segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Belle de jour
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Belle de Jour (br: A Bela da Tarde) é um filme francês de 1967, do gênero drama, dirigido por Luis Buñuel, e com roteiro baseado na obra de Joseph Kossel.






Sinopse

Séverine (
Catherine Deneuve) é a lindíssima mulher do doutor Pierre (Jean Sorel), uma burguesia de classe, que lida com a sua sexualidade reprimida (possivelmente resultado de experiências traumáticas na infância) da forma mais original: torna-se numa prostituta de luxo no bordel de Madame Anais (Geneviève Page), depois de ter tomado conhecimento do mesmo através de Henri Husson (Michel Piccoli), o amigo do seu marido (com uma obsessão doentia por sexo) que a repulsa de tal forma que é ocasionalmente alvo das suas fantasias sexuais. Problemas perturbam a vida íntima de Séverine e Pierre. Ele é médico e não tem filhos com a bela mulher que ama, mas que sente distante. Ela sonha, mas não pode contar seus sonhos, que são alimentados pelos relatos do gozador Husson e de sua amante sobre certos prostíbulos. Devido às exigências do seu horário de trabalho - das 14h às 17h - ela adopta o nome de "Belle de Jour". Por outro lado, Husson surge como o contraponto perfeito de Séverine, como o homem sincero relativamente às suas fantasias e perfeitamente descarado quanto às suas intenções e obsessões sexuais.








Segundo Catherine Deneuve, "'A Bela da Tarde' é um filme que ficou maior com o tempo. Foi bem quando lançado, mas só mais tarde se tornou um filme mítico, quase cult. E aquele personagem se tornou uma espécie de símbolo, uma estranha heroína. E, porque a interpretei, pessoas fizeram deduções a meu respeito."


Sobre o filme
O filme causou escândalo quando da sua estreia. Luis Buñuel é completamente inclemente na forma como nos apresenta esta história, e ataca os impecáveis costumes burgueses. A primeira cena apresenta uma fantasia de Séverine, onde esta é chicoteada e abusada sexualmente a mando do marido. Atualmente, numa época em que os limites do cinema são mais largos, o poder escandaloso das imagens é menor, mas o seu desconforto permanece intacto, representando a acidez do humor de Buñuel em detrimento da mera exploração da sexualidade. E não é só dessa vertente sexual que vive Belle de Jour, sendo que o realizador espanhol não resiste em conjugar essa temática com a dimensão religiosa: há uma delirante cena em que Séverine é abordada por um homem para reencenar um velório, e tal cena é construída quase como uma forma de comparação com uma fantasia de um cliente do bordel. Desde o seu famoso primeiro curta-metragem,
Un Chien Andalou, Buñuel abordou essas temáticas sem medo e sem pudor.

Elenco
Catherine Deneuve ....Séverine Serizy
Jean Sorel .... Pierre Serizy
Michel Piccoli .... Henri Husson
Geniviève Page .... Madame Anaïs
Pierre Clémenti .... Marcel
Françoise Fabian .... Charlotte
Macha Méril .... Renée
Muni .... Pallas
Maria Latour .... Mathilde
Francisco Rabal .... Hyppolite

A Bela da Tarde (Belle de Jour) 1967

A história de Séverine (Catherine Deneuve), jovem rica e infeliz que procura um discreto bordel para realizar suas fantasias sexuais e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário