- a expansão cafeeira e a adesão
de parte dos fazendeiros ao emprego do trabalho imigrante sob o sistema do colonato;-
uma conjuntura marcada pela crise da escravidão n o Brasil na qual o Estado
Imperial colocava em prática a proposta da abolição gradual da escravidão – de
que são exemplos as leis do Ventre Livre (1871) e a dos Sexagenários (1885)
–
impondo-se para os contemporâneos o enfrentamento da questão da mão-de-obra;
- a
abolição da escravidão em 1888;
- a situação de crise econômica vivenciada em
alguns países europeus naquela conjuntura, como, por exemplo, Itália e Espanha,
obrigou um número significativo de camponeses a abandonar suas terras de origem
e buscar oportunidades nas Américas, com o sonho de “fazer a América”.
b) O candidato poderá citar a
queda dos preços do café decorrente da crise mundial iniciada em 1929. A crise do café, o
descontentamento dos imigrantes com as suas condições de vida e de trabalho, tanto
na lavoura como nas cidades; bem como a situação político-econômica do país de
origem são alguns dos fatores que contribuíram para a redução do fluxo de
imigração.
Questão nº 3
Na Alemanha, após a derrubada do
muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989, realizou-se um debate sobre a
possibilidade de transformar a data em festa nacional. A decisão foi um
retumbante não, pois na história da Alemanha a data nem sempre foi motivo de
comemorações: em 9 novembro de 1923 houve o Putsch (golpe) da cervejaria de
Munique, de Hitler; em 9 novembro de 1938, o ataque nazista da Noite dos
Cristais, prelúdio do holocausto.
a) O debate sobre a memória
histórica explicitou dois modelos de Estado nacional experimentados na recente
história da Alemanha: a grande Alemanha nazista e o Estado reunificado pós-comunista.
IDENTIFIQUE e EXPLIQUE uma
diferença entre esses dois sistemas políticos que simbolizam duas faces da
história do século XX.
b) IDENTIFIQUE outros muros que, em
nossa atualidade, tenham sido levantados, separando seres humanos, ideologias, consciências.
resposta:
a) Espera-se que o aluno compare
o Estado nazista e oEstado liberal democrático, identificando e analisando uma
entre as diferenças listadas a seguir. O estado
nazista estruturava-se
(1) na identificação entre o
partido e o Estado;
(2) na equivalência entre a
vontade do Führer e as normas legais;
(3) na anulação da autonomia das
instituições políticas e
(4) no dirigismo econômico, voltado
a sustentar o esforço de guerra e a conquistado “espaço vital”.
Ao passo que o Estado liberal
democrático baseia-se
(1) no pluripartidarismo e em um
sistema representativo de governo;
(2) em um estado de direito que
defende a igualdade perante a lei;
(3) na autonomia e equilíbrio dos
poderes;
(4) bem como no princípio da
livre-competição, conjugado à preocupação do bem-estar social.
b) Os alunos poderão citar dois
ou mais dos exemplos abaixo.
• A separação militar, após a
guerra entre Coréia do Sul e Coréia do Norte, com a divisão do território coreano
por duas cercas paralelas que formam, na década de 1950, a fronteira mais
militarizada do mundo.
• A separação, começada em 1980, entre
Índia e Paquistão por uma cerca de arame farpado que pretende fechar a
fronteira com o Paquistão e deve isolar totalmente os dois países.
• A criação do chamado “Muro de
Belfast”, na Irlanda do Norte: uma cerca de concreto e arame farpado construída
no início dos anos 1970 que divide setores protestantes e católicos.
• A construção de um extenso muro
entre Tijuana, no México, e El Paso, no Texas, na fronteira dos Estados Unidos
com o México, considerado o maior corredor de imigração do mundo.
• O Muro da Cisjordânia, uma
muralha que separa Israel da Cisjordânia, cuja construção está sendo realizada
pelo governo israelense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário