terça-feira, 17 de julho de 2012

Conheça os aspectos da Revolução Constitucionalista de São Paulo


Saiba mais sobre a Revolução Constitucionalista de 1932

 
 
Revolução Constitucionalista, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista. Estes são os nomes atribuídos a um movimento armado que aconteceu em São Paulo, em 1932, entre os meses de julho e outubro. Os rebelados de 1932 queriam derrubar o Governo Provisório de Getúlio Vargas e escolher uma nova constituição para o Brasil.

O movimento foi uma resposta de São Paulo à Revolução de 1930, liderada por Vargas, que pusera fim à autonomia política que os estados da Federação brasileira tinham assegurado a partir da primeira Constituição Republicana, a de 1891. Atualmente, o dia 9 de julho, que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo.

Confira neste De lá pra cá os 80 anos da Revolução Constitucionalista. Participam do programa o historiador e autor do livro "1932: imagens de uma revolução", Marco Antonio Villa, a cientista política Maria Celina D'Araujo, a historiadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Alzira de Abreu, e o filho de César Ladeira (locutor de rádio que teve um papel importante na Revolução)  Renato Ladeira.

No programa, Ancelmo Gois e Vera Barroso relembram um momento histórico, um lugar ou um personagem da História do Brasil numa descoberta do que mudou "de lá pra cá"

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário