sábado, 26 de setembro de 2009

Ray - A afirmação de um negro na sociedade americana do século XX

O roteiro segue duas linhas narrativas ao mesmo tempo. Enquanto em flashbacks são mostradas cenas da infância do artista, há um outro sequencial que vai mostrando ele já na fase adulta se aventurando como músico. Evidentemente o rumo do filme é linear, como toda biografia cinematográfica que siga os padrões convencionais do gênero, apesar desses eventuais flashbacks que acabam incomodando um pouco uma vez que quebram constantemente o ritmo do filme e deixam a sequência principal um tanto quanto fragmentada.
Nesses flashbacks são mostrados a difícil vida do garoto negro sulista que acaba sendo acometido por um grande trauma de infância (e que no filme esse trauma acaba influenciando decisivamente a vida do músico, a ponto dele ter certas alucinações estapafúrdias e bastante difíceis de terem veracidade). O diretor Hackford inclusive acerta ao fazer a grande interseção entre as duas linhas narrativas no momento certo, onde algumas dúvidas são eliminadas. Já no tempo cronológico principal acompanhamos a difícil realidade que Charles teve ao tentar a carreira sendo cego e quase sempre enganado. Depois, acompanhamos seu crescente sucesso até se tornar uma figura exponencial na música internacional, sem se deixar de abordar os seus problemas com drogas, seu casamento problemático e suas experiências extra-conjugais.

Ray Charles no auge de sua carreira.


Assista abaixo um grande sucesso da carreira de Ray Charles




Recorde outro grande sucesso de Ray Charles




Ray Charles no final da carreira.

Ao trazer à baila a história de Ray Charles, o filme proporciona grandes contribuições para o estudo do indivíduo, da sociedade e do seu desenvolvimento, principalmente na racista sociedade norte-americana do século passado.
Ray Charles, nasceu no seio das classes menos favorecida do Sul dos Estados Unidos, no estada da Georgia. Órfão de pai e criado pela mãe que se desdobrava para sustentá-lo, sofreu uma traumática perda por ocasião da morte acidental do irmão mais novo que afogou-se numa bacia cheia de água, fato que fez com Ray se culpabiliza-se pelo restante de sua vida, e como desgraça pouca é bobagem, ainda menino começou a gradativamente perder a visão até ficar totalmente cego.
Como pode-se imaginar a vida de um jovem pobre, negre e cego numa sociedade racista e preconceituosa não foi nada fácil e Ray Charles teve que trilhar um árduo caminho cheio de perigos e armadilhas para conseguir realizar parte de suas ambições.
Capa de um dos álbuns de Ray Charles.
Seu grande talento para a música proporcionou-lhe começar uma trajetória em busca do sucesso. Superou diversas barreiras para que ele homem pobre, negro e cego fosse aceito na sociedade, escrevendo em sua biografia uma verdadeira uma lição de vida e de sobrevivência.
Ray enfrentou as discriminações da sociedade em diversos momentos de sua vida, à exemplo, quando entrou num ônibus e o motorista se recusava levá-lo pelo fato dele ser negro e cego, outro episódio interessante e relatado no filme ocorre quando o dono do primeiro bar que ele cantou o chamava de negro, nos pagamentos que recebia costumeiramente tentavam enganá-lo, ou seja, várias foram as situações impostas pela preconceituosa sociedade norte-americana durante a trajetória de Ray Charles.


A sociedade capitalista já no século passadoem procurava moldar o indivíduo de acordo com os bens materiais que o mesmo possuía e a posição ocupada por ele na tecitura social. Nesse período o processo de luta de classes já estava em ebulição, os negros se mobilizavam para lutar pelos seus direitos e pela efetiva inclusão na sociedade. Outro episódio interessante relatado na película em questão ocorreu quando da recusa de Ray em se apresentar numa cidade onde os negros estavam impedidos de comparecer ao seu show numa clara demonstração de racismo das autoridades locais, essa atitude de Ray Charles repercutiu positivamente para o movimento de afirmação dos direitos dos negros norte-americanos. Ray recebe um pedido de desculpas do Estado que reconhece que sua atitute contribuiu decisivamente para alterar a visão da sociedade de seu país em relação aos negros e passar a encará-los com cidadãos, entretanto sabemos que inumeras lutas de importantes lideranças negras tais com Martin Luther King e Malcon X foram fundamentais.


O filme nos permite acompanhar não só a trajetória de Ray Charles que superou seus límites e enfrentou diversos preconceitos para se afirmar enquanto cidadão e exercer efetivamente seus direitos. Atualmente vemos o desenrolar de um novo tempo, a ascenção de Barack Obama, um presidente da República de ascendência negra, inaugura uma expectativa bastante positiva não apenas para a sociedade norte-america, mas para todo o planeta, onde possamos respeitar nossas diferenças e possamos construir um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário