Conheça as principais características da produção artística na Pré-História
Lista de questões sobre a arte na
Pré-História
1. (UFRR) Considere as afirmações
sobre o período paleolítico:
I - Paleolítico é o primeiro e
mais extenso período que conhecemos da história da humanidade, nele surgem os
primeiros hominídeos antepassados do homem moderno;
II - Com o desenvolvimento da
mente e a acumulação de experiências e conhecimentos, os homens primitivos
foram aperfeiçoando seus instrumentos, utensílios domésticos e armas, suas
técnicas e meios de subsistência;
III - Os homens do paleolítico
viviam de uma maneira muito primitiva, em grupos nômades, ou seja, se
deslocavam constantemente de região para região em busca de alimentos. Habitavam
em cavernas, copas de árvores, saliências rochosas, ou tendas feitas de galhos
e cobertas de folhas ou de pele de animais;
IV - Os instrumentos ou
ferramentas do paleolítico eram de pedra, madeira ou osso. A técnica usada para
fabricar seus instrumentos era de bater na pedra de maneira a lhe dar a forma
adequada para cortar, raspar ou furar.
Em relação às proposições acima
podemos afirmar que:
a) Todos os itens são falsos.
b) Todas estão corretas.
c) Apenas o item I é verdadeiro.
d) Apenas o item II é falso.
e) Os itens II, III e IV são
falsos.
resposta:[B]
2. (G1) A religiosidade é uma característica muito
relevante no estudo da arte na pré-história. Que item atesta esta realidade e justifica
a arte rupestre?
a) As pinturas serviam de
decoração das cavernas para os deuses.
b) Os homens cultuavam seus
deuses a todo o momento em suas pinturas.
c) Era parte de um processo de
magia para interferir na captura de animais.
d) Havia a intenção imediata do
artista em criar uma arte decorativa e religiosa.
resposta:[C]
3. (G1) A religiosidade é um item
de bastante relevância no estudo da arte na pré-história. Que alternativa
abaixo marca CORRETAMENTE fatos que atestam esta realidade?
a) As pinturas serviam de decoração das cavernas
para os deuses.
b) Os homens pintavam sobre um forte caráter
ritualístico.
c) Era sim parte de um processo
de magia para interferir na captura de pessoas.
d) Havia-se a intenção imediata do artista em
criar uma arte decorativa e religiosa.
resposta:[B]
4. (Outros) As pinturas rupestres no
paleolítico, tinham um significado mágico porque:
a) expressavam o culto aos deuses.
b) expressavam os valores
religiosos.
c) expressavam deuses
antropozoomórficos.
d) possuíam um caráter
expressionista.
e) ao representar cenas de caça e
animais, os homens primitivos desejavam sucesso na caça.
resposta:[E]
5. (G1) Das produções artísticas do período Pré-histórico, a escultura se destaca assim como as pinturas, tendo suas características e estudos bem direcionados, nos dando maior margem de conhecimento sobre a vivência destes seres pensantes da nossa história. Quanto as características e o estudo destas esculturas, julgue os itens abaixo como (V) VERDADEIROS ou (F) FALSOS, e em seguida marque a alternativa que contém a seqüência CORRETA:
I. ( ) Fazem
parte de suas características o ventre
saltado e seios volumosos.
II. ( ) Tanto nas pinturas quanto nas esculturas
nota-se a ausência de figuras masculinas.
III. ( ) Fazem parte de suas características as
grandes nádegas e a cabeça surgindo como um prolongamento do pescoço.
IV. ( ) As características encontradas em
esculturas como a Vênus de Willendorf, atestam a desvalorização do ser
humano e da sensualidade feminina.
a) F – F – F – F
b) F – V – F – V
c) V – F – V – F
d) V – V – V –V
resposta:[C]
6. (G1) A técnica bastante usada pelos artistas pré-históricos
através de pó colorido soprado por um canudo
denomina-se:
a) Cerca Grande.
b) Mãos grandes.
c) Mãos em negativo.
d) Várzea Grande.
resposta:[C]
7. (G1) As primeiras expressões
da arte eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes de argila
das cavernas ou de técnicas diversificadas, mas também muito simples. Quanto a
estas características iniciais da arte rupestre julgue os itens (V) VERDADEIRO
ou (F) FALSO:
I. ( ) Uma
das técnicas mais usadas e detectadas em várias partes do mundo com características
bastante semelhantes é a técnica Mãos em Negativo.
II. ( ) Suas
esculturas valorizam de forma explicita o corpo humano, sobretudo, o masculino
como uma forma de ostentação do homem como direcionador do grupo.
III. ( ) Os mais remotos indícios a respeito de
grupos humanos culturalmente “desenvolvidos” da cultura brasileira datam um
período 6.000 a.C
a 10.000 a.C.
IV. ( ) Uma
das obras em escultura mais fascinante deste período é a escultura da Vênus Willendorf e a de Savinhano,
onde suas características predominantes são: o ventre saltado e grandes nádegas
como representação da fertilidade feminina.
Assinale a alternativa com a
seqüência CORRETA obtida:
a) V – V – V – V
b) V – F
– V – V
c) F – F
– F – F
e) F – V – F – F
resposta:[B]
8.
TEXTO
Podemos definir a pré-história
como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é
anterior há 4000 a.C,
pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.
Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e
prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi
desenvolvendo, aos poucos, soluções
práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e
soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode
ser dividido em três fases : Paleolítico,
Mesolítico e Neolítico.
Segundo o período paleolítico e neolítico, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS
ou (E) ERRADOS:
1. ( ) As obras mais surpreendentes do
paleolítico são as imagens pintadas nos
tetos das cavernas.
2. ( ) No Neolítico, os artefatos em mármore
carregavam um alto requinte técnico.
3. ( ) No paleolítico acontece
a mudança da caça para agricultura.
4.( ) As pinturas encontradas
nas cavernas tinham como características: traços seguros e vigorosos, o
sombreamento sutilmente controlado que confere volume e integridade as formas.
resposta:[E, E, E, C]
9. (G1) De acordo com os estudos
sobre a música pré-histórica assinale a alternativa correta:
a) Foram encontrados ossos com
furos que tem uma certa semelhança com as flautas.
b) As guitarras da época eram
feitas com pedra e cabelos.
c) No Brasil não foram
encontrados materiais que podem ser considerados instrumentos da época.
d) Os tambores eram feitos de
arvores finas.
resposta:[A]
10. (G1) Eram usados como
pigmentos na arte pré-histórica:
a) Tinta guache e Sangue de
animais.
b) Cera e Sumo de flores.
c) Sangue e carvão.
d) Pedras e giz.
resposta:[C]
11. (G1) De acordo com os
historiadores a primeira manifestação
artística pré-histórica foi:
a) Música.
b) Dança.
c) Teatro.
d) Artes Visuais.
resposta:[B]
12. (G1) As pinturas rupestres
são:
a) Pinturas em tela.
b) Pinturas de animais.
c) Pinturas sobre as cavernas.
d) Pinturas em paredes de caverna.
resposta:[D]
13. (G1) As primeiras expressões
de arte eram:
a) Muito simples.
b) Bastante complexas.
c) Abstratas.
d) Simples com motivos cristãos.
resposta:[A]
14. Considere as proposições
abaixo.
I. A arte nasceu no Paleolítico
Superior.
II. Nas paredes de suas cavernas,
os homens daquela época fizeram representações de cenas de caça.
III. A característica dessas
pinturas era o naturalismo.
a) todas estão corretas.
b) apenas I e II estão corretas.
c) apenas II e III estão corretas.
d) apenas I está correta.
e) apenas III está correta.
a) todas estão corretas.
b) apenas I e II estão corretas.
c) apenas II e III estão corretas.
d) apenas I está correta.
e) apenas III está correta.
resposta:[A]
15. Considere as proposições
abaixo.
I. Traços esquematizados são
características da pintura neolítica.
II. Entre os monumentos
megalíticos, destacamos os de Stonehege (Inglaterra).
III. As pedras fincadas no chão
são denominadas cromlech e, quando estão dispostas em círculos, denominam-se
menires.
a) Apenas I e II são corretas
b) Apenas I e III estão corretas
c) Apenas I e III estão corretas
d) Se todas estão corretas
e) Todas estão incorretas
resposta:[D]
16. Leia as afirmações abaixo:
I. As civilizações pré-históricas
não se desenvolveram no mesmo período de tempo, nas várias regiões do mundo.
II. A divisão da Pré-História não
pode fundamentar-se em acontecimentos, mas nos melhoramentos das técnicas com
que eram fabricados os instrumentos.
III. Os monumentos megalíticos
estariam associados ao culto dos mortos. a) Apenas I e II estão corretas
b) Apenas II e III estão corretas
c) Apenas I e III estão corretas
d) Todas estão corretas
e) Todas estão incorretas
resposta:[D]
17. (UFSE) Sobre a Pré-história é
correto afirmar que:
( ) A Pré-história corresponde à
primeira etapa da evolução humana e antecede à Idade Antiga.
( ) A Pré-história teve início
com o surgimento dos primeiros hominídeos, perto de quatro milhões de anos
atrás, e estende-se até o aparecimento dos primeiros registros escritos, por
volta de 4.000 a.C.
( ) A Pré-história, no Brasil, envolve
todos os registros culturais da antiga cultura indígena.
( ) Os sítios arqueológicos
situados no litoral brasileiro são em pequeno número e chamados de sambaquis ou
concheiros.
( ) A arte rupestre abrange
pinturas em cores, em branco e preto, sinais gravados, representações estranhas,
comumente encontradas no Brasil, em paredes rochosas de grutas, em lajes de
pedras ao ar livre, em fragmentos de rochas, em nichos pétreos,
enfim nas superfícies mais
diversas e nos locais mais variados.
resposta:[V – V – V – F – V]
18. (UNESP) Nos últimos anos, apoiada
em técnicas mais avançadas, a arqueologia tem fornecido pistas e indícios sobre
a história dos primeiros habitantes do território brasileiro antes da chegada
dos europeus. Sobre esse período da história, é possível afirmar que:
a) as práticas agrícolas, até a
chegada dos europeus, eram desconhecidas por todas as populações nativas que, conforme
os vestígios encontrados, sobreviviam apenas da coleta, caça e pesca;
b) os vestígios mais antigos de
grupos humanos foram encontrados na região do Piauí e as datações sobre suas
origens são bastante controvertidas, variando entre 12 mil e 40 mil anos;
c) os restos de sepulturas e
pinturas encontrados em cavernas de várias regiões do país indicam que os
costumes e hábitos desses primeiros habitantes eram idênticos aos dos atuais
indígenas nas reservas;
d) os sambaquis, vestígios
datados de 20 mil anos, comprovam o desconhecimento da cerâmica entre os
indígenas da região, técnica desenvolvida apenas entre povos andinos, maias e
astecas;
e) os sítios arqueológicos da
ilha de Marajó são provas da existência de importantes culturas urbanas com
sociedades estratificadas que mantinham relações comerciais com povos das
Antilhas e América Central.
resposta: [B]
19. (ENEM) A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que é
um patrimônio cultural brasileiro, expressa
a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante
o processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e a
hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante
a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes
dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da
América durante o período colonial.
resposta:[C]
20. (Ufscar) (...) Pré-História do
Brasil compreende a existência de uma crescente variedade lingüística, cultural
e étnica, que acompanhou o crescimento demográfico das primeiras levas
constituídas por poucas pessoas (...) que chegaram à região até alcançar muitos
milhões de habitantes na época da chegada da frota de Cabral. (...) não houve
apenas um processo histórico, mas numerosos, distintos entre si, com múltiplas
continuidades e descontinuidades, tantas quanto as etnias que se formaram
constituindo ao longo dos últimos 30, 40, 50, 60 ou 70 mil longos anos de
ocupação humana das Américas.
(Pedro Paulo Funari e
Francisco Silva Noeli. Pré-História do Brasil, 2002.)
Considerando o texto, é correto
afirmar que
a) as populações indígenas
brasileiras são de origem histórica diversa e, da perspectiva lingüística, étnica
e cultural, se constituíram como sociedades distintas.
b) uma única leva imigratória
humana chegou à América há 70 mil anos e dela descendem as populações indígenas
brasileiras atuais.
c) a concepção dos autores em
relação à Pré-História do Brasil sustenta-se na ideia da construção de uma
experiência evolutiva e linear.
d) os autores descrevem o
processo histórico das populações indígenas brasileiras como uma trajetória
fundada na ideia de crescente progresso cultural.
e) na época de Cabral, as
populações indígenas brasileiras eram numerosas e estavam em um estágio
evolutivo igual ao da Pré-História europeia.
obrigada
ResponderExcluirÓtimo.
ResponderExcluirÓtimo.
ResponderExcluirSério que a primeira manifestação artística pré-história foi a dança? De acordo com outras fontes, foi a pintura rupestre, que nesse exercício, se encaixa como "artes visuais"...
ResponderExcluir