Enem 2015: Veja a correção
comentada do Enem - Provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias
No mapa estão representados os biomas brasileiros que, em função de suas características físicas e do
modo de ocupação do território, apresentam problemas ambientais distintos. Nesse sentido, o problema
ambiental destacado no mapa indica
a) desertificação das áreas afetadas
b) poluição dos rios temporários.
c) queimadas dos remanescentes vegetais.
d) desmatamento das matas ciliares.
e) contaminações das águas subterrâneas.
Resposta: [A]
Comentário da questão:
O processo de desertificação se acentua pela proximidade climática do semiárido e aceleração do
desmatamento.
Questão 2
Dominar a luz implica um avanço tecnológico quanto uma certa liberação dos ritmos cíclicos da natureza,
com a passagem das estações e as alternâncias de dia e noite. Com a iluminação noturna, a escuridão vai
cedendo lugar à claridade, e a percepção temporal começa a se pautar pela marcação do relógio. Se a luz
invade a noite, perde sentido a separação tradicional entre trabalho e descanso – todas as partes do dia
podem ser aproveitadas produtivamente.
SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult-CE, 2001
(adaptado)
Em relação ao mundo do trabalho, a transformação apontada no texto teve como consequência a
a) melhoria da qualidade da produção industrial.
b) redução da oferta de emprego nas zonas rurais.
c) permissão ao trabalhador para controlar seus próprios horários.
d) diminuição das exigências de esforço no trabalho com máquinas.
e) ampliação do período disponível para a jornada de trabalho.
Resposta:[E]
Comentário da questão:
A ampliação da jornada de trabalho está relacionada a busca do aumento de lucros.
Questão 3
Apesar de seu disfarce de iniciativa e otimismo, o homem moderno está esmagado por um profundo
sentimento de impotência que o faz olhar fixamente e, como que paralisado, para as catástrofes que se
avizinham. Por isso, desde já, saliente-se a necessidade de uma permanente atitude crítica, o único modo
pelo qual o homem realizará sua vocação natural de integrar-se, superando a atitude do simples ajustamento
ou acomodação, apreendendo temas e tarefas de sua época.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
Paulo Freire defende que a superação das dificuldades e a apreensão da realidade atual será obtida pelo (a)
a) desenvolvimento do pensamento autônomo.
b) obtenção de qualificação profissional.
c) resgate de valores tradicionais.
d) realização de desejos pessoais.
e) aumento da renda familiar.
Resposta:[A]
Comentário da questão:
A pedagogia desenvolvida por Paulo Freire usa a formação de indivíduos autônomos no campo intelectual. Esta
autonomia permitiria que os indivíduos não se resignassem à reprodução de padrões transmitidos pelas instituições
sociais.
Questão 4
Na charge há uma crítica ao processo produtivo agrícola brasileiro relacionada ao
a) Elevado preço das mercadorias.
b) Aumento da demanda por produtos naturais.
c) Crescimento da produção de alimentos.
d) Hábito de adquirir derivados industriais.
e) Uso de agrotóxicos nas plantações.
Resposta:[E]
Comentário da questão:
No Brasil vem ocorrendo o uso excessivo de agrotóxicos em vários tipos de culturas, o que tem provocado
enormes problemas de saúde.
Questão 5
A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim,
trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a
condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto ... Assim a lei pode
triunfar e o mundo gozar da paz.
ALDALBERON DE LAON. In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981.
A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e
um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:
A) Justificar a dominação estamental/ revoltas camponesas.
B) Subverter a hierarquia social/ centralização burguesas.
C) Impedir a igualdade jurídica/ revoluções burguesas.
D) Controlar a exploração econômica/ unificação monetária.
E) Questionar a ordem divina/ Reforma Católica.
Resposta:[A]
Comentário da questão:
O texto de Aldalberon de Laon aborda a divisão da sociedade feudal, estratificada em clero, nobreza e trabalhadores,
sobretudo os servos. Essa divisão demonstra uma rígida hierarquia social, que justificava a dominação do clero e da
nobreza sobre os servos. Essa relação de exploração foi contestada, sobretudo na Baixa Idade Média, pelas revoltas
camponesas, como as Jacqueries.
Questão 6
A língua de que se usam, por toda a costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R,
coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e dessa maneira vivem desordenadamente,
sem terem além disto conta, nem peso, nem medida.
GÂNDAVO, P. M. A primeira história do Brasil: história da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos de Brasil. Rio de Janeiro:
Zahar, 2004 (adaptado).
A observação do cronista português Pero de Magalhães de Gândavo, em 1576, sobre a ausência das letras F, L e R
na língua mencionada, menciona a
A) simplicidade da organização social das tribos brasileiras.
B) dominação portuguesa imposta aos índios no início da colonização.
C) superioridade da sociedade europeia em relação à sociedade indígena.
D) incompreensão dos valores socioculturais indígenas pelos portugueses.
E) dificuldade experimentada pelos portugueses no aprendizado da língua nativa.
Resposta:[D]
Comentário da questão:
O texto de Pero de Magalhães de Gândavo evidencia a incompreensão europeia em relação a cultura ameríndia.
Trata-se de uma relação de alteridade, em que o europeu não consegue perceber ou valorizar aspectos
socioculturais diferentes dos seus.
Questão 7
O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento
econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os
próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo
neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para construção e edificação do
socialismo. Ele é ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo. A sua utilização está
levando a uma polarização da sociedade chinesa.
OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros Amigos, 31 jan. 2011 (adaptado)
No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de
um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, a qual o modelo
econômico chinês atual se contrapõe é a
a) desestatização da economia.
b) instauração de um partido único.
c) manutenção da livre concorrência.
d) formação de sindicatos trabalhistas.
e) extinção gradual das classes sociais.
Resposta:[E]
Comentário da questão:
O texto mostra que o socialismo
de mercado na China está levando a uma polarização da sociedade, ou seja,
divisão em classes sociais, o que é característico do capitalismo. Assim, o
modelo socialista chinês não se importa com a extinção gradual das classes
sociais, como se poderia esperar de um socialismo. Pelo texto, o socialismo
chinês é um instrumento do capitalismo, com suas classes sociais.
Questão 8
Até o fim de 2007, quase 2 milhões de pessoas perderam suas casas e outros 4 milhões corriam o
risco de ser despejadas. Os valores das casas despencaram em quase todos os EUA e muitas famílias
acabaram devendo mais por suas casas do que o próprio valor do imóvel. Isso desencadeou uma espiral
de execuções hipotecárias que diminuiu ainda mais os valores das casas. Em Cleveland, foi como se um
“Katrina financeiro” atingisse a cidade. Casas abandonadas, com tábuas em janelas e portas, dominaram
a paisagem nos bairros pobres, principalmente negros. Na Califórnia, também se enfileiraram casas
abandonadas.
HARVEY, D. O enigma do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.
Inicialmente restrita, a crise descrita no texto atingiu proporções globais, devido ao(à)
a) superprodução de bens de consumo.
b) colapso industrial de países asiáticos.
c) interdependência do sistema econômico.
d) isolamento político dos países desenvolvidos.
e) austeridade fiscal dos países em desenvolvimento
Resposta:[C]
Comentário da questão:
As economias no mundo globalizado vivem uma interdependência no sistema econômico, refletindo em praticamente
todos os países do planeta.
Questão 9
Voz do sangue
Palpitam-me
os sons do batuque
e os ritmos melancólicos do blue.
Ó negro esfarrapado
do Harlem
ó dançarino de Chicago
ó negro servidor do South
Ó negro da africa
Negros de todo mundo
Eu junto
ao vosso magnífico canto
a minha pobre voz
os meus humildes ritmos.
Eu vos acompanho
pelas emaranhadas áfricas
do nosso Rumo.
Eu vos Sinto
negros de todo o mundo
eu vivo a nossa história
meus irmãos.
Disponível em www.agodtinhoneto.org. Acesso em: 30 jun. 2015.
Nesse poema, o líder angolano Agostinho Neto, na década de 1940, evoca o pan-africanismo com o objetivo de
a) Iniciar a luta por políticas de ações afirmativas na América e na África.
b) Reconhecer as desigualdades sociais entre os negros de Angola e dos Estados Unidos.
c) Descrever o quadro de pobreza após os processos de independência do continente africano.
d) Solicitar o engajamento dos negros estadunidenses na luta armada pela independência de Angola.
e) Conclamar as populações negras de diferentes países a apoiar as lutas por igualdade e independência.
Resposta: [E]
Comentário da questão:
O poema de Agostinho Neto evoca elementos da cultura africana como forma de defender a união das
populações africanas à luta por igualdade e independência à, em meados do século XX, contexto dos
processos de descolonização da África.
Questão 10
Inicou-se em 1903 a introdução de obras de arte com representações de bandeirantes no acervo
do Museu Paulista, mediante a aquisição de uma tela que homenageava o sertanista que comandara a
destruição do Quilombo de Palmares. Essa aquisição, viabilizada por verba estadual, foi simultânea à
emergência de uma interpretação histórica que apontava o fenômeno do sertanismo paulista como o elo
decisivo entre a trajetória territorial do Brasil e de São Paulo, concepção essa que se consolidaria entre os
historiadores ligados ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo ao longo das três primeiras décadas
do século XX.
MARINS, P.C.G. Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica
europeia. Rev ista do LEB, n. 44, f ev . 2007.
A prática governamental descrita no texto, com a escolha dos temas das obras, tinha como propósito a
construção de uma memória que
A) afirmava a centralidade de um estado na política do país.
B) resgatava a importância da resistência escrava na história brasileira.
C) evidenciava a importância da produção artística no contexto regional.
D) valorizava a saga histórica do povo na afirmação de uma memória social.
E) destacava a presença do indígena no desbravamento do território colonial.
Resposta: [A]
Comentário da questão:
O texto aborda o processo de construção de uma memória oficial sobre os bandeirantes, atrelando
esse momento a expansão do território brasileiro a partir do estado de São Paulo. Ainda com base no texto,
fica claro que esse processo teve início nas primeiras décadas do século XX, justamente o período da
República Oligárquica, em que São Paulo possuía grande poder. Desse modo, a figura do bandeirante foi
usada para demonstrar a importância do paulista no história do Brasil, apontando origens históricas para o
destaque do Estado em relação ao demais.
Questão 11
Calendário medieval, século XV
Os calendários são fontes históricas importantes, na medida em que expressam a concepção de tempo das
sociedades. Essas imagens compõem um calendário medieval (1460-1475) e cada uma delas representa um mês,
de janeiro a dezembro.
Com base na análise do calendário, apreende-se uma concepção de tempo
A) cíclica, marcada pelo mito arcaico do eterno retorno.
B) humanista, identificada pelo controle das horas de atividades por parte do trabalhador.
C) escatológica, associada a uma visão religiosa sobre o trabalho.
D) natural, expressa pelo trabalho realizado de acordo com as estações do ano.
D) natural, expressa pelo trabalho realizado de acordo com as estações do ano.
E) romântica, definida por uma visão bucólica da sociedade.
Resposta: [D]
Comentário da questão:
A questão referida apresenta uma iconografia do século XV, demonstrando a noção medieval de tempo. A análise do
calendário permite verificar a compreensão natural das atividades humanas. Assim, o trabalho estaria diretamente
ligado às estações do ano.
Questão 12
O processo de concentração urbana no Brasil em determinados locais teve momentos de maior
intensidade e, ao que tudo indica, atualmente passa por uma desaceleração no ritmo de crescimento
populacional nos grandes centros urbanos.
BAENINGER, R. Cidades e Metrópoles: a desaceleração no crescimento populacional e novos
arranjos regionais. Disponível em: www.sbssociologia.com.br. Acesso em 12: dez. 2012 (adaptado).
Uma causa para o processo socioespacial mencionado no texto é o(a)
a) carência de matérias-primas.
b) degradação da rede rodoviária.
c) aumento do crescimento vegetativo.
d) centralização do poder político.
e) realocação da atividade industrial.
Resposta: [E]
Comentário da questão:
Com o processo da desconcentração industrial desacelerou o crescimento populacional nos grandes
centros urbanos.
Questão 13
Trasímaco estava impaciente porque Sócrates e os seus amigos presumiam que a justiça era algo real e importante.
Trasímaco negava isso. Em seu entender, as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido
ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade. No entanto, essas regras não passavam de invenções humanas.
RACHELS, J. Problemas da Filosofia. Lisboa: Gradiva, 2009. O sofista Trasímaco, personagem imortalizado no diálogo
A República, de Platão, sustentava que a correlação entre
justiça e ética é resultado de
a) Determinações biológicas impregnadas na natureza humana.
b) Verdades objetivas com fundamento anterior aos interesses sociais.
c) Mandamentos divinos inquestionáveis legados das tradições antigas.
d) Convenções sociais resultantes de interesses humanos contingentes.
e) Sentimentos experimentados diante de determinadas atitudes humanas.
Resposta: [D]
Comentário da questão:
Sócrates acreditava ser capaz de obter verdades racionais, inquestionáveis e de valor universal através do método
maiêutico. Trasímaco argumentava como um sofista ao relativizar as verdades e dizer que elas nada mais seriam do
que convenções que ensinavam a sociedade a obedecer às regras contingentes.
Questão 14
Em sociedade de origens tão nitidamente personalistas como a nossa, é compreensível que os simples vínculos de
pessoa a pessoa, independentes e até exclusivos de qualquer tendência para a cooperação autêntica entre os
indivíduos, tenham sido quase sempre os mais decisivos. As agregações e relações pessoais, embora por vezes
precárias, e, de outro lado, as lutas entre facções, entre famílias, entre regionalismos, faziam dela um todo incoerente
e amorfo. O peculiar da vida brasileira parece ter sido, por essa época, uma acentuação irracional, do passional e
uma estagnação ou antes uma atrofia correspondente das qualidades ordenadoras, disciplinadoras, racionalizadoras.
HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1995.
Um traço formador da vida pública brasileira expressa-se, segundo a análise do historiador, na
A) rigidez das normas jurídicas.
B) prevalência dos interesses privados.
C) solidez da organização institucional.
D) legitimidade das ações burocráticas.
E) estabilidade das estruturas políticas.
Resposta: [B]
Comentário da questão:
A obra Raízes do Brasil publicada em 1936 visava formular uma explicação dos traços formadores da sociedade
brasileira. Para Sergio Buarque de Holanda, a herança colonial deixada pelos portugueses apresentava-se na
sobreposição de interesses particulares sobre os interesses públicos.
As relações patriarcais e personalistas são outros aspectos herdados da colonização portuguesa, conforme o
fragmento expõe.
Questão 15
O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a
empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento para produzir mapas artesanais, mas bastante
precisos, de suas próprias terras.
LOPES, R. J. O nov o mapa da f loresta. Folha de S. Paulo, 7 maio, 2011 (adaptado)
A existência de um projeto como o apresentado no texto indica a importância da cartografia como elemento
promotor da
a) Expansão da fronteira agrícola.
b) Remoção de populações nativas.
c) Superação da condição de pobreza.
d) Valorização de identidades coletivas.
e) Implantação de modernos projetos agroindustriais.
Resposta: [D]
Comentário da questão:
O projeto cartografia social auxilia grupos indígenas no conhecimento mais detalhado das características de suas
terras, valorizando a identidade coletiva dos grupos.
Questão 16
Todo o poder criativo da mente se reduz a nada mais do que a faculdade de compor, transpor, aumentar ou diminuir
os materiais que nos fornecem os sentidos e a experiência. Quando pensamos em uma montanha de ouro, não
fazemos mais do que juntar duas ideias consistentes, o ouro e a montanha, que já conhecíamos. Podemos conceber
um cavalo virtuoso, porque somos capazes de conceber a virtude a partir de nossos próprios sentimentos, e
podemos unir a isso a figura e a forma de um cavalo, animal que nos é familiar.
HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1995.
Hume estabelece um vínculo entre pensamento e impressão ao considerar que
a) Os conteúdos das ideias no intelecto têm origem na sensação.
b) O espírito é capaz de classificar os dados da percepção sensível.
c) As ideias fracas resultam de experiências sensoriais determinadas pelo acaso.
d) Os sentimentos ordenam como os pensamentos devem ser processados na memória.
e) As ideias têm como fonte específica o sentimento cujos dados são colhidos na empiria.
Resposta: [A]
Comentário da questão:
Hume, um filósofo empirista, afirmava que os conteúdos intelectuais do homem têm origem na experiência e que as
ideias compostas são originadas da combinação das ideias simples.
Questão 17
Ora, em todas as coisas ordenadas a algum fim, é preciso haver algum dirigente, pelo qual se atinja diretamente o
devido fim. Com efeito, um navio, que se move para diversos lados pelo impulso dos ventos contrários, não chegaria
ao fim de destino, se por indústria do piloto não fosse dirigido ao porto; ora, tem o homem um fim, para o qual se
ordenam toda a sua vida e ação. Acontece, porém, agirem os homens de modos diversos em vista do fim, o que a
própria diversidade dos esforços e ações humanas comprova. Portanto, precisa o homem de um dirigente para o fim.
AQUINO, T. Do reino ou do governo dos homens: ao rei do Chipre. Escritos Políticos de São Tomás de Aquino.
Petrópolis: Vozes, 1995 (adaptado)
No trecho citado, Tomás de Aquino justifica a monarquia como regime de governo capaz de
A) Refrear os movimentos religiosos contestatórios.
B) Promover a atuação da sociedade civil na vida política.
C) Unir a sociedade tendo em vista a realização do bem comum.
D) Reformar a religião por meio do retorno à tradição helenística
E) Dissociar a relação política entre os poderes temporal e espiritual.
Resposta: [C]
Comentário da questão:
Para Tomás de Aquino, a política possui um telos, uma finalidade, capaz de levar as pessoas à salvação de suas
almas, com a finalidade de se chegar ao bem comum. O monarca, como representante vivo de Deus na terra, seria o
dirigente da sociedade para este fim.
Questão 18
A Justiça Eleitoral foi criada em 1932, como parte de uma ampla reforma no processo eleitoral incentivada pela
Revolução de 1930. Sua criação foi um grande avanço institucional, garantindo que as eleições tivessem o aval de
um órgão teoricamente imune à influência dos mandatários.
TAYLOR, M. Justiça Eleitoral. In: AVRITZER, L.; ANASTASIA, F. Reforma política no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado).
Em relação ao regime democrático no país, a instituição analisada teve o seguinte papel:
A) Implementou o voto direto para presidente.
B) Combateu as fraudes sistemáticas nas apurações.
C) Alterou as regras para as candidaturas na ditadura.
D) Impulsionou as denúncias de corrupção administrativa.
E) Expandiu a participação com o fim de critério censitário.
Resposta: [B]
Comentário da questão:
O texto aborda uma conquista do movimento tenentista que, junto a outros grupos, era grande apoiador de Vargas: o
estabelecimento de padrões eleitorais menos suscetíveis à constantes fraudes da República Velha. O código
estabeleceu, entre outras coisas, voto secreto e feminino.
Questão 19
No período de 1964 a 1985, a estratégia do Regime Militar abordada na charge foi caracterizada pela
A) Priorização da segurança nacional.
B) Captação de financiamentos estrangeiros.
C) Execução de cortes nos gastos públicos.
D) Nacionalização de empresas multinacionais.
E) Promoção de políticas de distribuição de renda.
Resposta:[B]
Comentário da questão:
Observamos na charge a ironia de Ziraldo que, em 1974, aponta que o filho terá que lidar com a entrada do dinheiro
no país. Isto se deve à política econômica do governo militar, que contava com financiamentos e empréstimos
internacionais, o que aumentava a dívida externa, cujo pagamento seria feito nos anos seguintes. Com isso, Ziraldo
denuncia o comprometimento da riqueza produzida pelas próximas gerações para o pagamento da dívida.
Questão 20
Bandeira do Brasil, és hoje a única. Hasteada a esta hora em todo o território nacional, única e só, não há lugar no
coração do Brasil para outras flâmulas, outras bandeiras, outros símbolos. Os brasileiros se reuniram em torno do
Brasil e decretaram desta vez com determinação de não consentir que a discórdia volte novamente a dividi-lo!
Discurso do Ministro da Justiça Francisco Campos na cerimônia da festa da bandeira, em novembro de 1937. Apud OLIVEN, R. A parte e o todo: a
diversidade cultural do Brasil Nação. Petrópolis, 1992.
O discurso proferido em uma celebração em que as bandeiras estaduais eram queimadas diante da bandeira
nacional revela o pacto nacional proposto pelo Estado Novo, que se associa à
A) supressão das diferenças socioeconômicas entre as regiões do Brasil, priorizando as regiões estaduais
carentes.
B) orientação do regime quanto ao reforço do federalismo, espelhando-se na experiência política norte-americana.
C) adoção de práticas políticas autoritárias, considerando a contenção dos interesses regionais dispersivos.
D) propagação de uma cultura política avessa aos ritos cívicos, cultivados pela cultura regional brasileira.
E) defesa da unidade do território nacional, ameaçado por movimentos separatistas contrários á política
varguista.
Resposta:[C]
Comentário da questão:
A queima de Bandeiras estaduais realizada durante o Estado Novo é reflexo da política varguista de centralização do
poder e estabelecimento de uma ditadura pessoal. A proibição dos símbolos estaduais, nesse sentido, reforçava o
nacionalismo em detrimento de possíveis regionalismos que pudessem se opor ao governo de Vargas, como
aconteceu na Revolução de 1932, em São Paulo.
Questão 21
Atualmente, as represálias econômicas contra as empresas de informática norte-americanas continuam. A Alemanha proibiu um
aplicativo dos Estados Unidos de compartilhamento de carros; na China, o governo explicou que os equipamentos e serviços de
informática norte-americanos representam uma ameaça, pedindo que as empresas estatais não recorram a eles.
SCHILLER, D. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em 11 nov. 2014 (adaptado).
As ações tomadas pelos países contra a espionagem revelam preocupação com o(a)
a) subsídio industrial.
b) hegemonia cultural.
c) protecionismo dos mercados.
d) desemprego tecnológico.
e) segurança dos dados.
Resposta: [E]
Comentário da questão:
A proibição do uso de aplicativos e empresas de informática visa dificultar ações de espionagem norte-americana que
ficaram notórias nos últimos anos.
Questão 22
TEXTO I
Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Vencido palmo a
palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que
todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam
raivosamente cinco mil soldados.
CUNHA, E. Os sertões. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987.
TEXTO II
Na trincheira, no centro do reduto, permaneciam quatro fanáticos sobreviventes do extermínio. Era um velho, coxo
por ferimento e usando uniforma da Guarda Católica, um rapaz de 16 a 18 anos, um preto alto e magro, e um
caboclo. Ao serem intimados para deporem as armas, investiram com enorme fúria. Assim estava terminada e de
maneira tão trágica a sanguinosa guerra, que o banditismo e o fanatismo traziam acesa por longos meses, naquele
recanto do território nacional.
SOARES, H. M. A Guerra de Canudos. Rio de Janeiro: Altina, 1902.
Os relatos do último ato da Guerra de Canudos fazem uso de representações que se perpetuariam na memória
construída sobre o conflito. Nesse sentido, cada autor caracterizou a atitudes de sertanejos, respectivamente, como
fruto da
A) manipulação e incompetência.
B) ignorância e solidariedade.
C) hesitação e obstinação.
D) esperança e valentia.
E) bravura e loucura.
Resposta:[E]
Comentário da questão:
A questão exigia do candidato interpretação dos trechos referentes ao término da Guerra de Canudos. No primeiro,
era necessária à exaltação da resistência do sertanejo frente aos soldados do estado Brasileiro, demonstrando, na
visão do jornalista Euclides da Cunha, a bravura dos vencidos. Na segunda, a posição de Soares a respeito do
término do conflito, acentua o estereótipo de “fanáticos” dos integrantes da Comunidade de Canudos, associando-os, portanto, à loucura.
Questão 23
TEXTO I
Em todo o país a lei de 13 de maio de 1888 libertou poucos negros em relação à população de cor. A maioria já havia conquistado a alforria antes de 1888, por meio de estratégias possíveis. No entanto, a importância histórica da lei de 1888 não pode ser mesurada apenas em termos numéricos. O impacto que a extinção da escravidão causou numa sociedade constituída a partir de legitimidade da propriedade sobre a pessoa não cabe em cifras.
ALBUQUERQUE, W. O jogo da dissimulação: Abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado).
TEXTO II
Nos anos imediatamente anteriores à Abolição, a população livre do Rio de Janeiro se tornou mais numerosa e diversificada. Os escravos, bem menos numerosos que antes, e com os africanos mais aculturados, certamente não se distinguiam muito facilmente dos libertos e dos pretos e pardos livres habitantes da cidade. Também já não é razoável presumir que uma pessoa de cor seja provavelmente cativa, pois os negros libertos e livres poderiam ser encontrados em toda parte.
CHALHOUB, S. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).
Sobre o fim da escravidão no Brasil, o elemento destacado no Texto I que complementa os argumentos apresentados no Texto II é o (a)
A) variedade das estratégias de resistência dos cativos.
B) controle jurídico exercido pelos proprietários.
C) inovação social representada pela lei.
D) ineficácia prática da libertação.
E) significado político da Abolição.
Resposta: [E]
Comentário da questão:
Ao deixar claro que a abolição da
escravidão retirou desta situação um número de cativos muito menor do que o
imaginado os textos ressaltam o aspecto político do fim da escravidão.
Questão 24
A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários
demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma
forma de hegemonia ainda mais perigosa.
MAZRUI, A. “Procurai primeiramente o reino do político...”. In: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1925.
Brasília: Unesco, 2010.
Para o autor, a “forma de hegemonia” e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no
processo analisado foram:
A) Comunismo / rejeição da democracia liberal.
B) Capitalismo / devastação do ambiente natural.
C) Fascismo / adoção do determinismo biológico.
D) Socialismo / planificação da economia nacional.
E) Colonialismo / imposição da missão civilizatória.
Resposta: [C]
Comentário da questão:
A participação de algumas colônias africanas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) ao lado de países
imperialistas não significou a anuência dos colonizados com o processo iniciado no século XIX, mas sim um combate
às ideologias fascistas calcadas em teorias racistas (determinismo biológico) que reafirmavam a superioridade do
“homem branco” europeu; forma de hegemonia considerada ainda mais perigosa do que o colonialismo exercido,
principalmente, pela Inglaterra e pela França.
Questão 25
Não nos resta a menor duvida de que a principal contribuição dos diferentes tipo de movimentos
sociais brasileiros nos últimos vinte anos foi no plano da reconstrução do processo de democratização do
país. E não se trata apenas da reconstrução do regime politico, da retomada da democracia no fim do
Regime Militar. Trata-se da reconstrução ou construção de novos rumos para a cultura do país, do
preenchimento de vazios na condução da luta pela redemocratização, constituindo-se como agentes
interlocutores que dialogam diretamente com a população e com o estado.
GOHN, M. G. M. Os sem-terras, ONGs e cidadania. São Paulo: Cortez, 2003 (adaptado)
No processo da redemocratização brasileira, os novos movimentos sociais contribuíram para
a) Diminuir a legitimidade dos novos partidos políticos então criados.
b) Tornar a democracia um valor social que ultrapassa os momentos eleitorais.
c) Difundir a democracia representativa como objetivo fundamental da luta política.
d) Ampliar as disputas pela hegemonia das entidades de trabalhadores com os sindicatos.
e) Fragmentar as lutas políticas dos diversos atores sociais frente ao estado político.
Resposta: [B]
Comentário da questão:
O conceito de democracia não se restringe ao momento do voto, mas a universalização da garantia da
satisfação das necessidade básicas dos cidadãos. Neste sentido, a ação dos movimentos sociais visam
pressionar o estado para a obtenção dessas garantias.
Questão 26
A natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se
encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim,
quando se considera tudo isto em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável
para que um deles possa com base nela reclamar algum benefício a que outro não possa igualmente aspirar.
HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Para Hobbes, antes da constituição da sociedade civil, quando dois homens desejavam o mesmo objeto, eles
a) Entravam em conflito.
b) Recorriam aos clérigos.
c) Consultavam os anciãos.
d) Apelavam aos governantes.
e) Exerciam a solidariedade.
Resposta: [A]
Comentários da questão:
Segundo Hobbes, no Estado de Natureza o homem seria competitivo e orgulhoso e o conflito faria parte da natureza
humana. No entanto, nunca, nesse Estado de Natureza, poderia haver um homem suficientemente forte e inteligente
que pudesse sobrepujar todos os outros homens em força ou inteligência. Somente o estabelecimento de um poder
político absoluto seria capaz de pacificar a existência humana.
Questão 27
De acordo com as figuras, a intensidade de intemperismo de grau muito fraco é característica de qual tipo
climático?
a) Tropical
b) Litorâneo
c) Equatorial
d) Semiárido
e) Subtropical
Resposta: [D]
Comentário da questão:
O grau de intemperismo de determinada região depende dos níveis pluviométricos os quais ela está
submetida. Quanto maior a disponibilidade de água, maior a ação do intemperismo químico. Sendo assim,
o clima semiárido apresenta baixa pluviosidade e consequentemente baixa ação intempérica.
Questão 28
O que implica o sistema da pólis é uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos
do poder. A palavra constitui o debate contraditório, a discussão, a argumentação e a polêmica. Torna-se a regra do
jogo intelectual, assim como do jogo político.
VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand, 1992 (adaptado).
Na configuração política da democracia grega, em especial ateniense, a ágora tinha por função
A) agregar os cidadãos em torno de reis que governavam em prol da cidade.
B) permitir aos homens livres o acesso às decisões do Estado expostas por seus magistrados.
C) constituir o lugar onde o corpo de cidadãos se reunia para deliberar sobre as questões da comunidade.
D) reunir os exércitos para decidir em assembleias fechadas os rumos a serem tomados em caso de guerra.
E) congregar a comunidade para eleger representantes com direito a pronunciar-se em assembleias.
Resposta: [C]
Comentário da questão:
A consolidação da democracia ateniense esteve diretamente ligada à noção de argumentação e discussão entre os
cidadãos. Assim, a ágora tinha por finalidade ser o espaço físico de reunião e debate da eclésia (assembleia) na pólis
grega.
Questão 29
No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da
informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma
presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008. (adaptado)
Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no
texto estão presentes, respectivamente, em:
a) Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral.
b) Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
c) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
d) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
e) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
Resposta: [E]
Comentário da questão:
A automatização dos processos fabris provocou o chamado desemprego estrutural, sendo aquele
ocasionado pela máquina.
Questão 30
Os movimentos de massa constituem-se no deslocamento de material (solo e rocha) vertente abaixo pela influência
da gravidade. As condições que favorecem os movimentos de massa dependem principalmente da estrutura
geológica, da declividade da vertente, do regime de chuvas, da perda de vegetação e da atividade antrópica.
BIGARELLA, J. J. Estrutura e origem das paisagens tropicais e subtropicais. Florianópolis: UFSC, 2003 (adaptado)
Em relação ao processo descrito, sua ocorrência é minimizada em locais onde há
a) exposição do solo.
b) drenagem eficiente.
c) rocha matriz eficiente.
d) agricultura mecanizada.
e) média pluviométrica elevada.
Resposta: [B]
Comentário da questão:
Os processos erosivos, principalmente em encostas de morros, acontecem pela urbanização desordenada e
ausência da vegetação original, que evitam a infiltração das águas da chuva e aumentam o escoamento e a erosão
superficial.
Questão 31
A imagem representa o resultado da erosão que ocorre em rochas nos leitos dos rios, que decorre do
processo natural de
a) fraturamento geológico, derivado da força dos agentes internos.
b) solapamento de camadas de argilas, transportadas pela correnteza.
c) movimento circular de seixos e areias, arrastadas por águas turbilhonares.
d) decomposição das camadas sedimentares, resultante da alteração química.
e) assoreamento no fundo do rio, proporcionado pela chegada de material sedimental.
Resposta: [C]
Comentário da questão:
O movimento das águas no leito dos rios, por intermédio da correnteza, provoca o rolamento dos seixos e
a movimentação de outros sedimentos, causando assim um processo erosivo circular, como apresentado
na figura.
Questão 32
Algumas regiões do Brasil passam por uma crise de água por causa da seca. Mas, uma região de Minas
Gerais está enfrentando a falta de água no campo tanto em tempo de chuva como na seca. As veredas
estão secando no norte e noroeste mineiro. Ano após ano, elas vêm perdendo a capacidade de ser a caixa
d'água do grande sertão de Minas.
VIEIRA, C. Degradação do solo causa perda de fontes de água de famílias de MG. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 1 nov. 2014.
As veredas têm um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos de água no ambiente do
Cerrado, pois
a) colaboram para a formação de vegetação xerófila.
b) formam os leques aluviais nos planícies das bacias.
c) fornecem sumidouro para as águas de recarga da bacia.
d) contribuem para o aprofundamento dos talvez a jusante.
e) constituem um sistema represador da água na chapada.
Resposta: [C]
Comentário da questão:
A região possui solo arenoso, o que facilita a passagem das águas das chuvas, que rapidamente escoariam se não
fossem as veredas (matas ciliares). A presença dos buritis é fundamental para retenção das águas num solo turfoso.
Questão 33
Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em tecnologia que um
gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico da botina para cavoucar a terra e descobrir
o nível de umidade do solo, na tentativa de saber o momento ideal para acionar os pivôs de irrigação. Até
que conheceu uma estação meteorológica que, instalada na propriedade, ajuda a determina a quantidade
de água de que a planta necessita. Assim, quando inicia um plantio, o agricultor já entra no site do sistema
e cadastra a área, o pivô, a cultura, o sistema de plantio, o espaçamento entre linhas e o número de
plantas, para então receber recomendações diretamente dos técnicos da universidade.
CAETANO, M. O valor da cada gota. Globo Rural, n 312, out. 2011.
A implementação das tecnologias mencionadas no texto garante o avanço do processo de
a) monitoramento da produção.
b) valorização do preço da terra.
c) correção dos fatores climáticos.
d) divisão de tarefas na propriedade.
e) estabilização da fertilidade do solo.
Resposta: [A]
Comentário da questão:
O texto mostra como os dados mais preciosos podem gerar medidas mais eficazes (e com menos perdas) no processo agrícola, permitindo que o dono da terra possa monitorar suas atividades e gerir sua produção.
Questão 34
A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas
as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque
essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação;
e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é
um.
NIETZSCHE, F. Crítica moderna. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?
a) O impulso para transformar, mediante justificativas, os elementos sensíveis em verdades racionais.
b) O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das coisas.
c) A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes.
d) A ambição de expor, de maneira metódica, as diferenças entre as coisas.
e) A tentativa de justificar, a partir de elementos empíricos, o que existe no real.
Resposta: [C]
Comentário da questão:
Nietzsche aponta três razões possíveis para se levar em conta a tentativa filosófica dos pré-socráticos, em especial
de Tales de Mileto, ao fundarem o pensamento racional filosófico que se afastou da fabulação mítica para poder.
Questão 35
Quanto ao “choque de civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto
na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que – embora amasse muito seu pai – estava pronta a deixa-lo morrer, a
sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação
“normal” de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe
maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã – não
é necessário pensar muito sobre qual teria sido nossa reação.
ZIZEK, S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo, 2003.
A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do(a)
A) prática da diplomacia.
B) exercício da alteridade.
C) expansão da democracia.
D) universalização do progresso.
E) conquista da autodeterminação.
Resposta: [B]
Comentário da questão:
A questão exige que o candidato tenha o conhecimento do conceito de alteridade, ou seja, do exercício de analisar
uma determinada situação ou processo através da perspectiva do outro – tal como propõe o autor do texto, ao sugerir
uma reflexão que inverte as posições entre norte-americanos e talibãs, questionando como seria a reação da
sociedade frente à defesa da luta de ideais “inimigos”.
Essas imagens de D. Pedro II foram feitas no início dos anos de 1850, pouco mais de uma década após o Golpe da
Maioridade. Considerando o contexto histórico em que foram produzidas e os elementos simbólicos destacados,
essas imagens representavam um
A) jovem imaturo que agiria de forma irresponsável.
B) imperador adulto que governaria segundo as leis.
C) líder guerreiro que comandaria as vitórias militares.
D) soberano religioso que acataria a autoridade papal.
E) monarca absolutista que exerceria seu autoritarismo.
Resposta: [B]
Comentário da questão:
A questão exige do vestibulando duas habilidades: a de interpretação de imagens e a de domínio de conceitos
históricos. Desse modo, as duas imagens de D. Pedro II evidenciam um imperador maduro, responsável e confiante
em suas qualidades. Esse amadurecimento se deu justamente no início da década de 1850, após o controle sobre a
Revolução Praieira e a criação do Parlamentarismo às avessas (ambos no final da década de 1840). Assim, as
imagens reforçam uma visão oficial que o imperador queria passar para a sociedade, justamente como um político
adulto e que sabia governar pelo Parlamento, ou seja, respeitador das leis imperiais.
Questão 37
No início foram as cidades. O intelectual da Idade Média – no Ocidente – nasceu com elas. Foi com o
desenvolvimento urbano ligado às funções comercial e industrial – digamos modestamente artesanal – que ele
apareceu, como um desses homens de ofício que se instalavam nas cidades nas quais se impôs a divisão do
trabalho. Um homem cujo ofício é escrever ou ensinar, e de preferência as duas coisas a um só tempo, um homem
que, profissionalmente, tem uma atividade de professor e erudito, em resumo, um intelectual – esse homem só
aparecerá com as cidades.
LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.
O surgimento da categoria mencionada no período em destaque no texto evidencia o(a)
A) apoio dado pela Igreja ao trabalho abstrato.
B) relação entre desenvolvimento urbano e divisão do trabalho.
C) importância organizacional das corporações de ofício.
D) progressiva expansão da educação escolar.
E) acúmulo de trabalho dos professores e eruditos.
Resposta:[B]
Comentário da questão:
Jacques Le Goff aponta para o processo de maior estratificação social característico das cidades se comparado com
a sociedade rural. O ambiente urbano permite às pessoas a especialização em determinado trabalho, inclusive o
intelectual, comum nas cidades gregas e da Baixa Idade Média.
Questão 38
Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França,
usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados
na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias,
feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme
nacional que lhes for mais conveniente.
REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (adaptado)
A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de
a) ilhas de montagem e formação de estoques.
b) empresas burocráticas e mão de obra barata.
c) controle estatal e infraestrutura consolidada.
d) organização em rede e tecnologia de informação.
e) gestão centralizada e protecionismo econômico.
Resposta: [D]
Comentário da questão:
O texto descreve aspectos da organização toyotista da produção que, de posse das modernas tecnologias
de informação permitiu uma organização em rede da produção.
Questão 39
Na sociedade contemporânea, onde as relações sociais tendem a reger-se por imagens midiáticas, a imagem de um
indivíduo, principalmente na indústria do espetáculo, pode agregar valor econômico na medida de seu incremento
técnico: amplitude do espelhamento e da atenção pública. Aparecer é então mais do que ser; o sujeito é famoso
porque é falado. Nesse âmbito, a lógica circulatória do mercado, ao mesmo tempo que acena democraticamente para
as massas com supostos “ganhos distributivos” (a informação ilimitada, a quebra das supostas hierarquias culturais),
afeta a velha cultura disseminada na esfera pública. A participação nas redes sociais, a obsessão dos selfies, tanto
falar e ser falado quanto ser visto são índices do desejo de “espelhamento”.
SODRÉ, M. Disponível em: http://alias.estadao.com.br. Acesso em 9 de fevereiro de 2015 (adaptado).
A crítica contida no texto sobre a sociedade contemporânea enfatiza
a) A prática identitária autorreferente.
b) A dinâmica política democratizante.
c) A produção instantânea de notícias.
d) Os processos difusores de informações.
e) Mecanismos de convergência tecnológica.
Resposta: [A]
Comentário da questão:
O texto faz uma clara referência à forma como as identidades pessoais são construídas de acordo com o
“espelhamento” proporcionado pelas redes sociais, através da quantidade de seguidores ou de “curtir” obtidos em
uma estrutura que preza pela popularidade virtual.
Questão 40
A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições
sob as quais vivemos. Significa a crença em que se quiséssemos, poderíamos ter esse conhecimento a
qualquer momento. Não há forças misteriosas incalculáveis; podemos dominar todas as coisas pelo cálculo.
WEBER, M. A ciência como vocação. In: GERTH, H.; MILLS, W. (org). Max Weber: ensaios da sociologia.
Rio de Janeiro, Zahar, 1979 (adaptado).
Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do
mundo evidencia o (a)
a) Progresso civilizatório como decorrência da expansão do industrialismo.
b) Extinção do pensamento mítico como um desdobramento do capitalismo.
c) Emancipação como consequência do processo de racionalização da vida.
d) Afastamento das crenças tradicionais como uma característica da modernidade.
e) Fim do monoteísmo como condição para consolidação da ciência.
Resposta: [D]
Comentário da questão:
O processo de desencantamento do mundo, de acordo com Weber, representa a vitória da racionalização sobre o
misticismo, característica máster da sociedade industrializada.
Questão 41
Diante de ameaças surgidas com a engenharia genética de alimentos, vários grupos de sociedade civil
conceberam o chamado “princípio da precaução”. O fundamento desse princípio é: quando a tecnologia ou produto
comporta algum ameaça à saúde, ou ao ambiente, ainda que não se possa avaliar a natureza precisa ou a
magnitude do dano que venha a ser causado por eles, deve-se evitá-los ou deixá-los de quarentena para maiores
estudos e avaliações antes de sua liberação.
SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI. No loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras. 2001
(adaptado)
O texto expõe uma tendência representativa do pensamento social contemporâneo, na qual o desenvolvimento de
mecanismos de acautelamento ou administração de riscos tem como objetivo
a) Priorizar os interesses econômicos em relação aos seres humanos e a natureza.
b) Negar a perspectiva científica e suas conquistas por causa de riscos ecológicos.
c) Instituir o diálogo público sobre mudanças tecnológicas e suas consequências.
d) Combater a introdução de tecnologias para travar o curso das mudanças sociais.
e) Romper o equilíbrio entre benefícios e riscos do avanço tecnológico e científico.
Resposta: [C]
Comentário da questão:
Trata-se de um assunto analisado pela Bioética, um debate ético contemporâneo que tende a definir o campo de
ação das ciências e da tecnologia de modo a não agredir a humanidade e o planeta, maximizando os bens e
minimizando os males possivelmente provocados pelas pesquisas e avanços científicos.
Questão 42
Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que
a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto
intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino.
BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
Na década de 1960, a proposição de Simone de Beauvoir contribuiu para estruturar um movimento social
que teve como marca o (a)
a) Ação do Poder Judiciário para criminalizar a violência sexual.
b) Pressão do Poder Legislativo para impedir a dupla jornada de trabalho.
c) Organização de protestos públicos para garantir a igualdade de gênero.
d) Oposição de grupos religiosos para impedir os casamentos homoafetivos.
e) Estabelecimento de políticas governamentais para promover ações afirmativas.
Resposta: [C]
Comentário da questão:
A ideia implícita no texto trata da construção social da imagem e do papel da mulher, historicamente associada à
submissão em relação ao homem; Simone de Beauvoir posicionava-se exatamente contra.
Questão 43
Só num sentido muito restrito, o indivíduo cria com seus próprios recursos o modo de falar e de
pensar que lhes são atribuídos. Fala o idioma de seu grupo; pensa à maneira do seu grupo. Encontra a
sua disposição apenas determinadas palavras e significados. Estas não só determina em grau
considerável, as vias de acesso mental ao mundo circundante, mas também mostram, ao mesmo tempo,
sob que ângulo e em que contexto de atividade os objetos foram até agora perceptíveis ao grupo ou ao
indivíduo.
MANNHEIN, K. Ideologia e utopia. Porto Alegre: Globo, 1950 (adaptado).
Ilustrando uma proposição básica da sociologia do conhecimento, o argumento de Karl Mannhein defende
que o(a)
a) Conhecimento sobre a realidade é condicionado socialmente.
b) Submissão ao grupo que manipula o conhecimento do mundo.
c) Divergência é um privilégio de indivíduos excepcionais.
d) Educação formal determina o conhecimento do idioma.
e) Domínio das línguas universaliza o conhecimento.
Resposta: [A]
Comentário da questão:
De acordo com a ideia central do texto, a consciência dos indivíduos é condicionada pela realidade do
grupo em que ocorre a socialização, ou seja, os padrões culturais são reproduzidos pelos indivíduos que
enxergam a realidade.
Questão 44
A Unesco condenou a destruição da antiga capital assíria de Nimrod, no Iraque, pelo Estado Islamico, com a
agencia da ONU considerando o ato como um crime de guerra. O grupo iniciou um processo de demolição em vários
sítios arqueológicos em uma área reconhecida como um dos berços da civilização.
UNESCO e especialistas condenam destruição de cidade assíria pelo Estado Islâmico.
Disponível em: htto://oglobo.globo.com. Acesso em: 30 de mar. 2015
(adaptado)
O tipo de atentado descrito no texto tem como consequência para as populações de países como Iraque a
desestruturação do(a)
a) homogeneidade cultural
b) patrimônio histórico
c) controle ocidental
d) unidade étnica
e) religião oficial
Resposta: [B]
Comentário da questão:
A preservação do patrimônio histórico, além de ser uma grande preocupação da UNESCO é também de
extrema importância para a preservação da cultura local.
A questão ambiental, uma das principais pautas contemporâneas, possibilitou o surgimento de concepções
políticas diversas, dentre as quais se destaca a preservação ambiental que sugere uma ideia de
intocabilidade da natureza e impede o seu aproveitamento econômico sob qualquer justificativa
PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de janeiro: Civilização brasileira, 2006 (adaptado)
Considerando as atuais concepções políticas sobre a questão ambiental, a dinâmica caracterizada no
texto quanto à proteção do meio ambiente está baseada na
A) prática econômica sustentável
B) contenção de impactos ambientais
C) utilização progressiva dos recursos naturais
D) proibição permanente da exploração da natureza
E) definição de áreas prioritárias para exploração econômica
Resposta: [D]
Comentário da questão:
A concepção “preservacionista” diferencia-se das correntes “conservacionistas” que acreditam na
possibilidade de uso equilibrado dos recursos naturais ao invés de sua interrupção total.
Fonte: Oficina do Estudante
Simone de Beauvoir ....mais um triste exemplo de intelectual sexopata, e que os regimes em degeneração total adotam como estrategia de controle social e como modelo ideológico.....
ResponderExcluirEita kkk levou um papel e copio as pergunta '-'
ResponderExcluirNão concordo com a questão 36 do Segundo Reinado dizer que o Pedro II governava segundo as Leis como ? Se ele deu o golpe da maioridade e permaneceu no poder devido a esse golpe.Até onde sei a constituição que rege todo segundo reinado é a de 1824 .Acho que a Letra E seria a correta mas infelizmente para os elaboradores da prova do Enem etá correta a letra B.
ResponderExcluirOlá, amigo. Na verdade o Golpe da Maioridade foi dado pelos grupos políticos que detinham o poder no período regencial, inicialmente foi proposto pelos progressistas, doravante chamados de liberais, não obstante essa propositura acabou sendo aprovada também pelos regressistas, agora chamados de conservadores. Tal medida visava promover a estabilidade política no país que à época estava sacudido por revoltas de cunho separatista, como a Revolução Farroupilha (1835-1840), a mais longa revolta da história do Brasil. D. Pedro II governou conforme a lei, promoveu ajustes políticos para procurar a conciliação com os dois partidos do Segundo Reinado (Liberal e Conservador), implantando inclusive uma espécie de sistema parlamentarista, que no Brasil ficou conhecido como parlamentarismo às avessas.
ExcluirOi, a resposta da questão número 33 não condiz com o gabarito...
ResponderExcluirValeu, Gabi, já retificamos a resposta da questão 33. Muito obrigado.
ExcluirBom dia, estou conferindo o gabarito, concordo com suas respostas, mas as questões 1 e 2 no gabarito estão marcadas como letra B.
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