sábado, 11 de julho de 2015

Alemanha x Tratado de Versalhes

Alemanha x Tratado de Versalhes

 


Alemanha x Tratado de Versalhes
A partir de outubro de 1918, por toda a Alemanha estouravam insurreições de operários e militares, exigindo a renúncia do kaiser Guilherme II e a assinatura da paz com os países da Entente. Assim, em novembro de 1918, estourou a revolução em Berlim. Guilherme II abdicou e fugiu para a Holanda e a república foi proclamada. As negociações para a paz começaram em janeiro de 1919, em Paris, e em julho do mesmo ano os representantes alemães assinaram o Tratado de Versalhes. Alguns de seus artigos eram infames e impunham à Alemanha não apenas uma pesada dívida de guerra, mas todo o ônus moral do conflito e a perda de importantes frações de seu território.

Reação da Alemanha ao Tratado de Versalhes
Essas condições provocaram uma forte reação na Alemanha, onde setores nacionalistas e militaristas começaram a divulgar que o exército alemão não fora vencido, e sim, traído pelos socialistas, comunistas e judeus, que tinham forçado os políticos a assinar a rendição. Os ex-combatentes, inadaptados à vida civil e abandonados pelo poder público, encarnaram esse humilhado nacionalismo alemão: acreditavam ser os vingadores dos companheiros mortos e traídos por políticos de esquerda e judeus. Convencidos dessa tarefa, formavam bandos armados, tolerados e até incentivados pelas autoridades militares, que passaram a combater os movimentos esquerdistas e liberais, bem como as manifestações de operários e camponeses. Esses grupos eram liderados por ex-chefes militares que viam nessa iniciativa a possibilidade de rearmar seu país. Na Alemanha vencida, os setores nacional elas também responsabilizavam a democracia pela derrota. Nascida da derrota, a democrática República de Weimar foi acusada de dividir os alemães com sua liberdade política e de ter traído o exército.
 

A derrota gerou uma grave depressão econômica no país. Em 1923, houve uma inflação vertiginosa, com o marco desvalorizando-se de hora em hora, obrigando os comerciantes a remarcar os preços várias vezes ao dia. Essa inflação teve sérias consequências sociais, pois arruinou os poupadores que viviam de juros fixos, enquanto economias de toda uma vida eram reduzidas a nada. A depressão e a inflação favoreceram também a concentração de renda, já que milhares de pequenas empresas desapareceram ou foram incorporadas ao grande capital, resultando no desemprego de milhões de pessoas.

Fonte: Click Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário