quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Educar para a responsabilidade e conscientização


A educação sexual nas escolas contribui para a formação crítica dos jovens acerca de sua própria sexualidade e a dos outros.



A maioria dos educadores brasileiros reconhece a importância de se discutir os temas relativos à Educação Sexual nas escolas do país com o objetivo de ensinar e esclarecer questões relacionadas ao sexo, livre de preconceitos e tabus. Antigamente e até mesmo nos dias atuais, discutir sexo provoca certos constrangimentos em algumas pessoas, apesar disso, o tema é de extrema importância, pois esclarece muitas dúvidas sobre a utilização de preservativos, os meios de se evitar o contágio por DSTs, organismo masculino e feminino, os métodos contraceptivos e a gravidez. O principal objetivo da referida disciplina é preparar os adolescentes para a vida sexual saudável, e segura, chamando-os para a responsabilidade de zelar pelo bem estar de seu próprio corpo para que não ocorram situações futuras indesejadas, como a contração de uma doença ou uma gravidez precoce e indesejada.












Os meios de comunicação, de modo genérico utiliza o sexo para chamar a atenção das pessoas, e acabam por estimular e criar curiosidades precoces até mesmo em crianças, o que dificulta bastante o processo de conscientização e responsabilidade individual destas sobre o assunto. Dessa forma, torna-se cada vez mais importante ensinar os adolescentes quanto ao assunto, isso dentro de casa e nas instituições de ensino. Uma adolescente que engravida nesse período de transição corpórea pode sofrer muitos problemas de saúde, como anemia, parto prematuro, vulnerabilidade a infecções, depressão pós-parto, hipertensão, retenção de líquidos, eclampsia, convulsões e até mesmo a morte. Apesar de problemas fisiológicos, quando uma adolescente engravida, ela passa também por problemas psicológicos, pois a mudança de vida rápida exige grande adaptação e isso pode gerar conflitos, pois uma grande etapa de sua vida foi queimada.





Sexualidade
Denomina-se de sexualidade as variadas formas que as pessoas buscam para ter prazer ou expressá-lo. De uma forma mais resumida seria basicamente a busca do prazer humano em suas diversas formas. O caráter de prazer varia entre as pessoas, levando-se em conta a história social e pessoa. Quando uma pessoa está sentindo prazer, ela está vivenciando a sua sexualidade. A busca do prazer pode se dar de várias formas, em diferentes circunstâncias.


Virgindade

É um fator mais psicológico e social do que físico, a virgindade vem desde épocas mais antigas, ela caracteriza a pureza da mulher, ou seja, que a mulher ainda não se entregou a ninguém fisicamente e que seu hímen está intacto.
Pois quando se fala em virgindade predomina-se a mulher, pois o homem já é instruído desde criança de que não pode ser virgem, homem que é homem transa assim que atinge a puberdade, etc.
Nas mulheres a virgindade é caracterizada pelo hímen (uma pequena dobra mucosa que fecha a entrada da vagina), quando ele é rompido a moça passa de garota à mulher. Como é algo antigo, há uma serie de conceitos ligados à virgindade da mulher.
A mulher antigamente deveria se manter pura até o casamento, pois era sinal de que daria filhos legítimos ao seu marido, atualmente já não é bem assim as mulheres deixaram certos conceitos de lado e perdem a virgindade sem casar.
Mas não são todas as mulheres umas ainda tem como valor básico de caráter se manter virgem, umas para perdem com o homem certo e outras para perderem depois do casamento. Neste tema estão contido inúmeros fatores a favor e contra a virgindade, é algo que gera polemica e que sempre terá pessoas favoraveis e contra.
A primeira relação
Embora busque-se unicamente o prazer, a primeira relação sexual nem sempre é bem-sucedida. Espera-se que durante a relação o rapaz saiba o que fazer, e tal responsabilidade pode dificultar seu desempenho. Já a moça, na maioria das vezes fica temerosa da dor da ruptura do seu hímen e conseqüente perda da virgindade, ou ainda a espera de algo maravilhoso. E essas expectativas podem impedir que se chegue ao orgasmo.
É aconselhável que não se faça planos para a primeira vez, o casal deve deixar que aconteça naturalmente, tem que ser resultado de um amadurecimento mutuo. Nunca deve ser feita através da pressão por parte do parceiro (a), e sim que a pessoa se sinta pronta para dar um passo tão marcante em sua vida.
Atualmente há um fator que vem influenciando muito os jovens em relação à primeira transa, o fator religião. As igrejas evangélicas pregam um namoro no qual haja unicamente beijo na boca abraços e nenhuma troca de carinho mais intima, tais “proibições” são atestadas pela bíblia. Resumidamente devemos guardar nossa virgindade, para podermos aproveitá-la após o casamento. Se todos seguissem tal ensinamento hoje não teríamos tantos problemas relacionados a adolescentes perdendo a virgindade cada vez mais cedo, a gravidez na adolescência, jovens com DST. Mas todas as escolhas devem ser feitas exclusivamente por você, levando em conta fatores a favor e contras. Antes da primeira vez, é recomendável que procurem conselhos médicos, para tomar os cuidados necessários para que não ocorra gravidez indesejada, etc.


Canções relacionadas ao tema

"Sexo" - Ultraje a Rigor
Aborda os anseios de um jovem brasileiro que fica indignado com a censura nos meios de comunicação no que tange à sexualidade e constata que é por isso que ele aprendeu tudo de maneira destorcida e que por isso já é uma vantagem não ser pervertido. Reforça a necessidade da utilização dos meios de comunicação para conscientização da juventude sobre sexualidade. A letra da canção também aborda uma crítica social raltiva aos problemas do país naquele contexto histórico, final da década de 1980, como inflação, corrupção, qualquer semelhança com a atualidade não é mera coincidência.











"Puteiro em João Pessoa" - Raimundos
A música trata da iniciação sexual do eu-lírico da canção que recebe a ajuda dos primos mais velhos e mais "cancrados" para que o mesmo seja inaugurado. Eles se dirigem para um famoso prostíbulo de João Pessoa, o Roda Viva, onde ele é "homenageado", "descobre que a vida é boa" e começa sua atividade sexual.
"Moça" - Wando
Aqui é possível se fazer o contraponto com a canção anterior que mostrava a preocupação com a virgindade masculina, que motivo de vergonha. Nessa canção é demonstrado que a musa da canção já não é mais pura, já perdeu a virgindade, mas ainda assim desperta o amor do compositor.
"Moça me espere amanhã levo o meu coração pronto pra te entregar
Moça, moça eu te prometo eu me viro do avesso, só pra te abraçar
Moça eu sei que já não é pura, teu passado é tão forte pode até machucar
Moça, dobre as mangas do tempo jogue o teu sentimento todo em minhas mãos
Eu quero me enrolar nos teus cabelos
abraçar teu corpo inteiro, morrer de amor, de amor me perder"


Pode-se abordar o contexto histórico em que a pureza feminina era um requisitivo fundamental para o casamento nas famílias tradicionais até meados do século passado.


"Ligeiramente Grávida" - Espírito da Coisa
Através desta cancão pode ser abordado um dos graves problemas relacionados à sexualidade no país, a gravidez na adolescência e a falta de conscientização sobre a utilização de métodos contraceptivos para se evitar uma gravidez indeseja e inclusive as DSTs.





"Mamãe eu acho que estou ligeiramente grávida
Mamãe não fique pálida
A coisa não é ruim
Se lembre um dia você já ficou assim..."








"I touched myself" - Divinyls



Essa música gerou uma polêmica no começo dos anos 1990 por fazer menção à um tema considerado polêmico, o sexo solitário.








A letra aborda o tema da masturbação, como pode ser verificado no refrão da canção:
"Eu não quero mais ninguém
Quando eu penso em você, eu me toco
Oh, Eu não quero mais ninguém
Oh não,Oh não
Oh yeah!


Filme relacionado ao tema
O último americano virgem



O último americano virgem, dirigido por Boaz Davidson em 1982, obteve relativo sucesso no cinema. Este filme é um clássico no gênero cujo tema central é a sexualidade, ou melhor, a virgindade masculina, apesar de também trabalhar outros temas relativos ao sexo, tais como iniciação sexual, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, além de aborto.Um sexo adolescente que acaba sendo mais cômico do que picante ambientado em Los Angeles na Califórnia, e conta a história de Gary, Rick e David três amigos quese vêem com um imenso problema , a virgindade de Gary.



Gary, o protagonista principal da película, é quem recebe o titulo de o último americano virgem obviamente por ser o ultimo dos três amigos a ter retardado o ínicio de sua vida sexual, um garoto bastante sensível e que se apaixona a primeira vista por Karem, a mais bela garota da escola.




Rick , o galã da turma, o garanhão que conquista várias garotas e depois as descarta, acaba tendo um caso com Karem, e para o desespero de Gary e ele ainda acaba engravidando-a . Entretanto quem acaba segurando a bronca é Gary que acaba se desfa saber da elas, ele sexualmente transmiszendo de alguns objetos pessoais para pagar o aborto da amada.David é o amigo que sempre empresta dinheiro para todos mas ele anota tudo pra não esquecer de cobrar os juros do referido empréstimo.







Quem já foi adolescente esteve na mesma situação ou aproximou-se dela. Um amigo virgem? Gary trabalha como entregador de pizza quando conhece Karen, pela qual se apaixona. Rick seu melhor amigo conquista a garota engravidando-a e se recusa-se a ajudá-la. Mesmo assim Gary não se distância de Karen que mais tarde aborta a criança pois nesse meio tempo ele ficaram muito amigos e eles decidiram que ia abortar a criança no final de semana que todos fossem viajar, pois era uma oportunidade perfeita de despistar a todos a gravidez de Karem principalmente aos seus pais. Mas depois do aborto a amizade entre ambos enfraquece. Mas Gary é um jovem romântico que procura pela hora exata, mas esta hora não acontece com Karen. A pressão dos amigos é constante para eles não importa com quem ele perca o que importa é perdê-la e acaba perdendo a virgindade com uma prostituta.E ainda depois ele tem uma grande decepção com Karem pois depois de tudo que Rick a fez passar , inclusive a engravidando-a não assumindo o filho Gary fragla os dois aos beijos e abraços . Apesar da comicidade da película, esse filme pode ser utilizado para a discussão de relevantes temas ligados à sexualidade e o combate à tabus e preconceitos entre os adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário