Confira a correção do vestibular
UFTM 2012
Questões de História
Questão 34
Leia os excertos da obra 100
textos de História Antiga, organizada por Jaime Pinsky, de 1980.
Eu sou o rei que transcende entre
os reis,
Minhas palavras são escolhidas,
Minha inteligência não tem rival.
(Hamurábi, 1792-1750 a.C. Autopanegírico.)
O fundamento do regime
democrático é a liberdade [...]. Uma característica da liberdade é ser
governado e governar por turno [...]. Outra é viver como se quer; pois dizem
que isto é resultado da liberdade, já que o próprio do escravo é viver como não
quer.
(Aristóteles, 384-322 a.C. Política.)
A partir dos textos, pode-se
afirmar que
(A) os fundamentos do poder
político eram os mesmos para Hamurábi e Aristóteles.
(B) a democracia, segundo
Aristóteles, impôs o abandono do regime escravista.
(C) Hamurábi considerava que o
governante deveria ser escolhido entre os mais sábios.
(D) expressam diferentes
concepções sobre as relações entre governantes e governados.
(E) a dinastia esclarecida, com
doses de despotismo e liberdade, era defendida por ambos.
resposta:[D]
São apresentados no enunciado da
questão dois fragmentos de discursos proferidos por líderes políticos da
Antiguidade.
Um dos textos é de Hamurábi, rei da Babilônia
que se tornou célebre por conta da compilação do código de leis mais antigo que
se tem registro, tecendo um comentário acerca das atribuições do governante. O
outro fragmento é parte do discurso de Aristóteles, filósofo grego do século IV
a.C., comentando sobre a democracia na Grécia antigo. Portanto, é possível
concluir que ambos abordam as diferentes concepções entre governantes e
governados.
Questão 35
Imperador de Roma entre 253 e 260,
Valeriano escreveu:
Não consideramos que os coloni [colonos]
tenham a liberdade de abandonar a terra à qual estão presos por sua situação e nascimento.
Se o fizerem, que sejam trazidos de volta, acorrentados e castigados.
(Apud Gordon V. Childe. O que
aconteceu na história, 1973.)
A determinação imperial ocorreu
(A) por ocasião da abolição da
escravatura e consequente desorganização gerada pela mudança do regime de
trabalho.
(B) em um momento de crise do
Império, quando a situação de arrendatários e camponeses deteriorou-se.
(C) em função das invasões dos
povos que viviam fora do Império, o que propiciou a fuga dos colonos.
(D) em represália às atitudes dos
cristãos, que condenavam os trabalhos forçados e promoviam revoltas.
(E) por conta do início da
expansão do Império, que exigiu um grande exército e causou o despovoamento dos
campos.
resposta:[B]
O trecho apresenta uma das características
do chamado Baixo Império Romano, com o fim das guerras de conquista e a decadência
do escravismo o que contribuiu para o surgimento do colonato.
Questão 36
[...] para satisfazer as faltas e
necessidades dos da fortaleza, começaram a afluir diante da porta, junto da
saída do castelo, negociantes, [...] mercadores de artigos custosos, em seguida
taberneiros, depois hospedeiros para a alimentação e albergue dos que mantinham
negócios com o senhor [...]. Os habitantes de tal maneira se agarraram ao local
que em breve aí nasceu uma cidade importante.
(Jean Lelong, cronista do século
XIII, apud Fernanda Espinosa. Antologia de textos históricos medievais, 1972.)
O texto refere-se
(A) às transformações ocorridas
na Europa Ocidental a partir do século XI, quando as atividades comerciais
intensificaram-se.
(B) ao processo de criação das
corporações de ofícios, com suas regras e rituais específicos para cada
profissão.
(C) à crescente insegurança que
marcou o período medieval, razão pela qual se procurava viver em torno de
fortificações.
(D) à baixa produção dos feudos, que
dependiam de fornecedores externos para assegurar a sobrevivência de seus
moradores.
(E) às lutas entre senhores
feudais e senhores urbanos pelo controle da produção agrícola, principal fonte
de impostos.
resposta:[A]
Questão 37
Os homens ilustrados da nossa
época não podem deixar de aqui enxergar o fator histórico predominante da
revolução de independência sul-americana, inspirada e movida, de maneira assaz evidente,
pelos interesses da população crioula [descendentes de espanhóis nascidos na
América] e, ainda, da espanhola, muito mais do que pelos interesses da
população indígena. Analisada, no contexto da história mundial, a independência
sul-americana apresenta-se ditada pelas necessidades do desenvolvimento da
civilização ocidental ou, mais exatamente, capitalista.
(José Carlos Mariátegui. Sete
ensaios de interpretação da realidade peruana, 1975.)
A partir do texto, infere-se que
(A) o movimento de independência
da América do Sul foi resultado das lutas internas que opuseram indígenas e
brancos.
(B) a independência abalou o
domínio da população crioula, que não mais contava com a proteção da metrópole
europeia.
(C) os interesses dos índios da
América só foram respeitados após a independência, quando foram reconhecidos
como civilizados.
(D) a noção de igualdade entre
nações e povos levou ao reconhecimento do direito à independência das áreas
coloniais.
(E) o fim dos domínios espanhol e
português na América do Sul estava em consonância com as necessidades do
capital industrial.
resposta:[E]
Questão 38
Leia o trecho, escrito por uma
operária inglesa, que trabalhou durante a Primeira Guerra Mundial, 1914-1918, em
uma fábrica de munição, e observe o cartaz produzido nos EUA por J. Howard
Miller, durante a Segunda Guerra Mundial, 1939-1945.
Não sei dizer quanto as outras
ganhavam na fábrica de bombas, mas sei que eles pagavam apenas 25 centavos por
semana a cada moça para enchê-las, o que não era muito. Aliás, não dava para
viver com esse dinheiro, pois precisávamos comer e não ganhávamos refeições. Mas,
quando elas entraram em greve, o salário aumentou uns 5 ou 6 centavos por
semana, e foi criado um sistema de bonificação.
(Mary Brough-Robertson apud Max
de Arthur. Vozes esquecidas da 1.ª Guerra Mundial, 2011.)
We can do it! Nós podemos fazer!
(www.history.com)
Os documentos permitem afirmar:
(A) graças ao feminismo, que se
tornou uma força social, as mulheres conquistaram igualdade de direitos no
mercado de trabalho.
(B) as guerras mundiais travadas
na primeira metade do século XX
exigiram a mobilização de toda a
sociedade no esforço para vencer os
inimigos.
(C) as tentativas de se valer do
trabalho feminino foram improdutivas, pois as mulheres não se adaptaram ao
rigor do ritmo fabril.
(D) os modernos armamentos
industriais, graças a sua precisão, protegem
a população civil dos enfrentamentos bélicos.
(E) a produção industrial do
período era pouco especializada, uma vez
que ainda comportava o trabalho feminino.
resposta:[B]
Questão 39
Observe o mapa.
O mapa faz alusão
(A) ao Tratado de Madri, que
dividiu as terras americanas entre Portugal e Espanha, colocando fim a décadas
de disputas.
(B) à estratégia imaginada pelos
portugueses para enfrentar o avanço dos franceses sobre suas terras na América.
(C) ao Tratado de Tordesilhas e
ao sistema de capitanias, doação hereditária feita pela Coroa a colonos
portugueses.
(D) à ação de Martim Afonso de
Souza, encarregado de iniciar a colonização efetiva das terras brasileiras.
(E) ao sistema de sesmarias, utilizado
pelos portugueses para garantir a posse da terra contra ameaças estrangeiras.
resposta:[C]
Questão 40
Leia os dois excertos relativos
aos quilombos, uma das formas de resistência à escravidão.
Folga nego,
branco não vem cá.
Se vier,
o diabo há de levar.
(Folclore alagoano)
[Creia Vossa Alteza] não está
menos perigoso este estado [de Pernambuco], com o atrevimento destes negros, do
que esteve com os holandeses, porque os moradores, nas suas mesmas casas e
engenhos, têm os inimigos que os podem conquistar.
(Carta de 1671, enviada ao Rei de
Portugal pelo governador Fernão Coutinho apud Antonio Mendes Júnior et al. Brasil
História, 1976.)
Da leitura dos excertos conclui-se
que
(A) o segundo texto contradiz as
afirmações do primeiro.
(B) o governador preocupa-se mais
com a ameaça holandesa.
(C) o negro sentia-se ameaçado, mesmo
nos quilombos.
(D) o registro do folclore
justifica os temores do governador.
(E) os textos confirmam o caráter
esporádico da fuga dos escravos.
resposta:[D]
Questão 41
No Brasil, os anos que se
seguiram à Independência foram marcados por crises políticas e revoltas em
várias províncias. A situação ganhou novos rumos com o Golpe da Maioridade, que
pode ser caracterizado como
(A) o movimento que afastou D. Pedro
I e deu início ao Período Regencial.
(B) a luta entre monarquistas e republicanos,
que marcou o Primeiro Reinado.
(C) a manobra do Partido Liberal,
que antecipou a coroação de D. Pedro II.
(D) a reação conservadora, que
restringia o poder das assembleias provinciais.
(E) a ação de Feijó que, com
apoio da Guarda Nacional, instituiu a Regência Una.
resposta:[C]
Questão 42
Observe a tabela.
Os dados sobre preços e salários
no período de 1913 a
1920 permitem concluir que
(A) a presença da inflação foi um
elemento constante, que corroeu o poder de compra dos assalariados.
(B) o valor real dos salários foi
preservado e conheceu ganhos reais na maior parte do período.
(C) a Primeira Guerra Mundial, 1914-1918,
teve efeito positivo sobre os ganhos dos trabalhadores.
(D) o período foi marcado por
estabilidade nos preços dos alimentos, o que não ocorreu em relação aos
aluguéis.
(E) a variação salarial permite
afirmar que as condições de vida dos trabalhadores mantiveram-se inalteradas.
resposta:[A]
Questão 43
A palavra de ordem do movimento
queremista, articulado em 1945, era: Nós queremos Getúlio. Sobre o queremismo, é
correto afirmar que
(A) se tratou de um movimento
popular, nascido nas fábricas do ABC paulista.
(B) foi organizado por intelectuais
e propunha a continuação de Vargas na presidência.
(C) resultou da união dos maiores
partidos políticos, que temiam as eleições livres.
(D) nasceu nas Forças Armadas, assustadas
com a popularidade de Luis Carlos Prestes.
(E) foi articulado a partir do
Palácio do Catete, numa tentativa de manter Vargas no poder.
resposta:[E]
Questão 44
Leia o excerto da canção escrita
por Heitor Carillo Este é um país que vai pra frente, que integrava o álbum do
grupo Os incríveis, lançado em 1976.
Este é um país que vai pra frente
Rô Rô Rô Rô Rô
De uma gente amiga e tão contente
Rô Rô Rô Rô Rô
Este é um país que vai pra frente
De um povo unido, de grande valor
É um país que canta, trabalha e
se agiganta
É o Brasil de nosso amor!
O excerto
(A) espelha o otimismo então
vivido, fruto da política desenvolvimentista cuja divisa era cinquenta anos em
cinco.
(B) é um exemplo da produção
ufanista, que inundou os meios de comunicação de massa durante o regime militar.
(C) pode ser entendido como uma
forma de protesto contra a concentração de renda, que excluía os mais pobres do
mercado.
(D) tornou-se um hino dos grupos
que lutavam pela volta das liberdades individuais e democráticas.
(E) foi uma resposta às críticas
de organismos internacionais, como o FMI, que culpavam os brasileiros pela
dívida externa.
resposta:[B]
Nenhum comentário:
Postar um comentário