segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Jeans, o uniforme do seculo XX



A partir da década de 1990, com o fim do bloco socialista, a circulação mundial de bens e serviços tornou-se muito mais ampla, pois muitos países socialistas que somente faziam comércio entre si passaram a integrar o mercado global.
Hoje, várias pessoas em todo o mundo mantêm hábitos de consumo semelhantes, como beber refrigerantes das mesmas marcas, alimentar-se nas mesmas redes de lanchonetes e restaurantes, assistir aos mesmos filmes e programas de televisão ou vestir o mesmo tipo de roupas.
A calça jeans, por exemplo, é usada em muitos países do mundo.

A calça jeans foi criada por volta de 1850, quando o jovem Robert Levis Strauss, que vendia lona para fazer toldos e tendas utilizadas em carroças nos Estados Unidos, resolveu atender aos pedidos dos mineradores norte-americanos, que queriam roupas mais resitentes para o trabalho pesado. Levis, então, resolveu pedir a um alfaiate para produzir uma calça com um pedaçço de lona. Assim nasceu uma roupa universal, o uniforme do século XX.



A peça de vestuário comum às pessoas que aparecem nas fotos é a calça jeans. Apesar de estarem em países diferentes, as pessoas se vestem de maneira semelhante, uma vez que a calça jeans é considerada uma peça do vestuário considera universal.




Estudantes brasileiras usando jeans, Cuiabá-Mato Grosso, Brasil, 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário