terça-feira, 22 de dezembro de 2009

UFSCAR - VESTIBULAR 2010
História
01. Considerando as características da democracia antiga (como a ateniense) e as da democracia contemporânea (adotada por muitos
países), indique as
a) diferenças.
b) semelhanças.
Questão 1
a) Na democracia antiga, a participação do cidadão nos órgãos políticos e legislativos era direta, e o conceito de cidadania era mais exclusivo, restrito aos homens, maiores de idade, nascidos na polis e livres. Já na democracia contemporânea, há o sistema representativo indireto (os cidadãos elegem representantes) e a cidadania é inclusiva, permitindo a homens, mulheres e analfabetos a participação no sistema democrático.
b) Em ambas, há a participação dos cidadãos no processo de tomada de decisões, o que promove uma maior descentralização do poder, relativamente a regimes políticos, como a monarquia absoluta. Também pode-se citar a escolha dos governantes pelos próprios cidadãos.

02. Comparando-se o passado colonial do Brasil com o passado colonial dos Estados Unidos, indique os principais elementos
a) comuns.
b) distintos.
Questão 2
a) Como pontos em comum entre o Brasil colonial e os EUA coloniais, podemos citar o uso da mão-de-obra escrava; a organização agrícola pelo sistema de plantation nas colônias do sul dos EUA e no nordeste do Brasil; a subordinação da colônia ao Pacto Colonial e os conflitos entre colonos e indígenas.
b) Como pontos distintos, podemos citar a colonização inglesa nos EUA e a colonização portuguesa no Brasil; aplicação do modelo de colônia de povoamento nos EUA e de colônia de exploração no Brasil; nos EUA a colonização foi promovida por particulares, enquanto no Brasil foi um projeto estatal; no caso dos EUA, as perseguições religiosas aos puritanos ingleses levaram à imigração, enquanto no Brasil a religião foi utilizada como instrumento de dominação dos povos indígenas.

03. As duas Grandes Guerras do século passado afetaram significativamente nosso país, mas o Brasil de 1939 a 1945 era bem diferente do Brasil de 1914 a 1918. Levando em conta esses aspectos, indique a situação e o posicionamento do nosso país na
a) Primeira Guerra Mundial.
b) Segunda Guerra Mundial.
Questão 3
a) No período da Primeira Guerra Mundial, o Brasil era politicamente controlado por oligarquias cafeeiras, principalmente de São Paulo e Minas Gerais, com sua economia voltada para exportação de produtos primários, como café e borracha, vivendo um surto industrial durante a guerra devido ao processo de “substituição de importações”. O Brasil entrou na guerra, ao lado da Tríplice Entente ao declarar guerra à Alemanha; no entanto, teve limitada participação militar e financeira.
b) Já, durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil vivia sob o domínio ditatorial de Getúlio Vargas durante o regime do Estado Novo e, economicamente, recuperava-se dos efeitos da “Crise de 29” e dava início ao seu processo de industrialização através da abertura de siderúrgicas e do controle estatal sobre a atividade econômica. O posicionamento brasileiro no início da guerra foi ambíguo, pois negociou sua aliança junto aos Aliados e às potências do Eixo, mas ao final se posicionou junto aos Aliados e acabou enviando a Força Expedicionária Brasileira e pilotos da Força Aérea Brasileira para o combate na Itália.

04. Se nem todas as grandes crises econômicas, como a atual, que, periodicamente acometem o capitalismo, levam a uma transformação no seu funcionamento, todas as grandes transformações pelas quais ele passou foram desencadeadas por uma grande crise. Situe historicamente e explique as crises que levaram ao chamado capitalismo
a) com participação estatal (keynesiano).
b) desregulado (neoliberal).
Questão 4
a) O advento do capitalismo com maior participação estatal, implantado a partir do New Deal (influenciado pelo keynesianismo) norte-americano na década de 1930, está relacionado à Grande Depressão e à Crise de 1929. Este momento de crise está ligado ao mundo pós-1ª Guerra, em que o capitalismo dos EUA viveu uma fase de ouro, com taxas de crescimento recordes até então. No entanto, este crescimento desordenado gerou uma situação de superprodução e de subconsumo, aliada a uma intensa especulação na Bolsa de Valores. A conjunção desses fatores levou à pior crise do capitalismo até então.
b) A passagem do capitalismo com participação estatal para o neoliberalismo está situada historicamente nas décadas de 1970 e 1980, quando as crises do petróleo (1973 e 1979) e a derrocada do bloco soviético criaram necessidades de desregulamentação econômica, permitindo maior liberdade de ação aos agentes econômicos privados por meio da redução do papel estatal na economia.

05. Nos quinze anos compreendidos entre 1959 e 1974, muitos países, inclusive o Brasil, vivenciaram grandes inovações nas esferas, entre outras, da moralidade, da música e da política.
a) Dê um exemplo de inovação em cada uma dessas três esferas.
b) Estabeleça as relações entre elas.
Questão 5
a) Na esfera da moralidade, houve a “revolução sexual” que alterou o padrão de comportamento feminino em relação ao sexo. Na esfera da música, surgiram novos estilos musicais baseados na música negra norte-americana, como o Rock´n´Roll nos EUA e a Bossa Nova, o tropicalismo, as músicas de protesto e a Jovem Guarda no Brasil. Na esfera política, houve a instauração de ditaduras militares na América do Sul, financiadas pelos EUA, como parte de uma estratégia para contenção do avanço socialista no continente americano.
b) O mundo pós-Segunda Guerra Mundial sofreu fortes transformações no campo político e econômico que alteraram as formas de interação social, gerando reflexos nos costumes, artes, etc. A moralidade mais liberal permitiu o surgimento de formas de expressão musical menos conservadoras e mais ligadas aos novos valores da sociedade da época. No entanto, essas transformações colocaram em xeque os valores tradicionais, o que gerou a reação política conservadora, traduzida no apoio dos setores dominantes aos governos ditatoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário