domingo, 24 de junho de 2012

Acompanhe a correção da 2ª fase do vestibular de meio de ano da Unesp



Confira a correção da prova da Unesp 2012
Ciências Humanas

Questão 1
[...] tudo que os renascentistas pretendiam era assumir a condição humana até seus limites, até as últimas consequências. Nem Deus e nem o demônio; todo o desafio consistia em ser absolutamente, radicalmente humano, apenas humano.
(Nicolau Sevcenko. O Renascimento, 1985.)

Explique a caracterização que o texto faz do Renascimento e dê exemplo de uma obra artística em que tal intenção se manifeste.

Resolução
O texto alude à principal característica do Renascimento, qual seja a valorização do ser humano pelos renascentistas – aspecto que pode ser denominado “humanismo” ou “antropocentrismo”, considerando-se neste último o homem como principal obra de Deus.
Exemplo: A Criação do Homem, afresco de Miguel Ângelo na capela sistina, no qual o próprio Deus aparece revestido de humanidade, tanto na representação formal como na simbolização da divindade.

Questão 2
“A questão social é um caso de polícia” — esta frase, atribuída a Washington Luís, presidente da República de 1926 até a sua deposição em 1930, é geralmente apontada como o sintoma de como as questões relativas ao trabalho (a “questão social”) eram descuidadas pelo Estado durante o período da chamada República Velha (1889-1930). E, de fato, a questão social era um caso de polícia.
(Kazumi Munakata. A legislação trabalhista no Brasil, 1981.)

Explique a frase final do texto, exemplificando-a, e indique a principal alteração que ocorreu no tratamento da questão social pelo Estado, após 1930.

Resolução
A frase citada reflete o tratamento repressivo (o que não implica “descuidar”, isto é não dar atenção, deixar de lado, abandonar) dispensado pelas autoridades da Primeira República ao movimento operário brasileiro, marcado até 1922 pela orientação anarcossindicalista e depois pela atuação do PCB.
Exemplos: a promulgação da Lei de Repressão ao Anarquismo (1906), que previa a deportação de líderes operários estrangeiros, e a violência policial contra os trabalhadores na greve geral de 1917, em São Paulo. A partir de 1930, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, o Estado passou a tratar a “questão social” (na verdade, restrita à “questão operária”) de forma paternalista, canalizando o apoio dos trabalhadores para a pessoa do governante. Nesse sentido, foram concedidos os primeiros direitos trabalhistas e os sindicatos foram legalizados, mas subordinados ao Ministério do Trabalho. Posteriormente, a Era Vargas criaria o salário mínimo e a Consolidação das Leis do Trabalho, dentro da orientação populista que caracterizou o período.

Questão 3
 
(Augusto Bandeira apud Rodrigo Patto Sá Motta. Jango e o golpe de 1964 na caricatura, 2006.)

Analise a charge, publicada originalmente em 17.05.1963, e identifique como ela representa as dificuldades enfrentadas pelo governo João Goulart em seu projeto de reformas sociais.

Resolução
A charge faz referências às “reformas de base” (das quais a reforma agrária era o carro chefe) propostas por João Goulart, depois que seus poderes de governo foram acrescidos com o retorno do presidencialismo.
Ao mesmo tempo, aponta para a resistência político partidária ao projeto do presidente, feita principalmente pelo Partido Social Democrático e pela União Democrática Nacional. Estas eram as duas maiores agremiações do Congresso Nacional e, embora adversárias entre si, representavam as elites da sociedade brasileira, tendo portanto uma postura conservadora.

Questão 4
 
Em fevereiro de 2012, uma operação naval britânica no Atlântico Sul gerou tensões diplomáticas entre Argentina e Reino Unido. O episódio ocorreu às vésperas do trigésimo aniversário do início da Guerra das Malvinas.
Identifique dois motivos que provocaram tal guerra e a relacione com o regime militar que então controlava a Argentina.

Resolução
Motivos: A reivindicação argentina sobre as ilhas Falklands (ou Malvinas), em poder da Grã-Bretanha desde 1831 e de grande importância estratégica no Atlântico Sul; e o esforço da ditadura militar argentina (instaurada em 1976) para granjear o apoio da população, atendendo a uma antiga aspiração nacionalista. A humilhante derrota da Argentina no conflito que se seguiu desmoralizou e desestabilizou a ditadura militar, a qual cairia em 1983.

Questão 5
 Seis estados disputam fábrica da BMW no país 
Seis estados disputam a fábrica da BMW no Brasil, após a matriz da montadora anunciar em março de 2011, na Alemanha, que considera instalar uma unidade na América do Sul. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia discutem com a empresa a possibilidade de conceder incentivos fiscais para sediar
o novo empreendimento. O sexto estado seria da região central do país. O presidente da companhia no Brasil, Jörg Henning Dornbusch, confirma o interesse e que há negociações em curso, mas não revela de que regiões do país as propostas começam a chegar. “Existe interesse dos estados, mas não há uma proposta fechada. O que está sendo feito é um mapeamento para avaliar o
mercado não só no Brasil, mas em outros países. O México é um forte concorrente, apesar de o Brasil ser o maior mercado da América do Sul em termos de relevância”, afirma o executivo.
                                      (www.folha.com.br, 12.05.2011. Adaptado.)

Explique no que consiste a chamada “guerra fiscal” ou “guerra dos lugares” e cite um efeito positivo e outro negativo resultantes da disputa entre os estados do país para a atração de empresas.
 
Resolução
De uma maneira geral, as grandes corporações mundiais procuram vantagens, como a isenção fiscal, ou a capacidade do país em oferecer desenvolvimento técnico e científico. Um bom exemplo são os tecnopolos, que surgem hoje em nações desenvolvidas, mas
também nas emergentes. Na luta por obter a instalação de plantas industriais que gerem capitais e empregos, os países sobrepõem ofertas sobre ofertas com incentivos fiscais, em disputas que envolvem descontos ou isenções cada vez maiores. Tal situação pode ocorrer também internamente num país, como no caso do Brasil, onde os estados disputam ofertas de isenção gerando o que a mídia alcunhou de “guerra fiscal”.

Questão 6

Analise a tabela.
EXPECTATIVA DE EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO DE ENERGIA
HIDRELÉTRICA NO BRASIL, 2009 – 2019

(Ministério de Minas e Energia. Plano Decenal de Expansão
de Energia, 2010.)
 
Indique as regiões brasileiras que sofrerão os maiores aumentos percentuais na capacidade de produção de energia hidrelétrica instalada até 2019.
Cite um exemplo de usina hidrelétrica que está em construção no Brasil e aponte duas consequências socioambientais resultantes da sua instalação.
 
Resolução
Regiões brasileiras que, em 2009, possuíam a maior capacidade hidroelétrica instalada: Sudeste/CO, Sul, Nordeste e Norte. As regiões que até 2019 terão os maiores aumentos de produção de energia elétrica são, em valores absolutos: Norte, Sudeste/CO, Nordeste e Sul. Há três grandes hi droelétricas em construção na Região Norte: Belo Monte, no Rio Xingu, no estado do Pará, e Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, estado de Rondônia. A construção de grandes hidroe létricas geralmente causa o deslocamento das popu lações ribeirinhas próximas ao local de construção das barra gens/represas; afogam imensas áreas de florestas, deslocando ou mesmo afogando animais; resultam em restos de árvores que apodrecem submersas, alterando a composição química das águas das barragens e dos rios; atraem contingentes de trabalhadores para as obras cujo contato social com os moradores locais nem sempre é benéfico.


Questão 7


Na Copa do Mundo de Futebol de 2014, para que o deslocamento não seja um problema para as equipes, a FIFA exige que as seleções participantes se hospedem em cidades localizadas nas proximidades dos estádios onde os jogos serão realizados. Como os dirigentes das seleções precisam conhecer a distância e a infraestrutura de transportes de cada cidade, as prefeituras municipais deverão enviar um mapa com a localização da cidade e do estádio que sediará os jogos de cada seleção.
Qual é a função da escala em um mapa? Considerando que a distância entre a cidade que hospedará determinada seleção e o estádio seja de 60 km, indique a escala numérica que deverá ser utilizada no mapa para representar essa distância em 12 cm.
 
Resolução
A escala cartográfica é a relação matemática que existe entre a real dimensão da Terra e sua representação no mapa.  Quanto ao uso prático, a escala permite estabelecer distâncias e calcular áreas disponíveis na carta. Sabendo-se que a distância máxima entre a cidade hospedeira e a sede dos jogos é de 60km e no mapa tal distância não pode ultrapassar 12 cm, dividindo-se 60km por 12 cm, obter-se-ão, para cada centímetro, 5km. A escala será, portanto, 1cm:5km; com todos os valores em centímetros, resultará numa escala de 1:500.000. Tal mapa caberia numa folha A4, num espaço 15cm x 20cm.

Questão 8

Analise o mapa.
 
               
Os eventos políticos e o conjunto de transformações econômicas e tecnológicas das últimas duas décadas permitem que se empreguem diferentes e, às vezes, divergentes visões sobre a Nova Ordem Mundial. A partir das informações apresentadas no mapa e de conheci mentos sobre a Nova Ordem Mundial, defina as visões de mundo unipolar e mundo multipolar, apresentando evidências que sustentem uma e outra visão.
 
Resolução
A visão de mundo unipolar é aquela na qual um país domina totalmente as relações de força, políticas, econômicas e militares no concerto das nações. Isso foi sugerido ao final da Guerra Fria, quando tudo indicava que os EUA sairiam como a maior potência militar do mundo, após o fim da União Soviética. Já o mundo multipolar prevê um conjunto de nações que disputam no mundo as áreas de influência política, econômica e militar. Essa situação se mostrou mais clara com a evolução da globalização, quando, além dos EUA, surgiram também áreas lideradas por União Europeia, Japão, depois China, e nações emergentes, como os componentes dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Nesse último caso, a disputa é principalmente econômica.


Questão 9

 Texto 1
2012 começa sob a vibração positiva de uma Lua crescente em Áries logo no dia 1.º. Áries é o signo que tem tudo a ver com o início de algo e traz muita garra, coragem e esperança. Ainda na primeira semana, Mercúrio, das comunicações, forma um aspecto harmonioso com Saturno e Netuno, evidenciando um momento de descobertas, diálogo e de primeiros passos coletivos na consolidação de um sonho ou projeto comum, de muitos povos e sociedades. Acordos internacionais e negociações de paz podem ser feitos em um momento feliz e que promete bom desenvolvimento.
(Barbara Abramo. Céu de janeiro de 2012. http://horoscopo.uol.com.br, 01.01.2012.)
 
Texto 2
O Irã lançou ontem mísseis de cruzeiro melhorados, que podem ameaçar navios americanos, durante um exercícionaval que simula o fechamento do estreito de Hormuz - por onde passa cerca de um sexto da produção de petróleo mundial. O míssil Ghader (capaz, em farsi) foi desenvolvido com o objetivo de atacar navios de guerra e proteger o litoral do país. Duas unidades foram disparadas ontem da costa iraniana em um teste.
(Irã testa míssil que ameaça frota dos EUA. Folha de S.Paulo, 03.01.2012.)
 
Os dois textos, publicados no início de 2012, apresentamincompatibilidade lógica entre as formas pelas quais abordam a realidade. Responda quais são os pressupostos ou pontos de vista assumidos por cada um deles e explique os motivos dessa incompatibilidade.
 
Resolução
Os textos partem de linguagens e encadeamentos de discursos lógicos totalmente distintos. O primeiro aborda a realidade do pressuposto da astrologia e, portanto, sustenta-se num discurso mítico. O mundo, então, seria influenciado pelo comportamento dos astros, por exemplo. O segundo aborda a realidade utilizando uma linguagem jornalística factual, ou seja, descrevendo os acontecimentos. Outra diferença está no fato de que o primeiro aborda o futuro, o que poderá acontecer de acordo com a determinação dos astros; benquanto o segundo descreve um fato já ocorrido. A incompatibilidade se encontra na concep ção própria de realidade, pois o primeiro se sustenta em pressupostos míticos e o segundo, em pressupostos factuais e realistas. Outra incompatibilidade é veri ficada quando o primeiro texto se revela otimista em relação aos acordos internacionais e negociações de paz; enquanto o segundo revela a intenção belicosa do Irã. 


Questão 10

 Vigora entre educadores e intelectuais brasileiros uma correta e justificável ojeriza às ditaduras de direita. Infelizmente, o mesmo vigor não é encontrado quando se trata de ditaduras de esquerda. As notícias de perseguições, prisões, greves de fome, fuzilamentos e fugas envolvendo opositores às duras ditaduras esquerdistas são ignoradas. Quando fica impossível deixar de falar a respeito, são comuns alegações de que há exagero da imprensa ou, pior, sugestões de que os dissidentes são egoístas que, em nome do individualismo, ameaçam um regime que deveria servir de exemplo. São as velhas táticas de questionar a liberdade de imprensa quando as notícias são desfavoráveis e de desmerecer o opositor, em vez de enfrentar as opiniões contrárias com argumentos.
(Janaína Conceição Paschoal. Cuba é uma grande Guantánamo. Folha de S.Paulo, 14.02.2012.)
 
O texto descreve um conflito de natureza ideológica. Apresente uma definição que seja adequada para o conceito de “ideologia”, tal como ele é empregado pela autora, e comente uma diferença básica entre uma “ideologia de direita” e uma “ideologia de esquerda”.
 

Resolução
O conceito ideologia pode ser definido como um dis curso capaz de distorcer a visão da realidade com o objetivo de reproduzir uma relação de dominação (econômica ou política). A ideologia, nesse sentido, seria uma visão fechada e irrefletida, e, por isso mesmo, geralmente apresenta-se como um pensamento rígido, doutrinário e instrumental. Uma ideologia é vista aqui como fórmula dogmática, pronta, no sentido de fabricada e que tudo explica. Nesse sentido, uma ideologia visaria à estrutura inconsciente, tal qual ocorre com as propagandas que incitam o indivíduo ao consumismo.
Para outros autores, a ideologia representa apenas um referencial teórico. Uma espécie de encadeamento de ideias políticas aparentemente ou supostamente coerentes, capaz de dar consistência e conteúdo ao discurso ou à reflexão. No texto, o conceito de ideologia é empregado no sentido de posicionamento político. Podemos identificar uma ideologia de esquerda quando se trata de um posicionamento político de inspiração socialista, na defesa da causa operária ou do espaço coletivo, ou ainda pode ser identificada na pregação de uma sociedade igualitária; e, em oposição à anterior, uma ideologia de direita seria aquela que traz uma visão política conservadora, favorável à manutenção do quadro social estabelecido pelo desenvolvimento do capitalismo.


Questão 11

 As freiras da Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família, de Cascavel (PR) e, em particular, a Irmã Kelly Favareto poderão aparecer com os véus que cobrem cotidianamente suas cabeças na foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão é da Justiça Federal, que aceitou recurso da Irmã contra a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito que proíbe, por razões de segurança, que na foto da CNH o condutor apareça usando óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer outro item que cubra parte do rosto ou cabeça, dificultando sua identificação. “Eu só ando de véu, que é um sinal de consagração a Deus, não é um acessório que posso tirar quando quiser”, alegou a Irmã.
 
(Evandro Fadel. Freira ganha direito de usar hábito na foto da CNH. O Estado de S.Paulo, 10.02.2012. Adaptado.)
 
Comente o significado filosófico do fato noticiado, abordando a relação entre indivíduo e Estado, e explique a relação entre esse fato e o movimento filosófico iluminista do século XVIII.
 
Resolução
Há um debate intenso acerca da relação entre símbolos religiosos e Estados laicos. Em geral, o uso de símbolos religiosos não ofende os princípios  constitucionais da laicidade, e a liberdade de expressão do indivíduo está de acordo com a filosofia iluminista que pregava a tolerância religiosa. A presença de símbolos religiosos em espaços públicos é natural e o Estado laico deve se manter indiferente às expressões religiosas. O Iluminismo defendeu a secularização, ou seja, o afastamento do Estado das influências religiosas. Além disso, há de se considerar que, no entendimento iluminista e de sua herança cultural, o Estado deve estar a serviço dos indivíduos, embora priorizando interesses coletivos, e não o contrário, o que estabeleceria Estados totalitários e autoritários.  No caso, o direito de uso do véu que cobre a cabeça das freiras está em concordância com três princípios iluministas: o da tolerância religiosa, o da separação entre questões políticas e religiosas e o do direito de expressão do indivíduo. Por outro lado, quando o uso de símbolos religiosos ostensivos representa uma ameaça à ordem devido à existência de conflitos entre grupos, como ocorrera na França, o Estado pode inibir o uso de tais símbolos.

Questão 12

De certo modo, a primeira fonte de ruptura com o antropocentrismo se encontra na teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico, a assim chamada revolução copernicana. A segunda grande ruptura é provocada pelo que se poderia chamar, em analogia com a primeira, de revolução darwiniana, resultado da obra de Charles Darwin, A origem das espécies pela seleção natural, onde este formula sua famosa teoria da evolução das espécies.
 
(Danilo Marcondes. Iniciação à história da filosofia, 2001. Adaptado.)
A partir do texto, explique o significado do termo “antropocentrismo” e descreva por que as obras de Copérnico e de Darwin são apresentadas como momentos de ruptura com essa centralidade.
 

Resolução
Antropocentrismo é a concepção que coloca o Homem como centro da cultura. Embora o Humanismo e a Renascença tenham rompido com o teocentrismo medieval, o antropocentrismo ainda traria resquícios da concepção religiosa, pois o homem seria entendido como auge da criação de Deus e o planeta Terra como o centro do cosmos. Ora, Copérnico estabeleceu o heliocentrismo, segundo o qual a Terra giraria em torno do Sol e não o contrário, e, portanto, tal colocação questionou a centralidade do homem no cosmos.
O evolucionismo de Darwin posiciona o homem na cadeia evolutiva, introduzindo uma antropologia naturalista e não metafísica que atribui ao homem um papel de destaque no universo.  Darwin sustentou que nossos chamados “poderes superiores” da razão científica, estética e moral não exigiam uma intervenção divina especial, isto é, que eles poderiam ser vistos como o resultado genealógico de um continuum natural desses poderes existente no reino animal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário