quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

As Feras

Filme brasileiro de 2001 dirigido por Walter Hugo Khouri. O filme foi concluído em 1995, mas só foi lançado seis anos mais tarde, por causa de brigas entre o produtor e o diretor, que defendiam para si direitos ao corte final da produção.

Desde criança Paulo Cintra tem uma paixão obsessiva por sua prima Sônia, quatro anos mais velha do que ele. Essa paixão, transformada através dos anos num frustrante sentimento de atração e rejeição, o acompanha sempre. Sônia, além de manter-se fora de seu alcance, tem uma atitude e uma conduta amorosa que parece excluir totalmente a presença masculina. Isso, porém, não impede que ela se aproxime da vida de Paulo e que acabe sendo a responsável pelos momentos mais dolorosos e terrivelmente humilhantes sofridos por ele em todas as ocasiões em que se defrontam. Nessas ocasiões sempre há a presença de outra mulher envolvida com Sônia, razão de conflito e sofrimento para Paulo e, da parte dela uma agressão involuntária.

Nos anos sessenta, Paulo, então com 14 anos, escapa de sua casa no interior. Visita Sônia em São Paulo e entra em contato com o estranho e mórbido universo feminista em que a prima vivia, depois de estudar em Paris por alguns anos e retornar com novas e perturbadoras ideias. Sônia está acompanhada de Sylvie, uma mulher agressiva que, ao pressentir a paixão de Paulo, o submete a grande humilhação diante da prima. Humilhação esta que às raias da violência física e o marca fortemente para o resto da vida.

A mesma situação se repete nos anos 1970, quando Paulo já adulto, professor de Psicologia e namorando Anna, se vê envolvido numa incrível e irracional trama de disputa de poder afetivo e amoroso, na qual mais uma vez sua prima é a figura central.

Anna é convidada para fazer o papel central da peça "Lulu", numa encenação de Sônia, como diretora e produtora. O microcosmo da peça começa a revelar muita semelhança com o que está acontecendo com a vida de todos, e aos poucos a própria realidade parece querer repetir o clima teatral e os acontecimentos da ação dramática, projetando Paulo numa voragem de conflitos, violência e desengano, em que ele mais uma vez sente-se vítima e perdedor.

Na atualidade, já próximo dos 50 anos, Paulo mais uma vez, numa estranha e compulsiva repetição aproxima-se de Sônia, causadora de uma vida de negações e dor, agora também já entrada em anos. Não sabe ao certo se aproxima-se dela por ódio, ressentimento e desejo de vingança, ou por uma angustiante consciência de amor amputado e frustrado desde a origem infantil.

E nesse encontro, esses sentimentos todos explodem, num quadro típico do eterno embate entre homens e mulheres, em luta inoxorável de atração e repulsão.

fontes: www.webcine.com.br/filmessi/asferas.htm

www.wikipedia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário