Conheça a história do Império Bizantino
O professor Rodolfo Neves, do site História on line, apresenta nesta video aula, de forma bastante didática e elucidativa, as principais características do chamado Império Romano do Oriente, também conhecido como Império Bizantino (395-1453). Bons estudos.
Roteiro de estudo: lista de questões sobre o Império Romano do Oriente (Império Bizantino)
01. Defina o movimento
iconoclasta, ocorrido no Império Bizantino.
resposta:
O movimento iconoclasta
caracterizou-se como um longo conflito religioso iniciado pelo imperador Leão
III, o qual proibiu o uso e ordenou a destruição das imagens existentes nos
templos. Não obstante, a veneração das imagens foi restabelecida mais tarde.
02. (FUVEST) Entre os fatores
citados abaixo, assinale aquele que não concorreu para a difusão da civilização
bizantina na Europa Ocidental:
a) Fuga dos sábios bizantinos
para o Ocidente, após a queda de Constantinopla.
b) Expansão da Reforma
Protestante, que marcou a quebra da unidade da Igreja Católica.
c) Divulgação e estudo da
legislação de Justiniano, conhecida como Corpus Juris Civilis.
d) Intercâmbio cultural ligado ao
movimento das Cruzadas.
e) Contatos comerciais das
repúblicas marítimas italianas com os portos bizantinos nos mares Egeu e Negro.
resposta:[B]
03. Justiniano (527 - 565), no
Império Romano do Oriente, enfrentou diferentes dificuldades internas, inclusive
nas relações entre a Igreja e o Estado, devido a heresias como a dos
monofisistas. Estes, entre outros princípios:
a) pretendiam a destruição de
todas as imagens;
b) negavam a natureza humana de
Cristo;
c) defendiam o conhecimento de
Deus inspirado no misticismo;
d) admitiam o dualismo de
inspiração budista;
e) acreditavam na reencarnação
das almas em corpos animais.
resposta:[B]
04. (PUC) Em relação ao Império
Bizantino, é certo afirmar que:
a) o governo era ao mesmo tempo
teocrático e liberal;
b) o Estado não tinha influência
na vida econômica;
c) o comércio era sobretudo
marítimo;
d) o Império Bizantino nunca
conheceu crises sociais;
e) o imperialismo bizantino
restringiu-se à Ásia Menor.
resposta:[C]
05. Sobre o Império Bizantino, considere
as afirmações abaixo se são verdadeiras ou falsas:
( ) Constantinopla, a "Nova Roma" de
Constantino, foi fundada para servir como capital do Império.
( ) Sua localização geográfica era péssima, descampada
por todos os lados, facilitando as invasões.
( ) O grande imperador de Bizâncio foi
Justiniano, de origem humilde, mas protegido por seu tio, o imperador Justino.
( ) No Corpus Juris Civilis, Justiniano
organizou uma compilação das leis romanas desde a República até o Império.
( ) Com o objetivo de reconstruir o Antigo
Império Romano, Justiniano empreendeu campanhas militares conhecidas pelo nome genérico de "Reconquista".
resposta: V F V V V
06. (UFPB 2009) A imagem abaixo está em um mosaico da igreja de San Vitale,
na cidade de Ravena, na Itália. A figura é de influência cultural bizantina e
representa o imperador Justiniano cercado de cortesãos.
Grandes Impérios e Civilizações. Grande Atlas da História
Universal. Tradução da edição espanhola das Edições del Prado. Edição 10,
Fascículo 3, p. 40.
O Império Romano do Oriente tinha como capital
Constantinopla. Originou-se da divisão do Império Romano em 395 d.C e, no
período medieval, passou a ser mais conhecido como Império Bizantino,
perdurando cerca de mil anos, até 1453 d.C, quando foi dominado pelos turcos. A
sua longa duração produziu uma civilização que deixou uma herança cultural com
repercussões significativas até os dias atuais.
Da herança cultural bizantina fazem parte:
1) O Corpus
Juris Civilis, uma compilação da legislação e jurisprudência romanas e,
também, bizantinas, base do direito civil moderno em muitos países.
2) A atitude
iconoclasta, contra a adoração de imagens nas igrejas, contribuição de
considerável influência sobre o catolicismo ocidental.
4) A religião
cristã ortodoxa, decorrente do chamado Cisma do Oriente, devido a disputas
político-religiosas com o Papado de Roma.
8) A
organização de uma cultura artística laica, desvinculada da religião,
especialmente na pintura dos ícones e na arquitetura.
16) A separação
entre Igreja e Estado, ardorosamente defendida pelos adeptos do Estado laico,
concepção política decisiva na formação do Estado ocidental moderno.
resposta: VFVFF
07. (UFES) Segundo a crença dos
cristãos de Bizâncio, os ícones (imagens pintadas ou esculpidas de Cristo, da
Virgem e dos Santos) constituíam a "revelação da eternidade no tempo, a
comprovação da própria encarnação, a lembrança de que Deus tinha se revelado ao
homem e por isso era possível representá-lo de forma visível."
(Franco Jr., H. e Andrade Filho,
R. O. O IMPÉRIO BIZANTINO. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 27).
Apesar da extrema difusão da
adoração dos ícones no Império Bizantino, o imperador Leão III, em 726,
condenou tal prática por idolatria, desencadeando assim a chamada "crise
iconoclasta". Dentre os fatores que motivaram a ação de Leão III, podemos
citar o (a):
a) intolerância da corte imperial
para com os habitantes da Ásia Menor, região onde o culto aos ícones servia de
pretexto para a aglutinação de povos que pretendiam se emancipar.
b) necessidade de conter a
proliferação de culto às imagens, num contexto de reaproximação da Sé de Roma
com o imperador bizantino, uma vez que o papado se posicionava contra a
instituição dos ícones e exigia a sua erradicação.
c) tentativa de mirar as bases
políticas de apoio à sua irmã, Teodora, a qual valendo-se do prestígio de que
gozava junto aos altos dignitários da Igreja Bizantina, aspirava secretamente a
sagrar-se imperatriz.
d) aproximação do imperador, por
meio do califado de Damasco, com o credo islâmico que, recuperando os
princípios originais do monoteísmo judaico-cristão, condenava a materialização
da essência sagrada da divindade em pedaços de pano ou madeira.
e) descontentamento imperial com
o crescente prestígio e riqueza dos mosteiros (principais possuidores e
fabricantes de ícones), que atraíam para o serviço monástico numerosos jovens,
impedindo-os, com isso de contribuírem para o Estado na qualidade de soldados,
marinheiros e camponeses.
resposta:[E]
08. (G1) Forma de poder instituída
por Justiniano no Império Bizantino, em que o imperador possuía autoridade
política e religiosa, adquirindo um caráter divino:
a) Cesaropapismo.
b) Teocracia militar.
c) Monarquia Teocrática.
d) República Teocrática.
e) Plutocrassia.
resposta:[A]
09. (UFPB) Em inícios do século VIII,
o império Bizantino, tendo à frente Leão Isáurico, encontrava-se abatido diante
da expansão muçulmana. Leão entendeu que as derrotas do Império deviam-se à
adoração crescente dos fiéis às imagens de santos e resolveu destruí-las. Esse
movimento ficou conhecido como:
a) Monofisista
b) Cesaropapista
c) Iconoclasta
d) Telefisista
e) Legitimista
resposta:[C]
10. (Uece) Na origem do chamado
"cisma do Oriente", pode-se assinalar corretamente:
a) as desavenças entre os membros
da hierarquia católica e o Imperador bizantino diziam respeito à cobrança das
indulgências e à corrupção dos bispos.
b) significou o aparecimento de
inúmeras seitas "reformadas", que se desligaram da Igreja romana.
c) no Império Bizantino, a Igreja
era submetida ao Imperador e promoviam um excessivo culto aos ídolos e às
imagens.
d) em Bizâncio, ao contrário do
cristianismo ocidental, as imagens e os ídolos dos santos não eram objetos de
adoração e culto.
resposta:[C]
11. (FGV) Entre as múltiplas razões
que explicam a sobrevivência do Império Romano no Oriente, até meados do século
XV, está a:
a) capacidade política dos
bizantinos em manter o controle sobre seu território sobordinado a uma
Monarquia Despótica e Teocrática;
b) autonomia comercial das
Cidades-estados otomanas subordinadas ao Império Romano do Ocidente;
c) essencial ruralização da
sociedade para proteger-se de migrações desagregadoras;
d) capacidade do Sultão Maomé II
de manter, ao longo de seu governo, a unidade otomana do Império Bizantino;
e) política descentralizada,
conseqüência das migrações gregas e romanas.
resposta:[A]
12. (Puc-pr) No século VI, o Império
Bizantino foi governado pelo seu mais célebre imperador, Justiniano. Conseguiu
anexar várias regiões ao seu território, praticou o cesaropapismo, isto é,
fazia constantes intervenções nos assuntos religiosos e mandou edificar a
suntuosa Igreja de Santa Sofia. Na cultura jurídica, organizou o Corpus Juris
Civilis, no qual podemos destacar:
I. Um código, que continha toda a
legislação romana revisada desde o Imperador Adriano.
II. O Digesto ou Pandectas, que incluía um
sumário da jurisprudência romana.
III. A Recomendação, que teve
suas origens no antigo Patronato romano.
IV. As Institutas, que
constituíram um resumo para ser utilizado pelos estudiosos de Direito.
V. As Novelas ou Autênticas, que
reuniam as novas leis do Imperador.
VI. O Dominus Noster, inspiração
nas Monarquias Despóticas e Teocráticas do Oriente.
VII. As Leis Licínia e Ogúlnia, que tratavam de assuntos referentes ao Direito Civil e ao Direito Penal.
VII. As Leis Licínia e Ogúlnia, que tratavam de assuntos referentes ao Direito Civil e ao Direito Penal.
a) I, II, IV e V.
b) I, II, III e VII.
c) II, III e IV.
d) II, IV, VI e VII.
e) I, IV, V e VI.
resposta:[A]
13. (Puc-pr) A História do Império
Bizantino abrangeu um período equivalente ao da Idade Média, apesar da
instabilidade social, decorrente, entre outros fatores:
a) dos freqüentes conflitos
internos originados por controvérsias políticas e religiosas.
b) da excessiva descentralização
política que enfraquecia os imperadores.
c) da posição geográfica de sua
capital, Constantinopla, vulnerável aos bárbaros que com facilidade a invadiam
freqüentemente.
d) da constante intromissão dos
imperadores de Roma em sua política.
e) da falta de um ordenamento
jurídico para controle da vida social.
resposta:[A]
14. (UFV) O Império Bizantino se
originou do Império Romano do Oriente, reunindo diferentes povos: gregos,
egípcios, eslavos, semitas e asiáticos. Em razão disso, foi preciso criar um
eficiente sistema político e administrativo para dar força e coesão àquele
mosaico de povos e culturas. Sobre o Império Bizantino é INCORRETO afirmar que:
a) a religião fornecia a
fundamentação do poder imperial, mas absorvia grande parte dos recursos econômicos,
originando várias crises.
b) a intolerância religiosa não
deixava espaço de autonomia para que os indivíduos escolhessem seus próprios
caminhos para a salvação.
c) a estrutura eclesiástica era
extensa e muito influente, provocando intensa espiritualidade popular e várias
controvérsias teológicas.
d) a fusão entre poder temporal e
poder espiritual permitia que o Imperador indicasse laicos para postos na
hierarquia eclesiástica.
e) a importância política do
Imperador impediu que o Patriarcado se desenvolvesse independentemente, tal
como o Papado do Ocidente.
resposta:[B]
15. (Puc-pr) O Império Bizantino ou
Romano do Oriente existiu durante a Idade Média, sendo-lhe cronologicamente
coincidente. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
a) Seu período de maior esplendor
e expansão ocorreu sob o governo de Justiniano, que mandou fazer a codificação
das leis romanas.
b) Sua posição geográfica
correspondia às terras da parte ocidental do Império Romano.
c) Apresentava excessiva
descentralização política, o que enfraquecia os imperadores (baliseus).
d) Reprimiu violentamente a
heresia dos cátaros, que ameaçava a sua unidade religiosa.
e) A força da cultura romana fez
com que o latim fosse língua de emprego geral.
resposta:[A]
16. (Puc-pr) "É bizantino
esperar de uma política bancária que aumenta os depósitos compulsórios e que
eleva a alíquota do PIS/Cofins uma redução expressiva das taxas de crédito.
Também o é culpar a Selic e o lucro dos bancos pelos empréstimos caros no
Brasil, ignorando as demais causas. A superação da barreira do crédito demanda
um diagnóstico realista e a eliminação das bizantinices."
(Roberto Luis Troster,
"Folha de S.Paulo", 03. Ago.2006, p. A3).
O autor nos compara, com muita
propriedade, com o Império Bizantino, onde:
a) o povo não era atingido por
tributações exageradas, causa da paz e equilíbrio sempre presentes naquela
sociedade.
b) seus habitantes deleitavam-se
com discussões filosóficas, sutis e que não levavam a nenhuma conclusão.
c) as decisões econômicas eram
tomadas democraticamente.
d) havia programas de previdência
e aposentadorias bastante complexos.
e) as decisões políticas eram
tomadas com grande objetividade e rapidez.
resposta:[B]
17. (Unesp) O culto de imagens de
pessoas divinas, mártires e santos foi motivo de seguidas controvérsias na
história do cristianismo. Nos séculos VIII e IX, o Império bizantino foi
sacudido por violento movimento de destruição de imagens, denominado
"querela dos iconoclastas". A questão iconoclasta
a) derivou da oposição do cristianismo
primitivo ao culto que as religiões pagãs greco-romanas devotavam às
representações plásticas de seus deuses.
b) foi pouco importante para a
história do cristianismo na Europa ocidental, considerando a crença dos fiéis
nos poderes das estátuas.
c) produziu um movimento de
renovação do cristianismo empreendido pelas ordens mendicantes dominicanas e
franciscanas.
d) deixou as igrejas católicas
renascentistas e barrocas desprovidas de decoração e de ostentação de riquezas.
e) inviabilizou a conversão para
o cristianismo das multidões supersticiosas e incultas da Idade Média européia.
resposta:[A]
18. (Unesp) A Civilização Bizantina
floresceu na Idade Média, deixando em muitas regiões da Ásia e da Europa
testemunhos de sua irradiação cultural. Assinale importante e preponderante
contribuição artística bizantina que se difundiu expressando forte destinação
religiosa:
a) Adornos de bronze e cobre.
b) Aquedutos e esgotos.
c) Telhados de beirais recurvos.
d) Mosaicos coloridos e cúpulas
arredondadas.
e) Vias calçadas com artefatos de
couro.
resposta:[D]
19. (Unesp 2010) Observe a figura.
O ícone, pintura sobre madeira,
foi uma das manifestações características da Civilização Bizantina, que
abrangeu amplas regiões do continente europeu e asiático. A arte bizantina
resultou
a) do fim da autocracia do
Império Romano do Oriente.
b) da interdição do culto de
imagens pelo cristianismo primitivo.
c) do “Cisma do Oriente”, que
rompeu com a unidade do cristianismo.
d) da fusão das concepções cristãs
com a cultura decorativa oriental.
e) do desenvolvimento comercial
das cidades italianas.
resposta:[D]
O enunciado e a alternativa
correta por si só justificam a produção de ícones como uma das principais
características da arte bizantina. Consistiam numa representação sacra pintada
sobre um painel de madeira, com ampla utilização de ornamentos em dourado. Podem
ser considerados a representação da mensagem cristã descrita por palavras nos
Evangelhos.
20. (Upe 2009) Na Idade Média, Bizâncio era um importante
centro comercial e político. Merecem destaques seus feitos culturais, mostrando
senso estético apurado e uso das riquezas existentes no Império. Na sua
arquitetura, a igreja de Santa Sofia destacou-se pela
a) sua afinação com o estilo
gótico, com exploração dos vitrais e o uso de metais na construção dos
altares.
b) simplicidade das suas linhas
geométricas, negando a grandiosidade como nas outras obras existentes em
Bizâncio.
c) grande riqueza da sua
construção, com uso de mosaicos coloridos e colunas de mármores suntuosas.
d) imitação que fazia dos templos
gregos, com altares dedicados aos mitos mais conhecidos, revelando
paganismo.
e) consagração dos valores
católicos medievais, em que a riqueza interior era importante em toda cultura
existente.
resposta:[C]
Construída pelo Imperador
Constantino em 360, foi destruída por um incêndio durante as insurreições de 532.
Reconstruída com incrível rapidez, até 537, Justiniano dedicou-a a Sagrada
Sabedoria. O objetivo dos arquitetos, Anthemius de Tralles e Isidorus de Mileto,
era construir um interior não só impressionante, mas também funcional. Os
mosaicos foram uma característica marcante nos vitrais das igrejas bizantinas e
as colunas demonstram a influencia da arquitetura grega.
21. (Ufrgs 2008) Assinale a alternativa que apresenta um dos
resultados do entrecruzamento de culturas no Império Bizantino.
a) As artes visuais
diversificaram-se a ponto de serem eliminadas as características estéticas de
inspiração greco-cristã.
b) A adoração popular a ícones
religiosos gerou crises na Igreja de Bizâncio.
c) Elementos clássicos, como a
retórica e a língua grega, foram superados em função da interação cultural
cosmopolita.
d) A arquitetura passou a primar
pela simplicidade, a fim de se adequar à doutrina religiosa ortodoxa.
e) A estrutura jurídica do
Império Bizantino não sofreu a influência do direito romano.
resposta:[B]
Valeu tirei 10 na prova caiu tudo daqui
ResponderExcluirQue bom, Weslley! Parabéns pela sua conquista! Continue acessando o Mestres da História. Grande abraço e bons estudos!
ExcluirGostei!
ResponderExcluirMuito bom!!! Mas, acharia melhor se o gabarito estivesse no final.
ResponderExcluirMUITO BOM
ResponderExcluirExcelente artigo!
ResponderExcluirA questão 10 não deveria ser a D?
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