terça-feira, 22 de dezembro de 2009

VESTIBULAR UFSC 2010




Questão 02
Em 2009, comemoram-se 200 anos do nascimento de Charles Darwin e 150 anos da publicação de sua obra A Origem das Espécies. Para essa obra, o pensamento de Thomas Malthus, segundo o qual "a população de um território é limitada pela quantidade de alimentos nele disponível", foi muito importante, pois Darwin percebeu que este argumento, embora relacionado aos humanos, aplicava-se também, perfeitamente, ao mundo das plantas e dos animais.
No caso dos animais o tamanho populacional é influenciado, além de outros fatores, pela predação.
Sobre esse assunto, responda:
a) O que é predação?
b) Considerando um espaço territorial limitado, de que forma a predação pode influenciar no tamanho populacional de presas?
c) Considerando um espaço territorial limitado, de que forma a predação pode influenciar no tamanho populacional de predadores?


GABARITO

a) Predação é a relação ecológica em que uma espécie de animal (predador) mata e come indivíduos de outra espécie animal (presa).

b) Com o passar do tempo, a intensicação da predação tende a diminuir o tamanho populacional de presas.

c) O tamanho da população de presas serve como referência para o controle da densidade populacional de predadores, com o aumento da taxa de predação a população de presas diminuirá e levará consequentemente a uma diminuição da população de predadores.



Questão 03

De acordo com o mapa, o território ocupado pelo Brasil atualmente é bem diferente daquele que foi estabelecido segundo o Tratado de Tordesilhas. Verifica-se que houve significativa expansão territo-rial, resultado da ação de agentes históricos, como:
– bandeirantes
– missionários
– tropeiros
– militares
– mineradores
Descreva o papel desempe-nhado por 2 (dois) dos agentes históricos citados acima, no processo de expansão e consolidação do território brasileiro.
GABARITO
Bandeirantes - "entradas" e "bandeiras" em busca de indígenas, de ouro e de pedras preciosas.
Missionários - fundação de aldeamentos e catequese dos povos indígenas.
Tropeiros - fundação de fazendas, pousadas e vilas.
Militares - guarnições militares e fortalezas na defesa do cumprimento dos tratados de limítes.
Miniradores - expansão da fronteira conforme a localização das jazidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário