quinta-feira, 26 de julho de 2012

Teste seus conhecimentos sobre a Comuna de Paris


Conheça as principais características da Comuna de Paris (1871)




Roteiro de estudo: A Comuna de Paris (1871)

1. (FGV) Considere os seguintes itens:

I. "... nasceu de um movimento espontâneo de massas e não de um plano ou de um programa previamente elaborado por um partido operário..."
II. "... revelou a tendência da classe operária para ultrapassar o estágio puramente econômico da sua luta (...) combinando simultânea e constantemente reivindicações econômicas e reivindicações políticas..."
III.  "... refletiu a tendência da classe operária para destruir o aparelho do Estado burguês, para substituir a democracia burguesa por uma forma superior de democracia..."
IV.  "... conduziu a classe operária, pela primeira vez, à conquista do poder político, ainda que na área de uma única cidade..."

 Os itens I, II, III e IV referem-se:

a)  à Comuna de Paris, que resumiu todas as tendências que estavam na origem e na primeira expansão do movimento operário moderno.
b) ao Ludismo, que representou uma forma de resistência clara à disciplinação do trabalho imposto pelo sistema fabril.
c)  ao Cartismo, que resultou da conscientização da classe operária que passou a exigir melhores condições de trabalho.
d)  às Trade Unions, que se caracterizaram pelo assistencialismo paternalista.
e)  aos Sindicatos Profissionais de Londres, que surgiram com o objetivo de garantir uma transformação social ampla.

resposta da questão 1:[A]
Comentário da questão:


A insurreição popular conhecida como Comuna de Paris foi um dos registros mais marcantes da tradição revolucionária do movimento operário europeu durante o século XIX. Ocorrida em um contexto de falência das instituições de poder estatal na França diante da queda do Segundo Império de Luís Bonaparte durante a Guerra Franco-Prussiana (1870 – 1871), a insurreição comunarda sintetizou, nas formas difusas e horizontalizadas de poder construídas nos decretos que intentavam estabelecer um controle popular sobre todas as instituições sociais, todo um conjunto de ideários e práticas disseminado entre os operários europeus durante a segunda metade do século XIX. Seu legado, ainda que difusamente apropriado pelas esquerdas mundiais, perpassou todas as revoluções operárias do século XX.

2. (Mackenzie) "Em 18 de março a insurreição estourou (...), não esperava mais lhe dar sinais de vida. Durante dois meses vivi na fornalha (...)"
(Émile Zola - carta a Paul Cézanne)
"Foi a primeira revolução proletária, o primeiro ensaio da ditadura do proletariado" 
(Horácio Gonzáles )

O acontecimento do século XIX a que se referem as citações acima é:
a) o 18 Brumário de Luís Bonaparte.
b) a Revolução Francesa.
c) o Ensaio Geral.
d) a Comuna de Paris.
e) a Revolução de 1848.


resposta da questão 2:[D]

3. (UFRS) Considere as seguintes afirmações sobre a Comuna de Paris.
I - Ocorreu como desdobramento imediato da crise provocada pela queda de Napoleão III e a consumação da derrota francesa ante a Prússia em 1871.
II - Apresentou importantes medidas de cunho popular-progressista, visando dissolver o exército permanente, separar a Igreja do Estado, instituir o ensino gratuito e entregar as fábricas à direção dos trabalhadores.
III - Constituiu o exemplo histórico europeu mais bem sucedido, no século XIX, de conquista do poder pela burguesia liberal.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) Apenas I e III


resposta da questão 3:[D]


4. (Unesp) 
(...) Considerando que para os senhores não é possível
Nos pagarem um salário justo 
Tomaremos nós mesmos as fábricas
Considerando que sem os senhores, tudo será melhor para nós.
Considerando que os senhores nos ameaçam
Com fuzis e canhões
Nós decidimos: de agora em diante
Temeremos mais a miséria que a morte.
Considerando que o que o governo nos promete sempre
Está muito longe de nos inspirar confiança
Nós decidimos tomar o poder
Para podermos levar uma vida melhor.
Considerando: vocês escutam os canhões
Outra linguagem não conseguem compreender
Deveremos então, sim, isso valerá a pena
Apontar os canhões contra os senhores!
(Bertolt Brecht, "Os dias da Comuna".)
a) Esse poema de Brecht refere-se à chamada Comuna de Paris, de 1871. Como pode ser definida a inspiração política dos revolucionários de 1871?
b) Quais as principais medidas políticas e sociais tomadas pelos participantes da Comuna de Paris durante os cerca de três meses em que ela existiu?


resposta:

a) A Comuna de Paris foi inspirada na propaganda socialista, associada à I Internacional, destacando-se o anarquismo e o marxismo.
b) Entre as medidas, podemos destacar:
- a socialização das empresas;
-  eleições para os cargos públicos;
-  extinção do exército nacional e da polícia;
- separação entre Igreja e Estado;
- igualdade entre homens e mulheres;
- criação de milícias populares.
Comentário:
O enunciado do item "a", ao usar o singular na pergunta ("A inspiração política dos revolucionários) parece descartar o variado leque de influências da Comuna.

5. (FGV) Até hoje se sonha com uma sociedade perfeita, justa e harmoniosa - utópica. No século XIX, o Romantismo produziu muitas utopias, que influenciaram duas correntes ideológicas diferentes: o socialismo e o nacionalismo. A partir de 1848, tais idéias passaram para o campo concreto das lutas sociais na Europa. Já nas novas áreas de domínio colonial, o nascente nacionalismo assumiu o caráter de luta contra a exploração e a presença estrangeira. Respectivamente, os movimentos que exemplificam o socialismo, o nacionalismo na Europa e o nacionalismo contra o domínio europeu são
a) a Comuna de Paris, a unificação da Alemanha e a Revolta dos Boxers.
b) o ludismo, a independência da Grécia e a Guerra dos Cipaios.
c) a Internacional Socialista, a Revolução do Porto e a Guerra do Ópio.
d) a Revolução Praieira, a independência da Bélgica e a Guerra dos Bôeres.
e) o Cartismo, a unificação da Itália e a Revolução Meiji.


resposta da questão 5:[A]

6. (UFJF) “Os proletários de Paris, em meio aos fracassos e às traições das classes dominantes, compreenderam que chegou o momento de salvar a situação tomando em suas mãos a direção dos negócios públicos....Compreenderam que é seu dever imperioso e seu direito incontestável tornar-se donos de seus próprios destinos, tomando o poder. ”
Manifesto de 18 de Março de 1871, apud, MARX, Karl, A Guerra Civil na França. In: MARX,  Karl e ENGELS, Friedrich, Obras Escolhidas. São Paulo: Alfa-Ômega, [s.d.]. p. 78.


Leia as afirmativas abaixo: 
I.  A comuna de Paris, apesar de sua curta duração, passou a ser considerada, nos meios socialistas, a primeira tentativa efetiva de tomada do poder pelo proletariado moderno.
II.  O levante em Paris levou à constituição da I Internacional Socialista, de extensa duração, sendo substituída apenas pela Internacional Comunista, criada após a Revolução Russa de 1917.
III.  O governo da Comuna buscou ampliar os poderes do exército e da burocracia de Estado na França, através de uma rigorosa centralização do poder.

Marque a alternativa CORRETA:
a) Todas estão corretas.
b) Somente I e II estão corretas.
c) Somente a I está correta.
d) Somente a II está correta.
e) Somente a III está correta.

resposta da questão 6:[C]

7. (Ufmg 2012)  Observe este cartaz comemorativo da Comuna de Paris:

 

A partir da análise desse cartaz e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,

a) Descreva o contexto histórico que motivou a revolta que deu origem à Comuna de Paris, em 1871.
b) Cite duas medidas adotadas pelo governo constituído pela Comuna de Paris.
c) Explique como cada um dos dois elementos representados no cartaz – a mulher e os dois homens – se relaciona com o contexto da Comuna de Paris.
 
resposta da questão 7:
 a) A Comuna de Paris foi uma insurreição operária de março a maio de 1871, quando o novo governo francês, liderado por Adolphe Thiers, subordinou-se às exigências de Bismarck, após a vitória prussiana sobre a França. Se, para os alemães o momento representa a conclusão da unificação, para os franceses representou o fim da ditadura de Napoleão III e a perda de territórios.
b) Influenciado por ideias socialistas, o governo da Comuna, instituído em março de 1871, adotou um conjunto de medidas que buscaram favorecer as massas trabalhadoras, destacando-se a abolição do trabalho noturno, a redução da jornada de trabalho, a concessão de pensão a viúvas e órfãos, a substituição dos antigos ministérios por comissões eletivas e a separação entre Igreja e Estado.
c) A figura da mulher popular resgata a imagem tradicional de “Marienne”, associada à liberdade. É verdade que Marienne e a Revolução Francesa são símbolos do liberalismo burguês, enquanto que, na gravura acima, a mulher representa a liberdade, sob ponto de vista popular. Do lado esquerdo há a imagem de um trabalhador urbano e, do direito, de um trabalhador rural, reforçando o caráter popular e socialista do movimento. 

8. (Ufpr 2007)  O texto a seguir narra o episódio da proclamação da Comuna de Paris em 1871.

"Faz-se silêncio, as pessoas escutam. Os membros do Comitê Central e da Comuna, com o lenço vermelho a tiracolo, acabam de subir ao palanque. Ranvier: 'O Comitê Central entrega seus poderes à Comuna. Cidadãos, meu coração está tão transbordante de alegria, que não posso pronunciar um discurso. Permiti-me apenas glorificar o povo de Paris pelo grande exemplo que acaba de dar ao mundo'. [...] Os tambores rufam. Os músicos, duzentas mil vozes, recomeçam a entoar a Marselhesa, não querem mais discursos. Em uma oportunidade, Ranvier mal consegue bradar: 'Em nome do povo, é proclamada a Comuna!'"
            (LISSAGARAY, Prosper-Olivier. "A História da Comuna de 1871". São Paulo: Editora Ensaio, 1991, p. 118.)

a) Analise o contexto histórico que permitiu a proclamação da Comuna na França de 1871.
b) Discuta o desfecho da experiência revolucionária de governo dos partidários da Comuna.
 
resposta da questão 8:
 a) A proclamação da Comuna de Paris, se segue à derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana em 1871, pois a população parisiense que enfrentara os invasores alemães, não reconhecera o armistício com a Alemanha, conduzido por Thires, líder do governo provisório que se instalara na França após a capitulação de Napoleão III.

b) Por se tratar de um governo socialista, o governo francês instalado em Versalhes, solicitou à Alemanha a libertação dos prisioneiros de Guerra para recompor o exército francês e combater a Comuna.
As diferentes correntes ideológicas que se confrontaram durante a organização do governo da Comuna e o reduzido exército formado principalmente por operários, não resistiram à investida do governo francês, esvaziando-se em três meses a primeira experiência concreta de um governo socialista. 

9. (Unicamp 2002)  Referindo-se aos acontecimentos ocorridos em Paris no ano de 1871, assim se expressou um militante socialista: "Eis o que significaram os acontecimentos de 18 de março. Eis por que esse movimento é uma revolução, eis por que todos os trabalhadores o reconhecem e aclamam".

a) A que movimento político a citação faz referência?

b) Explique o que foi esse movimento.

c) Qual foi sua importância para o movimento socialista até o período inaugurado com a Revolução Russa de 1917?
 

resposta da questão 9:
 a) "A Comuna de Paris".

b) A instalação de um governo socialista em Paris após a derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana (1870-1871).

c) A Comuna de Paris representou a primeira experiência de um governo democrático e popular tendo por base o ideal socialista. 

10. (PITÁGORAS) Analise o trecho do poema “Os Dias da Comuna”, de Bertolt Brecht.
(...)
Considerando que para os senhores não é possível
Nos pagarem um salário justo
Tomaremos nós mesmos as fábricas
Considerando que sem os senhores, tudo será melhor para nós.
Considerando que os senhores nos ameaçam
Com fuzis e canhões
Nós decidimos: de agora em diante
Temeremos mais a miséria que a morte.
Considerando que o que o governo nos promete sempre
Está muito longe de nos inspirar confiança
Nós decidimos tomar o poder
Para podermos levar uma vida melhor.
Considerando: vocês escutam os canhões
Outra linguagem não conseguem compreender
Deveremos então, sim, isso valerá a pena
Apontar os canhões contra os senhores!

Assinale a alternativa cujo trecho é condizente com o episódio inspirador de Brecht.
a) “Essa ideia de organizar trabalhadores em associações de iguais logo tomou as ruas das principais cidades francesas, e em especial de Paris, onde foram criados mais de cem sindicatos.”
b) “Sua causa imediata foi a vitória do exército nacional frente ao prussiano, no conflito conhecido como Guerra Franco-Prussiana, e a rendição de milhares de soldados mobilizados para defender a capital.”
c) “Constituiu-se um governo popular, encarregado da defesa da cidade, cujo órgão político decisório – o Conselho da Comuna – foi escolhido entre os mais destacados membros do exército invasor.”
d) “Nos seus 72 dias de existência, o governo da Comuna estabeleceu um programa de reformas que continha ações repressoras contra os sindicatos e as associações de classe, submetendo-os ao controle municipal.”
e) “Milhares foram massacrados quando as milícias populares invadiram a cidade; mais de 40 mil foram feitos prisioneiros e, daí em diante, os burgueses aprenderam o que os esperava se não conseguissem manter o poder.”

ressposta da questão 10:[A]


11. (G1) Qual foi o principal objetivo da Comuna de Paris? 

resposta da questão 11:

A Comuna de Paris foi o primeiro movimento social a favor do comunismo. Foi uma tentativa de aplicação dos ideais comunistas, sobretudo na defesa da propriedade coletiva.

12.  (Fatec) "A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis (...). Os proletários nada têm a perder com ela, a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos". 

Esse trecho, extraído do Manifesto Comunista de Marx e Engels, foi escrito no contexto histórico marcado: 
a) pelo acirramento das contradições políticas, econômicas e sociais decorrentes do processo conhecido como Revolução Industrial. 
b) pelos conflitos entre trabalhadores e patrões que começaram a pontuar os países capitalistas a partir da ocorrência da Revolução Russa. 
c) pela afirmação dos Estados Unidos como potência imperialista com interesses econômicos e políticos em várias regiões do planeta. 
d) pelo confronto entre vassalos e suseranos, no momento de ápice da crise do modo de produção feudal e de enfraquecimento da autoridade religiosa. 
e) pelo incremento das contestações populares às diretrizes políticas implantadas pelos regimes autoritários que floresceram na Europa, na primeira metade do século XX. 

resposta da questão 12:[A]

13. (G1) De que modo o processo de unificação da Alemanha influenciou o surgimento da Comuna de Paris?

resposta da questão 13:
Para concluir o processo de unificação, a Prússia precisava alimentar o sentimento nacionalista entre os reinos germânicos, dirigindo sua atenção para um inimigo comum. Assim, declarou guerra à França, conflito que ficou conhecido como Guerra Franco-Prussiana. O fim do conflito, marcado pela assinatura da rendição da França, não foi aceito pela população parisiense, que estabeleceu um governo popular e revolucionário na capital francesa. 

14. (G1) Por que a Comuna de Paris se diferencia das demais revoluções que marcaram a história da França contemporânea, como a Revolução França e a Revolução de 1848?

resposta da questão 14:
A Comuna de Paris é tida como a primeira experiência de revolução socialista da história, ao contrário das anteriores, que foram dirigidas pela burguesia. Por um curto período de tempo, as camadas populares de Paris tomaram o poder e instituíram medidas radicais, como a desapropriação das resistências desocupadas, o armamento dos cidadãos, a autogestão das fábricas e a gratuidade do ensino.

15. (G1) Leia agora o que o militante e geógrafo anarquista Piotr Kropotkin escreveu sobre a Comuna de Paris.


“Assim, a Comuna de Paris, (...) nascida sob a mira das armas prussianas, estava destinada a desaparecer. Mas pelo seu caráter eminentemente popular ela deu origem a uma nova série de revoluções e pelas ideias que lançou tornou-se a precursora de todas as revoluções sociais. O povo aprendeu a lição e, quando surgirem mais uma vez na França os protestos das comunas revoltadas, ele já não esperará que governo tome atitudes revolucionárias. Quando tiverem (...)  abolido totalmente a propriedade privada, o governo e o estado, irão se organizar livremente, de acordo com as necessidades indicadas pela própria vida. "
KROPOTKIN, Piotr. A Comuna de Paris, 1871. Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em www.fafich.ufmg.br. Acesso em 26 set. 2011.)



a) Por que, segundo Kropotkin, a Comuna de Paris nasceu "sob a mira das armas prussianas"?

b) Identifique no texto as principais ideias do anarquismo.

c) Quais concordâncias e quais divergências os marxistas têm com as ideias expostas nesse texto?



resposta da questão 15:
a) A Comuna de Paris está diretamente relacionada à Guerra Franco-Prussiana. Após a derrota francesa no conflito, os prussianos iniciaram o cerco à capital francesa. Enquanto o governo da Terceira República ficou paralisado diante dos invasores, a população de Paris resistiu. Mesmo após a rendição, as camadas populares não depuseram as armas. Elas expulsaram o governo e proclamaram a Comuna de Paris.

b) A defesa de uma revolução social que eliminaria a propriedade do Estado, e que inauguraria uma sociedade de indivíduos livres, capazes de se autogovernarem.

c) Concordâncias: o caráter precursor da Comuna de Paris para os movimentos revolucionários posteriores; a defesa de uma revolução que aboliria a propriedade privada.
Divergências: os marxistas defendem o fim do governo e do Estado burguês, mas avaliam que isso só é possível com a instauração de um Estado do proletariado. A ditadura do proletariado, segundo o marxismo, é uma etapa necessária para destruir o capitalismo e abolir as diferenças de classe. O florescimento de uma sociedade comunista, sem a existência de classes e sem Estado, seria a última etapa da revolução realizada pelo proletariado.


16. (G1) Elabore uma legenda para a imagem abaixo, procurando expressar a visão e os sentimentos que ela inspira.

Execution at the

Execução no muro dos Federados. Cemitério de Père-Lanchaise. Obra de Alfred Henri Darjou (século XIX). Representação do fuzilamento de 147 dirigentes da Comuna de Paris, em 28 de maio de 1871.

resposta da questão 16:
Resposta pessoal. Atividade que pretende desenvolver as capacidades estéticas e associativas do aluno.

17. (G1) O que foi e o que pretendia a Comuna de Paris?

resposta da questão 17:
Foi uma rebelião, organizada por milhares de trabalhadores franceses, que tomou a cidade de Paris em março de 1871, e instaurou um governo popular, liderado por socialistas, anarquistas e liberais radicais. Pretendia criar um Estado dos trabalhadores, formado por uma federação de comunas livres e autônomas; eleger os funcionários do Estado; substituir o exército por milícias populares; congelar preços de alimentos e aluguéis; criar creches para os filhos dos trabalhadores; estabelecer que os esforços do Estados fosse dirigidos para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores.


18. (G1) Qual foi a reação do governo de Thiers diante da formação da Comuna de Paris?


resposta da questão 18:
Apoiado pelos alemães e pela burguesia tradicional, o governo de Thiers conseguiu reunir um exército de 100 mil soldados que massacrou a Comuna de Paris, matando mais de 20 mil pessoas.


19. (G1) Defina o que foi a Comuna de Paris (1871).


resposta da questão 19:
A Comuna de Paris foi um movimento de operários parisienses contra a ocupação prussiana decorrente da derrota da França na Guerra Franco-Prussiana. O governo provisório que substituiu Napoleão III permitiu a entrada de prussianos depois de meses de resistência. Inconformados, os grupos subalternos da sociedade se rebelaram e criaram um autogoverno denominado República da Guarda Nacional, que governou Paris durante algumas semanas entre março e maio de 1871.


20. (G1) Observe a imagem.

A Coluna de Vendrôme, onde estava a estátua de Napoleão, após ser destruída na Comuna de Paris, em 1871.


resposta da questão 20:
A derrubada da estátua marcaria, na visão dos revolucionários, o começo de uma nova era na França, com a esperança de maior justiça social.


21. (G1) 



Capa da história em quadrinhos. O grito do povo: os canhões do 18 de Março de Jacques Tardi.

Esta é a capa de uma história em quadrinhos dos franceses Jean Vautrin e Jacques Tardi. Eles imaginaram como teriam sido aqueles dias da Comuna.

Jacques Vautrin declarou: "Eu quis [...] reviver a Paris da Comuna, suas alegrias, suas exigências, seus excessos, seus amores e suas energias sufocadas. Eu quis narrar o nascimento de uma fantástica esperança de justiça social".

a) Por que o título da história em quadrinhos seria O grito do povo?

b) Procure explicar, com dados históricos, por que para Jean Vautrin a Comuna de Paris seria "o nascimento de uma fantástica esperança de justiça social".

c) Observe com atenção a capa da história em quadrinhos, Jacques Tardi, o desenhista, colocou-se de forma contrária ou favorável à Comuna de Paris? Procure justificar sua resposta descrevendo elementos da capa.




resposta da questão 21
a) Porque, para os autores, a Comuna de Paris foi um movimento que estimulou a esperança de todos que sonhavam com um mundo mais justo, onde existisse a justiça social.


b) A Comuna de Paris foi a primeira grande experiência de um movimento da esquerda operária no mundo. Os grupos socialistas, comunistas e anarquistas controlaram a cidade de Paris por algumas semanas, quando Napoleão III foi derrotado pela Prússia.


c) O desenhista Jacques Tardi se colocou a favor do movimento. A expressão de alegria no rosto dos revolucionários, seu gesto de triunfo e o sentimento de união entre os combatentes, transmitido pela ilustração, servem de justificativa para esta afirmação.





22. (G1) Leia o texto abaixo:

A ________ foi a primeira experiência de governo proletário da história. Após o fim da _________, a França estava envolta numa atmosfera que reunia nacionalismo exacerbado, sentimentos de humilhação, ressentimentos pela derrota para os _______ e ódio de classe dos trabalhadores, que responsabilizavam a burguesia pelo desfecho da guerra. Em 18 de março de 1871, os operários revoltaram-se contra o governo republicano e constituíram um comitê central, que criou um órgão de governo revolucionário formado por ________________, eleitos por voto direto e identificados com a luta pelo _______. Surgia assim a _________.

Agora, indique qual alternativa contém as palavras que preenchem corretamente os espaços em branco, de acordo com os fatos do fenômeno histórico citado.

a) Revolução Russa, Primeira Guerra Mundial, alemães, militares do Exército Vermelho, socialismo e Revolução Russa.
b) Revolução Francesa, Guerra dos Sete Anos, ingleses, representantes da aristocracia, capitalista e Revolução Francesa.
c) Comuna de Paris, Guerra Franco-Prussiana, alemães, representantes da população trabalhadora, socialismo e Comuna de Paris.
d) Comuna de Paris, Guerra Franco-Prussiana, ingleses, representantes do clero, catolicismo e Comuna de Paris.
e) Revolução Francesa, Guerra Franco-Prussiana, ingleses, representantes da população trabalhadora, capitalismo e Revolução Francesa.


resposta da questão 22:[C]
Comentário da questão:
 A Comuna de Paris foi realmente a primeira experiência de governo proletário da história, formado por trabalhadores em oposição ao Governo republicano que havia capitulado frente aos prussianos.

23. (G1) Louis-Eugène Varlin foi um operário encadernador francês que participou ativamente do processo revolucionário que culminou com a Comuna de Paris. Em março de 1871, ele escreveu um texto no qual afirmava que:

“enquanto os nossos estadistas procuram substituir o regime do governo pessoal por um governo parlamentar e liberal (estilo Orléans), esperando assim desviar o avanço de uma revolução que ameaça os seus privilégios, nós, os socialistas, que sabemos por experiência que todas as velhas formas políticas são impotentes para satisfazer as reivindicações populares, nós devemos, aproveitando os erros e deslizes dos nossos adversários, apressar a hora da libertação. Devemo-nos dedicar ativamente à preparação dos elementos de organização da sociedade futura, de modo a tornar mais fácil e mais certeira a obra de transformação social que se impõe à Revolução”.

(La Marseillaise, nº 81, 11 de Março de 1871).

Sobre a Comuna de Paris, aponte a alternativa incorreta:

a) O Governo Republicano liderado por Thiers foi formado para substituir o Império de Napoleão III.
b) A queda de Napoleão III ocorreu em virtude da derrota francesa na Guerra dos Sete Anos.
c) Um dos objetivos da Comuna de Paris era realizar uma revolução que desencadeasse uma transformação social que daria o poder aos trabalhadores.
d) As forças militares formadas para proteger a Comuna dos ataques do exército francês e prussiano tinham como princípio a eleição de oficiais através do voto direto.
e) Com a declaração da Comuna de Paris, o Governo Republicano liderado por Thiers refugiou-se em Versalhes, de onde partiu a contraofensiva.


resposta da questão 23:[B]
Comentário da questão:
 A queda de Napoleão III ocorreu em virtude da derrota dos franceses na Guerra Franco-Prussiana.

24. Analise as duas imagens abaixo sobre a Comuna de Paris:

 A) 
 


B)

Ambas fazem uma retratação da Comuna e também da figura feminina. Sobre as duas imagens, é correto afirmar que:

a) A imagem a é positiva em relação à Comuna de Paris.
b) A imagem b é negativa em relação à Comuna de Paris.
c) A imagem b é uma celebração à participação feminina nos confrontos.
d) A imagem a retrata a Comuna de Paris como uma mulher que está construindo uma nova Paris.

resposta da questão 24:[C]
Comentário da questão:
 A imagem b é uma retratação do papel desempenhado pelas mulheres na defesa da Comuna de Paris, evidenciando o princípio de igualdade entre os sexos pregado pelos communards.

25. (G1) Observe as imagens a seguir.

Figura 1
Derrubada da Coluna Vêndome

Legenda: Derrubada da Coluna Vêndome, monumento que simbolizava as conquistas militares francesas da Era Napoleônica, durante a Comuna de Paris. Autor: Anônimo. 
Fonte: http://www.wikipedia.org/ .


Figura 2

Partitura da Associação Internacional dos Trabalhadores
Capa de partitura do hino da Associação Internacional dos Trabalhadores. Autor: Théophile Alexandre Steinlen. Fonte: http://www.histoire-image.org/index.php .

Em relação ao imaginário progressista acerca da Comuna de Paris, a partir de duas características presentes nestas imagens, responda:

a) O que significava a iconoclastia diante de símbolos nacionais como a Coluna Vendôme para o imaginário progressista?

b) Qual era a representação do internacionalismo para o campo progressista?

resposta da questão 25:
a) A prática de dessacralização de símbolos de poder durante a Comuna de Paris, como a retirada de monumentos nacionais ou o uso de igrejas para reuniões políticas, significava a ideia de afirmação dos espaços públicos como espaços de manifestação legítima popular, a partir do princípio de reconstrução dos significados destes espaços como lugares de manifestação dos ideários de solidariedade e colaboração como verdadeiros valores civilizatórios.

b) A presença de estrangeiros ligados à Associação Internacional dos Trabalhadores na Comuna procurava dar materialidade a ideia de que a revolução política, econômica e social tentada pela insurreição era princípio compartilhado entre os operários das mais variadas nações, diversamente representado de acordo com as suas associações locais.


26. (G1) Observe as ilustrações a seguir.
Paris Incendiada

Paris incendiada. Autor: Numa Fils. Fonte: http://www.histoire-image.org/index.php .


As petroleuses
As Síades da Comuna, as petroleuses e os órfãos. Autor: Frédéric Théodore Lix. Fonte: http://www.histoire-image.org/index.php .




Em relação ao imaginário conservador acerca da Comuna de Paris, a partir de duas características presentes nas imagens apresentadas:
a) Qual era a imagem de Paris durante a Comuna no imaginário conservador?
b) Qual era a representação das mulheres comunardas no imaginário conservador?



resposta da questão 26:

a) A visão aérea da cidade sob explosões procurava passar a ideia de que a insurreição comunarda não detinha nenhum ideário afora a destruição de todas as conquistas civilizatórias representadas pela cidade de Paris, seus monumentos e seus museus por meio das práticas de incendiar a cidade.

b) A imagem de mulheres decrépitas juntas com o objetivo de preparar bombas para incendiar Paris procurava representar a ideia do comunardo como sujeito sem qualquer valor moral ou razão, agindo sob o império da emoção com o único intuito de fazer triunfar, pelo terror, suas aspirações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário