domingo, 20 de abril de 2014

Roteiro de estudos: Renascimento e Humanismo

Saiba mais sobre o Renascimento Cultural





Orientação de estudos: O Renascimento Cultural

Lista de questões - História Geral
Renascimento Cultural

1. (UPE 2013) 

O quadro O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, é uma das grandes realizações da arte renascentista. 

Sobre essa obra e seu contexto histórico, assinale a alternativa CORRETA. 
a) A temática pagã da obra, baseada na mitologia greco-romana, constituiu-se numa ousadia que destoava do restante da produção artística do Renascimento. 
b) A nudez representada no quadro também aparece em obras de outros artistas da época, como Michelangelo. 
c) Botticelli, personagem símbolo do ideal humanista, também foi arquiteto, engenheiro, músico e poeta.
d) O nascimento de Vênus, assim como a Última Ceia de Da Vinci, é uma pintura de temática bíblica. 

e) Botticelli destacou-se por sua produção em escultura. 

Resposta da questão 1: [B] 

Comentário da questão:
Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, ou Sandro Botticelli, pintor e retratista do Renascimento, participou da pintura da Capela Sistina juntamente com Michelangelo. Ele foi protegido pela família dos Médicis e do monge beneditino Girolamo Savonarola. 
A temática pagã, presente do quadro e do Cristianismo, é frequente nas obras do Renascimento. Botticelli, um dos maiores pintores do período, foi exclusivamente um pintor, diferentemente de outros expoentes da época, como Leonardo da Vinci, com trabalhos e estudos em diversas áreas, como Anatomia, Arquitetura, Engenharia e obras em Esculturas. 


2. (Unicamp 2013) Alexandre von Humboldt (1769-1859) foi um cientista que analisou o processo das descobertas marítimas do século XVI, classificando-o como um avanço científico ímpar. A descoberta do Novo Mundo foi marcante porque os trabalhos realizados para conhecer sua geografia tiveram incontestável influência no aperfeiçoamento dos mapas e nos métodos astronômicos para determinar a posição dos lugares. Humboldt constatou a importância das viagens imputando-lhes valor científico e histórico. 


(Adaptado de H. B. Domingues, “Viagens científicas: descobrimento e colonização no Brasil no século XIX”, em Alda Heizer e Antonio A. Passos Videira, Ciência, Civilização e Império nos trópicos. Rio de Janeiro: Acess Editora, 2001, p. 59.) 


Assinale a alternativa correta. 
a) O tema dos descobrimentos relaciona-se ao estudo da inferioridade da natureza americana, que justificava a exploração colonial e o trabalho compulsório. 
b) Humboldt retoma o marco histórico dos descobrimentos e das viagens marítimas e reconhece suas contribuições para a expansão do conhecimento científico. 
c) Os conhecimentos anteriores às proposições de Galileu foram preservados nos mapas, métodos astronômicos e conhecimentos geográficos do mundo resultantes dos descobrimentos. 
d) Os descobrimentos tiveram grande repercussão no mundo contemporâneo por estabelecer os parâmetros religiosos e sociais com os quais se explica o processo da independência nas Américas

Resposta da questão 2: [B] 
Comentário da questão:
A questão requer a leitura atenta do texto, sendo que a alternativa correta repete as mesmas ideias já expressas ali. De fato, Humbold salienta a importância das navegações e dos descobrimentos para a ampliação do conhecimento humano em vários campos, como a Geografia, a Astronomia e também as ciências naturais. 



4. (Unicamp 2012) De uma forma inteiramente inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma nova forma de entender a realidade. Magia e ciência, poesia e filosofia misturavam-se e auxiliavam-se, numa sociedade atravessada por inquietações religiosas e por exigências práticas de todo gênero. 

(Adaptado de Eugenio Garin, Ciência e vida civil no Renascimento italiano. São Paulo: Ed. Unesp, 1994, p. 11.) 

Sobre o tema, é correto afirmar que: 
a) O pensamento humanista implicava a total recusa da existência de Deus nas artes e na ciência, o que libertava o homem para conhecer a natureza e a sociedade. 
b) A mistura de conhecimentos das mais diferentes origens - como a magia e a ciência - levou a uma instabilidade imprevisível, que lançou a Europa numa onda de obscurantismo que apenas o Iluminismo pôde reverter. 
c) As transformações artísticas e políticas do Renascimento incluíram a inspiração nos ideais da Antiguidade Clássica na pintura, na arquitetura e na escultura. 
d) As inquietações religiosas vividas principalmente ao longo do século XVI culminaram nas Reformas Calvinista, Luterana, Anglicana e finalmente no movimento da Contrarreforma, que defendeu a fé protestante contra seus inimigos. 





Resposta da questão 3: [C] 

Comentário da questão:

Apesar de cristãos, os humanistas se preocuparam em compreender o ser humano a partir de novas perspectivas, definidas pelo racionalismo, valorizando o individualismo. A ideia básica de Renascimento Cultural está associada ao resgate da cultura clássica, Greco-romana. No século XVI, o movimento de Reforma Religiosa, denominada de protestante, incorpora elementos originados com o Renascimento, destacando-se a visão crítica de mundo e o próprio individualismo, sendo que os reformadores foram combatidos pela Igreja Católica com maior vigor a partir da contrarreforma.



4. (Uftm 2012) Leia a definição de renascença. 
1. Ato ou efeito de renascer; renascimento 
2. Qualquer movimento caracterizado pela ideia de renovação, de restauração; retorno 
3. Nova vida, nova existência. 
(Dicionário Houaiss da língua portuguesa) 
O termo “renascença” é utilizado para caracterizar a arte, no mundo ocidental, entre os séculos XIV e XVI. A escolha do termo pode ser explicada 
a) pelo fato de a produção artística ocidental nascer, de fato, neste período. 
b) pela revalorização de ideais estéticos vigentes na Antiguidade Clássica. 
c) pela renovação da pintura, fruto da difusão dos ideais protestantes. 
d) pelo contato com a arte africana, descoberta graças às viagens 
marítimas. 
e) pelo fim da política do mecenato, que financiava a recuperação 
das obras de arte. 

Resposta da questão 4: [B] 

Comentário da questão:

Para os homens que viveram esse período e participaram ativamente da produção cultural, o medievo havia sido um período de trevas e a Europa renascia, resgatando os valores da cultura clássica, greco-romana.

5. (Espm 2012) Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma de movimento, tão preciso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais. 
(Willian Shakespeare. Hamlet) 

Pois o Senhor reinará na terra com seus santos, como dizem as escrituras, e nela terá sua Igreja, na qual nenhum mal penetrará, 
afastada e pura de toda a mancha do mal. A Igreja se revelará então com grande clareza, dignidade e justiça. Então não haverá prazer em enganar, em mentir, em ocultar o lobo sob a pele da ovelha. 

(Santo Agostinho. A Cidade de Deus) 

Os textos permitem constatar o contraste de diferentes concepções entre a renascença e a mentalidade medieval. A alternativa que apresenta o contraste que os textos revelam é: 

a) humanismo X laicismo; 
b) individualismo X coletivismo; 
c) antropocentrismo X teocentrismo; 
d) hedonismo X misticismo; 
e) naturalismo X dogmatismo. 

Resposta da questão 5: [C] 
Comentário da questão:
A questão estabelece como correta os dois conceitos fundamentais de cada um dos períodos históricos, a Idade Média onde se desenvolveu o teocentrismo, devido à forte influência da Igreja Católica, como instrumentos de contenção dos conflitos sociais, enquanto no período da Renascença, Idade Moderna, o conceito fundamental é o antropocentrismo, colocando o homem como o centro da preocupação e do novo paradigma cultural, social e econômico. 


6. (G1 - ifsp 2011) Entre os séculos XIV e XVI, ricas cidades dedicavam-se ao comércio internacional (principalmente de especiarias).Exemplos disso são as cidades europeias de Florença e Roma (sede do Papado),que atraíram dezenas de artistas e homens cultos em busca da antiguidade clássica como fonte de inspiração. Trata-se do período do Renascimento Cultural. 

Assinale a alternativa que contém os elementos por meio dos quais 
podemos identificar o Renascimento: 


a) Antropocentrismo – Otimismo – Razão – Espírito investigativo  Leonardo da Vinci. 
b) Teocentrismo – Igreja – Hedonismo-Pessimismo  Michelangelo. 
c) Mecenato Fé – Inquisição Antropocentrismo  Aristóteles. 
d) Medievalismo  Vassalos-Racionalismo – Espírito dedutivo Camões. 
e) Classicismo – Mecenas – Teologia – Espírito científico – Galileu. 


Resposta da questão 6:[A]
Comentário da questão
É necessário conhecer as características básicas do Renascimento Cultural e alguns de seus maiores expoentes. Retomando a cultura clássica Greco romana, o renascimento valorizou o Homem, o antropocentrismo, o racionalismo, o individualismo, o otimismo e o hedonismo, negando e se contrapondo as características da cultura medieval, julgando a Idade Média, como a “Idade das Trevas”. 
Portanto, todos os elementos vinculados à cultura religiosa são descartados, como a Inquisição, a Fé ou a teologia. Isso não significa que os renascentistas eram ateus ou que negavam a religião. 



7. (Ufrgs 2011) A partir da impressão em metal, concebida pelo alemão Gutenberg, começam a multiplicar-se os textos e obras literárias. A esse respeito, considere as seguintes afirmações. 

I. A imprensa permitiu a difusão da Bíblia em línguas vernaculares, 
reduzindo o papel desempenhado pelo clero. 
II. Na obra Don Quijote de La Mancha, Miguel de Cervantes criou uma sátira aos ideais da cavalaria medieval. 
III. Luís Vaz de Camões, em sua obra Os Lusíadas, inspirada na viagem de Vasco da Gama, narra os feitos marítimos portugueses. 

Quais estão corretas? 
a) Apenas I. 
b) Apenas II. 
c) Apenas III. 
d) Apenas I e II. 
e) I, II e III

Resposta da questão 7: [E] 
 Comentário da questão:
A Reforma Protestante pregava a leitura vernacular da Bíblia e de outros escritos religiosos em detrimento da leitura ortodoxa da Igreja. Cervantes foi um autor renascentista, portanto, crítico das 
manifestações de origem medieval, assim como Camões, renascentista português que escreveu sobre a expansão marítima lusitana.


8. (UFJF 2012) As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realidade que se estruturou entre os séculos XVI e XVIII.




Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, responda ao que se pede:

a) Que processo histórico pode ser identificado pelas referências acima?
b) Cite e analise uma característica desse novo modo de conceber o conhecimento.
c) Explique o impacto desse novo modo de conceber o conhecimento sobre os dogmas religiosos vigentes na época.
  
resposta da questão 8:
 a) Revolução Científica. Também serão aceitos: renascimento científico, renascimento da ciência moderna. O Renascimento Científico pode ser enquadrado no contexto do Renascimento Cultural que, ao contrário do senso comum, não deve ser vinculado apenas à arte, mas a toda produção cultural guiada pelo racionalismo, espírito crítico, antropocentrismo e humanismo.
b) O estudante poderá destacar, dentre outras: o racionalismo, empirismo, o antropocentrismo, a experimentação, a observação. O racionalismo se contrapõe ao dogmatismo (a crença em verdades absolutas e universais), dessa forma está associado ao senso crítico e a possibilidade de levantar e discutir novas hipóteses em todos os campos do saber. O antropocentrismo não deve ser percebido apenas como “o homem no centro”, representa a preocupação em entender e, nesse sentido, em dar importância ao ser humano.
c) O estudante poderá destacar, dentre outros: o choque entre as concepções teocêntricas e da Igreja Católica e as baseadas no empirismo e no racionalismo. Também será considerada a identificação das reações que este processo produziu na Igreja, a exemplo do acirramento das perseguições aos adeptos desta nova forma de pensar e da condenação de diversas obras de intelectuais da época. Além de obras condenadas, diversos intelectuais foram condenados e executados na fogueira, destacando-se como principais exemplos Giordano Bruno e Galileu Galilei (que para fugir à condenação negou suas teorias).  

9. (Uerj 2011) 


As diversas manifestações da cultura renascentista na Europa ocidental, entre os séculos XIV e XVI, estiveram relacionadas à criação de novos valores e práticas sociais que se confrontaram com aqueles da sociedade medieval.
Cite dois aspectos da cultura renascentista que justifiquem a sua importância para o início dos Tempos Modernos.

resposta da questão 9:
Comentário da questão:
Entre os séculos XIV e XVI, um conjunto de transformações econômicas, sociopolíticas e culturais contribuiu para a desestruturação dos valores da sociedade medieval no Ocidente europeu. O Renascimento, como movimento filosófico e artístico, e as ideias humanistas integraram esse conjunto de mudanças, viabilizando a difusão de determinadas práticas e valores culturais associados ao surgimento de tempos novos, então denominados de modernos. Destacam-se, como características da cultura renascentista, simbolizadoras desses novos tempos, os seguintes aspectos:
• a valorização do indivíduo, traduzida na proliferação de retratos de famílias, em cenas da vida privada, como no quadro "O casal Arnolfini", de Jan Van Eyck, simbolizando a expansão dos valores burgueses;
• o aprimoramento de novas técnicas de pintura, baseadas na perspectiva matemática e no uso do "claro/escuro", na busca de representações mais realistas do mundo;
• a crítica ao teocentrismo e a difusão do humanismo, na forma da valorização da liberdade individual, da razão e do conhecimento baseado na observação da natureza.


10. (ENEM 2011) Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.

SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.

O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre

a) fé e misticismo.
b) ciência e arte.
c) cultura e comércio.
d) política e economia.
e) astronomia e religião.




resposta da questão 10:[B]
O Renascimento é caracterizado pela valorização do homem, da razão e da ciência, contrapondo-se ao pensamento teocêntrico predominante no período medieval.
Esse movimento artístico-cultural contribuiu para o estreitamento das relações entre ciência e arte, como citado no texto: “os cientistas também iriam [...] conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.

11. (Uff 2012) O Renascimento é caracterizado pela valorização do homem, da razão e da ciência, contrapondo-se ao pensamento teocêntrico predominante no período medieval.
Esse movimento artístico-cultural contribuiu para o estreitamento das relações entre ciência e arte, como citado no texto: “os cientistas também iriam [...] conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento”.
Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo.

a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI.

b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.

resposta da questão 11:
a) Os candidatos poderão explicar que as repúblicas italianas da Renascença desenvolveram formas de organização política opostas ao domínio dos senhores feudais, estabelecendo como base a cidade e nela constituindo um governo coletivo voltado para a garantia de sobrevivência da cidade e liderado pelos chanceleres.
Para efetivar isso, desenvolveram uma verdadeira atitude de patriotismo entre os seus habitantes que recebeu o nome de virtude cívica e que coloca a cidade como principal objetivo da vida do cidadão. O principal nome da política de Florença foi Maquiavel.

b) Os candidatos devem explicar o papel vanguardista de Veneza no desenvolvimento do comércio com o Oriente e associar a isso a variedade de produtos colocados na Europa que aumentaram o comércio e expandiram o luxo. Em decorrência disso, foram criadas novas necessidades que ajudaram a alterar as formas econômicas feudais e que levaram às trocas científicas e culturais com o Ocidente. Tais modificações alimentaram mudanças no cenário da ciência, da religião e da arte.

12. (Unesp 2012) Os centros artísticos, na verdade, poderiam ser definidos como lugares caracterizados pela presença de um número razoável de artistas e de grupos significativos de consumidores, que por motivações variadas — glorificação familiar ou individual, desejo de hegemonia ou ânsia de salvação eterna — estão dispostos a investir em obras de arte uma parte das suas riquezas. Este último ponto implica, evidentemente, que o centro seja um lugar ao qual afluem quantidades consideráveis de recursos eventualmente destinados à produção artística. Além disso, poderá ser dotado de instituições de tutela, formação e promoção de artistas, bem como de distribuição das obras. Por fim, terá um público muito mais vasto que o dos consumidores propriamente ditos: um público não homogêneo, certamente (...).

(Carlo Ginzburg. A micro-história e outros ensaios, 1991.)

Os “centros artísticos” descritos no texto podem ser identificados
a) nos mosteiros medievais, onde se valorizava especialmente a arte sacra.
b) nas cidades modernas, onde floresceu o Renascimento cultural.
c) nos centros urbanos romanos, onde predominava a escultura gótica.
d) nas cidades-estados gregas, onde o estilo dórico era hegemônico.
e) nos castelos senhoriais, onde prevalecia a arquitetura românica




resposta da questão 12:[B]

Resultado do processo de transformações pelas quais a Europa passou a partir da Baixa Idade Média, em especial o desenvolvimento da burguesia, o Renascimento floresceu nas cidades que, como o texto de Ginzburg demonstra, reuniam artistas, consumidores e recursos ligados a esse movimento cultural. Dessa forma, tais núcleos urbanos se tornaram o centro produtor e irradiador da arte renascentista.

13. (Fuvest 2011) Observe a imagem e leia o texto a seguir.

 
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:The_Creation_of_Adam.jpg

Michelangelo começou cedo na arte de dissecar cadáveres. Tinha apenas 13 anos quando participou das primeiras sessões. A ligação do artista com a medicina foi reflexo da efervescência cultural e científica do Renascimento. A prática da dissecação, que se encontrava dormente havia 1.400 anos, foi retomada e exerceu influência decisiva sobre a arte que então se produzia.
(Clayton Levy, "Pesquisadores dissecam lição de anatomia de Michelangelo". Jornal da Unicamp, n. 256, junho de 2004
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2004/ju256pag1.html. Acessado em 11/06/2010.)

a) Explique a relação, mencionada no texto, entre artes plásticas e dissecação de cadáveres, no contexto do Renascimento.
b) Identifique, na imagem acima, duas características da arte renascentista.

 resposta da questão 13:
a) Influenciado pelas concepções gregas de humanismo e naturalismo, os renascentistas procuravam reproduzir e valorizar o homem. A dissecação de cadáveres - como mencionada no texto - permitiu maior conhecimento do corpo humano, favorecendo a riqueza de detalhes e fortalecendo o realismo.
b) A valorização do ser humano (antropocentrismo) e a adoção da perspectiva na pintura, associada a novidades como a noção de profundidade e a projeção de luz e sombra.

14.  (Puc-rs) Responder à questão associando os nomes dos artistas e escritores do Renascimento italiano (colunaa) com as características gerais de suas obras (colunab).

Coluna A
1. Sandro Boticcelli
2. Leonardo da Vinci
3. Giovanni Boccaccio
4. Michelangelo

Coluna B
( ) Escultor e pintor que realizou as obras Pietá, Davi e Moisés, inspirando-se na escultura grecoromana.
( ) Escritor que produziu Decameron em dialeto italiano, obra na qual, com humor, faz uma crítica ao clero e aos costumes da época. 
( ) Pintor que, além de ter produzido o retrato mais famoso da história da arte, notabilizou-se como gênio inventivo.
( ) Pintor que, influenciado pela mitologia clássica, concebeu Nascimento de Vênus e Alegoria da Primavera.

A numeração correta na coluna B, de cima para baixo, é
a) 1 - 3 - 2 - 4
b) 2 - 4 - 3 - 1
c) 3 - 1 - 2 - 4
d) 4 - 3 - 1 - 2
e) 4 - 3 - 2 - 1


resposta da questão 14:[E]


15. (Fuvest) O Renascimento marcou o início da Idade Moderna. Indique e comente duas características fundamentais do Renascimento.



resposta da questão 15:
Racionalismo (razão como único caminho a chegar ao conhecimento), antropocentrismo (homem como o centro de todas as coisas) e humanismo (glorificação do homem e da natureza humana).

16. (Unicamp) "Renascimento é o nome dado a um movimento cultural italiano e às suas repercussões em outros países. Caracteriza-se pela busca da harmonia e do equilíbrio nas artes e na arquitetura acrescentando aos temas cristãos medievais outros temas inspirados na mitologia e na vida cotidiana."
(DICIONÁRIO DO RENASCIMENTO ITALIANO, Zahar Editores, 1988)
                      
Em que momento da história europeia se situa esse movimento e qual a principal fonte de inspiração para os intelectuais e artistas renascentistas?



resposta da questão 16:

Na transição feudo-capitalismo, no renascimento  comercial, urbano e buscavam a inspiração na cultura  clássica greco-romana.



17. (Unesp) A revolução cultural renascentista expressa um conjunto de mutações históricas. Esclareça a importância das cidades e dos mecenas para o Renascimento na Itália.

resposta da questão 17:
As cidades eram centros econômicos e preservavam a cultura clássica. Os mecenas eram os patrocinadores dos artistas.  

18. (Fuvest)  Com relação às artes e às letras de seu tempo, os humanistas dos séculos XV e XVI afirmavam:
a) que a literatura e as artes plásticas passavam por um período de florescimento, dando continuidade ao período medieval.
b) que a literatura e as artes plásticas, em profunda decadência no período anterior, renasciam com o esplendor da Antiguidade.
c) que as letras continuavam as tradições medievais, enquanto a arquitetura, a pintura e a escultura rompiam com os velhos estilos.
d) que as artes plásticas continuavam as tradições medievais, enquanto a literatura criava novos estilos.
e) que o alto nível das artes e das letras do período nada tinha a ver com a Antiguidade nem com o período medieval.



resposta da questão 18:[B]

19. (Puc) A Pietá é uma escultura em mármore de Michelangelo (1475-1564), realizada no fim do século XV, no contexto do Renascimento. Giorgio Vasari (1511-1574), um dos mais importantes intérpretes da obra de Michelangelo, ao falar desta obra, destaca seu refinamento técnico. O próprio Michelangelo reconheceu a maestria da Pietà ao gravar, pela primeira vez, sua assinatura na faixa que atravessa o peito da Virgem. Ainda a propósito dessa escultura, Vasari comenta: "Como a mão do artista pôde realizar, de maneira tão divina, em tão pouco tempo uma obra tão admirável? Parece um milagre: que uma rocha informe tenha atingido uma perfeição tamanha que a própria natureza só raramente a modela na carne."
Paolucci, Antonio. MICHELANGELO. Florença, ATS. 1993.
 
A partir do comentário de Vasari, apresente o contexto histórico em que se insere o Renascimento, as novas concepções que passaram a orientar a produção artística e sua relação com a nova visão - humanista - de mundo que marca esse movimento estético-cultural. Produza um texto-síntese em que as informações utilizadas estejam claramente articuladas, contextualizadas e relacionadas às discussões propostas. A resposta poderá, ainda, ser aprofundada por meio do destaque de outras obras e nomes expressivos do Renascimento.



resposta da questão 19:

Inserido na passagem da Idade Média para a Moderna. O racionalismo, experimentação, observação, individualismo e valorização do homem foram os valores renascentistas. Outros exemplos do período: Gioconda, de Da Vinci, Moisés, de Michelangelo e etc.
A redação deve conter o conceito de antropocentrismo, as características da arte renascentista; relacionar com o desenvolvimento da burguesia.  

20. (UFMT) No século XIV, na Europa Ocidental, uma crise generalizada em meio às transformações que já estavam ocorrendo abalou o sistema feudal. Esse contexto alterou a forma de pensar especialmente da burguesia, refletindo na literatura,nas artes e na ciência, caracterizando, entre os séculos XV e XVI, o movimento cultural denominado Renascimento. Caracteriza esse movimento a:
a) retomada dos valores humanistas da Antiguidade Clássica que privilegiava o homem, por exemplo, os deuses, construídos por ele à sua imagem, tinham forma, personalidade e sentimentos humanos e não eram vistos como seres perfeitos;
b) Crítica à visão antropocêntrica de mundo imposta pelos reis que, ao unificarem seus reinos formando os Estados Modernos, passaram também a impor uma visão de mundo que os colocava como divinos e passíveis de serem adorados;
c) abrangência de uma nova mentalidade que passou a integrar todas as camadas sociais em contraposição ao sistema feudal que, até seu apogeu, dividia a sociedade em estamentos isolados uns dos outros em todos os sentidos;
d) transição do antropocentrismo para o teocentrismo, demonstrada em obras de arte, a exemplo de pinturas, que passaram a ter como tema o homem no seu cotidiano;
e) origem rural, com financiamento pelos senhores feudais, que percebiam no Renascimento uma estratégia de enfrentamento para deter a burguesia que, naquele momento histórico, aliada aos reis, pretendia tirar-lhes o poder político.

resposta da questão 20:[A]


21. (UFU) A imagem adiante foi concebida em 1434 pelo artista flamengo Jan Van Eyck (1390-1441). A cena foi encomendada pelo mercador italiano Giovanni Arnolfini - retratado na tela ao lado de sua noiva, Jeanne de Chenany - e testemunhava a união conjugal desse casal.
 
Considerando o contexto social, econômico e artístico em que esse quadro foi pintado, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O quadro é indicativo de transformações históricas pelas quais passavam a Europa desde a crise do feudalismo. Ele testemunha a emergência de novas classes sociais e de novos sentidos para a arte no contexto da chamada Revolução Comercial, retratando uma cena cotidiana de pessoas comuns (no caso, burgueses).
b) No século XV, a presença de mercadores italianos no norte da Europa era comum. Flandres e a Península Itálica estavam conectadas entre si desde, pelo menos, o século XIII, fazendo parte de uma grande rede de comunicação comercial, marítima e terrestre constituída na Europa.
c) O quadro demonstra que a nascente burguesia européia, do século XV em diante, passou a gozar de status social correspondente ao da nobreza. Isso porque, ao longo dos séculos XV, XVI e XVII, figurar em obras de arte era privilégio exclusivo dos grupos sociais de maior poder e prestígio.
d) A pintura flamenga do século XV dialogou com o Renascimento Italiano. A técnica da pintura a óleo, por exemplo, foi introduzida em Flandres e também na Itália naquela época. Essa técnica permitiu que pintores flamengos, florentinos e venezianos dessem mais realismo e vivacidade às suas obras.

resposta da questão 21:[C]


22. (Mackenzie) O comerciante italiano Giovanni Arnolfili contratou o pintor flamengo Jan van Eyck para retratar o registro do contrato de matrimônio com Giovanna Cenami. Na obra, há vários elementos que indicam a importância e a riqueza do banqueiro. Na janela, há algumas laranjas importadas e bastante caras na época. Também as roupas, móveis e o tapete da Anatólia indicam o luxo e a riqueza. (...) Retrato duplo do Banqueiro Arnolfili e sua noiva é um dos nomes que se dá a essa pintura de 1434. Andréa Montellato, Conceição Cabrini e Roberto Cateli Junior Dentre as circunstâncias que influenciaram o banqueiro a encomendar esse quadro, é INCORRETO apontar:
a) as transformações econômicas do final da Idade Média, associadas ao processo de urbanização e ascensão da burguesia.
b) as novas concepções artístico-literárias que afloraram no desenvolvimento comercial e na nova sociedade urbana emergente.
c) a emergência de uma vitalidade cultural que rompia com os tradicionais limites dos homens medievais.
d) a renovação cultural que ficou conhecida genericamente como Renascimento, em que a pintura se encontra imbuída do espírito universalista e individualista.
e) o desejo, por parte da burguesia, de refletir e assumir os valores da nobreza medieval, identificados com os interesses das novas classes sociais que ascendiam naquele momento.


resposta da questão 22:[E]

23. (Ufg) Leia o texto. "Somos anões carregados nos ombros de gigantes. Assim vemos mais, e vemos mais longe do que eles, não porque nossa visão seja mais aguda ou nossa estatura mais elevada, mas porque eles nos carregam no alto e nos levantam acima de sua altura gigantesca".
(LE GOFF, Jacques. "Os intelectuais na Idade Média". Rio de Janeiro: José Olímpio, 2003. p. 36.)

As Universidades nasceram no Ocidente, nos séculos XII e XIII, no cenário do renascimento urbano, ligadas ao desenvolvimento da escolástica e sob o peso da contribuição greco-árabe. O texto apresentado acima é uma citação do mestre Bernard, professor do principal centro científico do século XII, a Escola de Chartres, e expressa uma nova concepção do que é a ciência e o conhecimento. Nesse período, conhecer significava
a) produzir um saber singular, que se diferenciasse da tradição clássica.
b) desenvolver a tradição por meio do comentário dos textos herdados da cultura antiga.
c) utilizar instrumentos científicos, que permitissem alcançar a verdade.
d) observar os fenômenos naturais para encontrar as leis que regiam seu funcionamento.
e) cultivar o espírito racional por meio da refutação da autoridade dos textos teológicos.


resposta da questão 23:[B]

24. (Ufla) "(...) Que obra de arte fantástica é o Homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma de movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais. (...)".
(SHAKESPEARE, William. "Hamlet".)

Shakespeare, autor renascentista, no trecho da peça teatral Hamlet citado, está valorizando a figura do ser humano. Essa postura adotada pelo autor pode ser entendida como a quebra de um paradigma na época do Renascimento. Entre as alternativas abaixo, assinale a que NÃO demonstra mudanças comportamentais próprias do Renascimento.
a) A sociedade adota uma postura anticlerical e anti-escolástica, revigorando os valores pré-feudais oriundos da Antiguidade clássica.
b) A sociedade adota o regime Absolutista, em que o soberano exerce o poder sem quaisquer limites.
c) Com a consolidação da burguesia como classe social, surgem os mecenas, que financiavam obras artísticas e experimentos científicos.
d) A valorização da figura humana passa a ser a inspiração para a pintura, escultura e outras áreas.
e) Considerando-se a capacidade de raciocínio do ser humano, a burguesia passa a financiar a Expansão Marítima, o que, conseqüentemente, gerou a Expansão Comercial.


resposta da questão 24:[B]

25. (Mackenzie/2009) "A natureza, ao dar-vos um filho, vos presenteia com uma criatura rude, sem forma, a qual deveis moldar para que se converta em um homem de verdade. Se esse ser moldado se descuidar, continuareis tendo um animal; se, ao contrário, ele se realizar com sabedoria, eu poderia quase dizer que resultaria em um ser semelhante a Deus."
                                                                                                            (Erasmo de Roterdã)

No trecho anterior, datado de 1529, do filólogo e pensador da cidade holandesa de Roterdã, encontra-se manifesta a presença do pensamento:
a) teocentrista, priorizando a ideia do sobrenatural e da ligação do Homem com o divino.
b) experimentalista, em que todo e qualquer conhecimento humano se daria por meio da investigação científica.
c) escolasticista, doutrina que admitia a fé como a única fonte verdadeira de conhecimento.
d) antropocentrista, valorizando o Homem e suas obras como base para uma visão mais racional do mundo.
e) epicurista, apontando para uma postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.

resposta da questão 25:[D]
Comentário da questão:
Erasmo de Roterdã é considerado uma das maiores expressões do Humanismo na Idade Moderna e o seu  texto citado valoriza a figura humana, configurando-se em uma obra de perfil antropocêntrico.


26. (Unifesp) O Renascimento Cultural se iniciou na Itália no século XIV, expandindo-se para outras partes da Europa nos séculos seguintes. Uma de suas características foi:
a) a adoção de temas religiosos, com o objetivo de auxiliar o trabalho da catequese.
b) a pesquisa técnica e tecnológica na busca de novas formas de representação.
c) a rejeição dos valores da nobreza devido à valorização da cultura popular.
d) a manutenção dos padrões culturais medievais na busca da imitação da Natureza.
e) a rejeição da tradição clássica e de seu principio antropocêntrico.

resposta da questão 26:[B]


(VUNESP 2009) Observe as figuras e leia o texto para responder às questões de números 27 e 28.
  
(www.botecoliterario.wordpress.com)


  
(www.sites.google/home/amulher)

Os homens e as mulheres não são iguais
No Afeganistão, Hamid Karzai fez aprovar uma lei que permite, aos homens casados, submeterem as mulheres à fome se estas, por qualquer capricho, se recusarem a ter relações sexuais (com os ditos maridos).

(www.sites.google.com/.../home/amulher. Postado: out. de 2009)

 

27. Considerando a utilização das figuras e do texto para iniciar em sala de aula uma reflexão acerca das permanências e mudanças das diferenças entre homens e mulheres quanto ao direito de liberdade de expressão, dos desejos e do corpo, avalie as seguintes possibilidades de análise.
I. A primeira figura pertence à arte no período do Renascimento europeu, representando uma mulher da sociedade italiana, cuja sensualidade está retratada nas expressões faciais.
II. A segunda figura representa uma releitura da primeira, reforçando a crença medieval de que o rosto feminino pode expressar a vontade do diabo.
III. O texto aborda a temática da segunda figura, argumentando os avanços sociais e jurídicos da mulher afegã, dentro dos princípios da democracia constitucional.
IV. A temática do texto refere-se a uma sociedade marcada pela crença de que a mulher é inferior ao homem por princípios religiosos e ideológicos.


As afirmativas corretas são, apenas
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.
e) III e IV.
 
resposta da questão 27:[B]

28. O Heliocentrismo, de Nicolau Copérnico e a obra O Príncipe de Maquiavel, são fundamentais para o estudo cultural da
a) mentalidade medieval, da ética protestante e do espírito capitalista, presentes na expansão marítima ibérica e na formação do Absolutismo italiano.
b) divisão do mundo feita no Tratado de Tordesilhas e da progressão aritmética da produção alimentícia e geométrica da densidade demográfica na Terra.
c) superioridade científica das cidades-estados italianas durante o processo da expansão marítima, do desenvolvimento do metalismo e do liberalismo absolutista.
d) órbita elíptica das estrelas do modelo ptolomaico, que influenciou a expansão marítima européia, e do princípio da circulação do sangue nas artérias.
e) expansão ultramarina superando a visão medieval e católica de mundo e da formação do Absolutismo, com base na identificação física entre o rei e o Estado.



resposta da questão 28:[E]


29. (Vunesp-1999) A partir do século XII, em algumas regiões europeias, nas cidades em crescimento, comerciantes, artesãos e bispos aliaram-se para a construção de catedrais com grandes pórticos, vitrais e rosáceas, produzindo uma "poética da luz", abóbodas e torres elevadas que dominavam os demais edifícios urbanos. O estilo da arte da época é denominado: 

a) renascentista. 
b) bizantino. 
c) românico. 
d) gótico. 
e) barroco

resposta da questão 29:[D]

30. (Ufba) O Renascimento, como expressão de concepções inovadoras de artistas, escritores e cientistas, marcou o campo cultural e o científico da civilização europeia ocidental.
Partindo dos conhecimentos sobre o movimento renascentista, indique uma concepção, relativa a cada grupo indicado, responsável por modificações na mentalidade da época.

Concepção inovadora de
• artistas:

• escritores:

• cientistas:

resposta da questão 30:

  Concepções inovadoras de artistas:
• técnicas de perspectiva, de tridimensionalidade, introduzindo a impressão de realismo;
• inclusão de paisagens da natureza;
• influência do humanismo na reprodução de formas humanas;
• temas religiosos revestidos de percepção humanista.

Concepções inovadoras de escritores:
• humanismo, destacando-se as emoções humanas;
• textos em línguas nacionais, abordando temas profanos e das culturas locais;
• revisão crítica de textos clássicos;
• inclusão de temas políticos.

Concepções inovadoras de cientistas:
• valorização da observação e da experiência;
• influência do humanismo, libertando o estudo do universo e da Terra;
• abordagens de estudos no campo da física e no da medicina.


31. (UNEMAT) Leia atentamente o texto abaixo.
“O homem que segue o curso da natureza é aquele que se orienta pela razão nos seus apetites e desprezos. Ora, a razão inspira, em primeiro lugar, ao homem, o amor e a veneração pela majestade divina, a cuja bondade devemos o ser e a possibilidade de atingir a felicidade. E, em segundo lugar, ensina-nos e incita-nos a viver alegremente e sem tristezas, levando-nos a auxiliar e a desenvolver nos outros o respeito pela natureza, que nos leva obter tal felicidade”
(MORE, Thomas. A utopia. São Paulo: Martin Claret, 2005. pp. 76).

A obra A Utopia de Thomas More, publicada no ano de 1516, é considerada uma das referências do pensamento renascentista. O trecho acima refere-se a uma das características deste movimento artístico e cultural.
Assinale a alternativa correta.
a) O Renascimento valorizava a cultura gótica, por considerá-la genuinamente europeia.
b) A literatura renascentista se caracterizava pela busca e valorização da fé, pois se acreditava que nela estava a salvação da humanidade.
c) O pensamento renascentista surgiu na Europa a partir da divulgação das obras do filósofo escolástico São Tomás de Aquino.
d) Os pensadores e escritores do Renascimento eram conhecidos como idealistas em contraposição ao racionalismo, que predominava no período medieval.
e) O Renascimento colocava o homem como o centro do universo, valorizando a razão e a natureza, o que acarretou uma mudança de valores em relação à vida.

resposta da questão 31:[E]

32. (Mack-1996) O Humanismo foi um movimento que não pode ser definido por: 
a) ser um movimento diretamente ligado ao Renascimento, por suas características antropocentristas e individuais. 

b) ter uma visão do mundo que recupera a herança greco-romana, utilizando-a como tema de inspiração. 
c) ter valorizado o misticismo, o geocentrismo e as realizações culturais medievais. 
d) centrar se no homem, em oposição ao teocentrismo, encarando-o como "medida comum de todas as coisas". 
e) romper os limites religiosos impostos pela Igreja às manifestações culturais. 


resposta da questão 32:[C]


33. (Unirio-1998) As manifestações culturais expressas no Renascimento, ocorrido na Europa entre os séculos XIV e XVI, apresentam as características abaixo com EXCEÇÃO de uma. Assinale-a. 
a) Repúdio aos ideais escolásticos. 
b) Crítica ao pensamento escolástico. 
c) Valorização das obras clássicas da cultura greco-romana. 
d) Fortalecimento do humanismo e do individualismo. 

e) Negação das concepções antropocêntricas e naturalistas. 


resposta da questão 33:[E]

34. (FaZU-2002) Antropocentrismo, Naturalismo, Hedonismo, Racionalismo. As características acima fazem referência a qual movimento cultural: 
a) Iluminismo 
b) Trovadorismo 
c) Renascimento 
d) Romantismo 
e) Pós-Modernismo 

resposta da questão 34:[C]


35. (UFC-2003) “Quando reconsidero ou observo os Estados florescentes, não vejo neles, Deus me perdoe, senão uma espécie de conspiração dos ricos para cuidar de seus interesses pessoais”.
(MORUS, Tomás. A Utopia. Porto Alegre, L&PM, 1997 p.163) 

Este trecho do livro Utopia, de Tomás Morus, publicado em 1516, no qual o autor descreve um lugar imaginário sem propriedade privada nem dinheiro, onde prevalece a preocupação com a felicidade coletiva, deve ser atribuído ao seguinte movimento: 

a) ao Renascimento, movimento de renovação cultural que se preocupava com o homem e sua organização social. 
b) ao anarquismo, que pregava a destruição do Estado. 
c) ao Iluminismo, que propunha a divisão dos três poderes: legislativo, executivo e judiciário. 
d) ao socialismo, que propunha a tomada do poder pelo proletariado. 
e) à Reforma Protestante, que questionava o poder da Igreja de Roma de interferir nas políticas nacionais.

resposta da questão 35:[A]

36. (UEL-2003) O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. 

Sobre o tema, é correto afirmar: 

a) O racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval. 
b) Houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo. 
c) Nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas. 
d) O humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse. 
e) Os estudiosos do período buscaram apoio na observação, no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano. 


resposta da questão 36:[E]




37. (Mack-2003) Nicolau Maquiavel (1469-1567), pensador florentino, afirmava que a obrigação suprema do governante é manter o poder e a segurança do país que governa. E, para atingir seus objetivos, o governante deve usar de todos os meios disponíveis, pois “os fins justificam os meios”. Suas idéias ficaram imortalizadas na obra: 

a) Leviatã. 
b) Política Segundo as Sagradas Escrituras. 
c) A Arte da Guerra. 
d) A Divina Comédia. 
e) O Príncipe. 


resposta da questão 37:[E]
Comentário da questão:

Nicolau Maquiavel, escritor humanista, também é considerado um dos principais teóricos do absolutismo. Na sua obra O Príncipe, um dos clássicos da política moderna, Maquiavel ensinou como o governante deveria proceder para manter o poder de forma centralizada e segura, inclusive justificando o uso da força, se necessário. 


38. (Mack-2003) Muitos artistas e filósofos do Renascimento escreveram sobre a natureza e o seu valor para a arte, mas nenhum foi tão bom observador como Leonardo da Vinci. A prova, tanto da sua curiosidade insaciável como de seu entendimento profundo da natureza, pode encontrar-se nos seus muitos desenhos e livros de notas. 
O Mundo do Renascimento 

Dentre as principais características do movimento denominado Renascimento Cultural, encontradas nas obras de Leonardo da Vinci, podemos destacar: 
a) o bidimensionalismo estético e a desvalorização do ser humano. 
b) o naturalismo e o geocentrismo. 
c) o antropocentrismo e o humanismo. 
d) o teocentrismo e o uso de conceitos irracionais abstratos. 
e) a arte humanista e a ausência da perspectiva linear. 


resposta da questão 38:[C]
Comentário da questão:

Nas obras de Leonardo da Vinci, como nas dos demais artistas e filósofos do Renascimento, prevaleceram características opostas às das obras medievais, especialmente por colocarem o homem no centro das atenções e atuações. 


39. (FEI-1994) As principais características do Renascimento foram: 
a) teocentrismo, realismo e intensa espiritualidade; 
b) romantismo, espírito critico em relação à política, temas de inspiração exclusivamente naturalistas; 
c) ausência de perspectiva e adoção de temas do cotidiano religioso, tendo como foco apenas os valores espirituais; 
d) uso de temas ecológicos evidenciando a preocupação com o meio ambiente, execução de variados retratos de 
personalidades da época; 
e) antropocentrismo, humanismo e inspiração greco-romana.


resposta da questão 39:[E]


40. (PUC-SP-2003) 

(...) 

Outras coisas que viu, mui numerosas, 

Pedem tempo que o verso meu não dura, 

Pois lá encontrou, guardadas e copiosas, 
Mil coisas de que andamos à procura. 
Só de loucura não viu muito ou pouco 
Que ela não sai de nosso mundo louco. 
Mostrou-se-lhe também o que era seu, 
O tempo e as muitas obras que perdia, 
(...) 
Viu mais o que ninguém suplica ao céu, 
Pois todos cremos tê-lo em demasia: 
Digo o siso, montanha ali mais alta 
Que as erguidas do mais que aqui nos falta. 

ARIOSTO, Ludovico. Orlando Furioso. São Paulo: Atelier, 2002. p. 261. 

O trecho acima, de um livro de 1516, narra parte de uma viagem imaginária à Lua. Lá, o personagem encontra o que não há na Terra e não encontra o que aqui há em excesso. 

Pode-se identificar o caráter humanista do texto na 
a) certeza, de origem cristã, de que a reza (suplicar ao céu) é a única forma de se obter o que se busca. 
b) constatação da pouca razão (siso) e da grande loucura existente entre os homens. 
c) aceitação da limitada capacidade humana de fazer poesia (o verso meu não dura). 
d) percepção do desleixo e da indiferença humanos (o tempo e as muitas obras que perdia). 
e) ambição dos homens em sua busca de bens (Mil coisas de que andamos à procura). 


Resposta da questão 40:[B]
Comentário da questão: 
Dois trechos do texto transcrito mostram que, para o autor, o siso (razão), que existe em abundância na Lua, falta na Terra; e que entre os homens abunda a loucura, embora todos pensemos ter siso suficiente para não precisar pedi-lo a Deus. Os trechos referidos são os seguintes: 
Só de loucura não viu muito ou pouco 
Que ela não sai de nosso mundo louco. 
.............................................................................. 
Viu mais o que ninguém suplica ao céu, 
Pois todos cremos tê-lo em demasia: 
Digo o siso, montanha ali mais alta 
Que as erguidas do mais que aqui nos falta. 


41. (UEL-1995) Considere os itens adiante. 
I. "... a busca da perfeição no retratar o homem levou a uma simbiose entre arte e ciência, desenvolvendo-se estudos de anatomia, técnicas de cores, perspectivas..." 
II. ' ... o teocentrismo, o coletivismo, a tradição marcaram as obras de arte do período e estiveram presentes na pintura, na arquitetura e na escultura..." 
III. " ... procuram explicar o mundo através de novas teorias, fugindo às interpretações religiosas típicas do período anterior. O grande destaque é a utilização do método experimental...' 

O Renascimento é identificado em: 
a) somente II. 
b) somente I e II. 
c) somente I e III. 
d) somente II e III. 
e) I, II e III. 


resposta da questão 41:[C]


42. (PUCCamp-1998) Na transição do Mundo Medieval para o Moderno, teve papel de destaque: 

A) a educação ministrada pelos leigos nos conventos e nas abadias. 
B) o processo de ruralização das vilas e dos centros urbanos. 
C) o comércio e o renascimento das cidades. 
D) o poder político altamente descentralizado. 

E) a Igreja, que acatava o lucro e a usura. 

resposta da questão 42:[C]



43. (PUCCamp-1998) No século XVI, diversos movimentos reformistas de caráter religioso despontaram na Europa. 

Sobre esses movimentos é correto afirmar que o: 
A) Humanismo foi o último movimento reformista que criticou os abusos contidos nas práticas da Igreja Católica, propondo a escolha do Papa pelos imperadores e reis. 
B) Concílio de Trento marcou a reação da Igreja à difusão do Protestantismo, reafirmando os dogmas católicos e fortalecendo os instrumentos de poder do papado, tais como o Tribunal de Santo Ofício e a criação do Índice de Livros Proibidos. 
C) Luteranismo difundiu-se rapidamente entre os segmentos servis da Alemanha e das regiões nórdicas, pois pregava a insubordinação e a luta armada dos camponeses contra a nobreza senhorial e o clero, aliados políticos nessas regiões. 
D) Calvinismo significou um recrudescimento das concepções e práticas reformistas, pois criticou os valores burgueses através da condenação do empréstimo de dinheiro a juros e do trabalho manual. 
E) Anglicanismo reforçou a autoridade do Vaticano na Inglaterra, com a promulgação do Ato de Supremacia por Henrique VIII, que devolveu os bens e as propriedades do clero católico confiscadas pela nobreza inglesa. 



resposta da questão 43:[B]

44. (Fuvest-1999) Já se observou que, enquanto a arquitetura medieval prega a humildade cristã, a arquitetura clássica e a do Renascimento proclamam a dignidade do homem. Sobre esse contraste pode-se afirmar que: 
a) corresponde, em termos de visão de mundo, ao que se conhece como teocentrismo e antropocentrismo; 
b) aparece no conjunto das artes plásticas, mas não nas demais atividades culturais e religiosas decorrentes do humanismo; 
c) surge também em todas as demais atividades artísticas, exprimindo as mudanças culturais promovidas pela escolástica; 
d) corresponde a uma mudança de estilo na arquitetura, sem que a arte medieval como um todo tenha sido abandonada no Renascimento; 
e) foi insuficiente para quebrar a continuidade existente entre a arquitetura medieval e a renascentista. 
 resposta da questão 43:[A]


45. (UFMG-1995) Todas as alternativas apresentam conceitos que traduzem o ideário característico do século XIX, EXCETO: 
a) Anarquismo. 
b) Humanismo. 
c) Liberalismo. 
d) Sindicalismo. 
e) Socialismo. 

resposta da questão 45:[B]





46. (Vunesp-1997) "Hoje não vemos em Petrarca senão o grande poeta italiano. Entre os seus contemporâneos, pelo contrário, o seu principal título de glória estava em que de algum modo ele representava pessoalmente a Antiguidade (...) Acontece o mesmo com Bocácio (...) Antes do seu Decameron ser conhecido (...) admiravam-no pelas suas compilações mitográficas, geográficas e biográficas em língua latina." 

(Jacob Burckardt, A CIVILIZAÇÃO DA RENASCENÇA ITALIANA.) 


Petrarca e Bocácio estão intimamente relacionados ao: 
a) nascimento do humanismo. 
b) declínio da literatura barroca. 
c) triunfo do protestantismo. 
d) apogeu da escolástica. 
e) racionalismo clássico. 
 resposta da questão 46:[A]


47. (UNICAMP-2003) Esta longa Idade Média é o contrário do hiato visto pelos humanistas do Renascimento e, salvo raras exceções, pelos homens das Luzes. É o momento da criação da sociedade moderna, do essencial das nossas estruturas sociais e mentais; momento em que se criou a cidade, a universidade, o moinho, a máquina, a hora e o relógio, o livro , o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência. 
(Adaptado de Jacques Le Goff, “Prefácio”, Para um novo conceito de Idade Média : Tempo, Trabalho e Cultura no Ocidente. Lisboa, Editorial Estampa, 1979, p. 12.) 


a) A que conceito de Idade Média o texto está se contrapondo? 

b) Qual o período histórico valorizado pelos humanistas do Renascimento? Por quê? 

c) Caracterize a atividade que impulsionou o desenvolvimento das cidades medievais.



resposta da questão 47:
a) Ao conceito de Idade das Trevas ou Longa Noite dos Mil Anos , isto é, de um período histórico caracterizado pelo atraso, pelo obscurantismo e pela estagnação. 
b) A Antiguidade Clássica (Greco-Romana). Porque, para os renascentistas, esse período deveria ser tomado como modelo, já que muitas de suas características (antropocentrismo, universalismo, racionalismo e espírito crítico) iam ao encontro dos ideais do Renascimento. 
c) A atividade mercantil, dentro do Renascimento Comercial e Urbano que caracterizou a Baixa Idade Média. 



48. (Cesgranrio-1994) A Europa Ocidental, nos séculos XV e XVI, sofreu diversas transformações políticas, econômicas e sociais. Sobre essas transformações podemos afirmar que: 

 o Humanismo e o Renascimento foram movimentos intelectuais e artísticos que privilegiaram a observação da natureza. 

 a Reforma Luterana, identificando-se com os segmentos camponeses alemães, difundiu-se em virtude da centralização do Estado alemão. 

 a Reforma Calvinista aproximava-se da moral burguesa, pois encorajava o trabalho e o lucro. 
 a reação da Igreja Católica, denominada Contrrreforma, através do Concílio de Trento (1545), tentou barrar o avanço protestante, alterando os dogmas da fé católica. 

As afirmativas corretas são: 
a) apenas l e 2. 
b) apenas l e 3. 
c) apenas l e 4. 
d) apenas 2 e 3. 
e) apenas 2 e 4. 

Resposta da questão 48:[B] 

49. (Fatec-1995) Em O RENASCIMENTO, Nicolau Sevcenko afirma: 
"O comércio sai da crise do século XIV fortalecido. O mesmo ocorre com a atividade manufatureira, sobretudo aquela ligada à produção bélica, à construção naval e à produção de roupas e tecidos, nas quais tanto a Itália quanto 
a Flandres se colocaram à frente das demais. As minas de metais nobres e comuns da Europa Central também são enormemente ativadas. Por tudo Isso muitos historiadores costumam tratar o século XV como um período de Revolução Comercial." 

A Revolução Comercial ocorreu graças: 
a) às repercussões econômicas das viagens ultramarinas de descobrimento. 
b) ao crescimento populacional europeu, que tomava imperativa a descoberta de novas terras onde a população excedente pudesse ser instalada. 
c) a uma mistura de idealismo religioso e espírito de aventura, em tudo semelhante àquela que levou à formação das cruzadas. 
d) aos Atos de Navegação lançados por Oliver Cromwell. 
e) à auto-suficiência econômica lusitana e à produção de excedentes para exportação. 


Resposta da questão 49:[A] 


50. (UFSCar-2000) Leonardo da Vinci foi, além de artista, um dos teóricos de arte do Renascimento italiano. Em seu Tratado de Pintura escreve que a beleza consiste numa gradação de sombra — “Demasiada luz é agressiva;demasiada sombra impede-se que se veja” — e, mais à frente, define a pintura como imitação de “todos os produtos visíveis da natureza (...) todos banhados pela sombra e pela luz.” A partir destes fragmentos do Tratado de Pintura, pode-se concluir que a concepção artística do Renascimento pressupõe 
A) um trabalho desenvolvido pelo artista dentro de ateliês, considerando que o controle da iluminação se torna fundamental. 
B) uma associação entre estética e luz, entendendo a luz, em uma perspectiva teocêntrica, como a presença de Deus no mundo. 
C) a separação entre o desenho, a representação do movimento, os limites da figura e o fundo ou a atmosfera. 
D) um ideal de equilíbrio, expresso pela noção de distribuição simétrica de volumes e cores na superfície pintada. 
E) a liberdade do artista no momento de realização de seu trabalho, exprimindo suas paixões e seus sentimentos mais exaltados.


Resposta da questão 50:[D] 



51. (ENEM-2001) O texto foi extraído da peça Tróilo e Créssida de William Shakespeare, escrita, provavelmente, em 1601. 
“Os próprios céus, os planetas, e este centro reconhecem graus, prioridade, classe, constância, marcha, distância, estação, forma, função e regularidade, sempre iguais; eis porque o glorioso astro Sol está em nobre eminência entronizado e centralizado no meio dos outros, e o seu olhar benfazejo corrige os maus aspectos dos planetas malfazejos, e, qual rei que comanda, ordena sem entraves aos bons e aos maus.”  (personagem Ulysses, Ato I, cena III). 

SHAKESPEARE, W. Tróilo e Créssida. Porto: Lello & Irmão, 1948. 
A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria 
a) geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu. 
b) da reflexão da luz do árabe Alhazen. 
c) heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico. 
d) da rotação terrestre do italiano Galileu Galilei. 
e) da gravitação universal do inglês Isaac Newton.



 Resposta da questão 51:[C] 


52. (FGV-2003) “Daqui nasce um dilema: é melhor ser amado que temido, ou o inverso? Respondo que seria preferível ser ambas as coisas, mas, como é muito difícil conciliá-las, parece-me muito mais seguro ser temido do que amado, se só se puder ser uma delas (...).” 

MAQUIAVEL, N., O Príncipe. 2ª ed., Trad., Mira-Sintra — Mem Martins, Ed. Europa-América, 1976, p. 89. 


A respeito do pensamento político de Maquiavel, é correto afirmar: 
A) Mantinha uma nítida vinculação entre a política e os princípios morais do cristianismo. 
B) Apresentava uma clara defesa da representação popular e dos ideais democráticos. 
C) Servia de base para a ofensiva da Igreja em confronto com os poderes civis na Itália. 
D) Sustentava que o objetivo de um governante era a conquista e a manutenção do poder. 
E) Censurava qualquer tipo de ação violenta por parte dos governantes contra seus súditos. 


Resposta da questão 52:[D] 
Comentário da questão:
O renascentista Nicolau Maquiavel, autor de O Príncipe, é considerado o criador da Ciência Política. Rompendo com as concepções medievais, separou a política da moral, justificando toda e qualquer ação governamental que viesse a assegurar a ordem. 


53. (Vunesp-2003) Nascido na Itália, o Renascimento — movimento intelectual, científico, artístico e literário — espalhou-se pela Europa, mas de forma desigual. 

Considere as seguintes afirmações a respeito desse movimento. 
I. A arte renascentista tinha como característica principal a exploração dos motivos religiosos, recebendo, dessa maneira, o apoio do clero e dos mecenas. 
II. O Renascimento foi um movimento que valorizou o antropocentrismo, o hedonismo, o racionalismo, o individualismo e o naturalismo. 
III. No plano político, sua principal conseqüência foi contribuir para o advento do Absolutismo, ao laicizar a sociedade e revalorizar o Direito Romano. 
IV. O combate central das idéias renascentistas residiu na defesa das concepções de mundo baseadas no teocentrismo e na escolástica, então emergentes. 
V. A Itália acumulou maior quantidade de capital e alcançou desenvolvimento comercial e urbano invejável, gerando excedentes econômicos para se investir em obras de arte. 

Está correto apenas o contido em 
A) I, II e III. 
B) I, IV e V. 
C) II, III e IV. 
D) II, III e V. 
E) III, IV e V. 

Resposta da questão 53:[D]
Comentário da questão: 
O Renascimento marcou, no plano cultural e artístico, a transição do feudalismo para o capitalismo. Foi um momento que assumiu uma postura crítica em relação ao dogmatismo religioso e ao teocentrismo que predominava na cultura. Essas duas características já bastam para invalidar as afirmações I e IV. 

54. (Fuvest-2004) “No campo científico e matemático, o processo da investigação racional percorreu um longo caminho. Os Elementos de Euclides, a descoberta de Arquimedes sobre a gravidade, o cálculo por Eratóstenes do diâmetro da terra com um erro de apenas algumas centenas de quilômetros do número exato, todos esses feitos, não seriam igualados na Europa durante 1500 anos”. 
Moses I. Finley. Os gregos antigos 

O período a que se refere o historiador Finley, para a retomada do desenvolvimento científico, corresponde 
a) ao Helenismo, que facilitou a incorporação das ciências persa e hindu às de origem grega. 
b) à criação das universidades nas cidades da Idade Média, onde se desenvolveram as teorias escolásticas. 
c) ao apogeu do Império Bizantino, quando se incentivou a condensação da produção dos autores gregos. 
d) à expansão marítimo-comercial e ao Renascimento, quando se lançaram as bases da ciência moderna. 
e) ao desenvolvimento da Revolução Industrial na Inglaterra, que conseguiu separar a técnica da ciência. 

Resposta da questão 54:[D] 
Comentário da questão:
No início da Idade Moderna ocorreram a expansão marítimo-comercial europeia e o Renascimento. Este último corresponde a um movimento intelectual que valoriza a razão, a observação e contrapõe-se os argumentos de autoridade.

55. (Mack-2004) No início da Idade Moderna, buscando construir um novo tipo de sociedade, por meio da difusão de novos padrões de comportamento, surgiram, na Península Itálica, ricos patrocinadores das artes e das ciências, que objetivavam não só a promoção pessoal, mas também proveitos culturais e econômicos. 

Assinale a alternativa que indica como são denominados esses patrocinadores. 
a) Neoplatônicos 
b) Condottieris 
c) Mecenas 
d) Humanistas 
e) Hedonistas 

resposta da questão 55:[C]
Comentário da questão
Os mecenas eram os incentivadores, ou seja, os patrocinadores das artes e dos artistas na Península Itálica, Podiam ser burgueses ou até mesmo membros do alto clero, como os papas. Esse tipo de incentivo à arte tornou-se prática comum no período renascentista, que buscava inspiração na Antiguidade grega e romana, e vivenciava um momento de pujança econômica com o surgimento da burguesia.


56. (VUNESP-2008) Galileu, talvez mais que qualquer outra pessoa, foi o responsável pelo surgimento da ciência moderna. O famoso conflito com a Igreja católica se demonstrou fundamental para sua filosofia; é dele a argumentação pioneira de que o homem pode ter expectativas de compreensão do funcionamento do universo e que pode atingi-la através da observação do mundo real. 
(Stephen Hawking, Uma breve história do tempo.) 

O “famoso conflito com a Igreja católica” a que se refere o autor corresponde 
a) à decisão de Galileu de seguir as idéias da Reforma Protestante, favoráveis ao desenvolvimento das ciências modernas. 
b) ao julgamento de Galileu pela Inquisição, obrigando-o a 
renunciar publicamente às idéias de Copérnico. 
c) à opção de Galileu de combater a autoridade política do Papa e a venda de indulgências pela Igreja. 
d) à crítica de Galileu à livre interpretação da Bíblia, ao racionalismo moderno e à observação da natureza. 
e) à defesa da superioridade da cultura grega da antiguidade, feita por Galileu, sobre os princípios das ciências naturais.


resposta da questão 56:[B] 
Comentário da questão:
Galileu Galilei foi julgado pelo Tribunal do Santo Ofício por defender as ideias de Copérnico que sustentavam o sistema heliocêntrico.


57. (UFPR-2009) O Renascimento foi um período de alteração substancial no panorama da cultura europeia. 
Assinale a alternativa que apresenta Leonardo da Vinci (1452-1519) como representante exemplar desse contexto renascentista. 
a) O universo temático que marca a obra de Leonardo da Vinci revela a sua principal característica como intelectual: a vocação para tornar-se especialista de uma área em detrimento das demais. 
b) Há o reconhecimento de que a qualidade de seu trabalho se deve a sua capacidade de distanciar-se das questões cotidianas e refletir sobre as implicações do conhecimento teórico puro. 
c) Leonardo da Vinci possuía aversão em relação ao traçado do corpo humano, na medida em que este representava para ele a imperfeição e os limites da criação divina. 
d) O talentoso italiano ganhou notoriedade ao defender a tese de que o artista deve afastar-se da reflexão filosófica para dar vazão a sua criatividade no campo da arte. 
e) Leonardo da Vinci articulou o saber técnico com o conhecimento científico sobre a natureza das coisas e das artes humanas. 



resposta da questão 57:[E]

58. (FGV-1996) Acerca do Renascimento: 
I - As características do homem no Renascimento são: racionalismo, individualismo, naturalismo e antropocentrismo, em oposição aos valores medievais baseados no teocentrismo. 
II - O Renascimento não foi um processo homogêneo. Seu desenvolvimento foi muito desigual e as manifestações mais expressivas se deram nos campos das artes e das ciências, sendo que no campo artístico, a literatura e as artes plásticas ocupavam lugar de destaque. 
III - A arte renascentista tomou-se predominantemente religiosa, retratando a vida de santos, de clérigos e o cotidiano cristão da época. 
IV - A Itália foi o centro do Renascimento porque era o centro do pré-capitalísmo e do desenvolvimento comercial e urbano, que gerava os excedentes de capital mercantil para o investimento em obras de arte. 
V - A ascensão do clero foi fundamental para que se desenvolvesse nos Estados italianos um poderoso mecenato, plenamente identificado com as concepções terrenas dominantes entre os eclesiásticos. 
É correto apenas o afirmado em: 
a) I, II, III. 
b) I, II, IV. 
c) I, II, V. 
d) I, III, V. 
e) II, IV, V. 

resposta da questão 58:[B]


59. (Fuvest-1996) Com relação à arte medieval, o Renascimento destaca-se pelas seguintes características: 
a) a perspectiva geométrica e a pintura a óleo. 
b) as vidas de santos e o afresco. 
c) a representação do nu e as iluminuras. 
d) as alegorias mitológicas e o mosaico. 
e) o retrato e o estilo romântico na arquitetura. 


resposta da questão 59:[B]


60. (UDESC-1996) O século XV, apesar de ser considerado como o século da decadência do Renascimento italiano, gerou gênios como Rafael Sanzio e Michelângelo nas Artes plásticas. 
Na literatura, o grande nome foi Nicolau Maquiavel (1469-1527) que escreveu um texto antológico na história do teatro ocidental - "A Mandrágora"- com a qual satirizava a sociedade florentina sobre o poder dos Médici. Ele é autor também de um famosos livro que levou a ser chamado de "Pai da Ciência Política". 

a) Como se intitula esse livro e qual o seu conteúdo? 
b) Comente a máxima maquiavélica: "Os fins justificam os meios." 


resposta da questão 60:
a) O Príncipe, que procura ensinar como um governante deve agir para manter-se no poder. 
b) O governante deve se utilizar de todos os meios possíveis para permanecer no poder, este é o fim máximo de um monarca.


61. (UnB-1998) Julgue os itens seguintes, referentes ao Renascimento, colocando VERDADEIRO ou FALSO: 
A) Retomando traços da Antiguidade Clássica, a Renascença significou a ruptura total e absoluta com a cultura medieval. 
B) Iniciado na Península Ibérica, sobretudo por sua forte tradição urbana, o movimento renascentista afastou-se do humanismo típico da cultura medieval para enaltecer os conteúdos religiosos que emergiam com a crise feudal. 
C) Leonardo da Vinci, personagem-síntese do Renascimento, para quem o homem era o modelo do mundo, notabilizou-se pela atuação diversificada, destacando-se, na pintura, com Monalisa. 
D) A atuação dos mecenas, protetores e financiadores dos artistas, deu impulso decisivo ao desenvolvimento da arte renascentista.



resposta da questão 61: V, F, V, V. 

62. (Fuvest-2000) Indique e comente quatro elementos da antiguidade greco-romana presentes ainda hoje no mundo ocidental. 


resposta da questão 62:
Entre as contribuições da civilização greco-romana para o mundo contemporâneo, podemos destacar: a racionalidade grega, que tanta influência exerceu em nosso pensamento científico, por exemplo, na matemática, o modo de fazer política dos gregos, com a criação da democracia e do conceito de cidadania, base dos modelos políticos atuais; no plano jurídico, a elaboração, pelos romanos, do sistema de leis, o Latim, língua dos romanos, contribuiu na formação das línguas modernas. 

63. (Vunesp-2002) “... tenho sido, durante muitos anos, um aderente à teoria de Copérnico. Isto me explica a causa de muitos fenômenos que são ininteligíveis por meio de teorias geralmente aceitas. Eu tenho coligido muitos argumentos para refutar estas últimas, mas eu não me arriscaria a levá-los à publicação. 
Há muito tempo que estou convencido de que a Lua é um corpo como a Terra. Descobri também uma multidão de estrelas fixas, a princípio invisíveis, ultrapassando mais de dez vezes as que se podem ver a olho nu, formando a Via Láctea.” 
(Carta de Galileu a Kepler, 1597.) 
Galileu não se arriscava a publicar essas ideias por temer 
A) a oposição que sofreria por parte de seus alunos e colegas da Universidade de Pisa, onde lecionava. 
B) ser considerado um plagiador das idéias heliocêntricas defendidas por Copérnico e por alguns sábios florentinos. 
C) que seus pressupostos geocêntricos contribuíssem para aumentar as hostilidades contra a Igreja Católica. 
D) que seus superiores o expulsassem da Ordem dos Franciscanos, à qual pertencia desde a adolescência. 
E) ser acusado de heresia e ter de enfrentar o poderoso Tribunal do Santo Ofício, mantido pela Igreja. 



resposta da questão 63:[E]


64. (Vunesp-2002) Observe e compare as duas figuras seguintes, uma iluminura, que ilustra um manuscrito do século XIII, e a pintura denominada “A Calúnia”, de Sandro Botticelli, artista florentino do século XV. 
a) Como se denomina o período da história da cultura e das artes no qual Botticelli viveu? 
b) Aponte duas diferenças entre a iluminura e a pintura a óleo, tendo em vista os contextos históricos em que foram produzidas.


resposta da questão 64:
a) Renascimento. 
b) A ausência de perspectiva na iluminura e sua presença na pintura a óleo evidenciam a relação dos dois momentos históricos com o conhecimento. No período medieval, a ciência estava submetida a um rígido controle da igreja, cujo questionamento permitiria uma maior liberdade aos artistas. Na Idade Média as figuras humanas não enfatizavam aspectos do humano. Já a pintura a óleo busca uma harmonia e uma aproximação do homem, relacionada ao dito antropocentrismo renascentista, o que se evidencia no naturalismo e na presença de corpos nus. 



65. (ENEM-2001) O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método experimental, e também por introduzir, no ensino, as ideias de Aristóteles. Em 1260, Roger Bacon escreveu: 
“Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se fabriquem máquinas voadoras nas quais um homem (...) bata o ar com asas como um pássaro. (...) Máquinas que permitam ir ao fundo dos mares e dos rios” 
(apud. BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII, São Paulo: Martins Fontes, 1996, vol. 3.). 

Considerando a dinâmica do processo histórico, pode-afirmar que as ideias de Roger Bacon 
a) inseriam-se plenamente no espírito da Idade Média ao privilegiarem a crença em Deus como o principal meio para antecipar as descobertas da humanidade. 
b) estavam em atraso com relação ao seu tempo ao desconsiderarem os instrumentos intelectuais oferecidos pela Igreja para o avanço científico da humanidade
c) opunham-se ao desencadeamento da Primeira Revolução Industrial, ao rejeitarem a aplicação da matemática e do método experimental nas invenções industriais. 
d) eram fundamentalmente voltadas para o passado, pois não apenas seguiam Aristóteles, como também baseavam-se na tradição e na teologia. 
e) inseriam-se num movimento que convergiria mais tarde 
para o Renascimento, ao contemplarem a possibilidade de o ser humano controlar a natureza por meio das invenções.


resposta da questão 65:[E]

66. (UNICAMP-2001) Em 1566, Copérnico anunciava, em sua obra Sobre as revoluções das órbitas celestes: “[...] no primeiro livro descrevo todas as posições dos astros, assim como os movimentos que atribuo à Terra, a fim de que este livro narre a constituição geral do Universo”. 
(Adaptado de José Gaos, História de nuestra idea del mundo. Fondo de Cultura Económica, 1992, p. 146.) 

a) Em que a obra de Copérnico significou uma revolução na forma como se via o mundo comparada à da Idade Média? 
b) Como o telescópio, inventado por Galileu em 1610, ajudava a confirmar as teses de Copérnico? 
c) Relacione o estudo da astronomia com as grandes navegações desse período. 

 resposta da questão 66:

a) A chamada "Revolução Copernicana" corresponde à mudança de perspectiva, entre outros aspectos, sobre o movimento dos astros e a posição da Terra em relação ao que se compreendia como o Universo naquele momento. Até então era vigente o chamado "sistema geocêntrico", que colocava a Terra como centro desse Universo. Copérnico propôs o sistema heliocêntrico, no qual o Sol constitui-se no centro de um sistema (o Sistema Solar) e a Terra gira em torno do Sol. 

b) Com o invento do telescópio, pôde-se fazer a observação experimental dos astros e seus movimentos e, por meio dessa percepção, verificar o próprio movimento do planeta Terra. 

c) A expansão marítima dos séculos XV-XVI baseou seu trabalho técnico na observação astronômica. Aperfeiçoando os instrumentos náuticos existentes (especialmente árabes) e desenvolvendo outros, os técnicos do período utilizavam os astros como referenciais para o deslocamento nos "novos" espaços marítimos, que se apresentavam aos europeus pela primeira vez. 



67. (Ufscar 2003)  Observe a figura: 
 

Pieter Briegel.

Sobre esta obra, apresentam-se quatro afirmações. 
I. Faz parte da arte renascentista européia. 
II. Contém uma dimensão de humor e de crítica aos comportamentos humanos.
III. Narra a história das atividades de trabalho do camponês no início da Idade Média.
IV. Apoia a ideia da Igreja católica de elevação espiritual humana para os pobres e humildes.

Estão corretas as afirmações:

a) I e II, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
 d) II, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV


Resposta da questão 67:[A]


68. (UNICAMP-2004) Para as artes visuais florescerem no Renascimento era preciso um ambiente urbano. Nos séculos XV e XVI, as regiões mais altamente urbanizadas da Europa Ocidental localizavam-se na Itália e nos Países Baixos, e essas foram as regiões de onde veio grande parte dos artistas.

(Adaptado de Peter Burke, O Renascimento Italiano. São Paulo: Nova Alexandria, 1999, p. 64). 

a) Cite duas características do Renascimento.
b) De que maneiras o ambiente urbano propiciou a
emergência desse movimento artístico e cultural?
c) Por que as regiões mencionadas no texto eram as mais urbanizadas da Europa nos séculos XV e XVI?

resposta da questão 68: 
a) Humanismo, Antropocentrismo, valorização da razão, Individualismo. 

b) O ambiente urbano propiciou uma maior circulação de idéias. É no ambiente urbano também que se concentram setores sociais com maiores condições de acesso a formas variadas de conhecimento, há uma maior afluência de riqueza que favorece o financiamento de atividades artísticas e culturais. 

c) Tanto na Itália quanto os Países Baixos eram os centros dinâmicos do revigorado comércio europeu na Baixa Idade Média, fazendo a ligação entre o Mediterrâneo e o Mar do Norte, especialmente para a distribuição dos artigos de luxo e especiarias do Oriente. Esse dinamismo comercial contribuía, por sua própria natureza, para o desenvolvimento urbano. 

69. (Vunesp-2005) A obra de Jan van Eyck — O casal Arnolfini (1434) — revela traços marcantes da pintura renascentista.


Entre esses traços presentes na obra de Jan van Eyck, pode-se identificar a temática
A) burguesa e o liberalismo.
B) religiosa e os valores greco-romanos.
C) profana e a busca do transcendente.
D) pagã e o cientificismo.
E) profana e a perspectiva. 



 Resposta da questão 69:[E] 
Comentário da questão:
Na tela em referência é notável o uso da perspectiva, ou seja, a sobreposição de planos na imagem, oferecendo a ilusão de profundidade. Ao mesmo tempo, observa-se uma mudança na temática, que deixa de ter essencialmente um caráter religioso, como fora na arte medieval. Nesse sentido, afirma-se o caráter profano por oposição à temática da religiosidade.





70. (FUVEST-2006) A personagem Dom Quixote representava um ideal de vida não mais dominante no tempo em que Miguel de Cervantes escreveu sua famosa obra (1605-1615).
a) Explique esse ideal.

b) Por que tal ideal deixou de ser dominante?



resposta da questão 70: 
a) O literato espanhol Miguel de Cervantes, por meio da sua personagem Dom Quixote, tratou de uma forma crítica os ideais da cavalaria feudal — entre outros, a valorização da guerra, a lealdade, a defesa da cristandade e a devoção à Igreja. 

b) Na Idade Moderna, quando foi escrita a obra Dom Quixote, o feudalismo estava em declínio e emergia o capitalismo. Em conseqüência, surgia a nova mentalidade burguesa,fundada no individualismo, no racionalismo e no ordenamento político estruturado no Estado monárquico centralizado. 



71. (IBMEC - SP-2007) Utilize o texto e a figura a seguir para responder a este teste.
O Corpo Humano: real e fascinante. Este é o título de uma exposição inaugurada no mês de março na OCA, na capital paulista. O texto abaixo foi retirado da programação cultural de um jornal de grande circulação. “ Reunindo 16 corpos e 225 órgãos verdadeiros, a mostra revela a crueza da anatomia humana. Dividida em nove segmentos (para representar cada segmento do organismo), a exposição começa com a estrutura interna de um esqueleto, que contém mais de cem juntas. As realizações do homem na medicina também estão presentes na seção ‘o corpo tratado’, onde estão próteses de quase todas as partes do corpo.”
(O Estado de S. Paulo. 13 de abril de 2007) 

(Rembrandt “A lição de anatomia do doutor Tulp”, 1632)

Tanto a exposição anunciada pelo texto quanto o quadro de Rembrandt
a) destacam a relação entre as experiências científicas e as manifestações religiosas
b) representam a arte contemporânea, caracterizada pela denúncia contra a banalidade da violência
c) mostram a permanência do interesse sobre o funcionamento do corpo humano, do Renascimento aos dias atuais
d) indicam o retrocesso das técnicas médicas relacionadas ao estudo da anatomia humana
e) podem ser vistas como representações artísticas, não mantendo vínculos com experimentos científicos


resposta da questão 71: [C]

72. (UFTM-2007) O Renascimento cultural teve sua origem nas mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas a partir da Baixa Idade Média. Foram transformações dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, dos valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e que atingiram a alta burguesia e a nobreza, excluindo os demais segmentos da sociedade.
(Myriam Mota e Patrícia Braick, História: das cavernas ao Terceiro Milênio)

Dentre as transformações a que as autoras se referem, é correto mencionar
a) a afirmação dos Estados liberais, sob controle da burguesia, a partir da retomada do estudo do Direito Romano nas universidades.
b) o desenvolvimento das atividades mercantis, que fez surgir uma nova camada social interessada em valorizar no indivíduo e a razão.
c) o fortalecimento da autoridade dos doutores da Igreja católica, que defendiam a fé como meio de compreensão da realidade material.
d) a ascensão política das camadas populares, que questionaram a visão de mundo centrada em Deus e incentivaram a crítica e a experimentação.
e) a consolidação do sistema fabril, substituindo as corporações medievais, devido às novas exigências da economia auto-suficiente. 



resposta da questão 72:[B] 


73. (VUNESP-2007) Todas as coisas humanas têm dois aspectos... para dizer a verdade todo este mundo não é senão uma sombra e uma aparência; mas esta grande e interminável comédia não pode representar-se de um outro modo. Tudo na vida é tão obscuro, tão diverso, tão oposto, que não podemos nos assegurar de nenhuma verdade.
 (Erasmo de Roterdã, Elogio da loucura.)

Erasmo de Roterdã foi um dos primeiros pensadores a contribuir para o surgimento da modernidade. Nesse texto, de 1509, pode-se considerar moderno
a) o elogio da loucura, vista como uma forma sofisticada de sensibilidade.
b) o caráter obscuro e sombrio da vida, na qual o homem deve mover-se pela fé.
c) a ausência de verdades absolutas, em contraste com as verdades do clero.
d) a ideia de que o mundo é uma comédia, e nós homens devemos nos divertir.
e) a ideia de que o mundo é aparência, mera representação do plano divino.

resposta da questão 73:[C] 





74. (Mack-2007) (...) Dante e Maquiavel conheceram o exílio, Campanella e Galileu foram submetidos a prisão e tortura, Thomas Morus foi decapitado por ordem de Henrique VIII, Giordano Bruno e Étienne Dolet foram condenados à fogueira pela Inquisição, Miguel de Servet foi igualmente queimado vivo pelos calvinistas de Genebra, para só mencionarmos o destino trágico de alguns dos mais famosos representantes do humanismo.
Mesmo as constantes viagens e mudanças de Erasmo de Rotterdam e de Paracelso, por exemplo, eram em grande parte motivadas pelas perseguições que lhes moviam seus inimigos poderosos.

Nicolau Sevcenko - O Renascimento 

A razão para as perseguições aos sábios humanistas, mencionadas no trecho acima, pode ser encontrada, em suas linhas gerais,
a) no conflito aberto com a Igreja católica, provocado pelo ateísmo dos pensadores humanistas, que identificavam, na sujeição do homem a Deus, um obstáculo ao seu desenvolvimento pleno.
b) no choque entre, de um lado, o conservantismo de homens e de instituições ligados à cultura e aos valores tradicionais e do outro, o alento renovador daqueles que, inspirados em modelos da Antiguidade, buscavam novas formas de interpretar o homem e o mundo.
c) no temor que tomou conta da nobreza e do clero ante o perigo de perder suas terras e riquezas, vistas pelos humanistas como a causa da miséria geral, e, por isso, alvo das pregações revolucionárias.
d) no perigo que representavam para os reis absolutistas as obras políticas dos humanistas, como Dante e Maquiavel, que defendiam um modelo de Estado democrático, não monárquico e laico.
e) no confronto entre os dogmas cristãos (católicos e reformados) e o paganismo antigo, sendo este considerado pelos humanistas como uma religião superior, e que deveria, por conseqüência, substituir o cristianismo.


resposta da questão 74:[B]




75. (ESPM 2007)



As imagens apresentadas devem ser relacionadas a dois grandes artistas renascentistas. A da esquerda foi obra do pintor, arquiteto, escultor, mecânico, urbanista, engenheiro, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, precursor da aviação, da balística, da hidráulica, da ótica e da acústica. A da direita foi obra de um artista dotado de uma versatilidade sem limite, indicado por Bramante para servir ao Papa Júlio II, em Roma, foi imortalizado como um dos maiores pintores da Renascença.

Assinale entre as
alternativas a que traz, respectivamente, os nomes dos autores das duas obras:
a) Rafael e Botticelli.
b) Leonardo da Vinci e Rafael.
c) Leonardo da Vinci e Masaccio.
d) Botticelli e Masaccio
e) Giotto e Pieter Brueghel.


resposta da questão 75:[B] 


76. (FUVEST-2008) Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido à
a) iniciativa pioneira na busca do caminho marítimo para as Índias.
b) centralização precoce do poder monárquico nessa região.
c) ausência completa de relações feudais em todo o seu território.
d) neutralidade da península itálica frente à guerra generalizada na Europa.
e) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística.


resposta da questão: 76: [E] 
Comentário da questão:
O desenvolvimento econômico das cidades italianas originário da atividade mercantil marítima durante os séculos XV e XVI que se refletiu no desenvolvimento artístico denominado Renascimento. 

77. (UFSCar-2009) Observe a imagem.
 
Essa escultura – a Pietá – é uma obra de arte do período

a) clássico romano.
b) medieval.
c) renascentista.
d) barroco.
e) romântico.

resposta da questão 77:[C] 

78. (FGV-1995) Erasmo de Rotterdam (1467-1536) foi um dos pensadores mais influentes de sua época, sobretudo porque em sua obra ELOGIO DA LOUCURA defendeu, entre outros aspectos:

a) a tolerância, a liberdade de pensamento e uma teologia baseada exclusivamente nos Evangelhos.
b) a restauração da teologia nos termos da ortodoxia escolástica, na linha de Tomás de Aquino.
c) a reforma eclesiástica da Igreja segundo a proposta de Savonarola, conforme sua pregação em Florença.
d) o comunismo dos bens, teoria que influenciaria o pensamento de Rousseau no século XVIII.
e) a supremacia da razão do Estado sobre as regras definidas nos princípios da moral cristã.


Resposta da questão 78: [A] 

79. (PUC-SP-1995) A Pietá, escultura de mármore de Michelangelo (1475-1564), foi realizada no fim do século XV, no contexto do Renascimento. Giorgio Vasari (1511-1574), um dos mais importantes intérpretes da obra de Michelangelo, ao falar desta obra, destaca seu refinamento técnico. O próprio Michelangelo reconheceu a maestria da Pietá ao gravar, pela primeira vez, sua assinatura na faixa que atravessa o peito da Virgem. Ainda a propósito dessa escultura, Vasari comenta:
"Como a mão do artista pôde realizar, de maneira tão divina, em tão pouco tempo uma obra tão admirável?
Parece um milagre: que uma rocha informe tenha atingido uma perfeição tamanha que a própria natureza só raramente a modela na carne."
 Paolucci, Antonio. MICHELANGELO. Florença, ATS. 1993. 


A partir do comentário de Vasari, apresente o contexto histórico em que se insere o Renascimento, as novas concepções que passaram a orientar a produção artística e sua relação com a nova visão - humanista - de mundo que marca esse movimento estético-cultural.
Produza um texto-síntese em que as informações utilizadas estejam claramente articuladas, contextualizadas e relacionadas às discussões propostas. A resposta poderá, ainda, ser profunda por meio do destaque de outras obras e nomes expressivos do Renascimento.


resposta da questão 79:
O Renascimento esta intimamente ligado à expansão comercial, à reforma religiosa e ao absolutismo. Enfatizava a cultura não eclesiástica, racional e científica, sobretudo não feudal. Entretanto, mesmo tentado sepultar os valores da igreja católica, apresentou-se como um entrelaçamento dos novos e antigos valores, refletindo o caráter de transição do período. Buscando base na cultura greco-romana, o Renascimento foi a explosão de manifestações artísticas 
em todas as áreas. 


80. (UNICAMP-1998) Sobre o governo dos príncipes, Nicolau Maquiavel, um pensador italiano do século XVI, afirmou:

O príncipe não precisa ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso, bastando que aparente possuir tais qualidades.(...) Um príncipe não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo frequentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião (...). O príncipe não deve se desviar do bem, se possível, mas deve estar pronto a fazer o mal, se necessário.
(Adaptado de Nicolau Maquiavel, O Príncipe, em Os Pensadores, São Paulo, Nova Cultural, 1996, pp. 102-103) 

A partir do texto, responda:

a) Qual o maior dever do príncipe?

b) Como o príncipe deveria governar para ter êxito?

c) De que maneira as idéias de Maquiavel se opunham à moral cristã medieval?

resposta da questão 80:
a) Manter-se no governo. 

b) Utilizar-se de todos os meios possíveis para permanecer no poder. 


c) Porque Maquiavel fez uma análise real de como o governo deve ser mantido rompendo com a moral religiosa de que o monarca de sempre respeitar os valores da bondade cristã para com seu povo, e sim o monarca de saber o momento de ser bom e o momento de ser mau. 

81. (UFBA-1998) A ciência moderna é vasta e muito complexa. É praticamente impossível adquirir uma visão atualizada de suas possibilidades totais e talvez por isso tenha passado a ser encarada com desconfiança. Contudo, a civilização ocidental encontra-se comprometida com a crença no valor do progresso cientifico como força atuante a favor da humanidade. Embora alguns dos maiores perigos do mundo também sejam fruto do desenvolvimento da ciência, prevalece a esperança de que virão dela as soluções viáveis para os nossos grandes problemas.

(ENCICLOPÉDIA. p. 347) 

Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre o papel da ciência e da tecnologia nos diversos momentos da história, é possível afirmar:

(01) A complexidade da ciência já era percebida pelos gregos antigos, que, desde então, buscavam a constante especialização das áreas do saber.
(02) A desconfiança aludida no texto decorre, em parte, da sobrevivência de traços da hegemonia da Igreja no campo do conhecimento e da interpretação da natureza, desde a Idade Média.
(04) A articulação entre conhecimento científico e produção industrial, a partir do século XIX, resultou na distribuição equilibrada de seus benefícios entre os diversos segmentos da sociedade industrial ocidental.
(08) A penetração dos frutos do desenvolvimento científico ocidental em sociedades ainda periféricas tem contribuído para a perda da cultura tradicional e conseqüente desintegração das estruturas sociais até então vigentes.
(16) Um dos perigos aludidos no texto relaciona-se com a utilização descontrolada dos componentes da energia atômica tanto por governos, quanto por empresas, ou mesmo por cidadãos despreparados ou negligentes.
(32) A esperança expressa no texto quanto aos benefícios do conhecimento científico na solução dos problemas da humanidade tem sido dificultada pela ganância e violência de governos de países ricos e pela tolerância ou cumplicidade de países pobres.

Marque como resposta a soma dos itens corretos.


resposta da questão 81: Soma: 17 



82. (UFRS-1998) Relacione as obras renascentistas com os seus autores.

1. Dante Allighieri
2. Rabelais
3. Copérnico
4. Montaigne
5. Erasmo de Rotterdam

( ) Gargântua e Pantagruel
( ) O Elogio da Loucura
( ) Ensaios
( ) A Divina Comédia
( ) As Revoluções dos Orbes Celestes

A sequência numérica correta, de cima para baixo, na coluna da direita, é

A) 5 - 4 - 3 - 2 - 1
B) 2 - 5 - 4 - 1 - 3
C) 1 - 2 - 3 - 4 - 5
D) 5 - 2 - 1 - 3 - 4
E) 3 - 1 - 2 - 4 - 5

Resposta da questão 82:[B]



83. (UFV-2005) Observe a figura abaixo:

A Leiteira (c.1658-1660), de Johannes Veermer, é uma das obras-primas da pintura holandesa do século XVII, que gradativamente define um estilo próprio, representando com austero realismo cenas familiares, paisagens urbanas, situações da vida cotidiana e retratos de pessoas comuns. A vida urbana e comercial é o cenário dessa nova forma de representação do mundo, que caracteriza a cristalização de uma cultura burguesa.

Das características abaixo, assinale aquela que NÃO se aplica à cultura burguesa urbana da era moderna.
a) A estética barroca, caracterizada por uma representação do mundo saturada de excessos e movimento.
b) A atribuição de valor moral ao trabalho honesto e disciplinado, com raízes na religião reformada.
c) O profundo desprezo pelas classes populares, consideradas como dissolutas e avessas ao trabalho.
d) A vida doméstica centrada na definição de uma esfera privada restrita à família nuclear.
e) A aversão ao complexo jogo de etiqueta e honra da sociedade de corte e dos aristocratas em geral. 


Resposta da questão 83:[A] 

84. (UNIMEP 2013) “No ano de Nosso Senhor de 1348, em Florença, (...) ocorreu a mais terrível epidemia: seja por influência dos planetas, seja porque Deus a tenha enviado como justo castigo pelos nossos pecados, irrompeu alguns anos antes no oriente e depois saltou de lugar em lugar, levando a mais espantosa desolação por onde passava até alcançar o ocidente”.
Assim o poeta e crítico literário italiano Giovanni Boccaccio descreveu, em sua obra Decameron, uma epidemia que assolou a Europa no século 14.

Qual das alternativas a seguir NÃO apresenta relação com o conteúdo do texto acima?
a) Boccaccio narra a epidemia da Peste Negra que atingiu a Europa medieval de forma avassaladora entre 1347 a 1353.
b) Decameron é considerada um verdadeiro documento acerca desta praga devastadora, mas também considerada um marco literário pelo destaque aos valores terrenos das personagens em ruptura com a moral medieval, que valorizava o amor espiritual.
c) Esse fragmento da obra de Boccaccio revela a concepção da ira divina sobre os pecadores, apropriada pela Igreja como forma de explicar a epidemia, presente no imaginário dos homens daquela sociedade.
d) O fragmento demonstra que, ao se apropriar da concepção de castigo divino para justificar essa epidemia, Boccaccio refuta a ideia de contágio para a expansão dessa doença.
e) A Peste Negra, retratada por Boccaccio, nada mais é que a peste bubônica cuja origem se atribui aos ratos, portadores da bactéria Pasteurella pestis, que transmitia aos humanos por meio das picadas de suas pulgas.

Resposta da questão 84:[D]

85. (Mack-2001) Renascimento é a denominação usual para as mudanças de caráter cultural ocorridas nos países europeus durante o período que vai, aproximadamente, de 1300 a 1650. No campo das ciências e das artes podemos considerar como expressões desse período os trabalhos de:
a) René Descartes, Ludwig van Beethoven e Thomas
Malthus.
b) Augusto Comte, Adam Smith e Igor Stravinsky.
c) Fillippo Marinetti, Luigi Russolo e R. Colligwood.
d) Johann Kepler, Josquin des Prés e William Shakespeare.
e) Richard Wagner, Georg Wilhelm Hegel e Francisco Goya.



Resposta da questão 85:[D]


86. (UNIMEP 2013) O pensador Nicolau Maquiavel escreveu em 1513 a obra O Príncipe. No escrito, apresenta dois conceitos fundamentais, virtù e fortuna, necessários para a arte de governar. 
Assinale a alternativa CORRETA.
a) A única proposta da obra O Príncipe é a descrição e caracterização dos principados existentes. 
b) Para Maquiavel, o príncipe é uma figura autoritária e prejudicial à vida em sociedade.
c) Em O Príncipe, Maquiavel defende que a política deve associar-se com a moral.
d) Para Maquiavel, a política tem lógica e ética próprias. 
e) Virtù e fortuna são conceitos fundamentais para analisar a prática abusiva do governo, dirigida à minoria.


resposta da questão 86:[D]

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