sexta-feira, 6 de julho de 2012

Revista de História publica especial sobre os 80 anos da Revolução Constitucionalista


Revista de História publica especial sobre os 80 anos da Revolução Constitucionalista

EDIÇÃO DE JULHO REVELA TAMBÉM O LADO POLÍTICO E POUCO CONHECIDO DA MARQUESA DE SANTOS

No mês em que se celebram os 80 anos da Revolução Constitucionalista, a Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) publica uma série de artigos que discutem aspectos pouco lembrados do movimento que opôs o Estado de São Paulo ao governo de Getúlio Vargas. Os artigos abordam temas como as causas do conflito e a adesão da população, que mobilizou homens e mulheres e até a imprensa, a importância da atuação de tropas nortistas no apoio a Vargas, que levou à derrota dos “rebeldes paulistas”, a influência da propaganda no engajamento popular e os marcos e mitos que sobrevivem até hoje. Contribuíram para o dossiê os historiadores Ilka Stern Cohen, Raimundo Helio Lopes, Luiz Alberto Grijó, entre outros. O especial traz ainda uma entrevista com a pesquisadora e especialista no assunto Vavy Pacheco Borges.

Também é destaque na edição um perfil da Marquesa de Santos, que revela o lado político e pouco conhecido da famosa amante de D. Pedro I. Militante ativa, a marquesa sobreviveu a uma tentativa de homicídio, casou-se mais de uma vez e engajou-se em diversas lutas, como a Revolução Liberal de 1842. A publicação inclui ainda artigo sobre os riscos da mineração, atividade que desde o século XVII vitima milhares de pessoas no Brasil.

Lançada em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional é a única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil e traz, a cada mês, reportagens e artigos assinados por importantes historiadores e sociólogos. A publicação, que tem patrocínio da Petrobras, é mensal e vendida em bancas de todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário