CORREÇÃO UNESP 2012
VESTIBULAR DE INVERNO
Questões de História
Questão 31
A escravatura [na Roma antiga] foi praticada desde os tempos mais remotos
dos reis, mas seu desenvolvimento em
grande escala foi consequência das guerras de conquista […].
(Patrick Le Roux. Império
Romano, 2010.).
Sobre a escravidão na Roma antiga,
é correto afirmar que
(A) assemelhava-se à escravidão
ocorrida no Brasil colonial, pois era determinada pela procedência e pela raça.
(B) aumentou significativamente
durante a expansão romana pelo Mar Mediterrâneo.
(C) atingiu o auge com a ocupação
romana da Germânia e de territórios na Europa Central.
(D) diminuiu bastante após a
implantação do Império e foi abolida pelos imperadores cristãos.
(E) diferenciava-se da escravidão
ocorrida no Brasil colonial, pois os escravos romanos nunca podiam se tornar
livres.
Alternativa: B
Questão de fácil resolução por
parte do aluno, que deveria observar a relação entre a vitória romana nas
Guerras Púnicas, quando o Mar Mediterrâneo foi tomado dos cartagineses, e a expressiva
ampliação da utilização de mão-de-obra escrava proveniente das conquistas.
Questão 32
As feiras foram muito difundidas
pela Europa a partir do século XI. Entre os motivos que provocaram tal fenômeno,
podemos citar
(A) a unificação da moeda
europeia, que facilitou a atividade dos banqueiros e a aquisição de mercadorias.
(B) o aumento da produção
agrícola, provocado pelos desmatamentos, que ampliavam a quantidade de terras cultiváveis.
(C) a eliminação das práticas
feudais, que prendiam os camponeses à terra e reduziam a monetarização da economia.
(D) o crescimento urbano, provocado
pelas doenças e epidemias que grassavam nas áreas rurais e provocavam êxodo em direção às cidades.
(E) a regionalização das
economias, que limitou significativamente a obtenção de mercadorias provenientes de terras distantes.
Alternativa: B
A questão apresenta uma certa
dificuldade para o aluno em função de sua formulação, que parece um pouco
imprecisa. Aparentemente a questão busca do aluno a percepção das mudanças que aconteceram na Europa medieval a partir do
período de paz iniciada no século X. Naquele momento, novas práticas agrícolas e inovações
técnicas permitiram um incremento na produtividade
do campo, garantindo a produção de excedentes alimentares. Este contexto
garantiu um crescimento demográfico
acentuado que seria acompanhado, em seguida, da mudança nas relações servis que conduziram milhares de
servos para os novos centros urbanos em formação. O comércio que se desenvolvera nestes centros
iria estimular a retomada de rotas comerciais terrestres no cruzamento das quais grandes
feiras como as de Champagne e Flandres acabariam por se constituir.
Questões 33
[Na época feudal] o mundo
terrestre era visto como palco da luta entre as forças do Bem e as do Mal, hordas de anjos e demônios. Disso
decorria um dos traços mentais da época: a belicosidade.
(Hilário Franco Junior.
O feudalismo, 1986. Adaptado.).
A belicosidade (disposição para a
guerra) mencionada expressava-se, por exemplo,
(A) no ingresso de homens de
todas as camadas sociais na cavalaria e na sua participação em torneios.
(B) no pacto que reunia senhores
e servos e determinava as chamadas relações vassálicas.
(C) na ampla rejeição às Cruzadas
e às tentativas cristãs de reconquista de Jerusalém.
(D) no empenho demonstrado nas
lutas contra muçulmanos, vikings e diferentes formas de heresias.
(E) na submissão de senhores e
vassalos, reis e súditos, ao Islamismo.
Alternativa: D
Nesta questão ao aluno deveria se
lembrar de que a sociedade feudal era dividida em ordens, cuja função era rigidamente definida em os que lutam,
os que rezam e os que trabalham. Cabia
unicamente aos nobres a honra de participar dos combates, o que torna as
alternativas a e b erradas. Do mesmo modo, a oposição entre o
cristianismo e o islamismo foi amplamente explorada pela Igreja Católica como forma de consolidar
sua liderança e buscar resolver os problemas que ameaçavam o sistema feudal. Com isso, as
letras c e e mostram-se equivocadas. Por fim, o aluno deveria se lembrar das invasões do século IX
envolvendo muçulmanos, magiares e vikings, além da perseguição empreendida contra os hereges
como momentos em que a belicosidade europeia se manifestou.
Questão 34
Nas primeiras três décadas que se
seguiram à passagem da armada de Cabral, além das precárias guarnições das
feitorias [...], apenas alguns náufragos [...] e “lançados” atestavam a
soberania do rei de Portugal no litoral americano doAtlântico Sul.
(Adriana Lopez e Carlos
Guilherme Mota. História do Brasil:uma interpretação, 2008.)
Os lançados citados no texto eram
(A) funcionários que recebiam, da
Coroa, a atribuição oficial de gerenciar a exploração comercial do pau-brasil e
das especiarias encontradas na colônia portuguesa.
(B) militares portugueses
encarregados da proteção armada do litoral brasileiro, para impedir o atracamento
de navios de outros países, interessados nas riquezas naturais da colônia.
(C) comerciantes portugueses
encarregados do tráfico de escravos, que atuavam no litoral atlântico da África
e do Brasil e asseguravam o suprimento de mão de obra para as colônias
portuguesas.
(D) donatários das primeiras
capitanias hereditárias, que assumiram formalmente a posse das novas terras coloniais na América e
implantaram as primeiras lavouras para o cultivo da cana-de-açúcar.
(E) súditos portugueses enviados
para o litoral do Brasil ou para a costa da África, geralmente como degredados,
que acabaram por se tornar precursores da colonização.
Alternativa E
É importante perceber que o texto
trata do chamado período pré-colonial brasileiro, marcado pela relativa
negligência da coroa portuguesa com sua colônia americana devido aos grandes
lucros proporcionados pelo comércio com o Oriente. Essa questão trata
justamente dos primeiros colonos que foram enviados ao Brasil, no caso um
conjunto de degredados, ou seja, pessoas que não eram desejadas no reino e que
se tornaram assim os responsáveis por representar a posse do território colonial
nos primeiros trinta anos. Vale destacar que a letra a e a b tratam de
personagens qualificados da colonização, logo não podem ser considerados
“lançados” como se refere o texto.
Na letra c e d, as atividades
citadas só seriam implementadas posteriormente ao período pré-colonial do qual
o texto trata.
Questão 35
No processo de ocupação
portuguesa do atual território do Brasil, as primeiras três décadas que se seguiram
à passagem da armada de Cabral podem ser caracterizadas como um período em que
(A) Portugal não se dedicou
regularmente à sua colonização, pois estava voltado prioritariamente para a
busca de riquezas no Oriente.
(B) prevaleceram as atividades
extrativistas, que tinham por principal foco a busca e a exploração de ouro nas
regiões centrais da colônia.
(C) Portugal estabeleceu rotas
regulares de comunicação, interessado na imediata exploração agrícola das
férteis terras que a colônia oferecia.
(D) prevaleceram as disputas pela
colônia com outros países europeus e sucessivos episódios de invasão holandesa
e francesa no litoral brasileiro.
(E) Portugal implantou
fortificações ao longo do litoral e empenhou-se em estender seus domínios em
direção ao sul, chegando até a região do Prata.
Alternativa A
O aluno que respondeu a questão
anterior não teve dificuldade nenhuma em responder essa outra, pois ela trata
da característica geral que marcou o período abordado pelo texto. Como dito anteriormente,
Portugal se dedicou nos primeiros trinta anos que seguiram a viagem de Cabral
ao seu comércio com as Índias, devido aos altos dividendos que ele
proporcionava, relegando sua colônia na América a um segundo plano.
Questão 36
Encontrar uma forma de associação
que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associado com toda a força
comum,e pela qual cada um, unindo-se a todos, só obedece contudo a si mesmo, permanecendo
assim tão livre quanto antes. Esse, o problema fundamental cuja solução o
contrato social oferece.
[...]
Cada um de nós põe em comum sua
pessoa e todo o seu poder sob a direção suprema da vontade geral, e recebemos, enquantocorpo,
cada membro como parte indivisível do todo.
(Jean-Jacques Rousseau. Do contrato social, 1983.)
O texto apresenta características
(A) iluministas e defende a
liberdade e a igualdade social plenas entre todos os membros de uma sociedade.
(B) socialistas e propõe a prevalência
dos interesses coletivos sobre os interesses individuais.
(C) iluministas e defende a
liberdade individual e a necessidade de uma convenção entre os membros de uma
sociedade.
(D) socialistas e propõe a
criação de mecanismos de união e defesa de todos os trabalhadores.
(E) iluministas e defende o
estabelecimento de um poder rigidamente concentrado nas mãos do Estado.
Alternativa C
A questão traz um texto clássico
de Rousseau, um dos maiores expoentes do movimento iluminista, cuja
interpretação da propriedade privada como razão fundamental dos conflitos que
envolviam a sociedade levam muitos a acreditar erroneamente que ele possa ser
associado ao pensamento socialista. Em sua explanação, Rousseau não se afasta
do princípio fundamental do Iluminismo que defende a liberdade individual, introduzindo
junto deste a sua proposição conhecida como contrato social. Este trata-se de uma convenção social
a partir da qual os membros da sociedade concordam em criar uma autoridade superior
destinada a preservar a coesão social a partir da defesa dos direitos naturais do ser humano.
Questão 36
A maioridade do príncipe D. Pedro
foi antecipada, em 1840, para que ele pudesse assumir o trono brasileiro. Entre os objetivos do chamado
Golpe da Maioridade, podemos citar o esforço de
(A) obter o apoio das oligarquias
regionais, insatisfeitas com a centralização política ocorrida durante o Período Regencial.
(B) ampliar a autonomia das
províncias e reduzir a interferência do poder central nas unidades administrativas.
(C) abolir o Ato Adicional de 1834
e aumentar os efeitos federalistas da Lei Interpretativa do Ato, editada seis anos depois.
(D) promover ampla reforma
constitucional de caráter liberal e democrático no país, reagindo ao centralismo da Constituição de 1824.
(E) restabelecer a estabilidade
política, comprometida durante o Período Regencial, e conter revoltas de caráter regionalista.
Alternativa E
O Golpe da Maioridade conduzido
pelos liberais no âmbito das discussões parlamentares tinha por objetivo reconduzir o Brasil a uma situação de
estabilidade política na medida em que a coroação do imperador enfraqueceria os argumentos então
usados pelos líderes das revoltas regenciais de que o governo central não possuía legitimidade
para se impor. A figura do imperador em razão da tradição traria de novo o respeito ao governo
imperial e contribuiria para amenizar as disputas entre os partidos políticos, ao mesmo tempo em
que desestimularia a continuidade de
muitas revoltas provinciais.
Questão 37
Nunca se viu uma campanha como
esta, em que ambas as partes sustentaram ferozmente as suas aspirações opostas.
Vencidosos inimigos, vós lhes ordenáveis que levantassem um viva à República e
eles o levantavam à Monarquia e, ato contínuo,atiravam-se às fogueiras que incendiavam a cidade, convencidos de que
tinham cumprido o seu dever de fiéis defensores da Monarquia.
(Gazeta de Notícias, 28.10.1897
apud Maria de Lourdes Monaco Janotti. Sociedade e política na Primeira
República.)
O texto é parte da ordem do dia, 06.10.1897,
do general Artur Oscar e trata dos momentos finais de Canudos. Para o militar, o principal motivo da
luta dos canudenses era a
(A) restauração monárquica, embora
hoje saibamos que a rejeição à República era apenas uma das razões da rebeldia.
(B) valorização dos senhores
rurais, ligados ao monarca, cujo poder era ameaçado pelo crescimento e enriquecimento das cidades.
(C) restauração monárquica, que, hoje
sabemos, era de fato a única razão da longa resistência dos sertanejos.
(D) valorização do meio rural, embora
hoje saibamos que Antônio Conselheiro não apoiava os incêndios provocados por monarquistas nas
cidades republicanas.
(E) restauração monárquica, o que
fez com que a luta de Antônio Conselheiro recebesse amplo apoio dos monarquistas do sul do Brasil.
Alternativa A
O movimento de Canudos está
associado ao contexto de exploração e miséria que grassavam sobre os sertanejos no sertão nordestino de
fins de século XIX. É sabido que a imprensa carioca e as autoridades republicanas imputaram
injustamente ao movimento de Antônio Conselheiro a acusação de atentar contra a República e
defender o retorno à então rejeitada Monarquia. Como a questão pede ao aluno que reconheça no texto o
argumento usado pelo militar daquela época contra Canudos, ele deve identificar na
alternativa a essa justificativa então usada pelos opositores de Canudos para estereotipar e condenar o
movimento como monarquista.
Questão 39
Bossa nova é ser presidente
desta terra descoberta por Cabral.
Para tanto basta ser tão
simplesmente:
simpático, risonho, original.
Depois desfrutar da maravilha
de ser o presidente do Brasil,
voar da Velhacap pra Brasília,
ver Alvorada e voar de volta ao Rio.
Voar, voar, voar.
[...]
(Juca Chaves apud
Isabel Lustosa. Histórias de presidentes, 2008.)
A canção Presidente bossa-nova, escrita
no final dos anos 1950, brinca com a figura do presidente Juscelino Kubitschek.
Ela pode ser interpretada como a
(A) representação de um Brasil
moderno, manifestado na construção da nova capital e na busca de novos valores
e formas de expressão cultural.
(B) celebração dos novos meios de
transporte, pois Kubitschek foi o primeiro presidente do Brasil a utilizar
aviões nos seus deslocamentos internos.
(C) rejeição à transferência da
capital para o Planalto Central, pois o Rio de Janeiro continuava a ser o
centro financeiro do país.
(D) crítica violenta ao populismo
que caracterizou a política brasileira durante todo o período republicano.
(E) recusa da atuação política de
Kubitschek, que permitia participação popular direta nas principais decisões
governamentais.
Alternativa A
A música de Juca Chaves aborda o
período de governo de JK, conhecido como um presidente moderno e arrojado, responsável
pela mudança da capital federal para Brasília
e pela aceleração do processo de industrialização brasileira a partir da
adoção do Plano de Metas. Apesar do tom critico da canção, ela não pode ser
interpretada como uma crítica violenta, mas apenas velada. Deste modo, a
alternativa a que aborda a questão do caráter modernizador do período é a que melhor se alinha com a pergunta proposta pelo
vestibular.
Questão 40
A história dos vinte anos após 1973
é a de um mundo que perdeu suas referências e resvalou para a instabilidade e a
crise. Só no início da década de 1990 encontramos o reconhecimento de que os problemas
econômicos eram de fato piores que os da década de 1930. Em muitos aspectos, isso
era intrigante. Por que deveria a economia mundial ter-se tornado menos estável?
(Eric Hobsbawm. Era dos
extremos, 1995. Adaptado.)
Os problemas econômicos da década
de 1930, citados no texto, derivaram, entre outros fatores,
(A) dos fortes movimentos sociais
e mobilizações revolucionárias na América Latina, em especial no México, que
impediram a exportação de produtos industrializados norte-americanos para a região.
(B) do conjunto de reformas
financeiras e sociais realizadas na União Soviética após a Revolução de 1917, que
fechou os mercados do bloco socialista aos países capitalistas do Ocidente.
(C) da ascensão do nazismo alemão
e dos regimes fascistas na Itália, Espanha e Portugal, que provocaram a Segunda
Guerra Mundial e paralisaram a produção industrial europeia.
(D) de uma ampla crise do
liberalismo, que ganhou contornos mais nítidos após a Primeira Guerra Mundial e
desembocou na quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929.
(E) do forte crescimento
econômico da Alemanha na passagem do século XIX para o XX e da acirrada
competição comercial e naval deste país com a Grã-Bretanha e a França.
Alternativa D
A crise econômica mundial que
afetou drasticamente diferentes países na década de 1930 está diretamente
relacionada ao Crash da bolsa de New
York, em 1929. O colapso do mercado acionário americano, decorrente de uma
crise de superprodução conduziria a economia americana a um período de intensa
recessão cujos efeitos nefastos se alastrariam pelos demais continentes, provocando
intensas mudanças políticas e criando condições propicias para a ascensão do
NaziFascismo e do Populismo latino-americano.
Questão 41
A história dos vinte anos após 1973
é a de um mundo que perdeu suas referências e resvalou para a instabilidade e a
crise. Só no início da década de 1990 encontramos o reconhecimento de que os problemas
econômicos eram de fato piores que os da década de 1930. Em muitos aspectos, isso
era intrigante. Por que deveria a economia mundial ter-se tornado menos estável?
(Eric Hobsbawm. Era dos
extremos, 1995. Adaptado.)
A instabilidade econômica mundial
nos anos 1970-1990, citada no texto, derivou, entre outros fatores,
(A) da queda da produção
industrial nos países capitalistas ricos do Ocidente, que determinou o fim da
hegemonia financeira e do controle do mercado internacional pelos Estados
Unidos e pela Alemanha.
(B) do fim dos impérios coloniais
britânico e francês, da intensificação da corrida armamentista e da expansão
dos conflitos étnicos e religiosos no Oriente Médio e no sul asiático.
(C) da onda de protestos sociais
e reivindicações trabalhistas do início da década de 1980 no Leste Europeu, da
ação militar norte-americana no Vietnã e da ininterrupta ascensão da economia japonesa.
(D) do crescimento econômico da
China e dos chamados Tigres Asiáticos, que rompeu o equilíbrio econômico
internacional e determinou o acelerado declínio da hegemonia norte-americana.
(E) da crise do petróleo no
princípio da década de 1970, do aumento da desigualdade social nos países
capitalistas ricos e da gradativa desintegração da economia da União Soviética.
Alternativa E
Em 1973 os países árabes
envolvidos com os conflitos decorrentes da criação do Estado de Israel se
uniram para criar a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), um
cartel destinado a promover uma alta considerável dos preços do barril de
petróleo com o intuito de sensibilizar o mundo em relação à sua luta. Esta ação
coordenada acabou provocando o chamado choque do petróleo, responsável por
desencadear uma crise econômica mundial levando a década de 1980 a ser denominada a "década
perdida". Em paralelo a este fato, não se pode ignorar o processo de
desintegração da economia soviética devido aos elevados gastos para manter a corrida
armamentista contra os Estados Unidos e a concentração excessiva de renda nos
países desenvolvidos, ampliando os
problemas relacionados à desigualdade social.
Questão 42
Entre o final da década de 1960 e
o início da década de 1970, a
economia brasileira obteve altos índices de crescimento. O fenômeno se tornou
conhecido como milagre econômico e derivou da aplicação de uma política que
provocou, entre outros efeitos,
(A) êxodo rural e incremento no
setor ferroviário.
(B) crescimento imediato dos
níveis salariais e das taxas de inflação.
(C) aumento do endividamento
externo e da concentração de renda.
(D) estatização do aparato
industrial e do setor energético.
(E) crise energética e novos
investimentos em pesquisas tecnológicas.
Alternativa C
O Milagre Econômico, localizado
no interior da ditadura militar brasileira, foi possível devido a uma conjuntura
externa e interna bastante favorável ao crescimento econômico. Em franca
recuperação após a primeira década do pós-guerra, a economia mundial promoveria
um fluxo intenso de capitais para investimento em países emergentes como o
Brasil, onde governos ditatoriais de orientação política de direita garantiam
segurança para o investidor estrangeiro, bem como removeriam os obstáculos que
poderiam afugentá-lo. Ao mesmo tempo, o governo militar utilizaria as
linhas de crédito oferecidas por
instituições internacionais, como o FMI, para financiar a construção de obras de
infra-estrutura de grande porte, muitas delas de proporções exageradas (obras
faraônicas). O resultado do Milagre Econômico foi a falência de muitas empresas nacionais incapazes de concorrer com
a forte entrada de empresas estrangeiras, levando à concentração de renda na sociedade,
bem como ao forte endividamento externo do governo federal, em especial após o choque
do Petróleo de 1973.
Fonte: Colégio e Curso Oficina do Estudante
ótima postagem essa da prova da UNESP - Vestibular de inverno, me ajudou bastante, vlw =)
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