domingo, 26 de julho de 2015

Concurso DETRAN-MT 2015 (parte 3)

Cargo: ANALISTA DO SERVIÇO DE TRÂNSITO Perfis Profissionais: Administrador, Analista de Sistemas, Arquiteto, Arquivologista, Assistente Social, Biblioteconomista, Contador, Economista, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico, Estatístico, Médico: Medicina de Tráfego, Médico: Medicina do Trabalho, Pedagogo, Profissional da Educação, Profissional de Comunicação Social, Psicólogo e Psicólogo: Psicologia de Trânsito 
História e Geografia de Mato Grosso 

Questão 18 
A fundação de Vila Bela da Santíssima Trindade por Antônio Rolim de Moura pode ser entendida como 
(A) estratégia da Coroa espanhola para aproximar-se de Portugal. (B) ação repressiva da Coroa portuguesa contra os povos conhecidos como “chiquitanos”. 
(C) operação de espionagem da Coroa espanhola sobre a prospecção mineral portuguesa. 
(D) estratégia da Coroa portuguesa para assegurar os territórios a oeste de Tordesilhas para si. 

Questão 19 
Mato Grosso também conheceu a escravidão africana. O uso dessa mão de obra era símbolo de poder em todo o Império. Sobre a presença dos negros escravizados em Mato Grosso, assinale a afirmativa correta. 
(A) Em razão do alto custo dos escravos africanos e do baixo poder econômico de Mato Grosso, foram raros os registros de posse dessa mão de obra. 
(B) Em Mato Grosso, o uso dos “negros da terra” restringiu o interesse pelo uso da mão de obra africana às atividades de ganho. 
(C) A mão de obra africana em Mato Grosso, dado o seu alto custo, foi utilizada exclusivamente nas plantações de cana dos grandes engenhos. 
(D) A sociedade mato-grossense conheceu escravos do eito, de ganho e domésticos, como era comum em todo o Império.  

Questão 20 
Poeta, nascido em Cuiabá em 1916, teve seu trabalho reconhecido nacionalmente muito tarde, já nos anos 1980. Ganhou vários prêmios literários importantes, inclusive dois prêmios Jabuti. Foi considerado por Carlos Drummond de Andrade como o “maior poeta vivo” brasileiro. Faleceu em 13 de novembro de 2014. 
De que artista mato-grossense trata o texto? 
(A) Liu Arruda 
(B) Rubens de Mendonça 
(C) Manoel de Barros 
(D) Guilherme Dicke 

Questão 21
 Observe a figura abaixo.


Mural da Libertação - O Reino e Anti-Reino. Na Igreja do Morro de Areia, em Santa Terezinha, 1989. Maximino Cerezo Barredo. In: CASALDÁLIGA, Pedro e BARREDO, Maximino Cerezo. Murais da Libertação na Prelazia de São Félix do Araguaia, Mato Grosso, Brasil. Fotografias: José María Concepción. São Paulo: Edições Loyola, 2005. p.10. 

Essa pintura mural registra a visão da Igreja Católica acerca das relações entre empresas, projetos agropecuários, posseiros e indígenas no Nordeste de Mato Grosso durante o período militar. Sobre essas relações, assinale a afirmativa correta. 
(A) O Estado Ditatorial brasileiro promoveu a reocupação de áreas no interior de Mato Grosso, apesar da presença de índios e posseiros, o que provocou conflitos. 
(B) As relações entre as empresas agropecuárias e a população pré-existente nas áreas interioranas do Mato Grosso foram sempre cordatas e pacíficas. 
(C) O estabelecimento das empresas agropecuárias em Mato Grosso durante os governos militares se deu em áreas vazias, portanto, sem nenhum conflito. 
(D) O Estado Militar brasileiro demarcou todas as terras indígenas e indenizou os posseiros antes da chegada das empresas agropecuárias ao interior de Mato Grosso. 


Questão 22 
Sobre os aspectos econômicos do estado de Mato Grosso, assinale a afirmativa correta. 
(A) O maior contingente populacional reside nas áreas rurais onde se encontra a maior oferta de emprego, o que reflete as consequências do estilo de desenvolvimento adotado. 
(B) A agropecuária é a principal atividade econômica e se caracteriza pela alta rentabilidade na exportação de commodities e liderança na produção de grãos. 
(C) Devido à alta produtividade e à moderna tecnologia, o setor industrial lidera as exportações direcionadas ao mercado asiático. 
(D) O rebanho bovino do Estado é pouco expressivo com a utilização de mão de obra especializada em larga escala. 

Questão 23 
Mato Grosso é um estado com grande parte da população procedente de outros estados do país. Sobre o assunto, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas. 
( ) A abertura dos grandes eixos rodoviários, especialmente a BR-163, Cuiabá-Santarém, foi um marco representativo da efetiva implantação dos projetos de colonização. Como consequência, ocorreu a multiplicação de novos municípios nas áreas de fronteira agrícola. 
( ) Na década de 90 do século XX, na microrregião de Colíder, predominou a emigração de nordestinos seduzidos principalmente pelo enriquecimento fácil que o garimpo prometia. 
( ) Durante o processo de expansão da fronteira agrícola, o estado poderia ser dividido, grosso modo, em duas porções: o norte, compondo uma área de maior dinamismo demográfico, e o sul, formando uma área mais consolidada e com menores taxas de incremento demográfico. 
( ) Enquanto a população de localidades no extremo sul, como Alta Floresta e Alto Araguaia, cresceu a taxas elevadíssimas nos anos 90, nas regiões mais ao norte isso não ocorreu, com exceção de Cáceres e Campo Verde, que cresceram a taxas superiores a 2% ao ano. 

Assinale a sequência correta. 
(A) V, V, F, F 
(B) F, F, V, V 
(C) V, F, V, F
(D) F, V, F, V 

Questão 24 
O estado de Mato Grosso apresenta em seu espaço territorial áreas naturais protegidas. 
Sobre esses locais, analise as afirmativas. 
I - Na Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, é permitida a permanência da população cuja base econômica reside basicamente na extração de látex de seringa, coleta de castanha, óleo de copaíba e produção de artesanato. 
II - No município de Cotriguaçu, estão localizados o Parque Estadual Igarapés do Juruena, o Parque Nacional do Juruena e a Terra Indígena Escondido, onde reside o povo indígena Rikbaktsa. 
III - O Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense abrange toda a área do pantanal brasileiro e abriga as etnias indígenas Kabixi e Xavante. 

Está correto o que se afirma em 
(A) I e II, apenas. 
(B) II e III, apenas. 
(C) I, apenas. 
(D) III, apenas. 

Questão 25 
As características naturais do estado de Mato Grosso são constantemente impactadas pelas atividades econômicas desenvolvidas. Sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA. 
(A) O Bioma Cerrado é composto por árvores baixas com troncos retorcidos, folhas e cascas grossas, além de uma vasta vegetação rasteira formada por capins nativos e arbustos; a ocorrência de incêndios devido às técnicas de manejo agropecuário pode ocasionar múltiplos danos à vegetação, à fauna e à saúde humana. 
(B) Há no estado nascentes das três maiores bacias hidrográficas do país, cujas principais fontes de poluição resultam, entre outros fatores, dos esgotos domésticos, despejos industriais e das águas do retorno de irrigação. 
(C) A planície mato-grossense é formada por chapadões com a função de divisores de águas de importantes bacias hidrográficas cujas Áreas de Preservação Permanentes encontram-se intocadas. 
(D) O Bioma Pantanal é recoberto por uma vegetação característica com predominância do Cerrado cujo desmatamento para estabelecimento de pastagens cultivadas pode levar à perda de áreas nativas e da biodiversidade. 

GABARITO
18. D 
19. 
20. C
21. 
22. 
23. 
24. 
25. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário