domingo, 26 de julho de 2015

Concurso do DETRAN-MT 2015

Cargo: AUXILIAR DO SERVIÇO DE TRÂNSITO Áreas de Atuação: Atendimento, Motorista, Auxiliar de Informática e Auxiliar de Manutenção
História e Geografia de Mato Grosso 
Questão 18 


Sobre as relações de Dom Aquino Corrêa com o Estado Novo, é correto afirmar: 
(A) Foram marcadas pela oposição do Arcebispo ao Governo Vargas. 
(B) Foram de proximidade e aliança política. 
(C) Foram de distanciamento, pois o Arcebispo não aceitava relação entre Igreja e Política. 
(D) Entre esse Arcebispo e o Estado Novo, as relações foram apenas protocolares. 

Questão 19 
Sobre a Guerra da Tríplice Aliança, assinale a afirmativa correta. 
(A) As forças inimigas foram vencidas pela aliança militar entre mato-grossenses e paraguaios. 
(B) A numerosa população de Dourados e Nioaque evitou a invasão inimiga. 
(C) A Província de Mato Grosso precariamente militarizada foi facilmente atacada pelas forças inimigas. 
(D) Mato Grosso do Sul perdeu grande parte de seu território ao Sul e ao Leste para os invasores. 

Questão 20 
Pela forma como se deu o crescimento econômico e demográfico de Mato Grosso no século XX, surgiu a situação inusitada de existirem duas regiões distintas e “duas capitais”, dificultando as relações políticas internas e externas no mesmo Estado, com pouca articulação econômica extravasando para o cenário nacional. 
(ARAUJO, V. de C. Paz sob fogo cerrado. (1945-2002). Cuiabá: EdUFMT, 2012.) 


O problema de que trata o texto foi enfrentado por grupos políticos de Mato Grosso e por agências federais em meados da década de 70 do século XX. 
Como consequência, ocorreu 
(A) a criação do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Lei Complementar N.º 31, de 11 de outubro de 1977. 
(B) a definição da área da Amazônia Legal por meio de dispositivo constitucional próprio. 
(C) a imposição do Ato Institucional número 6 modificando o equilíbrio político no Estado. 
(D) o pacote de abril de 1977 visando mudar a representação política do Estado no Congresso Nacional

Questão 21 
A falta de força policial disponível tem sido sério obstáculo à dispersão e extinção dos quilombos nas cabeceiras do rio Manso. Trato, porém, de meios de batê-los e extingui-los inteiramente, prendendo os escravos fugidos, desertores e criminosos que ali se acham. 

(Relato de Chefe de Polícia Interino da Província de Mato Grosso, Ernesto Júlio Bandeira de Melo, ao Conselheiro Barão de Três Barras, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Justiça. Cuiabá, 29 de março de 1871, fl.5v. Citado por SIQUEIRA, E. M. História de Mato Grosso. Da ancestralidade aos nossos dias. Cuiabá, Entrelinhas, 2002.) 

A partir da leitura do texto acima, analise as afirmativas. 
I - Existiram quilombos em Mato Grosso. 
II - Escravos fugidos foram tratados como criminosos. 
III - Não havia escravidão em Mato Grosso 
IV - Resolver os problemas provocados pelas fugas de escravos era responsabilidade exclusiva dos Proprietários de Engenhos. 

Estão corretas as afirmativas 
(A) III e IV. 
(B) I e IV. 
(C) II e III. 
(D) I e II.  

Questão 22 
Sobre aspectos da Geografia Física do estado de Mato Grosso, assinale a afirmativa INCORRETA. 
(A) Há três grandes biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Ao norte, o estado é coberto por floresta equatorial, a Floresta Amazônica. 
(B) O principal divisor de águas de Mato Grosso é o Planalto dos Parecis que divide as águas que correm para três bacias hidrográficas: Amazônica, Platina e do Araguaia-Tocantins. 
(C) De maneira geral, o relevo é composto por chapadas e planaltos na região central, planícies a oeste, planaltos residuais ao norte e depressões ao sul do estado. 
(D) O clima no estado caracteriza-se como temperado com variações na direção sul, chegando a atingir temperaturas elevadas devido às massas de ar frequentes nos meses de agosto e setembro. 

Questão 23 
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é um dos principais atrativos turísticos do estado de Mato Grosso. Sobre esse local, analise as afirmativas. 
I - Integra a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, protegendo as cabeceiras do rio Cuiabá, um dos principais formadores do Pantanal Mato-grossense, apresenta cachoeiras e cavernas que atraem turistas para o local. 
II - No parque predomina a vegetação de florestas e as principais atrações resultam do relevo da região, de baixa altitude e elevada latitude, que forma atrativos como o canyon denominado Portão do Inferno. 
III - O córrego da Salgadeira está localizado na parte baixa dos contrafortes da Chapada, sua denominação deve-se aos antigos viajantes que ali salgavam a carne e expunham ao sol para secar; a carne de sol integra a tradição cultural mato-grossense até os dias atuais. 

Está correto o que se afirma em 
(A) I e II, apenas. 
(B) II e III, apenas. 
(C) I e III, apenas. 
(D) I, II e III. 

Questão 24 
As áreas urbanas do estado de Mato Grosso se consolidaram de diferentes formas durante o processo de expansão da fronteira agrícola. 
Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Até o início dos anos 1970, o perímetro urbano de Cuiabá não tinha sofrido alterações significativas; apenas nas décadas seguintes, e para suportar a explosão demográfica e a pressão da população residente e migrante, o poder público delimitou áreas urbanas e de expansão. 
( ) A transformação do aspecto urbano de Várzea Grande, nos anos 1970 e 1980, foi possível em face da disponibilização de lotes urbanos, antigas terras devolutas municipais e do aumento do número de loteamentos. 
( ) Cáceres se destacou durante os anos 80 do século XX, pelos avanços na produção de grãos na fronteira agrícola e pelo expressivo aumento da área urbana, o que acarretou demandas na infraestrutura como saneamento básico e habitação. 

Assinale a sequência correta. 
(A) V, F, V 
(B) V, V, F 
(C) F, F, V 
(D) F, V, F 

Questão 25 
[...] a discussão da sua constituição veio desde a década de 50. A primeira proposta foi do ano de 1952 e mostrava uma área cinco vezes maior do que é hoje. Sua criação ocorreu em 1961. Os interesses imobiliários mato-grossenses se posicionaram contra a sua constituição. Foram realizadas sucessivas divisões no projeto [...]. A área contemplou a territorialidade integral de algumas etnias, mas deixou fora parcelas significativas de território tradicional de povos que lá habitavam. Os Panará, Ikpeng, Kindsedge e os Caiabi perderam territórios na sua ida para o local [...]. 
(Adaptado de http://www.axa.org.br/anexo/no-ponto-sociedade/. Acesso em 18/05/2015.) 

O texto retrata a criação 
(A) do Parque Indígena do Xingu e as dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas em relação aos seus antigos territórios. 
(B) do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e a realocação dos indígenas que não poderiam continuar vivendo na unidade de conservação. 
(C) da Comunidade Quilombola de Mata-Cavalo e os problemas territoriais das etnias envolvidas. 
(D) da Comunidade Tradicional de Bom Sucesso que, devido à sua proximidade com a área urbana, perdeu extensas áreas territoriais. 


GABARITO
18. B 
19. 
20. 
21. 
22. 
23. 
24. 
25. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário