sexta-feira, 18 de setembro de 2009

No ritmo do conhecimento

Música e Educação
No ritmo do conhecimento
Pare, veja, pense: êxodo rural ou êxodo da miséria?
Abaixo vemos o mapa das migrações internas brasileiras durante a década de 1970





Migrações urbanas no Brasil

Músicas/intérpretes sugeridos
1) "Fotografia 3 x 4" de Belchior. Belchior, disco Alucinação, Philips.
2) "Apenas um rapaz latino americano", de Belchior (idem).






Objetivos principais

Observar e analisar os conceitos fundamentais referentes à migração de pessoas do meio rural para o meio urbano no Brasil;
Observar e analisar o ponto de vista do migrante e da população da cidade grande ante a origem do primeiro;
Estudar as causas da violência urbana;
Observar problemas na integração do homem com a sociedade, inclusive no plano do relacionamento familiar;
Analisar as interpretações do compositor como leitor de poetas, tais como, Fernando Pessoa e Caetano Veloso, trabalhar paralelamente com os escritos desses dois poetas;
Abordar a questão da Lei da Gravidade de Isaac Newton e compreender - num trabalho conjunto com a área de Literatura - o paralelismo que intenciona o compositor da canção ao fazer uso de uma famosa lei científica, para explicar, de maneira metafórica, a situação dos migrantes do norte do país. É um bom exemplo da distinção entre o pensamento lógico na ciência e o pensamento abstrato na poesia.
Criança Morta - Cândido Portinari



Fotografia 3X4
Belchior
Composição: Belchior



Eu me lembro muito bem do dia em que eu cheguei
Jovem que desce do norte pra cidade grande
Os pés cansados e feridos de andar legua tirana...
E lágrima nos olhos de ler o Pessoa e de ver o verde da cana..
Em cada esquina que eu passavaum guarda me parava, pedia os meus documentos e depois sorria, examinando o três-por-quatro da fotografia
e estranhando o nome do lugar de onde eu vinha.
Pois o que pesa no norte, pela lei da gravidade,
disso Newton já sabia! Cai no sul grande cidade
São Paulo violento, Corre o rio que me engana...
Copacabana, zona norte e os cabares da Lapa onde eu morei
Mesmo vivendo assim, não me esqueci de amar
que o homem é pra mulher e o coração pra gente dar,
mas a mulher, a mulher que eu amei não pode me seguir não
esses casos de familia e de dinheiro eu nunca entendi bem
Veloso o sol não é tao bonito pra quem vemdo norte e vai viver na rua
A noite fria me ensinou a amar mais o meu dia
e pela dor eu descobri o poder da alegria
e a certeza de que tenho coisas novascoisas novas pra dizer
a minha história é ... talvez é talvez igual a tua, jovem que desceu do norte
que no sul viveu na rua
e que ficou desnorteado, como é comum no seu tempo
e que ficou desapontado, como é comum no seu tempo
e que ficou apaixonado e violento como, como você
Eu sou como você. Eu sou como você. Eu sou como você
que me ouve agora. Eu sou como você. Como Você.


















Apenas um Rapaz Latino-Americano
Belchior
Composição: Belchior



Eu sou apenas um rapaz
Latino-Americano
Sem dinheiro no banco
Sem parentes importantes
E vindo do interior...
Mas trago, de cabeça
Uma canção do rádio
Em que um antigo
Compositor baiano
Me dizia
Tudo é divino
Tudo é maravilhoso...(2x)
Tenho ouvido muitos discos
Conversado com pessoas
Caminhado meu caminho
Papo, som, dentro da noite
E não tenho um amigo sequer
Que ainda acredite nisso
Não, tudo muda!
E com toda razão...
Eu sou apenas um rapaz
Latino-Americano
Sem dinheiro no banco
Sem parentes importantes
E vindo do interior...
Mas sei
Que tudo é proibido
Aliás, eu queria dizer
Que tudo é permitido
Até beijar você
No escuro do cinema
Quando ninguém nos vê...(2x)
Não me peça que eu lhe faça
Uma canção como se deve
Correta, branca, suave
Muito limpa, muito leve
Sons, palavras, são navalhas
E eu não posso cantar como convém
Sem querer ferir ninguém...
Mas não se preocupe meu amigo
Com os horrores que eu lhe digo
Isso é somente uma canção
A vida realmente é diferente
Quer dizer!A vida é muito pior...
E eu sou apenas um rapaz
Latino-Americano
Sem dinheiro no banco
Por favor
Não saque a arma no "saloon"
Eu sou apenas o cantor...
Mas se depois de cantar
Você ainda quiser me atirar
Mate-me logo!
À tarde, às três
Que à noite
Tenho um compromisso
E não posso faltar
Por causa de vocês...(2x)
Eu sou apenas um rapaz
Latino-Americano
Sem dinheiro no banco
Sem parentes importantes
E vindo do interior
Mas sei que nada é divino
Nada, nada é maravilhoso
Nada, nada é sagrado
Nada, nada é misterioso, não...
Na na na na na na na na.
















Migrações internas no Brasil

As migrações internas no Brasil acontecem principalmente por motivos econômicos e desastres ecológicos.
Um exemplo de migração foi aquela devido às secas que assolaram o Nordeste brasileiro na década de 1960, que fizeram com que milhares de pessoas abandonassem suas casas no sertão brasileiro por falta de alternativa agrícola e políticas sociais na região.
Outro exemplo histórico foi a migração de nordestinos para a região Norte do Brasil no fim do século XIX. Isto se deu por dois motivos: o início do Ciclo da Borracha e a grande seca que assolou a região Nordeste.
Destaca-se também a movimentação de imigrantes nordestinos e sulistas em busca de uma vida melhor na Região Sudeste do País, único pólo industrial brasileiro na década de 1970.



Cenário atual
No presente, o Nordeste vêm revertendo o quadro migratório, sendo a modernização das suas grandes metrópoles e o incentivo fiscal que o Governo de alguns Estados oferece, os responsáveis pela atração de indústrias à região.



Nenhum comentário:

Postar um comentário