sábado, 13 de abril de 2013

Confira a correção da avaliação de História (Prova 2 – Segunda Chamada)




Correção da avaliação de História - Primeiro Bimestre


(Prova 2 – Segunda Chamada)
Avaliação de História (Segunda chamada)





Primeiro Ano

1. (PITÁGORAS) "Em 1492, a expansão europeia atingia a América. Em 1498, os europeus chegaram também às tão ambicionadas Índias. Tais descobrimentos situaram-se dentro do mesmo movimento do expansionismo europeu ocidental. As ocupações, porém, das regiões das Índias Orientais e das Índias Ocidentais foram inteiramente diferentes: no Oriente a simples conquista era suficiente; no Ocidente, era outra a condição de incorporação dos territórios atingidos.



Identifique entre os fatores abaixo, aqueles que se constituíram condições para a expansão marítima no século XV.



I - a escassez de metais preciosos na Europa devido ao fato das minas estarem exauridas.

II - a revolução verde que contribuiu para o aumento da produção agrícola e a queda dos preços dos produtos.

III - a falta de mão-de-obra e o aumento dos salários dos trabalhadores.

IV - o apoio da Igreja católica enfraquecida com a Reforma Protestante e interessada na conquista de novos adeptos.



São CORRETAS as afirmativas



A) I e II, apenas.

B) I e III, apenas.

C) II e IV, apenas.

D) I, III e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.



resposta: [D]



2. (CNDL) Leia os versos da canção.




(...)

Olhe a nossa história

Os nossos ancestrais

O Brasil colonial não era igual a Portugal

A raiz do meu país era multirracial

Tinha Índio, Branco Amarelo, Preto

Nascemos da mistura, então por que preconceito?

Barrigas cresceram

O tempo passou...

Nasceram brasileiros cada um com sua cor

Uns com pele clara outros, mais escura

Mas todos viemos da mesma mistura

Então presta atenção nessa sua babaquice

Pois como eu já disse

Racismo é burrice

Dê a ignorância um ponto final

Faça uma lavagem cerebral.



(Gabriel, o Pensador, Lavagem Cerebral, 1993)


A letra da música de Gabriel, o pensador faz referência a ideia de um Brasil multirracial. Podemos entender esse termo como:



a) um fenômeno fruto do processo de miscigenação que tem origem, ainda no período colonial, a partir da fusão de negros, índios e brancos.

b) um processo de curta duração iniciado no final do século XVIII com as idéias iluministas e o fim do sistema colonial.

c) a mistura de culturas, com predomínio da visão de mundo dos europeus, principalmente, escandinavos.

d) uma mera expressão do racismo, uma vez que o Brasil, historicamente, sempre foi dividido em raças que viviam harmoniosamente.

e) demonstram claramente que no Brasil sempre vivemos num clima de democracia racial.



resposta:[A]



3. (PITÁGORAS) “No Domingo, ou dias de festas, tão numerosos que absorvem mais de cem dias no ano, os escravos são dispensados de trabalhar para seus senhores e podem descansar ou trabalhar para si próprios. Em cada fazenda existe um pedaço de terra que lhes é entregue, cuja extensão varia de acordo com o número de escravos, cada um dos quais cultiva como quer ou pode. Dessa maneira, não somente o escravo consegue, com o produto do seu trabalho, uma alimentação sadia e suficiente, mas ainda, muitas vezes, chega a vendê-lo vantajosamente”.

(Fonte:Johann-Moritz Rugendas. Viagem pitoresca através do Brasil. São Paulo: Martins-EDUSP, 1972. P. 140)



O trecho do documento é da época do Brasil Colônia e se refere

A) ao trabalho escravo nas fazendas de café do Oeste Paulista.

B) às condições de trabalho do escravo nos engenhos. 

C) ao cotidiano do escravo no sertão nordestino e campos do sul.

D) à vida dos escravos nas fazendas e áreas de mineração do sudeste.

E) à situação do trabalho escravo nas fazendas de gado.





resposta: [B]



4. (PITÁGORAS) Observe a charge abaixo.
Fonte: NOVAES, Carlos E. LOBO, César. História do Brasil para principiantes. São Paulo: Ática. 2003, p. 27.



INTERPRETE, dentro do contexto histórico do Brasil colonial, o problema retratado pela charge.






resposta: 
O contexto histórico do Brasil colonial diz respeito à implantação do sistem de Governo Geral pela Coroa Portuguesa em 1548 com o objetivo de centralizar a administração colonial em virtude do fracasso das Capitanias Hereditárias que devido à diversos fatores acabaram fracassando. Esperava-se que o governador geral coordenasse o trabalho das capitanias contribuindo assim para a reversão desse quadro.



5. (PITÁGORAS) Observe a charge e responda:



Fonte: NOVAES, Carlos E. LOBO, César. História do Brasil para principiantes. São Paulo: Ática. 2003, p. 25.

CITE e COMENTE o tratado que marcou a rivalidade entre portugueses e espanhóis.



resposta: 
A rivalidade entre portugueses e espanhóis quanto à posse do Novo Mundo foi solucionada com a assinatura do Tratado de Tordesilhas que estabelecia uma linha imaginária traçada à 370 léguas à oeste das ilhas de Cabo Verde. O território à leste desse meridiano seria destinado à Portugal, enquanto as terras à oeste pertenceriam à Espanha.



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