A educação sexual nas escolas contribui para a formação crítica dos jovens acerca de sua própria sexualidade e a dos outros.
A maioria dos educadores brasileiros reconhece a importância de se discutir os temas relativos à Educação Sexual nas escolas do país com o objetivo de ensinar e esclarecer questões relacionadas ao sexo, livre de preconceitos e tabus. Antigamente e até mesmo nos dias atuais, discutir sexo provoca certos constrangimentos em algumas pessoas, apesar disso, o tema é de extrema importância, pois esclarece muitas dúvidas sobre a utilização de preservativos, os meios de se evitar o contágio por DSTs, organismo masculino e feminino, os métodos contraceptivos e a gravidez. O principal objetivo da referida disciplina é preparar os adolescentes para a vida sexual saudável, e segura, chamando-os para a responsabilidade de zelar pelo bem estar de seu próprio corpo para que não ocorram situações futuras indesejadas, como a contração de uma doença ou uma gravidez precoce e indesejada.
Os meios de comunicação, de modo genérico utiliza o sexo para chamar a atenção das pessoas, e acabam por estimular e criar curiosidades precoces até mesmo em crianças, o que dificulta bastante o processo de conscientização e responsabilidade individual destas sobre o assunto. Dessa forma, torna-se cada vez mais importante ensinar os adolescentes quanto ao assunto, isso dentro de casa e nas instituições de ensino. Uma adolescente que engravida nesse período de transição corpórea pode sofrer muitos problemas de saúde, como anemia, parto prematuro, vulnerabilidade a infecções, depressão pós-parto, hipertensão, retenção de líquidos, eclampsia, convulsões e até mesmo a morte. Apesar de problemas fisiológicos, quando uma adolescente engravida, ela passa também por problemas psicológicos, pois a mudança de vida rápida exige grande adaptação e isso pode gerar conflitos, pois uma grande etapa de sua vida foi queimada.
Sexualidade Denomina-se de sexualidade as variadas formas que as pessoas buscam para ter prazer ou expressá-lo. De uma forma mais resumida seria basicamente a busca do prazer humano em suas diversas formas. O caráter de prazer varia entre as pessoas, levando-se em conta a história social e pessoa. Quando uma pessoa está sentindo prazer, ela está vivenciando a sua sexualidade. A busca do prazer pode se dar de várias formas, em diferentes circunstâncias.
Virgindade
É um fator mais psicológico e social do que físico, a virgindade vem desde épocas mais antigas, ela caracteriza a pureza da mulher, ou seja, que a mulher ainda não se entregou a ninguém fisicamente e que seu hímen está intacto. Pois quando se fala em virgindade predomina-se a mulher, pois o homem já é instruído desde criança de que não pode ser virgem, homem que é homem transa assim que atinge a puberdade, etc. Nas mulheres a virgindade é caracterizada pelo hímen (uma pequena dobra mucosa que fecha a entrada da vagina), quando ele é rompido a moça passa de garota à mulher. Como é algo antigo, há uma serie de conceitos ligados à virgindade da mulher. A mulher antigamente deveria se manter pura até o casamento, pois era sinal de que daria filhos legítimos ao seu marido, atualmente já não é bem assim as mulheres deixaram certos conceitos de lado e perdem a virgindade sem casar. Mas não são todas as mulheres umas ainda tem como valor básico de caráter se manter virgem, umas para perdem com o homem certo e outras para perderem depois do casamento. Neste tema estão contido inúmeros fatores a favor e contra a virgindade, é algo que gera polemica e que sempre terá pessoas favoraveis e contra. A primeira relação Embora busque-se unicamente o prazer, a primeira relação sexual nem sempre é bem-sucedida. Espera-se que durante a relação o rapaz saiba o que fazer, e tal responsabilidade pode dificultar seu desempenho. Já a moça, na maioria das vezes fica temerosa da dor da ruptura do seu hímen e conseqüente perda da virgindade, ou ainda a espera de algo maravilhoso. E essas expectativas podem impedir que se chegue ao orgasmo. É aconselhável que não se faça planos para a primeira vez, o casal deve deixar que aconteça naturalmente, tem que ser resultado de um amadurecimento mutuo. Nunca deve ser feita através da pressão por parte do parceiro (a), e sim que a pessoa se sinta pronta para dar um passo tão marcante em sua vida. Atualmente há um fator que vem influenciando muito os jovens em relação à primeira transa, o fator religião. As igrejas evangélicas pregam um namoro no qual haja unicamente beijo na boca abraços e nenhuma troca de carinho mais intima, tais “proibições” são atestadas pela bíblia. Resumidamente devemos guardar nossa virgindade, para podermos aproveitá-la após o casamento. Se todos seguissem tal ensinamento hoje não teríamos tantos problemas relacionados a adolescentes perdendo a virgindade cada vez mais cedo, a gravidez na adolescência, jovens com DST. Mas todas as escolhas devem ser feitas exclusivamente por você, levando em conta fatores a favor e contras. Antes da primeira vez, é recomendável que procurem conselhos médicos, para tomar os cuidados necessários para que não ocorra gravidez indesejada, etc.
Canções relacionadas ao tema
"Sexo" - Ultraje a Rigor
Aborda os anseios de um jovem brasileiro que fica indignado com a censura nos meios de comunicação no que tange à sexualidade e constata que é por isso que ele aprendeu tudo de maneira destorcida e que por isso já é uma vantagem não ser pervertido. Reforça a necessidade da utilização dos meios de comunicação para conscientização da juventude sobre sexualidade. A letra da canção também aborda uma crítica social raltiva aos problemas do país naquele contexto histórico, final da década de 1980, como inflação, corrupção, qualquer semelhança com a atualidade não é mera coincidência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário