sábado, 28 de julho de 2012

Roteiro de estudo: Revolução Constitucionalista de 32

Roteiro de estudo: A Revolução Constitucionalista de São Paulo (1932)



1. (Enem 2ª aplicação 2010)  A solução militar da crise política gerada pela sucessão do presidente Washington Luís em 1929-1930 provoca profunda ruptura institucional no país. Deposto o presidente, o Governo Provisório (1930-1934) precisa administrar as diferenças entre as correntes políticas integrantes da composição vitoriosa, herdeira da Aliança Liberal.

LEMOS, R. A revolução constitucionalista de 1932. SILVA, R. M.; CACHAPUZ, P. B.; LAMARÃO, S. (Org). Getúlio Vargas e seu tempo. Rio de Janeiro: BNDES.

No contexto histórico da crise da Primeira República, verifica-se uma divisão no movimento tenentista. A atuação dos integrantes do movimento liderados por Juarez Távora, os chamados “liberais” nos anos 1930, deve ser entendida como
a) a aliança com os cafeicultores paulistas em defesa de novas eleições.  
b) o retorno aos quartéis diante da desilusão política com a “Revolução de 30”.  
c) o compromisso político-institucional com o governo provisório de Vargas.  
d) a adesão ao socialismo, reforçada pelo exemplo do ex-tenente Luis Carlos Prestes.  
e) o apoio ao governo provisório em defesa da descentralização do poder político  

resposta:[C]

Durante a década de 20, o movimento tenentista se radicalizou e propôs mudanças políticas de caráter democrático para o país. Com a Revolução de 30, muitos tenentes aderiram ao novo governo, teoricamente representante de mudanças modernizadoras, porém de tendência autoritária e centralizadora. A mudança deve-se à cooptação de parte dos militares pelo governo Vargas, sendo que muitos passaram a ocupar as mais elevadas patentes e ainda cargos de interventores nos estados, como o próprio Juarez Távora. 


2. (Uece) A Revolução Constitucionalista de 1932 mobilizou amplos setores de São Paulo contra o governo federal. Sobre esta revolta é correto afirmar que:
a) Significou o levante da população paulista contra os desmandados do governo autoritário de Getúlio Vargas após o golpe do Estado Novo.
b) os paulistas pretendiam a imediata instalação de uma assembléia Popular Constituinte, eleita livremente pela população trabalhadora e que defendesse uma solução socialista para os problemas brasileiros.
c) representou uma reação das oligarquias ao regime instalado em 1930, pretendendo restaurar o regime constitucional dominado pela "política dos governadores".
d) resultou de uma cisão entre as oligarquias paulistas a respeito do candidato a Presidente nas eleições de 1934.


resposta:[C]

3. (Fatec) A Revolução de 1930, ponto de partida de uma nova fase da História brasileira, atingiu principalmente São Paulo, que perdeu sua tradicional hegemonia política realizada pela "política do café com leite". O sistema de interventorias, posto em prática pelo governo provisório, em nada melhorou o relacionamento deste com São Paulo. Como consequência disso ocorreu
a) a revolução constitucionalista a favor da imediata constitucionalização do país, o que abriria possibilidades de retorno dos paulistas ao poder.
b) a Intentona Comunista, liberada pela exterma-esquerda cujo lema era "Deus, Pátria, Família".
c) a Intentona Integralista, que chegou a ocupar o palácio presidencial, controlando o poder por quatro dias.
d) convocação imediata da Assembléia Constituinte que colocaria em prática a Constituição de 1935.
e) o movimento tenentista, cujos revoltosos de Minas Gerais exigiam a formação de um governo provisório, a eleição de uma Constituinte e a adoção do voto secreto.


resposta:[A]

4. (UFV) Observe atentamente as figuras abaixo. Elas reproduzem cartazes utilizados para motivar a participação popular na Revolução Constitucionalista de 1932.
Aponte os elementos da conjuntura política nacional que motivaram esse processo revolucionário, ressaltando algumas de suas características.

resposta:

5. (Ufu) Após a chamada "Revolução de 30", o governo Vargas foi marcado por disputas ideológicas e movimentos políticos, envolvendo facções de São Paulo, tenentes, comunistas e integralistas. Até o golpe do Estado Novo, em 1937, os acontecimentos mais expressivos foram a Revolta de 1932, a convocação da Constituinte de 1934 e a Intentona Comunista, de 1935. A respeito desse contexto, marque a alternativa INCORRETA.
a) A AIB (Aliança Integralista Brasileira), comandada por Plínio Salgado, constituiu um movimento suprapartidário nacionalista, contrário ao liberalismo e ao socialismo, defendendo um Estado forte e autoritário. Esta organização foi atraída por Vargas e incorporada ao governo logo depois de apoiar o Golpe de 1937.
b) Em 1932 eclodiu em São Paulo a chamada Revolução Constitucionalista, liderada pela oligarquia cafeeira paulista e pelo Partido Democrático, exigindo a convocação da Assembléia Constituinte a fim de limitar os poderes da presidência e restaurar a autonomia dos Estados. Apesar da derrota dos rebeldes, o governo convocou a Constituinte.
c) A Constituição de 1934 manteve o princípio da Federação, incorporou direitos trabalhistas, criou o serviço militar obrigatório, o ensino primário gratuito e a extensão do direito de voto às mulheres.
d) A ANL (Aliança Nacional Libertadora), liderada por Luís Carlos Prestes, aglutinava alguns tenentes, operários, intelectuais, membros da classe média, entre outros, combatendo o nazifascismo. Na tentativa de tomar o poder pelas armas, organizou a Intentona Comunista, em 1935. Derrotada, a rebelião serviu de pretexto para a instauração do estado de sítio e para a preparação do golpe de 1937.


resposta:[B]

6. (Puc-sp) O Brasil manteve a unidade territorial após a independência política, mas isso não impediu que ocorressem vários conflitos armados internos no Império e na República. Podemos citar, como exemplo, a
a) política café-com-leite na Primeira República, que permitiu que paulistas e mineiros mantivessem o controle da Presidência desde a proclamação da República até 1930.
b) Guerra dos Farrapos, quando os estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul pretenderam, em 1845, separar-se do resto do país e unir-se à Argentina.
c) Revolução Constitucionalista de 1932, quando São Paulo se opôs ao governo federal de Getúlio Vargas e defendeu a convocação de uma Assembléia Constituinte.
d) ditadura militar, que durou de 1964 a 1985 e garantiu o predomínio de setores do oficialato do norte-nordeste do país sobre os agrupamentos militares do sul-sudeste.
e) Confederação do Equador, de 1824, quando se tentou criar um Estado, nacional autônomo, livre das pressões inglesas e associado aos demais países sul-americanos.


resposta:[C]

7. (Unesp) Sobre o movimento constitucionalista de 1932, e possível afirmar que
a) foi resultado da política federal, que impedia a exportação do café de São Paulo para o Ocidente europeu.
b) atrasou o processo de democratização brasileira empreendido por Getulio Vargas a partir de 1930.
c) tinha, como principal objetivo, a separação do estado de São Paulo do restante da federação.
d) levou o governo federal a negociar com a oligarquia paulista e a fazer concessões a seus interesses.
e) obteve sucesso, derrotando as tropas de Vargas e devolvendo a presidência aos cafeicultores.


resposta:[D]
A questão está mal formulada, visto que as “negociações” e “concessões” à oligarquia paulista mencionadas na alternativa são antecedentes da Revolução Constitucionalista de 1932, referindo-se à nomeação de Pedro de Toledo para o cargo de interventor em São Paulo (um interventor “civil e paulista”, como reclamavam os líderes do estado). Essa concessão de Vargas, contudo, não impediria a deflagração do movimento revolucionário em 9 de julho de 1932. A promulgação da Constituição de 1934, que muitos afirmam ter sido fruto da rebelião paulista, já estava prevista no projeto de convocação de uma Assembleia Constituinte anunciado por Vargas.

 
8. (Fuvest 2004)

 

Reprodução de Cartaz da Revolução de 1932

Observando o cartaz:

a) Identifique os três personagens.
b) Explique a frase “Abaixo a ditadura”.

resolução: O cartaz é um exemplo da intensa propaganda política na Revolução de 1932. Seu objetivo era incitar a população ao engajamento na luta liderada pela Frente Única Paulista contra o governo Vargas.

Nele comparecem três personagens: com maior destaque, o bandeirante, a figurativizar o “orgulho” e a “bravura” paulistas; o pequeno Getúlio, praticamente esmagado pelo “desbravador”; e, no canto esquerdo, empunhando a bandeira paulista, símbolo da autonomia do estado de São Paulo, o soldado revolucionário, o herói da época.
A frase traduz o pensamento da liderança do movimento de 1932, já que, para as elites paulistas, o governo Vargas era ilegítimo, pois não era sustentado por uma Constituição, e também opressor, uma vez que retirara a autonomia política de São Paulo.
Em 1937, alegando que o “perigo vermelho” rondava o país, o presidente deu um “golpe em si mesmo” e instaurou o Estado Novo, ditadura comanda autoritariamente por Vargas. A política estadonovista e seus desdobramentos são um dos assuntos mais exigidos nos vestibulares. Portanto, vamos dar uma atenção especial a ele e ver uma série de questões que falam deste período da Era Vargas.
 
9. (PITÁGORAS) Observe a imagem a seguir e leia o panfleto distribuído em Iguape, no dia 27 de setembro de 1932.
 
Anéis, alianças e colares para comprar armas.

Cartaz da Campanha “Ouro para o bem de São Paulo”

Nosso Século, vol. 5, Abril Cultural, 1980



Comunica-se ao público desta cidade e município que em data 25 do corrente foi organizada aqui a Comissão da Campanha  do Ouro [...]. Esta comissão, doravante, será a única competente para receber quaisquer donativos, como sejam: jóias, fragmentos de ouro, platina, prata, cobre, chumbo, latão, ferro fundido, moedas e outros metais[...].
Paulistas! Lembrai-vos que vossa oferta abreviará a vitória de São Paulo, a vitória da lei, da liberdade e do direito.
             (Ana Maria A. Camargo, ORG., São Paulo, documento 45.)
   

De acordo com o panfleto, IDENTIFIQUE o movimento que está sendo organizado em São Paulo em 1932. 


resposta: 
A Revolução Constitucionalista de São Paulo de 1932.

10. (G1) Observe os cartazes a seguir.

 
 a) IDENTIFIQUE e CARACTERIZE o fato histórico tratado na imagem acima.


b)  CITE duas (2) conseqüências da Revolução Constitucionalista

resposta:

a) O fato histórico retratado na imagem é a Revolução Constitucionalista de 1932. A Revolução Constitucionalista foi a declaração de guerra de São Paulo a Getúlio Vargas. As velhas oligarquias de São Paulo ligadas ao PRP queriam recuperar o antigo poder perdido com a Revolução de 1930. Aproveitando-se de uma manifestação feita por estudante contra o interventor varguista a oligarquia paulista inicia a revolução alegando estar forçando o governo a convocar a Assembléia Nacional Constituinte para a elaboração de uma nova constituição para o país, uma vez que a de 1891 havia sido suspensa por Vargas.
A Revolução termina com a rendição das tropas paulistas às tropas do governo.

b) O governo Vargas vitorioso fez algumas concessões para os cafeicultores paulistas. Concedeu generosos empréstimos bancários, admitiu a eleição de uma Assembléia Constituinte, responsável pela edição da Constituição de 1934.

Nenhum comentário:

Postar um comentário