quarta-feira, 2 de setembro de 2009

CINE HISTÓRIA
Cold Mountain
(Cold Mountain)
ano de lançamento ( Inglaterra ) : 2003
direção:
Anthony Minghella
atores:
Jude Law , Nicole Kidman , Renée Zellweger , Eileen Atkins , Brendan Gleeson
duração: 02 h 35 min
sinopse

Após o término da Guerra Civil Americana, o soldado Inman Balis (Jude Law) inicia o percurso para retornar à sua casa, na vila de Cold Mountain. Lá está à sua espera Ada (Nicole Kidman), sua namorada, que luta para administrar uma grande fazenda após a morte de seu pai. Para ajudá-la na tarefa chega Ruby (Renée Zellweger), enviada por sua vizinha Sally (Kathy Baker), que cria uma grande amizade com Ada. No caminho de volta Inman encontra diversos outros soldados, feridos como ele, com quem divide suas experiências da guerra.




Resenha do filme
portal terra

Cold Mountain carrega na dor para mostrar Guerra Civil
Divulgação
Cena do filmeCold Mountain foi um dos filmes mais aguardados do ano de 2003, mas o público talvez o ache um pouco carregado demais na dor. O trabalho mantém-se fiel ao espírito do romance de Charles Frazier que o inspirou, sobre a Guerra Civil americana, fazendo um retrato sombrio e muitas vezes deprimente da selvageria e traição humanas.
O roteirista e diretor Anthony Minghella (O Paciente Inglês e O Talentoso Ripley construiu um épico intimista que, embora tenha um tom um pouco cerebral, visa claramente traduzir para o cinema a visão de Frazier sobre a esperança humana em meio à brutalidade da guerra.
Como fez em O Paciente Inglês, Minghella criou um filme de guerra que pode interessar mais às mulheres do que aos homens. O orgulho masculino é visto como erro fatal que conduz a sofrimentos e tragédias inimagináveis, que levarão gerações inteiras para ser superados.
Um elenco sólido retrata muito bem os sulistas interioranos atrasados da época.
Nicole Kidman aparece glamourosa demais para a situação dificílima em que sua personagem se encontra, mas consegue captar os anseios e esperanças de uma mulher que aguarda a volta do homem que ama, um soldado que vai voltar de uma guerra que faz cada vez menos sentido.
Renée Zellweger, indicada ao Oscar 2004 de Melhor Atriz Coadjuvante por este papel, se transforma por completo na personagem de uma mulher do campo corajosa que ajuda e salva a fazendeira aristocrática representada por Kidman, que não sabe o que fazer sozinha.
Jude Law às vezes é um pouco distante, embora manifeste muito bem a exaustão de um soldado e sua determinação de voltar do campo de batalha para casa. Ele também foi indicado ao Oscar, na categoria melhor ator.
Memórias precisasNo romance, Frazier transpôs a Odisséia, de Homero, para o final da Guerra Civil, quando um soldado confederado ferido parte no caminho de volta para sua casa.


Frazier baseou-se em histórias ouvidas de seus antepassados na Carolina do Norte para relatar a viagem de Inman (Jude Law), que sai de um hospital do exército e parte numa viagem longa, atravessando florestas e montanhas repletas de perigos.
Tanto o livro quanto o filme se dividem entre a história da viagem e sobrevivência do soldado e as lutas da mulher que ele deixara em casa.
Inman conheceu Ada (Kidman) pouco antes da guerra começar, de modo que as memórias que eles têm um do outro são poucas, mas preciosas.
O pai de Ada, um pastor (Donald Sutherland), se mudara com a filha para Cold Mountain, onde queria pregar. Mas sua morte repentina deixa a filha, que só aprendera música e francês, sem saber lidar com a fazenda que herdou.
Uma vizinha bondosa (Kathy Bates) envia para ajudá-la uma mulher local cheia de garra chamada Ruby (Zellweger), que, apesar de não ter instrução, é mais durona do que a maioria dos homens e sabe tudo sobre cuidar de uma fazenda.
Inman viaja apenas por trilhas secundárias, enquanto a Guarda Nacional percorre o campo em busca de desertores para executar.
Em suas viagens, o soldado topa com um pastor decadente (Philip Seymour Hoffman), um camponês ignorante (Giovanni Ribisi) que chefia uma família de mundanas, uma jovem viúva (Natalie Portman) vitimada pelos soldados federais soltos, e um anjo da guarda disfarçado de pastora de cabras (Eileen Atkins).
Realismo da carnificinaEnquanto isso, Ada e Ruby são obrigadas a defender-se da Guarda Nacional local, liderada pelo traiçoeiro Teague (Ray Winstone) e seu capanga de longos cabelos loiros, Bosie (Charlie Hunnam).
Elas se surpreendem com a volta para casa do pai de Ruby (Brendan Gleeson), um tocador de rabeca que ela imaginava estar morto mas que retorna como desertor, na companhia de dois outros músicos (Jack White e Ethan Suplee).
Minghella modificou - e em alguns casos melhorou - os episódios descritos no romance, aguçando a conexão emocional entre os amantes separados há tanto tempo e acentuando os perigos de uma terra da qual a guerra roubou a moral e os valores humanos.
As cenas de combate, na parte inicial do filme, e o que vem depois, com moscas pousando sobre pilhas de cadáveres decompostos, transmitem com realismo marcante a carnificina indizível da Guerra Civil.
E tudo isso contrasta com as memórias que Inman tem do início da guerra, três anos antes, quando os jovens de Cold Mountain saudavam seu começo com entusiasmo.
A equipe de produção, que inclui o diretor de fotografia John Seale, o editor Walter Murch, a figurinista Ann Roth (auxiliada por Carlo Poggioli) e o designer de produção Dante Ferretti, fez um trabalho belíssimo ao recriar na zona rural da Romênia a beleza agreste e assustadora da comunidade de Cold Mountain, nas montanhas Blue Ridge, e toda região selvagem atravessada por Inman.
A música melancólica criada por Gabriel Yared, inspirada em canções folclóricas da época, parece ser uma parte integrante do filme.
Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário