domingo, 7 de abril de 2013

Resolução comentada (PUC-Rio: 2010)



Resolução Comentada
PUC-RIO (2010)
PROVA DISCURSIVA

HISTÓRIA

 
Questão nº 1

Observe a reprodução da gravura

Os reformadores: Wycliffe, Huss, Lutero, Zwínglio, Calvino, Melanchton, Bucer e Beza

(1886).

 



http://www.virtualmuseum.ca/Exhibitions/Annodomini/THEME_13/IT/theme-it-13-1-zoom.html



a) A imagem sugere que a problemática central desses reformadores era o retorno à Bíblia, às Sagradas Escrituras, traduzidas e consideradas como o único fundamento da fé e da conduta para todos os seres humanos.

EXPLIQUE um motivo pelo qual a adoção desse princípio foi uma das causas das reformas religiosas no século XVI.





b) Na imagem, Calvino e Lutero estão enfileirados em primeiro plano, ressaltando a importância de suas propostas para a criação de novas igrejas, reformadas, na Época Moderna.

APRESENTE duas diferenças entre o luteranismo e o calvinismo.



resposta:
 

a) A gravura faz uma referência explícita à centralidade da Bíblia, considerada única fonte de autoridade religiosa e única regra em que o crente deve acreditar. A livre interpretação da Bíblia eliminava a necessidade e o valor da hierarquia eclesiástica; introduzia as línguas nacionais nos ofícios religiosos e estimulava a tradução da Bíblia de modo a torná-la diretamente acessível aos crentes. Assim, o acesso direto ao texto sagrado convertia se em um forte instrumento de contestação da autoridade espiritual e temporal da Igreja Católica.




b) As principais diferenças entre calvinismo e luteranismo eram quanto à doutrina da salvação - o luteranismo defendia que apenas a fé em Deus salvaria, enquanto o calvinismo acrescentava de forma explícita a doutrina da predestinação – e quanto à difusão: o luteranismo se concentrou naqueles países onde recebeu o apoio direto das autoridades políticas (a nobreza germânica e a monarquia na Dinamarca, Suécia e Noruega), enquanto os calvinistas penetraram na Escócia (conhecidos como presbiterianos), na França (huguenotes), e na Inglaterra (puritanos), onde foram perseguidos e imigraram em grande número para a América. Além disso, o calvinismo se diferenciava do luteranismo pela sua valorização do trabalho e do enriquecimento material fruto do empenho honesto, vistos como sinais da salvação, o que lhe rendeu um explícito apoio da burguesia.






Questão nº 2

A partir da observação do gráfico abaixo, faça o que se pede a seguir





a) APRESENTE dois fatores que expliquem o movimento do fluxo de imigrantes no Brasil, entre os anos de 1870 e 1899, representado no gráfico.

b) INDIQUE e EXPLIQUE um fator que tenha contribuído para o decréscimo da entrada de imigrantes no Brasil no período de 1930-1949.




resposta:




a) O candidato poderá apresentar como fatores que explicam o aumento do fluxo de imigrantes ao Brasil entre os anos de 1870 e 1899:

- o início de uma nova política imigrantista, de subvenção, a partir de 1870, na qual os governos provincial e imperial assumiam parte dos custos da vinda de imigrantes;

- a expansão cafeeira e a adesão de parte dos fazendeiros ao emprego do trabalho imigrante sob o sistema do colonato;- uma conjuntura marcada pela crise da escravidão n o Brasil na qual o Estado Imperial colocava em prática a proposta da abolição gradual da escravidão – de que são exemplos as leis do Ventre Livre (1871) e a dos Sexagenários (1885) 
– impondo-se para os contemporâneos o enfrentamento da questão da mão-de-obra; 
- a abolição da escravidão em 1888; 
- a situação de crise econômica vivenciada em alguns países europeus naquela conjuntura, como, por exemplo, Itália e Espanha, obrigou um número significativo de camponeses a abandonar suas terras de origem e buscar oportunidades nas Américas, com o sonho de “fazer a América”.


b) O candidato poderá citar a queda dos preços do café decorrente da crise mundial iniciada em 1929. A crise do café, o descontentamento dos imigrantes com as suas condições de vida e de trabalho, tanto na lavoura como nas cidades; bem como a situação político-econômica do país de origem são alguns dos fatores que contribuíram para a redução do fluxo de imigração.



Questão nº 3

Na Alemanha, após a derrubada do muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989, realizou-se um debate sobre a possibilidade de transformar a data em festa nacional. A decisão foi um retumbante não, pois na história da Alemanha a data nem sempre foi motivo de comemorações: em 9 novembro de 1923 houve o Putsch (golpe) da cervejaria de Munique, de Hitler; em 9 novembro de 1938, o ataque nazista da Noite dos Cristais, prelúdio do holocausto.

a) O debate sobre a memória histórica explicitou dois modelos de Estado nacional experimentados na recente história da Alemanha: a grande Alemanha nazista e o Estado reunificado pós-comunista.

IDENTIFIQUE e EXPLIQUE uma diferença entre esses dois sistemas políticos que simbolizam duas faces da história do século XX.



b) IDENTIFIQUE outros muros que, em nossa atualidade, tenham sido levantados, separando seres humanos, ideologias, consciências.



resposta:





a) Espera-se que o aluno compare o Estado nazista e oEstado liberal democrático, identificando e analisando uma entre as diferenças listadas a seguir. O estado

nazista estruturava-se

(1) na identificação entre o partido e o Estado;

(2) na equivalência entre a vontade do Führer e as normas legais;

(3) na anulação da autonomia das instituições políticas e

(4) no dirigismo econômico, voltado a sustentar o esforço de guerra e a conquistado “espaço vital”.

Ao passo que o Estado liberal democrático baseia-se

(1) no pluripartidarismo e em um sistema representativo de governo;

(2) em um estado de direito que defende a igualdade perante a lei;

(3) na autonomia e equilíbrio dos poderes;

(4) bem como no princípio da livre-competição, conjugado à preocupação do bem-estar social.



b) Os alunos poderão citar dois ou mais dos exemplos abaixo.

• A separação militar, após a guerra entre Coréia do Sul e Coréia do Norte, com a divisão do território coreano por duas cercas paralelas que formam, na década de 1950, a fronteira mais militarizada do mundo.

• A separação, começada em 1980, entre Índia e Paquistão por uma cerca de arame farpado que pretende fechar a fronteira com o Paquistão e deve isolar totalmente os dois países.

• A criação do chamado “Muro de Belfast”, na Irlanda do Norte: uma cerca de concreto e arame farpado construída no início dos anos 1970 que divide setores protestantes e católicos.

• A construção de um extenso muro entre Tijuana, no México, e El Paso, no Texas, na fronteira dos Estados Unidos com o México, considerado o maior corredor de imigração do mundo.

• O Muro da Cisjordânia, uma muralha que separa Israel da Cisjordânia, cuja construção está sendo realizada pelo governo israelense.



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