quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Os saltimbancos, artistas medievais que se apresentavam em praça pública e divertiam multidões




Com o fim do Império Romano e o início da Idade Média, no século 5, trupes de mímicos, ventríloquos, ilusionistas e equilibristas, entre outros, começaram a se apresentar em feiras e praças pela Europa. Pulavam de cidade em cidade, sobrevivendo de contribuições espontâneas.
No início da Idade Média, a censura da igreja católica na Europa se fazia dura com qualquer tipo de artista cênico. A utilização da morada do pecado, o corpo, como meio de espetáculo em espaços públicos era proibida. Mas nem por isso se pode dizer que a arte de rua não existisse.
Já do meio para o fim da Idade Média, enquanto o teatro religioso, os milagres e os mistérios saíam da igreja, aqueles artistas que giravam solitários pelas cortes e castelos passaram a encontrar-se nas grandes feiras em torno aos feudos, onde foram criadas verdadeiras companhias de saltimbancos. Feiras que tiveram uma enorme importância não somente comercial, mas social e religiosa, como a de Saint Laurent, na França ou a Bartholomew Fair, na Inglaterra, pois nelas se encontravam diversas culturas, tornandose lugares de reconhecimento de um povo. Para atrair o público nas feiras, em Paris no ano de 1678, como auge da organização artística, foi encenada Forces de l’Amour et de la Magie, que misturava cenas de acrobacias, dança na corda e teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário