terça-feira, 19 de junho de 2012

Confira a correção da prova de História da Uerj 2012

Confira a correção da prova de História da Uerj 2012


Questão 44
Observe a imagem abaixo, do episódio ocorrido nos E.U.A., no dia 11 de setembro de 2001.
 blogs.estadao.com.br
A queda das torres do World Trade Center foi certamente a mais abrangente experiência de catástrofe que se tem na História, inclusive por ter sido acompanhada em cada aparelho de televisão, nos dois hemisférios do planeta. Nunca houve algo assim. E sendo imagens tão dramáticas, não surpreende que ainda causem forte impressão e tenham se convertido em ícones. Agora, elas representam uma guinada histórica?
ERIC HOBSBAWM (10/09/2011)

www.estadao.com.br

A guinada histórica colocada em questão pelo historiador Eric Hobsbawm associa-se à seguinte
repercussão internacional da queda das torres do World Trade Center:
(A) concentração de atentados terroristas na Ásia Meridional
(B) crescimento do movimento migratório de grupos islâmicos
(C) intensificação da presença militar norte-americana no Oriente Médio
(D) ampliação da competição econômica entre a União Europeia e os países árabe
 
resposta:[C]
A questão aborda um dos eventos mais importantes do século XXI, que foi o ataque terrorista ao World TradeCenter nos EUA em 2001, este o maior de toda a história. Tal acontecimento obteve enorme destaque e abrangência internacional devido à sua ocorrência em solo americano, algo inédito até então, e às dramáticas cenas de horror filmadas ao vivo pela televisão. A queda das torres encontra até os dias atuais elevada atenção, principalmente porque os ataques geraram grandes desdobramentos, sobretudo para a região do Oriente Médio, onde os norte-americanos passaram a intensificar sua presença militar sob o argumento de lutar contra o terrorismo. Essa presença se materializou através das invasões ao Afeganistão em 2001 e ao Iraque em 2003, e que permanece atéos dias de hoje gerando ainda elevada repercussão internacional.
 
 Questão 45

 
Iracema (1881), de José Maria de Medeiros.
www.itaucultural.org.br
O romance Iracema, de José de Alencar, publicado em 1865, influenciou artistas, como José Maria de Medeiros, que nele encontraram inspiração para representar imagens do Brasil e do povo brasileiro no período imperial (1822-1889).

Na construção da identidade nacional durante o Império do Brasil, identifica-se a valorização dos seguintes aspectos:
(A) clima ameno / índole guerreira dos ameríndios
(B) grandeza territorial / integração racial das etnias
(C) extensão litorânea / sincretismo religioso do povo
(D) natureza tropical / herança cultural dos grupos nativos

 resposta:[D]
A questão referente ao Segundo Reinado exigiu do aluno uma maior atenção em relação aos aspectos culturais. A construção de um ideal nacionalista era importante para que fossem ressaltados os aspectos genuinamente brasileiros. Assim, durante o período Imperial, houve uma preocupação do Estado com a construção do ideal nacionalista. Todavia, durante o século XIX, vigorava a concepção do darwinismo social, por meio do qual os seres humanos eram qualificados como raças suscetíveis ao aperfeiçoamento ou não.  Logo, o Estado deveria construir sua identidade nacional em resposta também a ideologia predominante a nível internacional.  Nesse sentido, o negro foi isolado dos discursos que buscavam identificar uma herança comum ao povo brasileiro, por questões relativas à ideia de superioridade do homem branco, em relação ao negro. Ademais, ainda havia o fato de a mão-de-obra escrava negra existir no país. Os índios foram escolhidos como elemento típico nacional, representando simbolicamente a origem brasileira. Ressaltou-se, então, a herança indígena e as características do território por meio do enaltecimento da grandeza territorial e da busca da afirmação da liderança do país na América do Sul.  A questão pode causar dúvida, pois a integração racial das etnias também já foi apontada como principal fator da construção da nacionalidade. Entretanto, essa concepção tornou-se principal ponto de discussão após a abolição da escravidão, principalmente, durante a Primeira República.

 Questão 46

O alemão Franz Boaz foi o primeiro a ressaltar a importância do estudo das diversas culturas em seu próprio contexto, a partir das suas peculiaridades. Boaz ressaltava não haver cultura superior ou inferior.  Para ele, deveriam ser considerados os fatores históricos, naturais e linguísticos que influenciavam o desenvolvimento de cada cultura em particular.
 Adaptado de LUCCI, Elian A. e outros. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2010. 

A abordagem apresentada no texto foi desenvolvida a partir do início do século XX e originou uma nova perspectiva das ciências sociais em relação ao estudo das culturas.
Essa perspectiva é denominada:
(A) relativismo
(B) materialismo
(C) evolucionismo
(D) etnocentrismo


 resposta:[A]
A questão é basicamente interpretativa. O texto refere-se à ideia do “estudo de diversas culturas em seu próprio contexto, a partir de suas peculiaridades”. Logo, é apresentada a concepção de uma pluralidade cultural, em detrimento do ideal de culturas inferiores e culturas superiores. Por conseguinte, o texto reconhece que as diversas culturas são influenciadas por fatores históricos, naturais e linguísticos. A questão propõe um diálogo com o fragmento, portanto, ainda que o aluno não possua o conhecimento sobre o autor do texto, por meio da interpretação, chegaria à resposta. A ideia referente ao relativismo cultural faz oposição ao evolucionismo, concepção bastante presente no século XIX, justificada pela ideia da evolução das raças humanas. Da mesma forma, o materialismo não responderia a questão, pois o conceito de materialismo histórico, formulado por Karl Marx, defende que as sociedades possuem diferentes graus de desenvolvimento e precisam passar por determinadas etapas para garantir sua transformação social. Por fim, o texto contraria a ideia etnocêntrica, já que o autor evidencia a importância de se estudar de forma particular cada sociedade sem que haja um elemento cultural previamente estabelecido.

Questão 47
 
A carteira profissional
Por menos que pareça e por mais trabalho que dê ao interessado, a carteira profissional é um documento indispensável à proteção do trabalhador.
Elemento de qualificação civil e de habilitação profissional, a carteira representa também título originário para a colocação, para a inscrição sindical e, ainda, um instrumento prático do contrato individual de trabalho.
A carteira, pelos lançamentos que recebe, configura a história de uma vida. Quem a examina logo verá se o portador é um temperamento aquietado ou versátil; se ama a profissão escolhida ou ainda não encontrou a própria vocação; se andou de fábrica em fábrica, como uma abelha, ou permaneceu no mesmo estabelecimento, subindo a escala profissional. Pode ser um padrão de honra. Pode ser uma advertência.
ALEXANDRE MARCONDES FILHO

Texto impresso nas Carteiras de Trabalho e Previdência Social.
Alexandre Marcondes Filho foi ministro do trabalho do governo de Getúlio Vargas, entre 1941 e 1945.
Seu texto, impresso nas carteiras de trabalho, reflete as políticas públicas referentes à legislação social que vinha sendo implementada naquela época.
Duas características dessa legislação estão indicadas em:
(A) garantia da estabilidade de emprego / liberdade de associação
(B) previsão de assistência médica / intensificação do controle sindical
(C) proibição do trabalho infantil / regulamentação do direito de greve
(D) concessão de férias remuneradas / qualificação do trabalhador rural
 
resposta:[B]
A questão aborda a política trabalhista implementada durante a Era Vargas. No entanto, é preciso, para respondê-la prestar atenção ao período mencionado: entre os anos de 1941 e 1945. Trata-se do período do Estado Novo, por meio do qual, o governo de Getúlio Vargas deu continuidade à promulgação de medidas trabalhistas, como a Consolidação das Leis do Trabalho, elaboradas em 1943, que determinou, por exemplo, melhores salários, férias, a carteira assinada, assistência médica e dentária. As leis trabalhistas tornaram Vargas extremamente popular frente à classe trabalhadora, a partir da troca simbólica representada pela ideia do trabalhismo. Por outro lado, intensificou o controle social, pois baseado no ideal do corporativismo, concepção presente na Constituição de 1937, a sociedade, juntamente com o Estado, formaria uma espécie de “corpo social” e desse modo, os indivíduos não deveriam se voltar contra o Estado. Logo, o direito à livre organização e o direito à greve estavam cerceados.
Nesse sentido, os sindicatos passaram a estar atrelados ao governo. Se o aluno lembrasse desse aspecto, as alternativas A e C já poderiam ser por ele eliminadas.  Por conseguinte, a alternativa D está errada, pois ao longo do governo Vargas não houve políticas direcionadas paras os trabalhadores rurais.

Questão 48
 O nível de concentração de renda em uma sociedade capitalista relaciona-se com as doutrinas econômicas que fundamentam as ações do Estado. Observe, no gráfico abaixo, a variação da  participação da população que constitui o 1% mais rico na renda total nos Estados Unidos. 

Nos Estados Unidos, as doutrinas que predominaram na orientação das políticas públicas nos períodos
de 1930 a 1980 e de 1980 a 2009 foram, respectivamente:
(A) liberalismo – estatismo
(B) estruturalismo – classicismo
(C) fisiocratismo – institucionalismo
(D) keynesianismo – neoliberalismo
 
resposta:[D]
A questão exige uma análise de gráfico e conhecimento sobre doutrinas econômicas implantadas pelos EUA em períodos diferentes da história. O período que compreende os anos entre 1930 e 1980 marca para os EUA o advento do Keynesianismo, onde foi instaurado o Estado do Bem estar social, com intervenção do governo norte-americano na economia para retirar o país da crise vivida em 1929. Foi um momento de elevados investimentos em obras públicas para geração de empregos, investimentos sociais em saúde e educação e bem estar para a população.
Neste período os americanos viveram os chamados anos dourados, por isso se observa no gráfico que a participação da população mais rica na renda total da sociedade americana obteve uma queda, o que marca a orientação política deste período. Já no período assinalado entre 1980 e 2009 a orientação econômica se altera, marcando o Neoliberalismo. Neste momento a ordem mundial se alterara, com o fim da guerra fria e ascensão do capitalismo como sistema hegemônico. Os Estados já não estavam tão fortes, desde as crises do petróleo nos anos 70, e o fordismo já passado por sua 2ª crise. Concomitante a isso, as empresas se fortaleciam e se tornavam globais necessitando de maiores mercados e áreas de expansão. O neoliberalismo vai ser então o modelo político-econômico, criado no consenso de Washington, para servir como cartilha para os países capitalistas, pós-guerra fria, tendo como principais características a não intervenção do Estado na economia, abertura econômica e privatizações de empresas.


 
Questão 49
Entre a posse do presidente João Goulart, em 1961, e a abertura política, iniciada em 1979-1980, a economia brasileira enfrentou conjunturas de crise e de prosperidade, perceptíveis nas variações dos  índices econômicos apresentados na tabela a seguir.
 

As particularidades do período conhecido como “Milagre Econômico” foram caracterizadas por:
(A) redução das taxas de inflação e crescimento do PIB
(B) incremento da dívida externa e retração das importações
(C) estagnação das exportações e manutenção das taxas de inflação
(D) estabilização da balança comercial e diminuição da dívida externa

resposta:[A]
Primeiramente, para resolver a questão, o aluno deveria ter em mente que o período conhecido como “Milagre Econômico” foi vivenciado durante o governo militar do general Emílio Mécidi, entre os anos de 1969 e 1973. Esse momento foi marcado por certas particularidades como o crescimento do PIB a uma taxa média superior a 10% ao ano e a inflação oscilou entre 15 a 20% ao ano. Tais dados podem ser evidenciados na tabela apresentada pela questão. Logo, trata-se de uma questão interpretativa. A alternativa A apresenta a opção correta, pois no período referente ao Milagre houve de fato a redução e o controle das taxas de inflação e o crescimento do PIB, ainda que esses índices não tenham sido revertidos ao plano social. Como argumentado pelo próprio ministro da Fazenda da época, Delfim Neto, o governo esperava que o bolo crescesse para depois reparti-lo. Com o intuito de manter o crescimento econômico, o Brasil realizou muitos empréstimos a juros flutuantes, o que garantiu uma grande soma de investimentos, porém gerou um aumento expressivo da divida externa.
 
Questão 50 
 
3ª do plural (Engenheiros do Hawaii)
Corrida pra vender cigarro
Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse
Tossir, cuspir, jogar pra fora
Corrida pra vender os carros
Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné
E professar a fé de quem patrocina
Querem te matar a sede, eles querem te sedar
Eles querem te vender, eles querem te comprar
(...)
Corrida contra o relógio
Silicone contra a gravidade
Dedo no gatilho, velocidade
Quem mente antes diz a verdade
Satisfação garantida
Obsolescência programada
Eles ganham a corrida antes mesmo da largada
(...)
 letras.terra.com.br
 
 
Os diferentes modelos produtivos de cada momento do sistema capitalista sempre foram o resultado da busca por caminhos para manter o crescimento da produção e do consumo.
A crítica ao sistema econômico presente na letra da canção está relacionada à seguinte estratégia própria do atual modelo produtivo toyotista:
(A) aceleração do ciclo de renovação dos produtos
(B) imposição do tempo de realização das tarefas fabris
(C) restrição do crédito rápido para o consumo de mercadorias
(D) padronização da produção dos bens industriais de alta tecnologia
 
 
 
resposta:[A]
A questão analisa o modelo produtivo implantado, em meados dos anos 70, no mundo, o Toyotismo ou pós fordismo. Dentre as principais características desse modelo podemos destacar: Emprego de tecnologia de ponta na produção; produção Just in time; mão de obra qualificada; customização dos produtos; empresas globais;
obsolescência programada e obsolescência perceptiva. Percebemos assim, que tal sistema tem por objetivo produzir com uma velocidade cada vez maior, baseando-se no modelo de sociedade de consumo, onde a rápida renovação dos produtos consiste no fundamento atual do modelo produtivo.
 
Questão 51
 
Guerra das Malvinas ainda divide Argentina e Inglaterra após 30 anos
No dia 2 de abril de 2012, o início da guerra pelo controle das Ilhas Malvinas completou 30 anos. O conflito, que durou dois meses e meio, marcou uma geração de argentinos e britânicos. Para os britânicos, elas são Falkland Islands; para os argentinos, Ilhas Malvinas. No mapa, a distância para o continente sul-americano é pequena. Mas, na prática, a viagem é longa. É um voo por semana, que parte do Chile.
Assim, quem sai da Argentina tem que seguir primeiro para Santiago. Quase oito horas depois, chega-se ao destino. A catedral é anglicana. O pastor prega em inglês, a língua oficial, apesar de o espanhol constar do currículo escolar. Os jovens entre 16 e 17 anos podem ir para a Inglaterra cursar uma faculdade. Tudo por conta do governo britânico. São 3 mil habitantes, 62 nacionalidades, mas só 29 argentinos.

Adaptado de http://g1.globo.com.
Ocupadas pelos britânicos a partir da década de 1830, ainda hoje, como mostra a reportagem, as ilhas mencionadas são alvo de disputas entre Reino Unido e Argentina.
A polêmica sobre o controle dessas ilhas é acentuada, na atualidade, pela seguinte característica da
sociedade local:
(A) persistência das rivalidades entre as etnias latinas e europeias
(B) isolamento da economia em contexto de globalização capitalista
(C) vigência de costumes em oposição aos ideais pan-americanistas
(D) valorização do nacionalismo por meio da defesa da identidade cultural
 
 
resposta:[D]
As Ilhas Malvinas passaram pelo domínio de diferentes países, porém atualmente é considerada uma ilha britânica, mas não sem contestação.  A  Argentina não reconhece o território como inglês, o que motivou o conflito empreendido durante a ditadura militar argentina em 1982. O objetivo do enfrentamento era não somente promover a propaganda ufanista do Estado, mas também estabelecer a criação de uma unidade argentina.  A guerra das Malvinas resultou em um fracasso e acelerou o fim do regime militar argentino. Até os dias atuais esta é uma questão extremamente polemica nas relações exteriores entre os dois países envolvidos. A questão torna-se ainda mais delicada, pois envolve questões nacionais conflitantes de ambas as partes, visto que a Argentina reclama a posse do território e por conta disso promove uma propaganda nacionalista, porém a maioria dos habitantes da Ilha não são favoráveis a integração da mesma ao território argentino, já que culturalmente estão mais vinculados aos ingleses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário