Saiba mais sobre a Alta Idade Média
Saiba mais sobre as
características da Alta Idade Média.
Roteiro de estudos: Feudalismo na
Alta Idade Média
1. (Fuvest) A palavra
“feudalismo” carrega consigo vários sentidos. Dentre eles, podem-se apontar
aqueles ligados a
a) sociedades marcadas por
dependências mútuas e assimétricas entre senhores e vassalos.
b) relações de parentesco
determinadas pelo local de nascimento, sobretudo quando urbano.
c) regimes inteiramente dominados
pela fé religiosa, seja ela cristã ou muçulmana.
d) altas concentrações fundiárias
e capitalistas.
e) formas de economias de
subsistência pré-agrícolas.
resposta:[A]
2. (UFPI) Entre as
características do feudalismo, sistema político, social e econômico estruturado
na Europa medieval, estão:
a) A existência de uma forte
concentração de poder nas mãos dos monarcas.
b) Uma forte monetarização das
relações econômicas, favorecendo o crescimento dos núcleos urbanos.
c) A terra não tinha valor, sendo
inúmeras vezes concedida aos servos para que cultivassem a agricultura
livremente.
d) A existência de uma sociedade
estamental, formada por grupos sociais com status fixos, os senhores e os
servos, em que os servos eram presos à terra e obrigados a prestar serviços e
pagar impostos aos senhores.
e) Uma base econômica voltada ao
comércio entre os vários feudos existentes.
resposta:[D]
3. (Unifesp) Sabe-se que o
feudalismo resultou da combinação de instituições romanas com instituições
bárbaras ou germânicas. Indique e descreva no feudalismo uma instituição de
origem
a) romana.
b) germânica.
resposta:
a) A servidão medieval, marcada
pelo vínculo dos camponeses à terra, teve origem na instituição do colonato
durante o Baixo Império Romano.
b) A instituição da vassalagem
entre os nobres feudais tem sua origem associada à tradição germânica de
alianças militares, definida como comitatus.
4. (ESPM jul08) Leia o documento
que se segue e responda:
Em primeiro lugar, prestaram
homenagem da maneira seguinte: o conde perguntou ao seu interlocutor se queria
tornar-se seu homem, sem reserva, e este respondeu: - Quero; depois estando as
suas mãos apertadas pelas do conde, aquele que havia prestado homenagem fez
compromisso da sua fidelidade ao ‘avant-parlier’ (porta-voz) do conde, nestes
termos: — Prometo pela minha —, ser, a partir deste instante, fiel ao conde
Guilherme e guardar-lhe, contra todos e inteiramente à minha homenagem, de boa
fé e sem dolo; em terceiro lugar jurou o mesmo sobre as relíquias dos santos.
(F.L.Ganshof. O que é
Feudalismo?)
Assinale a alternativa que
apresenta, respectivamente, quem se submetia a tal juramento e uma de suas
obrigações:
a) Suserano; corvéia, ou
prestação de trabalho por 3 dias da semana ao senhor.
b) Suserano; banalidade ou taxas
pagas pelo uso das instalações do feudo.
c) Vassalo; formariage ou taxa
paga para poder se casar.
d) Vassalo; auxílio militar
obrigatório durante quarenta dias ao ano.
e) Servo; auxílio financeiro para
quando do casamento da filha mais velha do suserano.
resposta:[D]
5. (GV Econ. Dez06) “Em primeiro
lugar, fizeram homenagem desta maneira: o conde perguntou ao futuro vassalo se
queria tornar-se seu homem sem reservas, e este respondeu: ‘Eu o quero’;
estando então suas mãos apertadas nas mãos do conde, eles se uniram por um
beijo. Em segundo lugar, aquele que havia feito homenagem hipotecou sua fé
(...); em terceiro lugar, ele jurou isto sobre as relíquias dos santos. Em
seguida, com o bastão que tinha à mão, o conde lhes deu a investidura (...).”
Galbert de Bruges, in
Gustavo de Freitas, 900 textos e documentos de História
Da situação descrita no
documento, resultou
a) a formação de um exército de
mercenários, pois os vassalos lutavam por terras, o que se tornou fundamental
às monarquias nacionais.
b) o fortalecimento da autoridade
dos monarcas, que ganharam o direito de comandar seus vassalos e, assim,
reprimir as rebeliões senhoriais e camponesas.
c) a organização das Cruzadas,
devido ao interesse do Papado em reafirmar seu poder sobre a cristandade após o
Cisma do Oriente.
d) o surgimento de Estados
nacionais, já que os reis conseguiram o apoio militar e financeiro dos nobres
em sua luta contra os poderes locais.
e) a fragmentação do poder real,
uma vez que os vassalos deviam obediência direta a seu suserano, que exercia
autoridade em sua região.
resposta:[E]
6. (GV Econ. Dez07) A palavra
servo vem de servus (latim), que significa “escravo”. No período medieval, esse
termo adquiriu um novo sentido, passando a designar a categoria social dos
homens não livres, ou seja, dependentes de um senhor. (...) A condição servil
era marcada por um conjunto de direitos senhoriais ou, do ponto de vista dos
servos, de obrigações servis.
(Luiz Koshiba,
História: origens, estruturas e processos)
Assinale a alternativa que
caracterize corretamente uma dessas obrigações servis.
a) Dízimo era um imposto pago por
todos os servos para o senhor feudal custear as despesas de proteção do feudo.
b) Talha era a cobrança pelo uso
da terra e dos equipamentos do feudo e não podia ser paga com mercadorias e sim
com moeda.
c) Mão morta era um tributo anual
e per capita, que recaía apenas sobre o baixo clero, os vilões e os cavaleiros.
d) Corvéia foi um tributo
aplicado apenas no período decadente do feudalismo e que recaía sobre os servos
mais velhos.
e) Banalidades eram o pagamento
de taxas pelo uso das instalações pertencentes ao senhor feudal, como o moinho
e o forno.
resposta:[E]
7. (Unesp) Desde o final do
Império Romano até o início da Idade Moderna, pode-se dizer que o continente
europeu viveu sob o feudalismo ou regime feudal.
a) Qual era a base de exploração
de mão-de-obra durante o regime feudal?
b) Do ponto de vista econômico e
político, como se caracterizava o feudalismo?
resposta:
a) A servidão, pela qual o camponês preso a
terra pagava obrigações a seu senhor em troca de proteção.
b) A economia feudal
era agrária e auto-suficiente (base agrícola e de subsistência) e amonetária,
sendo o comércio local realizado com base em trocas naturais. Politicamente, o
feudalismo caracterizava-se pela descentralização do poder (localismo) na
medida em que os senhores feudais eram autônomos em seus domínios, inexistindo
a autoridade do rei.
8. (Ufpel) TEXTO I
"Deus quis que, entre os
homens, uns fossem senhores e outros, servos, de tal maneira que os senhores
estejam obrigados a venerar e amar a Deus, e que os servos estejam obrigados a
amar e venerar o senhor..." St. Laud de Angers, Documents d Historie
Vivante.
In: FREITAS, Gustavo
de. "900 textos e documentos de história". Vol. 1 Lisboa, Plátano,
1975.
TEXTO II
"Capítulos do projeto de
concórdia entre os camponeses da Catalunha e seus senhores. [...] VIII - que o
senhor não possa dormir a primeira noite com a mulher do camponês: Pretendem
alguns senhores que, quando o camponês toma a mulher, o senhor há de dormir a
primeira noite com ela, e, em sinal de senhorio, a noite em que o camponês deva
contrair núpcias, a mulher, estando deitada, vem o senhor, sobe à cama,
passando sobre a dita mulher e como isso é infrutuoso para o senhor e uma
grande humilhação para o camponês, um mau exemplo e uma ocasião para o mal,
pedem e suplicam que isso seja totalmente abolido".
PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria
Guadalupe. "História: textos e testemunhas". São Paulo: UNESP, 2000.
Os documentos se referem às
práticas do
a) helenismo grego.
b) anglicanismo.
c) germanismo.
d) catolicismo medieval.
e) feudalismo europeu.
resposta:[E]
9. (cftce) O Feudalismo foi o
sistema econômico, político e social característico da Europa durante a Idade
Média. É traço do Feudalismo:
a) baseava-se nas relações
trabalhistas de produção.
b) economia natural e
auto-suficiente.
c) intenso comércio.
d) intenso desenvolvimento
urbano.
e) relações políticas baseadas no
poder republicano.
resposta:[B]
10. (cftpr) A expressão
"Idade Média" surgiu no século XIV, durante o Renascimento, para
denominar um período de quase mil anos (de 476 a 1453). Para facilitar o
estudo, os historiadores costumam dividir esse período em Alta Idade Média
(séculos V a IX) e Baixa Idade Média (séculos IX a XIV).
Sobre a Idade Média, podemos
afirmar que:
I) Este período é caracterizado
pela ruralização, culminando na formação do feudalismo. A economia era de
subsistência e sustentava-se no trabalho servil. Presos à terra, entre várias
obrigações, os servos estavam submetidos a prestações em produtos (talha e
banalidade) e em trabalho (corvéia).
II) A sociedade era estamental,
sem mobilidade vertical e hierarquizada em ordens: o clero (que rezava),
nobreza (que guerreava) e os servos (que trabalhavam).
III) A cultura mesclava a
religiosidade cristã com o espírito guerreiro feudal, numa época marcada por
invasões, constituindo-se na identidade da Europa Ocidental. Em suas
manifestações, a cultura idealizava as relações guerreiras da nobreza como a
cavalaria, a suserania e a vassalagem.
IV) Influenciados pelo
cristianismo, todos acreditavam que o reino da Terra tinha sido concebido por
Deus. Contudo, a Igreja Católica não conseguiu impor uma ordem política, uma
vez que a nobreza detinha o monopólio da violência e conseguiu obter o poder
político autônomo, sem interferências religiosas.
Das proposições anteriores, são
corretas somente:
a) II, III e IV.
b) I, III e IV.
c) I, II e III.
d) I e IV.
e) I e II.
resposta:[C]
11. (cftce) Leia atentamente o
texto a seguir:
"Os clérigos devem por todos
orar
Os cavaleiros sem demora
Devem defender e honrar
E os camponeses sofrer
Cavaleiros e clérigos sem falha
Vivem de quem trabalha
Têm grande canseira e dor
Pagam princípios, corvéias, orações ou talha...
E com coisas costumeiras..."
Os cavaleiros sem demora
Devem defender e honrar
E os camponeses sofrer
Cavaleiros e clérigos sem falha
Vivem de quem trabalha
Têm grande canseira e dor
Pagam princípios, corvéias, orações ou talha...
E com coisas costumeiras..."
(Estevão de Fourieges, in:
COTRIM, Gilberto. "História global - Brasil e geral." Vol. Único. São
Paulo: Saraiva, 2002.)
Os versos se referem:
a) aos estamentos sociais típicos
do feudalismo;
b) aos estamentos característicos
da sociedade romana
c) às classes sociais da época
moderna
d) aos grupos sociais franceses
formados com a Revolução Francesa
e) aos grupos sociais surgidos na
Rússia a partir da Revolução Soviética de 1917
resposta:[A]
12. (cftce) É alternativa
verdadeira, correspondente às principais características do Feudalismo.
a) economia e sociedade agrárias
e cultura predominantemente laica;
b) trabalho assalariado, cultura
teocêntrica e poder político centralizado nas mãos do rei;
c) trabalho assalariado e
economia agrária, auto-suficiente e natural;
d) trabalho regulado pelas
obrigações servis e sociedade com grande mobilidade;
e) as relações entre a nobreza
feudal baseavam-se nos laços de suserania e vassalagem: tornava-se suserano o
nobre que doava um feudo a outro; e vassalo, o nobre que recebia o feudo.
resposta:[E]
13. (Ufpel) "Os clérigos
devem por todos orar os cavaleiros sem demora devem defender e honrar e os
camponeses, sofrer cavaleiros e clero sem falha vivem de quem trabalha têm grande
canseira e dor pagam primícias, corvéias, orações ou talha e cem coisas
costumeiras e quanto mais pobre viver mais mérito terá das faltas que cometeu
se paga a todos o que deve se cumpre com lealdade a sua fé se suporta paciente
o que lhe cabe: angústias e sofrimentos."
ESTEVÃO DE FOUREGES. In: COTRIM,
Gilberto. "História global: Brasil e Geral". 6 ed. São Paulo:
Saraiva, 2002.
O poema está diretamente
relacionado
a) à Revolução Francesa,
enfatizando as obrigações servis, como a corvéia - que era a entrega da
primeira colheita ao senhor.
b) à estratificação social, no
feudalismo europeu, justificada pela Igreja, e composta pelo clero, pela
nobreza e pelo povo.
c) ao final da Idade Média,
durante a expansão colonial européia na América, com o apoio da Igreja.
d) à ideologia burguesa, nas
Cruzadas, quando os cavaleiros defenderam os valores cristãos ocidentais contra
os muçulmanos.
e) ao período medieval, por
referir a exploração dos camponeses através de trabalho escravizado, bem como
pela talha - que era o pagamento pelo uso do moinho.
resposta:[B]
14. (Puc-rs) "Há de se
notar, em especial, que a dupla necessidade que os autores [...] sentiram de,
por um lado, utilizar a insubstituível utensilagem intelectual do mundo
greco-romano e de, por outro lado, vazá-la em moldes cristãos, facilitou ou
criou, mesmo, hábitos intelectuais muito perniciosos: a sistemática deformação
do pensamento dos autores, o perpétuo anacronismo, o raciocínio por citações
isoladas do contexto. O pensamento antigo só humilhado, deformado e atomizado
pelo pensamento cristão pôde sobreviver [...]."
(Adaptado de Jacques Le Goff, 1964, p. 151).
O fragmento do texto acima se
refere
a) ao tratamento dado às antigas
fontes pagãs pela maioria dos pensadores medievais da Alta Idade Média, em que
o essencial era o que os autores haviam dito, e que podia ser utilizado
conforme conviesse pela elite intelectual da Igreja Católica para servir aos
propósitos do cristianismo.
b) à cultura renascentista, que
deturpou o sentido das fontes originais, atitude justificada pela busca
extremada do uso da razão, eliminando qualquer possibilidade de expressão dos
indivíduos pelo sentimento, tônica da tradição antiga, presente nos textos.
c) ao período bizantino, em que
as fontes gregolatinas precisavam sofrer um processo de releitura para se
ajustar às concepções políticas e religiosas que combatiam as influências
orientais presentes no pensamento ocidental.
d) à educação desenvolvida
durante o Império Romano, em que a história escrita, antes da dominação de
vastos territórios pelos exércitos romanos, precisava sofrer alterações em sua
análise e interpretação, bem de acordo com a política externa romana: um
império, um pensamento.
e) ao período de transição do
feudalismo para o capitalismo, no qual a cultura precisava se adequar às novas
transformações econômicas, políticas e sociais, sendo adotada como primeira
medida a substituição do pensamento antigo pelo científico.
resposta:[A]
15. (cftsc 2007) Assinale a
proposição CORRETA. Sobre as idéias econômicas e sociais da Igreja na época
feudal podemos afirmar:
a) Estimulavam o comércio e o
enriquecimento individual.
b) Condenavam a rígida estrutura
econômica e social do feudalismo.
c) Estimulavam os empréstimos a
juros, porque aliviavam a situação dos aflitos.
d) Justificavam a estrutura
social do feudalismo e consideravam o comércio reprovável.
e) Santificavam o trabalho como
forma de ascensão social e econômica.
resposta:[D]
16. (Uel 2008) "Aqui em
baixo uns rezam, outros combatem e outros ainda trabalham.
(DE LAON, Adalberão.
Carmen ad Rodbertum Regem. In: DUBY, G. "As três ordens: o imaginário do
feudalismo". Lisboa: Editora Estampa, 1982. p. 25.)
Esse preceito, apresentado
inicialmente pelo bispo Adalberão, no século XI, em parte reflete as
funções/atividades mais características do período medieval, em parte tem
função ideológica, pois esse ordenamento pretendia fortalecer a divisão e a
hierarquia. Ainda sobre a sociedade medieval, é correto afirmar:
a) A divisão acima mencionada
reflete uma sociedade na qual a religiosidade se impõe nas várias esferas da
vida, em que o braço armado tende a impor seu poder sobre os desarmados, em que
a economia se fundamenta no trabalho agrícola.
b) Definida a sociedade entre
religiosos, guerreiros e camponeses a partir do Tratado de Verdum, as
atividades não permitidas pela Igreja oram perseguidas pelos tribunais
inquisitoriais.
c) Diante da limitação das
funções às três ordens e perseguição aos comerciantes promovida pelas
monarquias nascentes, a atividade comercial declinou, situação essa que se
reverteu no século XVI no contexto do Renascimento Comercial.
d) O poder eclesiástico se
impunha a partir do momento do batismo, quando era definido o destino de cada
criança, de acordo com as necessidades fundadas na sociedade de ordens.
e) A divisão apresentada,
característica do período entre os séculos XI e XIII, revela a estagnação
econômica da sociedade, o que explica a crise agrícola e o recuo demográfico.
resposta:[A]
17. (Ufpel) Ilustração do século
XV que representa os servos prestando serviços sob a fiscalização de um agente
do senhor.
Durante o feudalismo europeu,
este tipo de obrigação, que era cumprida através de trabalho gratuito nas
terras senhoriais, era denominada de
a) talha.
b) banalidades.
c) mão-morta.
d) comitatus.
e) corvéia.
resposta:[E]
18. (Fuvest Jan07) Na Europa
Ocidental, durante a Idade Média, o auge do feudalismo (século X ao XIII)
coincide com o auge da servidão. Explique
a) no que consistia a servidão.
b) por que a servidão entrou em
crise e deixou de ser dominante a partir do século XIV.
resposta:
a) A servidão, durante a Idade
Média, consistiu na mais importante modalidade de trabalho na Europa Ocidental.
Os servos (camponeses) tinham vínculos com a terra e, pelo direito de usá-la
para seu sustento e em troca de proteção, eram explorados e submetidos a
diversas obrigações pelos nobres detentores das terras.
b) No século XIV, o sistema
feudal europeu foi se desestruturando em meio a uma grave crise, vinculada à
disseminação de epidemias (peste), à Guerra dos Cem Anos (1337-1453) e à
eclosão de inúmeras revoltas camponesas (Jacqueries). O surgimento de contratos
de arrendamento da terra, assalariamento e novas formas de exploração do
trabalho são sintomas da desagregação da servidão e da expansão de diversas
relações econômicas fundadas no capitalismo comercial.
19. (Mack Jun07) (...) Resta
enfim a inatividade sagrada: a vida terrestre do homem é uma prova que, em caso
de sucesso, conduz à felicidade eterna; o culto de Deus e dos santos é,
portanto, uma atividade espiritual mais importante que o trabalho material.
Este é imposto ao homem como resgate do pecado e como meio de santificação, mas
não tem por fim senão a subsistência do homem. Nem o trabalho nem o produto do
trabalho são um fim em si. O calendário litúrgico impunha, pois, aos fiéis a
cessação de toda atividade laboriosa por ocasião de um grande número de festas,
a fim de que eles se consagrassem inteiramente ao culto. Assim, em razão do
número de festas e de vigílias, a duração média do trabalho semanal não parece
ter sido superior a quatro dias! No século XV suprimiu-se um bom número de
festas com folga, mas no século XVI contavam-se ainda, anualmente, além dos
domingos, umas sessenta delas. É evidente que a mentalidade medieval ignorava a
obsessão pelo trabalho e pela produtividade, que seria rigorosa na época
mercantilista (...).
Guy Antonetti — A economia
medieval
Segundo o trecho acima, sobre a
Idade Média, é correto afirmar que:
a) a economia, naquela época,
conheceu períodos de profunda estagnação em razão do absoluto desinteresse dos
homens pelo trabalho material e pelo lucro, preocupados que estavam apenas com
o culto de Deus e dos santos.
b) um traço próprio da
mentalidade medieval, quando comparada à de uma época posterior, é a ausência
da obsessão pelo trabalho material e sua produtividade.
c) o excessivo número de festas
religiosas imposto pela Igreja reduzia drasticamente os dias úteis de trabalho,
provocando períodos de escassez de alimentos e, em conseqüência, uma maior
preocupação dos homens com a vida eterna.
d) o anseio por resgatar-se do
pecado original e por santificar-se levou o homem medieval a considerar o
trabalho e seu produto um bem em si, ou seja, o caminho único que conduziria à
felicidade eterna.
e) na época mercantilista, a
supressão de um bom número de feriados religiosos foi a causa de ter nascido
nos homens a obsessão pelo trabalho e pela produtividade, bem própria da
mentalidade capitalista então nascente.
resposta:[B]
20. (Mack Jun06) Os homens deste
tempo [...] dividem-se em três “ordens”. Entendamo-las como categorias
nitidamente delimitadas, estáveis, estabelecidas por Deus mesmo e, todos o
crêem, desde a criação, para assegurar a ordem do mundo, e cada qual
correspondente a um “estado” particular, a uma missão especial. Na primeira
classe, situam-se os que rezam e sua missão é cantar a glória de Deus e obter a
salvação de todos; seguem-se os que combatem, encarregados de defender os
fracos e impor a paz divina; enfim, figuram os trabalhadores, que, segundo o
plano providencial, devem contribuir, pelo seu labor, para o sustento dos
especialistas da prece e do combate.
E. Perroy — A
sociedade feudal
A respeito do trecho acima, são
feitas as seguintes afirmações:
I. As três “ordens” mencionadas
são, grosso modo, o clero, a nobreza e os servos.
II. A definição das funções
sociais das “ordens” obedece a uma razão religiosa, cujo propósito é assegurar
a ordem do mundo.
III. As categorias nitidamente
delimitadas conheciam uma intensa mobilidade social em razão do enriquecimento
rápido proporcionado aos trabalhadores pela atividade agrícola.
Assinale:
a) se apenas I é correta.
b) se apenas II é correta.
c) se apenas III é correta.
d) se apenas I e II são corretas.
e) se I, II e III são corretas.
resposta:[D]
21. (Fuvest Jan08) Se, para o
historiador, a Idade Média não pode ser reduzida a uma “Idade das Trevas”, para
o senso comum, ela continua a ser lembrada dessa maneira, como um período de
práticas e instituições “bárbaras”.
Com base na afirmação acima,
indique e descreva
a) duas contribuições relevantes
da Idade Média.
b) duas práticas ou instituições
medievais lembradas negativamente.
resposta:
a) A Idade Média legou
importantes contribuições para a posterioridade: inovações como um novo modo de
utilizar o moinho de vento e a invenção de um novo tipo de arado; o
desenvolvimento expressivo da arquitetura; e o desenvolvimento no campo das
idéias, a preservação e difusão da filosofia clássica e o modelo de
universidade, vigente até hoje.
b) A idéia de “Idade das Trevas”
foi concebida no Renascimento, reforçada pelo Iluminismo. Para o senso comum,
uma prática do período, a alquimia — embrião da química —, relacionava-se
normalmente à bruxaria. As práticas inquisitoriais da Igreja levaram à
perseguição de pessoas e grupos que questionassem a instituição. A própria
Igreja era vista equivocadamente como monopolizadora do saber, mas controlava
principalmente o saber erudito. Outra instituição feudal era a servidão,
lembrada negativamente como a submissão dos camponeses à exploração da nobreza.
22. (G1) Em relação ao feudalismo
vigente na período medieval na Europa Ocidental, responda:
a) O que eram as corveias e as
banalidades? Caracterize-as
b) Descreva como estava
organizada a sociedade feudal.
resposta:
a) Corveias – consiste no
trabalho de 3 a
4 dias por semana na terra do senhor feudal.
Banalidades – Taxa pela
utilização dos bens comuns, como o moinho ou o forno.
b) A Sociedade estava organizada
baseada na hierarquia. Em primeiro lugar a Igreja detinha o poder, juntamente
com os reis, que eram seguidos por nobres ou senhores feudais e na base da
sociedade encontravam-se os servos e pequenos artesãos.
23. (UEL Dez07) Sobre a
religiosidade medieval, é correto afirmar:
a) Com o fim do Império Romano, o
Cristianismo, até então perseguido, difundiu-se pela Europa, sendo seus adeptos
liberados dos impostos pagos pelos idólatras.
b) A prática da bruxaria, então
disseminada nos meios clericais, provocou a reação dos crentes e a Revolução
Protestante, levando à renovação da experiência cristã.
c) O ateísmo foi combatido
duramente pela inquisição, tendo como conseqüência o desaparecimento dos
descrentes até o século XVIII.
d) A experiência da reclusão foi
bastante característica na vida religiosa do período medieval, sobressaindo-se
a ordem beneditina, fundada sobre o princípio da vida dedicada à oração e ao
trabalho.
e) A ativa participação dos
leigos na instituição eclesiástica, assim como uma tendência ao enfraquecimento
da hierarquia dessa, podem ser apontadas como características do período.
resposta:[D]
24. (UNIFESP Dez06) O mosteiro
deve ser construído de tal forma que tudo o necessário (a água, o moinho, o
jardim e os vários ofícios) exerce-se no interior do mosteiro, de modo que os
monges não sejam obrigados a correr para todos os lados de fora, pois isso não
é nada bom para suas almas.
(Da Regra elaborada por São Bento, fundador da
ordem dos beneditinos, em meados do século VI.)
O texto revela
a) o desprezo pelo trabalho, pois
o mosteiro contava com os camponeses para sobreviver e satisfazer as suas
necessidades materiais.
b) a indiferença com o trabalho, pois
a preocupação da ordem era com a salvação espiritual e não com os bens terrenos.
c) a valorização do trabalho, até
então historicamente inédita, visto que os próprios monges deviam prover a sua
subsistência.
d) a presença, entre os monges, de
valores bárbaros germânicos, baseados na ociosidade dos dominantes e no
trabalho dos dominados.
e) o fracasso da tentativa dos
monges de estabelecer comunidades religiosas que, visando a salvação, abandonavam
o mundo.
resposta:[C]
(Ibmec 07) Utilize o texto abaixo
para responder aos testes 25 e 26.
25. A mulher deve ser
governada. Essa certeza encontra seu apoio nos textos da Sagrada Escritura e
propõe a imagem exemplar da relação homem-mulher. Essa relação deve ser
hierárquica, tomando o seu lugar na ordem hierárquica universal: o homem deve
sujeitar as mulheres que lhe são confiadas, mas amá-las também, e as mulheres
devem ao homem que tem poder sobre elas a reverência. Essa troca de dilectio e
de reverentia institui ordem no interior do grupo doméstico e, de início, no
que forma o núcleo desse grupo, o casal. Mas, da relação entre o esposo e a
esposa, os moralistas da igreja julgam naturalmente que esse outro sentimento, diferente
da dilectio, que eles chamam em latim de amor, deve ser excluído, porque o amor
sensual, o desejo, o impulso do corpo, é a perturbação, a desordem; normalmente,
ele deve ser rejeitado do quadro matrimonial, localizado no espaço do jogo, da
gratuidade, o lugar que lhe é concedido por este divertimento da sociedade que
chamamos de amor cortês. O casamento é coisa séria; ele exige austeridade; a
paixão não deve misturar-se aos assuntos conjugais.
(DUBY, Georges. Idade
Média, idade dos homens: do amor e outros ensaios. São Paulo: Companhia das
Letras, 1990, p. 93.)
No trecho acima, o historiador
Georges Duby traça o perfil da relação homem-mulher na Idade Média. Nesse perfil,
podemos perceber
a) a defesa da igualdade entre
homens e mulheres, já sentida nesse período, cerca de mil anos antes do
movimento feminista do século XX.
b) a existência da mulher como
cortesã, realizando o papel da esposa fiel que presta reverência a seu marido e
mantém a ordem do grupo doméstico.
c) a defesa do amor sensual para
a manutenção do núcleo familiar, dando a seriedade necessária aos assuntos
conjugais.
d) o casamento como uma
instituição necessária para estabelecer uma ordem universal, na qual os homens
se sujeitam às mulheres.
e) a importante presença da
Igreja como definidora do papel de submissão que a mulher deveria exercer
dentro do âmbito familiar na sociedade medieval.
resposta:[E]
26. No que tange o mundo
ocidental, longo foi o percurso da luta pelos direitos da mulher, da idade
média aos nossos dias. Sobre esse percurso, é correto afirmar:
I. Pouca coisa mudou na relação
hierárquica entre homem e mulher no interior dos núcleos familiares, marcada pela
sujeição das mulheres e por sua reverência aos homens, relação essa defendida
nos países católicos em virtude de uma concepção ainda patriarcal da família.
II. A presença das sufragistas só
aconteceu em meados do século XX, quando francesas e inglesas saíram às ruas, lutando
pelo direito ao voto, uma das bandeiras pela igualdade dos sexos.
III. A reivindicação pelos
direitos sobre o corpo e a sua conquista caracterizam o feminismo contemporâneo,
no qual a pauta do dia é a luta pela liberdade de contracepção e o direito à
interrupção voluntária da gravidez.
IV. No início dessa luta, a
simples presença das mulheres na rua, agindo em causa própria, era vista como
um ato subversivo e sentida como uma violência dentro da ordem estabelecida.
a) apenas III está correta.
b) apenas III e IV estão corretas.
c) apenas I, II e III estão
corretas.
d) apenas I, II, IV estão
corretas.
e) apenas II, III e IV estão
corretas.
resposta:[B]
27. (FUVEST) A economia da Europa
ocidental, durante o longo intervalo entre a crise do escravismo, no século III,
e a cristalização do feudalismo, no século IX, foi marcada pela
a) depressão, que atingiu todos
os setores, provocando escassez permanente e fomes intermitentes.
b) expansão, que ficou restrita à
agricultura, por causa do desaparecimento das cidades e do comércio.
c) estagnação, que só poupou a
agricultura graças à existência de um numeroso campesinato livre.
d) prosperidade, que ficou
restrita ao comércio e ao artesanato, insuficientes para resolver a crise
agrária.
e) continuidade, que preservou os
antigos sistemas de produção, impedindo as inovações tecnológicas.
resposta:[A]
Resolução: O século III marca o
início da crise do Império Romano, caracterizada pela crise do escravismo, que
é um dos fatores para a desorganização da economia, assim como pela invasão dos
bárbaros, acentuando o processo de ruralização e retração das atividades
econômicas. Considera-se que o domínio muçulmano sobre o mediterrâneo também
tenha contribuído para a crise europeia.
28. (UNESP) "A fome é um dos
castigos do pecado original. O homem fora criado para viver sem trabalhar se
assim o quisesse. Mas, depois da queda, não podia resgatar-se senão pelo trabalho...
Deus impôs-lhe, assim, a fome para que ele trabalhasse sob o império dessa necessidade
e pudesse, por esse meio, voltar às coisas eternas."
(Trecho do Elucidarium.
Citado no livro A CIVILIZAÇÃO DO OCIDENTE MEDIEVAL)
a) Como o texto, escrito durante
a Idade Média, justifica a fome?
b) Como era organizado o trabalho
na propriedade feudal?
resposta:
a) Segundo o texto, a fome “é um
dos castigos do pecado original.”
b) No regime feudal prevalece a
servidão, que constitui uma forma de trabalho compulsório segundo a qual o servo paga com seus trabalhos o direito de
viver nas terras do senhor.
29. (FUVEST) A Alta Idade Média
européia é inseparável da civilização islâmica, já que consiste precisamente na
convivência, ao mesmo tempo positiva e negativa, do cristianismo e do islamismo,
sobre uma área comum impregnada pela
cultura Greco-romana.
(José Ortega y Gasset, 1833-1955)
O texto anterior permite afirmar
que, na Europa Ocidental Medieval:
a) Formou-se uma civilização
complementar à islâmica, pois ambas tiveram um mesmo ponto de partida;
b) Originou-se uma civilização
menos complexa que a islâmica devido à predominância da cultura
germânica;
c) Desenvolveu-se uma civilização
que se beneficiou tanto da herança Greco-romana quanto da islâmica;
d) Cristalizou-se uma civilização
marcada pela flexibilidade religiosa e tolerância cultural;
e) Criou-se uma civilização sem
dinamismo, em virtude de sua dependência de Bizâncio e do Islã;
resposta:[C]
30. (UEL) A chamada
“desintegração” do Império Romano remodelou a Europa. As modificações que ocorreram levaram á formação de
uma sociedade com características próprias, conhecida como sociedade medieval.
Sobre o período da Alta Idade Média (do século V ao X), é correto afirmar:
Sobre o período da Alta Idade Média (do século V ao X), é correto afirmar:
a) os povos que ocuparam o Império Romano
mantiveram a estrutura política anterior, com uma divisão equilibrada e estável
das funções públicas;
b) Chamados de “bárbaros”, povos
como os germânicos e os hunos foram responsáveis pela retomada da atividade
mercantil e pela urbanização da Europa;
c) Com o caráter de migração ou
invasão, a chegada dos chamados “bárbaros” esteve relacionada à falência do
mundo escravista e à debilidade militar de Roma;
d) A população residente no
antigo Império Romano integrou-se com as várias tribos germânicas invasoras, formando
federações com a Gália e a Hispânia;
e) Os conflitos entre romanos e
germânicos, decorrentes das invasões, acabaram caracterizando a denominada
Guerra dos Cem Anos;
resposta:[C]
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