sexta-feira, 18 de setembro de 2009

EROS, O DEUS DO AMOR (1981)
as reminicências de um conquistador




Direção: Walter Hugo Khouri
País: Brasil
Gênero: Drama
Filme: 1981
Elenco
Roberto Maya
Norma Bengell
Renée de Vielmond
Dina Sfat
Denise Dumont
Christiane Torloni
Maria Cláudia
Monique Lafond
Lilian Lemmertz
Kate Lyra
Nicole Puzzi
Patrícia Scalvi
Dorothée Marie Bouvyer
Kate Hansen
Lala Deheinzelin
Suely Aoki


Alvamar Taddei
Serafim Gonzales
Selma Egrei



Sinopse
São Paulo, a grande metrópole. Marcelo, 48 anos, casado com Eleonora, pai de Berenice, declara seu amor e ódio pela cidade. Por intermédio de Ana, sua atual amante que trabalha numa galeria de arte, Marcelo relembra suas fascinações e seus amores pelas mulheres que passaram pela sua vida.
Entre elas, acham-se: a mãe desejada; a professora de inglês com quem, em 1945, se envolvera sexualmente; o fascínio de criança por uma líder comunista em 1935; a empregada que cuidava dos cavalos da fazenda de sua mãe; a colegial virgem em 1969; a amante masoquista; Ada, que procurou mudar sua vida; duas prostituas; a astrônoma que lhe falou da infinitude do universo; a escultora que não conseguiu modelar seu rosto em argila; a japonesa de um bordel da Liberdade; a professora de filosofia que lhe ensinou o amor pelas idéias platônicas.
Na ilustração acima vemos Cupido, o deus romano do amor.

A esposa e a filha questionam o seu cinismo. Eleonora, sem jamais executar a ação, sempre o ameaça com a divisão dos bens.
Em sua garçonnière, Ana lê trechos de um livro sublinhado. Ela tenta fazer com que Marcelo despreze seus dias de conquistador, a fim de construírem algo juntos, mas, queixando-se de sua artificialidade e de seu egoísmo, termina rompendo com ele.
Cena do filme


Marcelo, à procura da mulher que seja a soma de todas as outras, se envolve com uma atriz de cinema que o leva ao local de filmagem onde está sendo rodado o episódio da líder comunista. As filmagens o levam e recordar novamente de seu espaço predileto na infância, de sua mãe e da visão de um urso aprisionado visto no zoológico.
Cartaz promocional do filme.





Críticas
"Eros, o Deus do Amor" é um bom filme nacional. Roteirizado e dirigido pelo cineasta Walter Hugo Khouri, o filme trata da busca de um homem pelas razões que o levam a não encontrar um sentido para sua vida, o que é mostrado através de suas recordações.
Christiani Torloni

Como em todos os seus filmes, Khouri consegue reunir uma verdadeira constelação de mulheres bonitas e imprimir um clima erótico ao mesmo.
Além do bom trabalho de direção, "Eros, o Deus do Amor" apresenta ótimas interpretações, com ênfase para as atuações de Norma Bengell, Roberto Maya, Dina Sfat e Renée de Vielmond.


Eros, o deus grego do amor.



Um comentário: