sexta-feira, 29 de junho de 2012

Saiba mais sobre a formação da monarquia inglesa

 O processo de formação da monarquia inglesa




Lista de questões sobre a monarquia inglesa
1. (Outros) Como os Reis Ricardo Coração de Leão e João Sem Terra arrecadaram recursos para realizarem as guerras Cruzadistas?


resposta: Através da elevação da cobrança de impostos junto à população inglesa.

2. (Unesp) No Século XIII, os barões ingleses, contando com o apoio de alguns mercadores e religiosos, sublevaram-se contra as pesadas taxas e outros abusos. O rei João Sem Terra acabou aceitando as exigências dos vassalos sublevados e assinou a Magna Carta. Pode-se afirmar que o documento apresenta importante legado do Mundo Medieval porque
a) reafirmava o princípio do poder ilimitado dos monarcas para fixar novos tributos.
b) freou as lutas entre os cavaleiros e instituiu o Parlamento, subdividido em duas Câmaras.
c) assegurava antigas garantias a uma minoria privilegiada, mas veiculava princípios de liberdade política.
d) limitou as ambições políticas dos papas, mesmo tratando-se de um contrato feudal.
e) proclamava os direitos e as liberdades do homem do povo, através de 63 artigos.


resposta:[C]

3. (Mackenzie) Sobre a Carta Magna inglesa de 1215, é correto afirmar que:
a) foi assinada pelo rei João Sem Terra, consolidando a separação entre a Inglaterra e o Papa, tornando-o chefe da Igreja.
b) determinou que os bens da Igreja passariam às mão da nobreza inglesa que apoiava o rei João Sem Terra, instituindo a monarquia constitucional.
c) proclamou o rei João Sem Terra, Lorde Protetor da Inglaterra, Escócia e Irlanda, desencadeando uma onda de nacionalismo extremado.
d) foi imposta pela nobreza inglesa ao rei João Sem Terra, limitando o poder real e obrigando-o a respeitar os direitos tradicionais de seus vassalos.
e) criou o Parlamento inglês bicameral constituído pelas câmaras dos lordes e dos comuns, impondo ao rei João Sem Terra a declaração de Direitos "Bill of Rights".


resposta:[D]


4. (Mackenzie) A Magna Carta (1215) é considerada a carta fundamental das liberdades Inglesas. Ao jurá-la, o rei João Sem Terra comprometeu-se:
a) a dividir as terras pertencentes à Igreja entre os membros da Câmara dos Comuns e a aceitar a tutela da Câmara dos Lordes, nos negócios de Estado.
b) a subordinar a justiça do reino à autoridade do Parlamento, concordando com a criação de juizes itinerantes, que percorriam os condados para julgar todas as questões.
c) sujeitar-se à imposição do Parlamento Britânico, que limitava a autoridade da realeza, consolidando-o como único poder legislativo na Inglaterra.
d) a não cobrar tributos que não fossem previamente autorizados por um conselho e a não prender nenhum homem livre sem julgamento.
e) a garantir a imunidade para os nobres membros do Parlamento e a defender a liberdade de todos os habitantes da Grã Bretanha.


resposta:[D]

5. (Mackenzie) Em 1215, os grandes senhores feudais da Inglaterra impuseram ao rei João a assinatura da Magna Carta, na qual o obrigavam a reconhecer os antigos direitos da nobreza. Em um dos seus trechos, o rei João admitia que para melhor pacificação da Nossa disputa com os barões, [...] lhes concedemos a garantia seguinte: os Barões que elejam, entre seus pares no Reino, vinte e cinco, segundo a sua vontade, e estes vinte e cinco devem cumprir a paz e as liberdades que Nós lhes concedemos e confirmamos pelo documento presente... 
FRISCHAUER, Paul. Está escrito: documentos que assinalaram épocas. São Paulo: Melhoramentos, 1972. p. 199. 

A Magna Carta, apesar de ser um estatuto jurídico tipicamente feudal, posteriormente veio a se tornar importante documento para garantir liberdades a todas as categorias sociais, na medida em que
a) a alta nobreza teve seus poderes políticos e econômicos limitados, devido às medidas tomadas pelo rei João em favor dos camponeses.
b) o rei João concedia aos nobres rebeldes o direito de confiscarem seus castelos, terras e outras possessões, caso ele violasse a Magna Carta.
c) a Assembléia dos Barões, prevista na Magna Carta, levou à formação do Parlamento, com duas câmaras, que exerciam funções legislativas e limitavam os poderes reais.
d) a Câmara dos Lordes, que reunia os nobres leigos e eclesiásticos escolhidos pelo rei, tornou-se o órgão legislativo do Parlamento, cabendo-lhe o controle da cobrança dos tributos do Estado.


resposta:[C]

6. (UFLA) "A peste é, sem nenhuma dúvida, entre todas as calamidades desta vida, a mais cruel e verdadeiramente a mais atroz. É com grande razão que é chamada por antonomásia de o Mal . Pois não há sobre a terra nenhum mal que seja comparável e semelhante à peste. Desde que se acende num reino ou numa república esse fogo violento e impetuoso, vêem-se os magistrados atordoados, as populações apavoradas, o governo político desarticulado. A justiça não é mais obedecida; os ofícios param; as famílias perdem sua coerência e as ruas, sua animação. Tudo fica reduzido a uma extrema confusão. Tudo é ruína. Pois tudo é atingido e revirado pelo peso e pela grandeza de uma calamidade tão horrível. As pessoas, sem distinção de estado ou de fortuna, afogam-se numa tristeza mortal. Sofrendo, umas da doença, as outras do medo, são confrontadas a cada passo ou com a morte, ou com o perigo. Aqueles que ontem enterravam, hoje são enterrados e, por vezes, por cima dos mortos que na véspera haviam posto na terra".
(Apud DELUMEAU, p. 121)

A análise do texto anterior e os conhecimentos sobre Idade Média e outros períodos da história permitem afirmar:
(01) O texto dá uma visão dos efeitos advindos da Peste Negra, ocorrida na Europa, no século XIV, responsável pelo desequilíbrio demográfico de várias áreas do continente e pela desorganização da produção de alimentos.
(02) A frequente ocorrência de epidemias, em centros urbanos medievais, decorreu da aglomeração urbana, das precárias condições de higiene, da inexistência de conhecimentos de medicina preventiva e da subnutrição.
(04) O texto indica que as epidemias incidiam apenas sobre as camadas menos favorecidas das cidades medievais, em decorrência de sua extrema pobreza e das desigualdades sociais.
(08) Embora a peste seja considerada fator de desagregação das estruturas políticas, jurídicas e sociais, podem ser computadas a fome e a guerra como também responsáveis pela desarticulação dessas estruturas, na Baixa Idade Média.
(16) As revoltas camponesas ocorridas em Flandres e em regiões da França e da Inglaterra, durante a Baixa Idade Média, resultaram da incapacidade dos governos de cidades e feudos para conter a propagação de epidemias.
(32) O texto, embora descreva uma realidade da Europa medieval, pode esclarecer também a inquietação que se abateu sobre cidades brasileiras, em meados do século XIX, atingidas pela epidemia da cólera-morbo.
(64) A ocorrência de pestes e epidemias, nos dias atuais, tem sido interpretada, pela maioria das pessoas, como resultado do castigo do céu e da ira divina, anunciando o fim dos tempos. Soma ( )


resposta:01 + 02 + 08 = 11

7. (Mackenzie) A guerra foi igualmente provocada pelas ambições da França e da Inglaterra sobre Flandres, região economicamente rica pelo seu comércio e por sua produção de tecidos. Extremamente devastadora, agravou a situação de miséria e exploração das classes camponesas, mas também contribuiu para revelar o sentimento nacional. A afirmação acima refere-se à:
a) Guerra do Bouvines.
b) Guerra dos Cem Anos.
c) Guerra das Duas Rosas.
d) Guerra dos Três Henriques.
e) Guerra dos Trinta Anos.


resposta:[B]

8. (Fuvest) Sobre a Guerra dos Cem Anos (séculos XIV e XV) indique:
a) as principais monarquias envolvidas, e o palco do conflito.
b) sua importância histórica.


resposta:
a) França e Inglaterra. 
b) Podemos destacar que a Guerra dos Cem Anos fortaleceu o poder do monarca francês e fortaleceu suas fronteiras. O sentimento nacional tornou-se ainda mais forte e os reis da dinastia Valois centralizaram o poder político com o apoio da burguesia. As estruturas feudais sofreram grande abalo. 

9. (FGV) A Europa ocidental no século XIV sofreu transformações, que decorreram, entre outros fatores, no plano político, da
a) unificação da Câmara dos Lordes e da Câmara dos Comuns, tornando a Inglaterra poderosa monarquia.
b) dissolução dos Estados Gerais (1302) na França, gerando uma crise que abalou o sistema feudal.
c) derrota sofrida por João, o Bom, durante a Guerra dos Cem Anos, em 1355, comprometendo a estrutura do feudalismo.
d) perda da influência temporal do papado e fortalecimento do parlamento, na Inglaterra.
e) formação de uma concepção de monarquia como um poder que emanava da soberania popular.


resposta:[D]


10. (Mackenzie) No século XVI, a rainha Elizabeth I estabeleceu várias leis, dentre elas a Lei de Cercamentos-Enclosures, que determinava:
a) a divisão das terras ociosas entre os camponeses pobres, punindo com castigos corporais os camponeses que não trabalhassem a terra.
b) os limites territoriais da colonização da América do Norte, demarcando as terras pertencentes à colônia da Virgínia.
c) a venda de terras para os camponeses, constituindo a pequena propriedade rural para a produção de lã.
d) o fechamento das Igrejas Católicas e Puritanas, consolidando a reforma Anglicana na Inglaterra, provocando a fuga dos puritanos para a América do Norte.
e) a ocupação e o cercamento das terras comunais, levando ao êxodo parte dos camponeses, formando grandes propriedades produtoras de lã.


resposta:[E]


11. (Puc) Sobre os cercamentos dos campos (enclosures), na Inglaterra, durante a Idade Moderna, é correto afirmar que:
a) foram conseqüência, a princípio, das desapropriações de terras decretadas por Henrique VIII, no contexto das perseguições contra católicos, descontentes com a criação da Igreja Anglicana.
b) relacionaram-se ao processo de mercantilização da propriedade fundiária e, paralelamente, provocaram a liberação de mão-de-obra.
c) foram causados pelo início da maior utilização de máquinas na produção agrícola, influenciando na transição do uso predominante do trabalho servil para o trabalho assalariado.
d) determinaram o fim das relações feudais, interferindo no crescente enfraquecimento político da nobreza fundiária e na projeção cada vez maior da burguesia comercial.
e) ocasionaram o empobrecimento de milhares de camponeses, que, em especial no século XVII, compuseram o principal contingente de colonos para as terras da América.


resposta:[B]

12. (UFRN) Leia o texto a seguir, extraído de uma obra de autoria do humanista inglês Tomás Morus. "Vossos carneiros [...] Normalmente tão mansos, tão fáceis de alimentar com pouca coisa, ei-los transformados, dizem-me, em animais tão vorazes e ferozes que devoram até mesmo os homens, devastando e despovoando os campos, as granjas, as aldeias. Com efeito, em todas as regiões do reino, onde se encontra a lã mais fina e, portanto, a mais cara, os nobres e os ricos - sem falar de alguns abades, santos homens, não contentes de viverem à larga e preguiçosamente das rendas anuais que a terra assegurava aos seus antepassados, sem nada fazerem em favor da comunidade (prejudicando-a, deveríamos dizer) - não deixam mais nenhum lugar para o cultivo, acabam com as granjas, destroem as aldeias [...]"
Adaptado de: MORUS, Tomás. "Utopia". Porto Alegre: L&PM, 1997. p. 37.
Com esta passagem, o autor pretendeu denunciar
a) o levante dos ciompi.
b) as Jacqueries.
c) as revoluções comunais.
d) o Grande Medo.
e) os cercamentos.


resposta:[E]


13. (Pucmg) Na Europa, nos séculos XIV e XV, eclodiu e aprofundou-se uma crise geral da sociedade feudal. São características do período em questão, EXCETO:
a) o recrudescimento das obrigações feudais, aumentando o nível de tensão entre senhores e servos.
b) a Peste Negra, que reduziu a população européia em um terço e deixou várias aldeias despovoadas.
c) as revoltas camponesas, que explodiram com enorme violência em toda a Europa.
d) o movimento da Reforma iniciado por Lutero, afirmando o poder da Igreja Católica.
e) a Guerra dos Cem Anos, promovendo inquietação e desordens na França e Inglaterra.


resposta:[D]


 
14. (UNESP) No século XIII, os barões ingleses, contando com o apoio de alguns mercadores e religiosos, sublevaram-se contra as pesadas taxas e outros abusos. O Rei João Sem Terra acabou aceitando as exigências dos vassalos sublevados e assinou a Magna Carta. Pode-se afirmar que o documento apresenta importante legado do mundo medieval porque:
a) reafirmava o princípio do poder limitado dos monarcas para fixar novos tributos.
b) freou as lutas entre os cavaleiros e instituiu o Parlamento subdividido em duas Câmaras.
c) assegurava antigas garantias a uma minoria privilegiada, mas veiculava princípios de liberdade
política.
d) limitou as ambições políticas dos papas, mesmo tratando-se de um contrato feudal.
e) proclamava os direitos e as liberdades do homem do povo, através de 63 artigos.

resposta:[A]

Nenhum comentário:

Postar um comentário