Lista de questões sobre a História
da Arte egípcia
1. (UCS/RS) Em 2001, a cidade de São Paulo
foi palco da exposição pioneira "A Arte no Egito no Tempo dos
Faraós". Pela primeira vez foram expostas no Brasil 56 peças da milenar
civilização do Egito Antigo, trazidas diretamente do acervo do Museu do Louvre,
de Paris. Assim, os brasileiros tiveram oportunidade de visualizar um panorama
de 3.000 anos de arte de uma das primeiras civilizações da história.
Considere as seguintes
afirmativas sobre o Egito Antigo, sua história e sua religião.
I. Inserido no contexto do Modo
de Produção Asiático, o Egito antigo conviveu com as outras civilizações
localizadas nas proximidades do Mediterrâneo Oriental consideradas as primeiras
da história, como as que se desenvolveram na Mesopotâmia e na Palestina, além
de fenícios e persas.
II. A religião egípcia, como
todas as outras religiões antigas, caracteriza-se pelo monoteísmo, apresentando
Deus como um ser com os vícios e virtudes dos homens, porém muito mais sábio e
com a magia que o torna muito mais poderoso.
III. O estudo da história egípcia
nos tempos modernos começou com a descoberta da pedra de Rosetta e a
interpretação dos hieróglifos pelo historiador francês Jean François
Champollion (1790-1832), que em 1826 pediu ao rei Carlos X, da França, para
começar uma coleção de antiguidades egípcias no Louvre, que hoje conta com mais
de 60 mil itens.
Das afirmativas acima, pode-se
dizer que
a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas III está correta.
d) I e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.
resposta:[D]
2. (FURG/RS) O Antigo Egito é
conhecido pela grandeza de sua arte e arquitetura representadas pelas
pirâmides. Sua religião é estudada por historiadores, arqueólogos,
antropólogos, místicos entre muitos outros. Sobre a religião egípcia podemos
afirmar:
a) O rei era definido como o
centro de todas as coisas, no Egito; somente, durante o reinado de Amenófis IV,
a nação viveu sob o politeísmo.
b) O rei se definia literalmente
como o centro de todas as coisas, inclusive, dos países estrangeiros; somente,
durante o reinado de Amenófis III, o Egito viveu sob o monoteísmo.
c) O rei se definia literalmente
como o centro de todas as coisas, inclusive, dos países estrangeiros; somente,
durante o reinado de Amenófis IV, o Egito viveu sob o monoteísmo.
d) O rei se posicionava como
centro do mundo natural, inclusive dos países estrangeiros, mas, durante o
reinado de Amenófis IV, o Egito laicizou-se o Estado.
e) O rei se definia literalmente
apenas como dirigente de todas as coisas, inclusive dos países estrangeiros,
devidamente escolhido por seus súditos, somente, durante o reinado de Amenófis
IV, o Egito viveu sob o politeísmo.
resposta:[C]
3. (UCG/GO)
O Tribunal de Osíris
“Tu choraste em presença da
morte?
Na presença da morte choraste?
Não descende o cobarte do forte;
Pois choraste, meu filho não és!
A morte sempre esteve no contexto
das representações dos povos desde a antiguidade até a Idade Contemporânea. As
visões e atitudes diante a morte podem ser percebidas pelo homem, em cada
momento da história. Nesse sentido, pode-se afirmar que
a) quando um faraó egípcio
morria, ele não era julgado no Tribunal de Osiris. Pelo poder acumulado, estes
faraós já tinham entrada garantida no reino dos céus ou no reino do além.
b) eram comuns, tanto no Egito
como na Europa medieval, as práticas de embalsamamento dos corpos dos Faraós e
sacerdotes.
c) segundo a religião do Egito,
quando alguém morria era julgado pelo tribunal de Osiris. Lá, seu coração era
colocado em uma parte da balança e, na outra, uma pluma de avestruz de Maát,
representando a justiça. A pesagem era registrada pelo escriba dos deuses, o
deus Thot. Se a balança se equilibrasse, o morto era conduzido, por Osíris,
para o além.
d) Na Idade Média tratou-se da
morte não como um rito de passagem para a morada definitiva da alma, a
derradeira peregrinação do homem-viajante medieval, mas como o momento de
ressurreição para a vida eterna.
resposta:[C]
4. (UFC) Aos egípcios devemos uma
herança rica em cultura, ciência e religiosidade: eram habilidosos cirurgiões e
sabiam relacionar as doenças com as causa naturais; criaram as operações
aritméticas e inventaram o sistema decimal e o ábaco. Sobre os egípcios, é
correto afirmar também que:
a) foram conhecidos pelas
construções de navios, que os levaram a conquistar as rotas comerciais para o
Ocidente, devido a sua posição geográfica, perto do mar Mediterrâneo.
b) deixaram, além dos
hieróglifos, outros dois sistemas de escrita: o hierático, empregado para fins
práticos, e o demótico, uma forma simplificada e popular do hierático.
c) praticaram o sacrifício
humano como forma de obter chuvas e boas colheitas, haja vista o território
onde se desenvolveram ser desértico.
d) fizeram o uso da escrita
cuneiforme, que inicialmente foi utilizada para designar objetos concretos e
depois ganhou maior complexidade.
e) usaram as pirâmides para fins
práticos, como, por exemplo, a observação astronômica.
resposta:[B]
5. (UFSCAR/SP) Analise a imagem.
É correto afirmar que a imagem
representa:
a) uma cena do cotidiano dos
hititas, na pesagem de mercadorias comercializadas com o povo egípcio.
b) acontecimentos do sonho de
Moisés, de libertação do povo hebreu, quando era prisioneiro do faraó egípcio.
c) o início do mundo para os
antigos egípcios, quando Nut, deusa do céu e das estrelas, anuncia sua vitória
diante de Chu, deus do Ar.
d) o livro dos mortos dos
egípcios, com Osíris à direita e Anúbis ao centro, pesando o coração de um
morto para avaliar sua vida.
e) o livro dos mortos dos
egípcios, com Osíris à direita e Anúbis ao centro, pesando o coração de um
morto para avaliar sua vida.
resposta:[D]
6. (UFG/GO)
A pintura egípcia pode ser
caracterizada como uma arte que:
a) definiu os valores passageiros
e transitórios como forma de representação privilegiada.
b) concebeu as imagens como
modelo de conduta, utilizando-as em rituais profanos.
c) adornou os palácios como forma
de representação pública do poder político.
d) valorizou a originalidade na
criação artística como possibilidade de experimentação de novos estilos.
e) elegeu os valores eternos, presentes
nos monumentos funerários, como objeto de representação.
resposta:[E]
7. (UP/PR) “... Quéops forçou todos os egípcios a
trabalhar para ele... Grupos de cem mil homens trabalhavam continuamente, cada
grupo durante três meses. Foram necessários dez anos de opressão do povo para a
construção da estrada por onde os blocos de pedras eram arrastados... Nas obras
da própria pirâmide foram consumidos vinte anos...”.
(Heródoto. História.
Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1988, p. 128)
Sobre a organização econômica e
social no Egito Antigo, assinale a alternativa Incorreta:
a) O Egito faraônico, salvo nos
períodos de anarquia e divisão, era um reino centralizado, no qual o Estado
exercia estreito controle sobre a economia do país.
b) Os camponeses organizados em
comunidades aldeias recebiam terras para o cultivo, pagando em tributos e em
trabalho. Os excedentes recolhidos eram depositados em armazéns pertecentes ao
Estado. A distribuição não era igualitária. A fatia maior cabia aos altos
funcionários, sacerdotes, escribas, militares, artesãos qualificados e outros.
Por último, era distribuída a ração para os trabalhadores braçais.
c) Graças às guerras de
conquistas, predominou o trabalho escravo, especialmente na construção das
grandes obras públicas como templos e pirâmides.
d) A mulher egípcia tinha
personalidade jurídica. Agia sob sua própria responsabilidade, sem
consentimento de um terceiro e, assim, ela podia livremente fazer um acordo com
um interlocutor, fosse homem ou mulher. Quando ocorria um delito, a mulher era
perseguida judicialmente pela autoridade pública, sem o intermédio de qualquer
tutela.
e) Na maioria dos textos, a vida
cotidiana do camponês era difícil. Trabalho árduo e incessante, necessidades,
miséria, fome e pesados impostos. Sofria muito e vivia pouco.
resposta:[C]
8. (UFMS) Sobre a arte egípcia, é
incorreto afirmar:
a) As grandes manifestações da
arquitetura egípcia foram os magníficos templos religiosos, as pirâmides, os
hipogeus e as mastabas.
b) Na pintura, as figuras eram
representadas com os olhos e os ombros em perfil, embora com restante do corpo
de frente.
c) A escultura egípcia obedecia
a uma orientação predominantemente religiosa. Eram numerosas as estátuas
esculpidas com a finalidade de ficar dentro de túmulos. A escultura egípcia
atingiu seu desenvolvimento máximo com os sarcófagos, esculpidos em pedra ou
madeira.
d) A cultura egípcia foi
profundamente marcada pela religião e pela supremacia política do faraó. Esses
dois elementos exerceram grande influência nas artes (arquitetura, escultura,
pintura, literatura) e na atividade científica.
e) A gradação, a mistura de
tonalidades, o claro-escuro não eram utilizados.
resposta:[B]
9. (UFMS) Sobre o Antigo Egito,
assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
1 - A religiosidade egípcia
tinha, como sua principal característica, o monoteísmo antropozoomórfico.
2 - A formação da sociedade e a
economia egípcia estavam intimamente vinculados às cheias e vazantes periódicas
dos rios Tigre e Eufrates.
4 - A produção artística era
predominantemente de inspiração religiosa.
8 - A preocupação com os mortos
fez com que os egípcios construíssem túmulos duradouros como as Mastabas e os
Hipogeus, lugares onde eram sepultados nobres e sacerdotes ilustres.
16 - A economia era controlada
pelo faraó, dono nominal da maioria das terras, sendo a agricultura a principal
atividade econômica que, de modo geral, estava voltada para suprir as
necessidades da população.
resposta:[28]
10. (UFSM)
Entre os tesouros encontrados no
túmulo de Tutankhamon (faraó que reinou entre 1332 e 1322 a.C.), acha-se este
baixo-relevo em ouro representando uma cena da vida privada da família real: a
esposa do faraó esfregando óleo perfumado no corpo do marido. Dos artesãos e
trabalhadores em geral que produziram o túmulo e suas riquezas, não se acharam
vestígios. Sobre essas figuras anônimas, pode-se afirmar:
I. Eram cidadãos do Estado
teocrático egípcio e, como tais, tinham direitos semelhantes aos dos seus reis
e patrões.
II. Serviram aos soberanos
egípcios e garantiram a sobrevivência dos valores deles por meio de obras
artísticas.
III. Eram operários das obras
funerárias dos reis e aristocratas e tinham seus direitos garantidos por severa
legislação do Código de Hamurabi.
IV. Eram homens e mulheres que
entregavam o trabalho e a vida para que a grandeza do Estado egípcio se
perpetuasse no tempo.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas II e IV.
d) apenas III e IV.
e) I, II, III e IV.
resposta:[C]
11. (UFSC/SC) Sobre o Egito
Antigo, é correto afirmar que:
1 - a construção das pirâmides
atendia às necessidades da vida após a morte dos faraós. Esse tipo de
construção foi característica da arquitetura funerária durante todo o período
do Egito Antigo e só foi possível graças à enorme mão-de-obra escrava existente
desde o Antigo Reino;
2 - o Rio Nilo foi de suma
importância em vários aspectos da vida dos antigos egípcios. Não só a
agricultura foi possível devido ao seu ciclo de cheias, como também a noção de
tempo cíclico, base do pensamento egípcio, levou à crença na vida após a morte;
4 - a despeito da influência
islâmica, o Egito atual mantém as mesmas crenças religiosas do Egito Antigo;
8 - os egípcios antigos
acreditavam em vários deuses que se relacionavam entre si e formavam seu
sistema mitológico.
resposta:[10]
12. (UFMS) A respeito da
sociedade egípcia da Antiguidade Oriental, é correto afirmar que:
a) a formação dos “nomos”, as
reuniões de comunidades de aldeias, ocorreu após a formação do Estado, o qual
emergiu entre 4000 e 3000 a.C;
b) o Estado egípcio era uma
“Monarquia Despótica”, isto é, uma monarquia em que o soberano era ao mesmo
tempo um governante e um deus;
c) o faraó governava por meio de
um aparelho burocrático bastante simples e eficiente, constituído basicamente
por alguns escribas e soldados;
d) o exército egípcio era
pequeno, não-profissionalizado e empregado apenas na defesa do faraó e de sua
família;
e) a escravidão coletiva foi o
regime de produção dominante na época.
resposta:[B]
13. (CEFET/PR) A arquitetura dos
templos do Antigo Egito apresentava entre suas características:
a) a utilização de tijolos de
argila queimada na construção de colunas e paredes;
b) o seu reduzido tamanho, por
serem apenas moradia da divindade;
c) a inexistência de telhados,
uma vez que quase não ocorriam chuvas durante todo o ano;
d) a ausência de esculturas, uma
vez que os preceitos religiosos de então não permitiam a representação da
figura humana;
e) a excessiva grandeza em suas
dimensões e solidez na construção, com emprego intensivo de pedra como
matéria-prima.
resposta:[E]
14. (FATEC-SP) As manifestações
religiosas da cultura egípcia caracterizaram-se por uma estreita relação com a
natureza. Por isso:
a) os deuses assumiram formas de
animais ou de forças da natureza;
b) os templos obedeciam às
linhas ditadas pelas formas naturais, impedindo a criatividade dos artistas;
c) todos os mortos eram
colocados em sarcófagos e guardados nas pirâmides para serem protegidos contra
a ira divina da natureza;
d) as esculturas humanas não
possuíam feições definidas pelo temor de ofender aos deuses da natureza;
e) a astronomia foi pouco
desenvolvida em virtude do misticismo que cercava os estudos dos astros.
resposta:[A]
15. (CEFET/PR) Com relação ao
Antigo Egito, assinale a alternativa verdadeira:
a) Os antigos egípcios não
acreditavam na existência da alma.
b) O faraó Amenóphis IV tentou
implantar o culto politeísta.
c) As mastabas, as pirâmides e
os hipogeus eram câmaras funerárias.
d) Os egípcios desenvolveram a
química e a matemática.
e) A pintura e a escultura
tiveram artes em desenvolvimento limitado.
resposta:[C]
16. (Unesp) Os Estados
Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características
comuns e peculiares culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de
embalsamar o corpo humano porque:
a) se opunham ao politeísmo
dominante na época;
b) os seus deuses, sempre
prontos para castigar os pecadores, desencadeavam o dilúvio;
c) depois da morte, a alma podia
voltar ao corpo mumificado;
d) havia necessidade de
construção de túmulos em forma de pirâmides, erigidos para a eternidade;
e) somente haveria possibilidade
de salvação para os camponeses.
resposta:[C]
17. (PUC-PR) “A literatura era
consumida apenas pela aristocracia. As obras eram impregnadas de idéias
religiosas e morais: entre elas podemos citar o Livro dos Mortos, o Discurso do
Camponês Eloquente.”
“A arquitetura era sólida, de
proporções colossais, tentando representar toda a força e o poder da monarquia;
entre os exemplos podemos citar os templos de Lúxor e Karnac.”
“A escultura caracterizou-se pelo
convencionalismo e a rigidez, explicados pelas concepções religiosas.”
Textos extraídos de
Aquino. História das Sociedades. SP
Os aspectos artísticos e
literários expressam a personalidade de um povo. Analisando os quadros acima,
concluímos que se referem aos:
a) sumérios;
b) persas;
c) hebreus;
d) assírios;
e) egípcios.
resposta:[E]
18. (FPM/SP) Sobre a sociedade
egípcia, assinalar as alternativas corretas:
1 - Na parte superior da
sociedade estava o faraó, um verdadeiro deus vivo.
2 - Abaixo do faraó vinham os
membros da nobreza, constituída pelos parentes do faraó, pelos altos funcionários e pelos
sacerdotes.
4 - Os sacerdotes em geral
formavam um grupo à parte e gozavam de muito prestígio, devido às funções que
exerciam.
8 - Os escribas preenchiam os
cargos administrativos; a maioria da população era formada por camponeses.
16 - Os camponeses, artesãos e
escravos em geral tinham um bom nível de vida.
resposta:[15]
19. (EMESCAM/ES) A vida política
do Antigo Império do Egito possuía alguns traços peculiares, como o fato de
que:
a) a separação entre o Estado e
a religião era total, pois não havia uma religião oficial;
b) os governantes dos nomos eram
diretamente eleitos pelo povo, ainda que subordinados pelo faraó;
c) a monarquia, a fim de evitar
o despotismo, não tinha caráter hereditário;
d) o faraó exercia o poder como
Deus; assim, era mais uma teocracia que autocracia;
e) os poderes executivo e
judiciário confundiam-se, sendo o faraó o juiz supremo, salvo nos casos que
envolvessem crime político.
resposta:[D]
20. Assinale a alternativa
correta.
“O Egito, presente do Nilo”.
Desta frase do historiador grego Heródoto, podemos afirmar que:
a) o sistema econômico dos
egípcios repousava, principalmente, numa base agrária alimentada em função do
Nilo;
b) o Nilo propiciava excelente
meio de transporte para mercadorias que alimentavam um grande comércio;
c) as “indústrias” das aldeias
no curso do Nilo eram incentivadas à produção pela facilidade oferecida pelo
transporte fluvial;
d) as obras monumentais, muitas
existentes até hoje, eram adornadas pelo ouro de lavagem, oferecido pelo rio;
e) todas as alternativas estão
corretas.
21. (PUC-PR) Sobre a civilização
egípcia, é correto afirmar que:
I. Tínis e Mênfis foram capitais
do Antigo Império, caracterizado no geral pela paz, teocracia nas primeiras
dinastias e construção das grandes pirâmides de Gizé, das quais a de Quéops é o
maior destaque.
II. A civilização egípcia pôde
desenvolver-se no Nordeste africano graças ao Rio Nilo, que proporciona
inundações anuais. A dependência da vida do Egito para com o grande rio foi
resumida por Heródoto, “Pai da História”, na frase: “O Egito é um dom do Nilo”
ou “O Egito é uma dádiva do Nilo”.
III. A religião foi elemento
cultural que mais atuou na vida do povo egípcio, embora fosse politeísta,
exceto no período do Novo Império, quando ocorreu a revolução ou reforma de
Amenófis IV. Este faraó estabeleceu o culto monoteísta de Aton, simbolizado
pelo disco solar.
IV. Tendo longa duração, cerca de
40 séculos, a civilização egípcia somente desapareceu com a Queda de
Constantinopla, em 1453.
Estão corretas:
a) apenas as opções I e II;
b) apenas as opções II e III;
c) apenas as opções I, II e III;
d) apenas as opções I, III e IV;
e) todas as opções estão
corretas.
resposta:[C]
22. (UTP/PR) “Salve, ó Nilo...
Regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do
trigo e da cevada... Logo que tuas águas se erguem, a terra se agita de
alegria...”
O Rio Nilo era a força que
movimentava a economia da sociedade que, na região, se organizou. As
características do sistema econômico lá implantado foram:
I. atividade econômica dirigida
pelo poder central, como resultante da estrutura geográfica;
II. a economia se organizou
segundo o modo de produção asiático;
III. a presença marcante da
propriedade privada do solo, permitindo, então, um bom progresso técnico;
IV. uma produção voltada para o
mercado, superando a economia natural.
Estão corretas:
a) I, II, III e IV;
b) I, II e III;
c) I e II;
d) III e IV;
e) I, III e IV.
resposta:[C]
23. Durante o Novo Império
Egípcio, ocorreu a reforma religiosa. Assinale abaixo a alternativa que
contenha os elementos desta reforma:
a) instalação de um culto
monoteísta liderado por Amenófis IV;
b) separação radical entre
religião e Estado, em nome da república;
c) extinção do caráter
hereditário do processo político;
d) ascensão da crença em
Amon-Rá, principal deus dos egípcios;
e) No Egito, muitos animais
gozavam de um culto todo especial. Houve maior intensidade desta mentalidade
com a reforma.
resposta:[A]
24. (UEL/PR) No Novo Império, a
revolução religiosa, promovida por Amenófis IV, teve grande significado porque
se constituiu na:
a) expulsão dos hicsos, povos
semitas que dominaram o Egito desde o Antigo Império;
b) unificação das diferentes
províncias – nomos – evitando, assim, a fragmentação do Estado;
c) introdução do monoteísmo
religioso, a fim de barrar o crescimento político do clero;
d) realização de modificações na
estrutura social do Egito para eliminar as oligarquias agrárias;
e) promoção de uma ampla e
irrestrita reforma agrária, visando diminuir as diferenças sociais.
resposta:[C]
25. (Unesp)
Observe e compare as imagens
seguintes.
a) Cite uma diferença na forma de representação do corpo humano numa e noutra escultura.
b) Explique a importância da
escrita para o Estado egípcio na época dos faraós e a dos jogos olímpicos para
as cidades gregas do século VIII a.C. ao V a.C.
resposta:
a) Quanto à anatomia humana o “escriba
sentado” revela uma representação estilizada e simplista, enquanto o “discóbolo”
evidencia maior fidelidade. O segundo revela ainda uma sensação de movimento ao
passo que o primeiro um caráter estático.
b) A escrita era fundamental para
as questões administrativas e fiscais para o Estado egípcio, sobretudo na
elaboração dos relatórios relativos à coleta e armazenamento dos cereais nos
depósitos do Estado e sua posterior distribuição entre a população. Os Jogos Olímpicos
constituíam, além de significativo evento, um fator de confraternização entre
as cidades gregas.
26. O faraó egípcio personificava
todos os grandes poderes do Estado, sendo um deus vivo. Essa atribuição
resultava numa autoridade de característica:
a) materialista;
b) teocêntrica;
c) antropocêntrica;
d) racional;
e) democrática.
resposta:[B]
27. (UFPE) A religião teve uma presença marcante na história
dos povos antigos. Entre estes, os egípcios se destacam, pois a atividade
religiosa exercia grande influência em todos os aspectos de sua vida. Sobre
este tema, podemos afirmar que:
0) cerimônias religiosas eram
realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação, e
o faraó agradecia a colheita solenemente às diversas divindades;
1) a religião tinha um
significado fundamental na vida pública, mas a vida privada dependia dos
Oráculos. Quando os homens do povo tomavam uma decisão importante, consultavam
o oráculo da sua família;
2) a religião penetrava
intimamente a vida pública. A vida privada era independente da religião do
Estado, e as mulheres, por serem as maiores responsáveis pela atividade
agrícola, cuidavam da religião doméstica;
3) os Oráculos dos deuses
desempenhavam um papel importante na solução de problemas políticos e
burocráticos;
4) a importância da religião na
vida do povo egípcio pode ser avaliada pela prática de as mulheres sem filhos
se desnudarem diante de touros ou carneiros sagrados, esperando mudar a
condição de esterilidade por sua exposição a tais símbolos de fertilidade.
resposta:[V, F, F, V, V]
28. (UFC) Considerando a escrita
egípcia, é correto afirmar que:
a) a utilização de recursos
decorativos favoreceu a escrita em virtude de facilitar a compreensão popular;
b) os sinais apresentados
constituíam um aperfeiçoamento da arte profana como forma de expressão;
c) a diversidade de sinais
utilizados tornava complexa a representação do que se queria exprimir;
d) a diversidade de sinais
utilizados na escrita resultou de uma imposição religiosa;
e) os desenhos elaborados
representavam uma simplificação da escrita hierática.
resposta:[C]
29. (UFPE) Em relação à arte do
Egito Antigo, assinale a alternativa correta.
a) Visava à valorização individual
do artista.
b) Manifestava as ideias
estéticas com representações da natureza, evitando a representação da figura
humana.
c) Estava destinada à
glorificação do faraó e à representação da vida de além-túmulo.
d) Aproveitava os hieróglifos
como ornamentação.
e) Era um arte abstrata de
difícil interpretação.
resposta:[C]
30. (G1) Desejando reduzir a
influência dos sacerdotes sobre a população, o faraó Amenófis IV, no Novo
Império, realizou uma reforma religiosa implantando:
a) o monoteísmo.
b) o antropozooformismo.
c) o politeísmo.
d) o culto a Zaratrusta.
e) o culto a Jeová.
e) o culto a Jeová.
Resposta:[A]
ajudou bastante,vlw
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