terça-feira, 22 de dezembro de 2009

VESTIBULAR - UEL - 2010
QUESTÃO 07
Uma das principais características do mundo atual é a formação de blocos econômicos, ou comunidades econômicas, visando à integração de mercados regionais. A esse respeito, assinale (s) alternativa(s) correta(s).
01) O Mercosul é um bloco econômico que reúne países do Cone Sul da América do Sul.
02) O NAFTA, tratado de integração econômica entre Estados Unidos da América, Canadá e México foi instituído com o objetivo de equilibrar os efeitos dos tratados da União Europeia (UE).
04) A implantação de blocos econômicos regionais significa uma tentativa de retomada do desenvolvimentismo estatizante que caracterizou a economia mundial ao longo das décadas de sessenta e setenta do século passado.
08) A formação de blocos regionais enfrentou resistências. A rebelião de Chiapas, por exemplo, promovida pelos guerrilheiros mexicanos do Exército Zapatista de Libertação Nacional, exigia a revogação do NAFTA.
16) Estatização de empresas, suspensão do pagamento da dívida externa e emprego somente de capital nacional na economia são medidas que visam à integração de mercados econômicos.
QUESTÃO 08
Sobre agricultura, seu papel histórico e sua importância econômica no mundo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Nas terras ocupadas na América desde o século XVI, os colonizadores implantaram sistemas agrícolas para a produção de gêneros alimentícios e de matérias primas voltadas ao abastecimento do mercado europeu.
02) Após a Segunda Guerra Mundial e com o processo de desenvolvimento da biotecnologia em marcha, os países desenvolvidos criaram espécies vegetais a partir do pacote tecnológico denominado Revolução Verde, fundamentado na difusão do consumo de produtos orgânicos e hidropônicos.
04) No século XIX, as lavouras de café no Brasil foram desenvolvidas com base na grande propriedade escravista e monocultora, voltada à exportação.
08) A partir da Revolução Industrial, a agricultura alcançou um estágio técnico e científico que possibilitou o aumento da produção sem a necessidade de ampliação da área de cultivo. Foi a fase da chamada Revolução Agrícola.
16) Na atualidade, por conta da redução de seu espaço agrícola, os países europeus não cultivam gêneros alimentícios, caracterizando-se como grandes importadores desses produtos dos países em desenvolvimento.
QUESTÃO 09
“Governo anuncia suas propostas para a exploração das reservas de petróleo na chamada camada do Pré-sal”
(Folha de S.Paulo, 30 de agosto de 2009, página B1).
A respeito da camada do Pré-sal e do petróleo como recurso energético, assinale o que for correto.
01) As reservas levam o nome de Pré-sal por causa do alto teor de sal marinho existente nas reservas de petróleo descobertas no fundo do mar.
02) O nome Pré-sal deve-se ao fato de as rochas de onde serão extraídos óleo e gás estarem abaixo de uma barreira de sal localizada em águas profundas.
04) Em 1953, no governo do presidente Getúlio Vargas, é promulgada a lei que cria a PETROBRAS (Petróleo Brasileiro S/A) e institui o monopólio estatal na extração e refino do petróleo no País.
08) Considerando que a formação do petróleo deve-se à alteração de matéria orgânica existente nos subsolos oceânicos, no Brasil, todos os poços de petróleo descobertos e catalogados se localizam no Oceano Atlântico, próximo à zona costeira.
16) Entre os maiores produtores de petróleo do mundo, na atualidade, estão a Arábia Saudita, o Irã, o Iraque, o Kuait e a Venezuela. Com a descoberta das reservas do Pré-sal, o Brasil poderá fazer parte da lista dos maiores produtores mundiais.

Questão 10
No início da colonização do Brasil, os portugueses ficaram mais restritos à faixa litorânea do território brasileiro. Contudo, com o passar do tempo, foi ocorrendo uma interiorização da colonização. Assinale a(s) alternativa(s) que se relacionam corretamente à interiorização da colonização do Brasil.
01) Introduzida pelos europeus, a pecuária possibilitou a ocupação do sertão nordestino. A intensificação da pecuária levou, em meados do século XVII, o Rio São Francisco a ser conhecido como Rio dos Currais.
02) Atualmente, a expansão da fronteira agrícola na região amazônica faz com que ativistas de movimentos ecológicos vinculem tal expansão à destruição das florestas.
04) O que motivou os portugueses, no século XVIII, a explorar o interior da floresta amazônica foram a coleta das “drogas do sertão” e a captura de índios.
08) A descoberta de ouro e de diamantes levou à ocupação do nordeste do Paraná e de Santa Catarina, no século XIX.
16) A extração do látex, para a produção de borracha, atraiu, no século XIX, “seringueiros” para a região do Acre, que era, até então, o território brasileiro com a maior área de cobertura florestal preservada.

Questão 11
Considerando a história geral contemporânea, assinale o que for correto.
01) Segundo o historiador Eric J. Hobsbawn, o operariado surgiu no século XX, com a Revolução Russa de 1917.
02) No Brasil, o maior avanço na Legislação Trabalhista ocorreu na Primeira República (1889-1930), com a C.L.T. (Consolidação das Leis do Trabalho) e com a criação do Ministério do Trabalho, em 1918. 04) O muralismo, movimento artístico e popular ocorrido no México após a Revolução de 1910, retratou, em grandes painéis pintados, a condição social da população indígena e dos pobres.
08) Juan D. Perón, na Argentina, e Lázaro Cárdenas, no México, destacam-se pela promoção de reformas políticas, sociais e trabalhistas profundas em seus países.
16) A Constituição de 1988, no Brasil, obrigou o Estado a fazer uma reforma profunda na legislação trabalhista e sindical brasileira, que resultou na retirada de direitos dos trabalhadores.
Questão 12
Em 2009, celebram-se os 40 anos do Festival de Woodstock, um dos acontecimentos mais marcantes dos “anos 60”, expressão consagrada não somente para designar uma década, mas, também, para indicar uma época de muitas contestações e de grandes transformações comportamentais, políticas, ideológicas e morais, que afetaram diversos grupos sociais em todo o mundo. A esse respeito, assinale o que estiver correto.
01) Os “anos 60” foram marcados por uma intensa discussão sobre sexualidade e pela chamada “revolução feminista”, temas que trouxeram a questão de gênero para o interior do debate sociológico.
02) O conflito no Vietnam, em plena Guerra Fria, foi um dos fatores que desencadearam ações de contestação e o espírito de rebeldia na juventude norte-americana, que criou o lema “faça amor, não faça a guerra.”.
04) A canção “É proibido proibir”, de Caetano Veloso, reproduz um slogan que se tornou conhecido, após as grandes manifestações de maio de 1968, na França.
08) Apesar das grandes mudanças realizadas ou planejadas, a década de 1960 foi pouco inovadora em matéria de artes plásticas, caracterizando-se pela recuperação da tradição acadêmica e do ideário clássico na pintura e na escultura.
16) Os filósofos Herbert Marcuse e Eric Fromm tiveram uma influência significativa sobre as ideias contestatórias e sobre o modo de vida de muitos jovens que aderiram ao movimento hippie.

Questão 13
Sobre a sociedade medieval, assinale o que for correto.
01) Giovani Boccacio, um dos principais escritores da Idade Média, fundamentava seus temas na religiosidade e nos ideais ascéticos da vida monástica.
02) Na sociedade medieval, arte e religião eram coisas incompatíveis.
04) A Escolástica, ao propor a separação entre a fé e a razão, tornou-se a mais importante corrente filosófica do Período Medieval.
08) Além de provocar grande mortalidade na população europeia, a Peste Negra também influenciou a literatura, a escultura e a pintura, na Baixa Idade Média.
16) Maquiavel foi a maior expressão do pensamento político medieval, ao se opor ao governo centralizado e defender a autonomia política dos barões feudais.
Questão 14
Identifique o que for correto sobre as descobertas territoriais de portugueses e espanhóis na América, no início da Idade Moderna.
01) O Tratado de Tordesilhas, firmado na última década do século XV, foi um acordo que assegurava a Portugal e Espanha a posse de novos territórios que viessem a ser descobertos.
02) Naquele contexto, os dois países – Portugal e Espanha – foram severamente criticados pelo papado por se lançarem ao mar à procura de terras desconhecidas.
04) O sucesso das descobertas no início da Idade Moderna se deve aos investimentos privados, pois tanto os reis da Espanha, como os reis de Portugal não se interessavam por empreendimentos marítimos.
08) As riquezas encontradas na América pelos primeiros navegadores contrastavam com a decadência do comércio dos produtos oriundos do Oriente.
16) As viagens e os descobrimentos marítimos se relacionam ao Renascimento científico do século XV.
Questão 15
Sobre as Reformas Religiosas, o Renascimento e o Humanismo, movimentos que ocorreram na Europa, principalmente, nos séculos XV e XVI, é correto afirmar que
01) o Concílio de Trento, um dos mais importantes da história da Igreja, ocorrido naquela época, foi uma reação católica ao predomínio das concepções filosóficas oriundas da patrística medieval.
02) expressam a reação da Igreja Católica Romana à revolução estética que ocorria nas artes plásticas.
04) estão inseridos em um período no qual se contrapõem comportamentos, valores e ideias medievais aos valores, comportamentos e ideias da sociedade moderna em gestação.
08) refletem a completa identificação entre os valores estéticos da sociedade medieval e os da modernidade europeia.
16) foram motivados por uma reação anticristã da burguesia europeia à dominação religiosa da Igreja Romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário