quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Pra frente, Brasil

Pra frente, Brasil





Pra frente, Brasil
Brasil
1982 ı cor ı 105 min
Direção
Roberto Farias
Roteiro/Guião
Roberto Farias
Reginaldo Faria
Paulo Mendonça
Elenco
Reginaldo Faria
Natália do Valle
Antônio Fagundes
Elizabeth Savalla
Gênero
drama
Idioma
português

Pra frente, Brasil é um filme brasileiro de 1982, do gênero drama, dirigido por Roberto Farias.




Sinopse
Em 1970, em plena época dos anos de chumbo, o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção brasileira de futebol, na Copa do Mundo realizada no México. Enquanto isso, prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas dessa violência.
Jofre é um pacato trabalhador de classe média, casado com Marta, com dois filhos. Miguel, seu irmão, é como ele. Ama Mariana, que tem ligações com a luta armada. Quando Jofre divide um táxi com um militante de esquerda, é confundido com um subversivo pelos Órgãos de repressão. Preso, é submetido a inúmeras sessões de tortura.
Miguel e Marta tentam encontrá-lo. Com o telefone censurado, ele recebe Mariana em casa, ferida, depois de um fracassado assalto a um Banco. É quando ele fica sabendo de uma organização de repressão política, subvencionada por alguns Empresários.
Enquanto isso, depois de muito sofrer, Jofre consegue fugir do local do cativeiro e passa a correr o mais que pode a fim de se distanciar dos seus algozes. Quando acredita no êxito de sua fuga, é alcançado pela Veraneio dos torturadores, que a tudo assistiam e se divertiam. Barreto, o terrível chefe dos torturadores sai do veículo e vai pessoalmente verificar o estrago que seus homens haviam feito no pobre Jofre. Cumprido o dever, retornam ao cativeiro onde, por conta das torturas sofridas, o inocente acaba morrendo ao som dos gols de Brasil x Itália e da marchinha do tricampeonato, "Pra frente, Brasil".




Elenco
Reginaldo Faria .... Jofre
Antônio Fagundes .... Miguel
Natália do Valle .... Marta
Elizabeth Savalla .... Mariana
Carlos Zara .... Dr. Barreto
Cláudio Marzo .... Sarmento
Neuza Amaral
Ivan Cândido
Flávio Migliaccio
Milton Moraes
Luiz Armando Queiroz
Irma Álvarez
Lui Farias
Maurício Faria








Críticas
"Pra Frente, Brasil" é um ótimo filme brasileiro. Realizado por Roberto Farias, responsável também por seu roteiro, o filme procura denunciar as torturas sofridas por presos políticos durante os anos de chumbo da ditadura militar. Procura, ainda, mostrar a alienação e a hipocrisia presentes na sociedade brasileira naquele período.
"Pra Frente, Brasil" apresenta algumas cenas fortes, normais num filme-denúncia que procura mostrar um Brasil mais real, escondido face à força da máquina de propaganda dos órgãos repressores.












Nenhum comentário:

Postar um comentário