sexta-feira, 17 de julho de 2015

Roteiro de estudos: Europa no século XIX

Roteiro de estudos: Europa no século XIX


1. (FUVEST) No século XIX, a história inglesa foi marcada pelo longo reinado da rainha Vitória. Seu governo caracterizou-se:

a) pela grande popularidade da rainha, apesar dos poderes que lhe concedia o regime monárquico absolutista vigente;
b) pela expansão do Império Colonial Britânico na América, explorado através do monopólio comercial e do tráfico de escravos;
c) pelo início da Revolução Industrial, que levou a Inglaterra a tornar-se a maior produtora de tecidos de seda;
d) por sucessivas crises políticas internas, que contribuíram para a estagnação econômica e empobrecimento da população;
e) por grande prosperidade econômica e estabilidade política, em contraste com uma acentuada desigualdade social.



2. (FEI) De 1815 a 1891, a Inglaterra viveu um período de grande estabilidade política interna, combinada com acentuado desenvolvimento econômico, o que possibilitou aos ingleses o domínio dos mares e a expansão colonialista. As principais realizações desse período se deram durante:

a) a Era Vitoriana
b) a Revolução Gloriosa
c) o governo de Henrique VIII
d) o governo de Elizabeth I
e) a instalação do anglicanismo



3. (UFMG) Leia o texto. "O século burguês foi uma era de melhoramentos, mais para os burgueses, talvez, do que para qualquer outro grupo de pessoas. Sua ideologia carregada de esperanças não era apenas uma máscara para encobrir o desespero, mas uma crença sincera no progresso." 
(GAY, Peter. A EXPERIÊNCIA BURGUESA DA RAINHA VITÓRIA E FREUD: a educação dos sentidos. São Paulo: Cia das Letras, 1988. p. 55.) 

Todas as alternativas apresentam indicadores do progresso na Europa na segunda metade do século XIX, EXCETO
a) A crença dos indivíduos em relação às possibilidades de ascensão social.
b) A expansão das ferrovias como meio de intensificar a troca de mercadorias.
c) A garantia de uma renda mínima às famílias de trabalhadores.
d) O aumento da capacidade produtiva através da ampliação do número de fábricas.




4. (PUCRJ) A França de Luís XIV (1643-1715), a Inglaterra durante o reinado da rainha Vitória (1837-1901), a Alemanha do III Reich (1933-1945) e Portugal após a Revolução dos Cravos (1974) são exemplos, respectivamente, de:
Indique qual das opções acima apresenta a afirmativa correta.
a) monarquia absolutista, monarquia parlamentar, república totalitária, república democrática.
b) monarquia feudal, monarquia parlamentar, república fascista, república unipartidária.
c) monarquia teocrática, monarquia democrática, monarquia feudal, república fundamentalista.
d) monarquia feudal, monarquia constitucional, república popular, república socialista.
e) monarquia ilustrada, monarquia autoritária, república despótica, república corporativista.



5. (UFPEL) Leia o texto a seguir: 
"Com a crescente expansão da industrialização do continente europeu, a partir de 1830, os pequenos Estados italianos e alemães sentiram a necessidade de promover uma centralização, com o objetivo de conseguir equiparar-se às grandes potências, principalmente França e Inglaterra. Ainda politicamente fracas, nem a burguesia italiana nem a alemã tinham condições de assumir a direção do governo. Por isso, aceitavam a monarquia constitucional, desde que o Estado incentivasse o progresso econômico. Acreditavam que só assim poderiam chegar à centralização política, sem passar necessariamente por mudanças estruturais que colocassem em perigo sua posição de classe proprietária." 

(PAZZINATO, Alceu Luiz; et alii. "História Moderna e Contemporânea". São Paulo: Ática, 1993, p. 186.) 

O texto está relacionado com
a) as "trade-unions", ou uniões operárias, que inicialmente eram entidades de auxílio mútuo, fortemente assistencialistas, preocupadas em ajudar trabalhadores com dificuldades econômicas e reivindicar melhores condições de trabalho.
b) o socialismo utópico, assim chamado por acreditar na organização comunista das sociedades, sem lutas de classe, através de reformas pacíficas e graduais.
c) o socialismo científico, que criticava o capitalismo dominante, propondo a organização de uma sociedade comunista, necessariamente pela luta de classes.
d) o movimento cartista, em que os trabalhadores ingleses promoveram agitações de rua e apresentaram ao Parlamento reivindicações como: representação igual para todas as classes, sufrágio universal restrito para os homens aos vinte e um anos, etc.
e) o nacionalismo, na prática representado pela unificação da Itália e da Alemanha, o qual defendia a luta dos povos ligados por laços étnicos, linguísticos e culturais, pela sua independência como nação.



6. (UFRGS) A grande transformação sofrida pela indústria no século XIX resultou entre outros fatores. 
a) Da maior absorção de produtos da indústria pesada pelos países do Terceiro Mundo. 
b) Do êxito alcançado pelos ideias desenvolvidos pelos adeptos da planificação econômica. 
c) Da intranquilidade que passou a vigorar nos sindicatos após os êxitos de 1848. 
d) Do progresso da siderurgia e do aumento da extensão das estradas de ferro. 
e) Da política de aumento de direitos aduaneiros entre a Inglaterra e a França de Napoleão.


7. (UNB adaptada) A respeito da Era Vitoriana, é correto afirmar que: 
a) A dinastia Tudor surgida no início do século XVIII, teve na Rainha vitória (1837-1901) um símbolo da virtude proletária e da glória inglesa, porque foi ela quem instituiu a divisão bicameral do Parlamento inglês, dando oportunidade aos plebeus de participarem do governo. 
b) Um traço marcante da sociedade inglesa no século XIX foi o acelerado ritmo de crescimento demográfico, resultante do declínio da mortalidade, consequência do progresso da medicina, da melhoria das condições de higiene e do aumento da natalidade. 
c) No plano político, o período caracterizou-se pelo controle efetivo do Parlamento pelas novas classes dominantes, que receberam o apoio do nascente movimento sindical, contra a nobreza territorial e a Igreja. 
d) Os traços mais gerais do imperialismo inglês do século XIX foram: sistema colonial baseado no monopólio manutenção do tráfico de escravos e da escravidão e transformação gradativa do império formal em uma comunidade autônoma. 


8. (UFSCAR) Considere o processo de consolidação do capitalismo na Europa e analise as cinco afirmações seguintes. 

I. Através da expropriação da terra do camponês, grandes massas humanas, privadas de seus meios de subsistência, foram lançadas no mercado de trabalho como proletárias. 
II. A terra se transformou em mero artigo de comércio e em área de grande produção agrícola. 
III. Os trabalhadores expulsos do campo foram absorvidos imediatamente como assalariados nas manufaturas, enquadrando-se logo na disciplina exigida pela nova ordem de produção. 
IV. Camponeses expropriados de suas terras transformaram-se em mendigos, ladrões, vagabundos, tendo sido criada na Inglaterra uma legislação contra a vadiagem e o crime. 
V. Os Trades Unions foram reconhecidos no século XIX, mas a legislação seguinte limitou o poder do proletariado, cerceando as greves, transferindo essa questão para as leis comuns, ou seja, para o direito penal. 

Estão corretas as afirmações:
a) I, II e III, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) I, III e V, apenas.
d) I, II, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.




9. (UFRS) Em 1830 o rei Carlos X, líder dos ultra-realistas da França, desfechou um golpe com a intenção de restaurar o absolutismo, o que resultou nas jornadas gloriosas de julho, em Paris, que tiveram como conseqüência a
a) proclamação da República, em que se destacou Luiz Bonaparte, que organizou o Partido da Ordem.
b) liquidação do absolutismo dos Bourbons e a instalação de uma monarquia liberal sob o governo de Luiz Felipe de Orleans.
c) instauração do governo do comitê de salvação pública e a declaração de guerra à Santa Aliança.
d) conquista do México para desviar a tensão política interna e restaurar o prestígio dos Bourbons.
e) enunciação da Doutrina Monroe, prevendo a conquista do Oeste dos Estados Unidos pela província francesa do Quebec.




10. (CESGRANRIO) "Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!" Com essa frase, que se tornou famosa, Marx e Engels começavam o "Manifesto Comunista" no fervilhar de um período de profundas agitações em toda a Europa, no período entre 1830 e 1848. 
Acerca dessa conjuntura, podemos afirmar que:
a) as barricadas de 1848, em Paris, exigiam mudanças sociais na França e culminaram com a queda da monarquia de Luiz Bonaparte.
b) com a formação do II Reich, em 1830, os estados alemães unificados começaram a atender aos anseios nacionalistas dos movimentos sociais.
c) as vitórias do movimento cartista inglês criaram as bases para o surgimento do "Labour Party", intérprete das demandas operárias na vida política nacional.
d) a consolidação da Internacional Socialista, em 1848, unificando os vários partidos social-democratas europeus, colocou em xeque os governos democrata-cristãos.
e) a atuação dos "déspotas esclarecidos" contra o avanço do nacionalismo e do liberalismo reafirmou os compromissos do Congresso de Viena.







11. (UFPE) Durante o século XIX, uma onda revolucionária varreu a Europa, ora a favor da derrubada das monarquias, ora pela volta da aristocracia ao poder. Sobre estas mudanças, identifique as proposições verdadeiras e falsas. 
( ) Após a queda de Napoleão, a dinastia dos Bourbons retornou ao poder, na França, através dos reinados de Luís XVIII e Carlos X. 
( ) Na região onde atualmente reconhecemos a Itália, a revolução pretendeu expulsar o domínio estrangeiro e unificar todos os Estados independentes. 
( ) Na Alemanha, a onda revolucionária provocou a cisão no Cristianismo, possibilitando o aparecimento da Reforma. 
( ) A situação sócio-econômica européia, entre 1845 e 1848, foi de crise e fome provocadas pela falta de alimentos e pela presença de constantes guerras. 
( ) A burguesia urbana e o proletariado, durante esse período, realizaram alianças temporárias e dessas alianças surgiram idéias nacionalistas, liberais e socialistas.




12. (FGV) Leia as afirmações a seguir, sobre a Restauração na França, e assinale a alternativa CORRETA. 

I. Durante a Restauração (1789-1815), os Bourbon buscaram reinstalar o absolutismo, sofrendo, por isso, uma resistência popular de caráter republicano e ações de terror contra a nobreza. 
II. O parlamento francês, na primeira fase da Restauração, foi composto por três forças políticas: a ultra-realista, a constitucional e a liberal. 
III. Na tentativa de consolidar uma transição, durante a Restauração, foi instituído o voto censitário. 
IV. A vitória da Revolução Liberal, nas jornadas de julho, não representou o triunfo do liberalismo sobre o absolutismo. 
V. Luís XVIII e Carlos X ficaram conhecidos como os "reis da restauração", enquanto Luís Felipe de Orléans, como o "rei dos banqueiros" nesse processo.

a) apenas I, II e IV estão corretas;
b) apenas III, IV e V estão corretas;
c) apenas I, IV e V estão corretas;
d) apenas II, III e V estão corretas;
e) todas estão corretas.



13. (PUCSP) A "Primavera dos Povos", como foram batizadas as Revoluções de 1848 na Europa, trouxe uma novidade para o panorama político europeu. Pela primeira vez
a) a ideia de Revolução foi conjugada com o ideal liberal de uma sociedade cuja organização fosse fundada num pacto social.
b) o regime republicano era instaurado sob o patrocínio exclusivo da burguesia, uma vez que os trabalhadores abdicaram da participação na reordenação política.
c) o proletariado fazia sua aparição política com reivindicações classistas e propostas de mudança da ordem social.
d) o internacionalismo proletário foi experimentado, tendo sido o motivo para a simultaneidade das revoluções em toda a Europa.
e) a proposta de um centralismo democrático na estruturação do partido Liberal foi testada, tendo como resultado a efetiva conquista do poder por esse grupo.




14. (UFRS) A onda revolucionária que abalou a Europa em 1848, também conhecida como "Primavera dos Povos", significou
a) o avanço das idéias liberais e nacionalistas, a consolidação da burguesia no poder e a entrada do proletariado industrial no cenário político.
b) a vitória das diversas correntes socialistas que fundaram, a seguir, a Comuna de Paris.
c) a expansão dos setores conservadores que restauraram o Antigo Regime na Áustria, Prússia e Rússia, afastados do poder desde o Congresso de Viena.

d) a conquista do Estado pela aliança constituída pela burguesia financeira e pelo proletariado industrial em detrimento dos setores conservadores do Antigo Regime.
e) um retrocesso que retardou, na Europa ocidental, a ascensão do liberalismo político e do nacionalismo, ideologias características das burguesias nacionais.



15. (UFES) As revoluções de 1848, chamadas por Marx de "Primavera dos Povos", pela primeira vez, entre suas causas, combinaram (A) o liberalismo, (B) o nacionalismo e (C) o socialismo. Explique como esses fatores influíram na eclosão revolucionária.


15. resposta:

16. (PUC RIO 2009)  A Revolução Liberal de 1830 na França sepultou definitivamente as intenções restauradoras do Congresso de Viena de 1815, motivando uma onda de progressismo e de ímpeto revolucionário, que levaria às revoluções de 1848 e a diversos movimentos nacionalistas do período. A partir desta afirmativa:
a) APRESENTE uma resolução do Congresso de Viena que exemplifique suas "intenções restauradoras".

b) INDIQUE um princípio do Liberalismo que caracterize a "onda de progressismo e o ímpeto revolucionário" ocorridos na primeira metade do século XIX. 

17. (UFRRJ 2006)  "Qualquer historiador reconhece-a imediatamente: as barbas, as gravatas esvoaçantes, os chapéus dos militantes, as bandeiras tricolores, as barricadas, o sentido inicial de libertação, de imensa esperança e confusão otimista. Era a 'primavera dos povos' - e, como a primavera, não durou".             
(Eric Hobsbawm "Era do Capital", Paz e Terra, RJ, 1982, p.33). 

As revoluções de 1848 tiveram seu início na França, em fevereiro daquele ano, com a derrubada do "Rei Burguês", Luís Felipe, e se estenderam por diversos Estados europeus em pouco tempo. 

a) Exponha um resultado da forte participação operária, já de base socialista, na derrubada do "Rei Burguês". 

b) Explique as palavras de Hobsbawm sobre a duração da "primavera dos povos".


18. (UFAL) Em 1848, a Revolução explodiu, irradiando-se por todo o continente europeu, numa sucessão de eventos que passou à História como Primavera dos Povos, introduzindo no contexto das relações políticas: 

( ) O sentimento de impotência dos grupos liberais, incapazes do consolidar o Estado Liberal Burguês. 
( ) Reivindicações e propostas proletárias próprias de mudança da ordem social e econômica. 
( ) O internacionalismo proletário e a consolidação da primeira experiência real de socialismo, a Comuna de Paris. 
( ) O liberalismo clássico, que consolidou o Estado burguês através de um amplo programa social. 
( ) Nova experiência republicana, que entretanto durou pouco tempo.




19. (FUVEST) As revoluções de 1848 na Europa:
a) tentaram impor o retorno do Absolutismo, anulando as conquistas da Revolução Francesa.
b) foram marcadas pelo caráter nacionalista e liberal, incluindo propostas socialistas.
c) provocaram a união das tropas de Bismarck e Napoleão III para destruir o governo revolucionário.
d) conduziram Luís Felipe ao trono da França e deram origem à Bélgica como estado independente.
e) foram vitoriosas e completaram as unificações nacionais na ltália e Alemanha.




20. (Ufjf 2006)  Leia, atentamente, a citação a seguir e responda: "Marx defendia a necessidade da ação política e da conquista do poder pelo proletariado organizado em um partido político. Bakunin propunha a necessidade da solidariedade e a prática da revolução, ou seja, a realização da revolução. Bakunin considerava que a manutenção do Estado, mesmo que na forma da ditadura do proletariado, acabaria levando à formação de uma nova classe exploradora e privilegiada, que perpetuaria a opressão econômica e política do Estado."            
TOLEDO, Edilene. "Travessias revolucionárias". Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2004, p. 100.

a) Bakunin e Marx representaram duas correntes ideológicas de contestação da ordem liberal burguesa na segunda metade do século XIX. Qual o nome das duas correntes?

b) Explique, com suas palavras, o que defendia o movimento idealizado por Bakunin. 


21. (UFRRJ) Leia o texto abaixo. "As revoluções de 1848(...) tiveram muito em comum, não apenas pelo fato de terem ocorrido quase simultaneamente, mas também porque seus destinos estavam cruzados, todas possuíam um estilo e sentimento comuns, uma atmosfera curiosamente romântico-utópica e uma retórica similar, (...) Era a primavera dos povos - e, como primavera, não durou." 

HOBSBAWM, Eric J. "A Era do capital". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. p. 33. 

A chamada "Primavera dos Povos", por sua amplitude e radicalidade, apresentou-se como uma enorme esperança de mudanças políticas e sociais no continente europeu e até fora dele (influência na Revolução Praieira em Pernambuco). A opção que caracteriza corretamente um dos movimentos revolucionários daquele período, é:

a) Em 1848, a rebelião popular em Viena não conseguiu depor o ministro Metternich, dado o apoio do Império Russo ao governo conservador. 
b) Na França, a partir da Revolução de Fevereiro, formou-se um governo com a participação de socialistas, responsável pela criação das Oficinas Nacionais.
c) Influenciada pela rebelião ocorrida em Viena, a Lombardia-Veneza rebelou-se contra os austríacos, com sucesso, tornando-se o centro do processo de unificação italiana.
d) Como resistência à invasão prussiana, operários franceses tomaram as ruas e ocuparam as prefeituras das cidades, gerando o movimento da Comuna da Paris, primeiro governo socialista vitorioso da história da humanidade.
e) Na França, a classe média com o apoio dos camponeses pequenos-proprietários se rebelou contra Luís Bonaparte, que, apoiado pela burguesia, deu golpe de Estado e implantou uma ditadura.




22. (UFPR) A França do século XIX é marcada por movimentos sociais que acabaram por associá-la a um "laboratório" de experiências políticas. Sobre tais movimentos, é correto afirmar que:
(01) A Revolução Liberal de 1830 assinala a derrota política da aristocracia diante do avanço da burguesia. Marco da urbanização e industrialização, projeta os industriais e os banqueiros como nova classe dirigente.
(02) A Revolução de 1848, início da Segunda República, é marcada pelos movimentos proletários urbanos. Para combater o desemprego, o governo adota as propostas socialistas de Louis Blanc de criação de Oficinas Nacionais.
(04) O golpe de Louis Bonaparte em 02 de dezembro de 1851 (o "18 do Brumário") encerra a Segunda República e inaugura o Segundo Império. Napoleão III, o novo imperador, desenvolve um vasto programa de obras públicas, entregando as reformas de Paris ao Barão Haussmann.
(08) A guerra Franco-Prussiana cria condições para um imenso levante popular na capital, que instaura a Comuna de Paris (1871). Os revolucionários propõem a formação de um estado constituído de comunas autônomas. São duramente reprimidos pelas tropas do governo. 
(16) A Comuna de Paris, assim como as Internacionais Operárias de 1864 e 1889 e o Manifesto Comunista de 1848, são expressões da oposição à montagem da ordem burguesa na França, bem como na Europa do século XIX. 

soma = ( )





23. (UFRS) Considere as seguintes afirmações sobre a Comuna de Paris. 

I - Ocorreu como desdobramento imediato da crise provocada pela queda de Napoleão III e a consumação da derrota francesa ante a Prússia em 1871. 
II - Apresentou importantes medidas de cunho popular-progressista, visando dissolver o exército permanente, separar a Igreja do Estado, instituir o ensino gratuito e entregar as fábricas à direção dos trabalhadores. 
III - Constituiu o exemplo histórico europeu mais bem sucedido, no século XIX, de conquista do poder pela burguesia liberal. 

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) Apenas I e III




24. (PUC-MG) 
O acontecimento histórico a que a ilustração se refere é:
a) a derrota de Maximiliano, que assumira o governo mexicano com o apoio de Napoleão III.
b) a vitória contra as tropas norte-americanas que invadiram o México.
c) a expulsão dos texanos do território mexicano.
d) a capitulação das tropas franco-germânicas que haviam invadido o México.

25. (Ufpr 2007)  O texto a seguir narra o episódio da proclamação da Comuna de Paris em 1871. "Faz-se silêncio, as pessoas escutam. Os membros do Comitê Central e da Comuna, com o lenço vermelho a tiracolo, acabam de subir ao palanque. Ranvier: 'O Comitê Central entrega seus poderes à Comuna. Cidadãos, meu coração está tão transbordante de alegria, que não posso pronunciar um discurso. Permiti-me apenas glorificar o povo de Paris pelo grande exemplo que acaba de dar ao mundo'. [...] Os tambores rufam. Os músicos, duzentas mil vozes, recomeçam a entoar a Marselhesa, não querem mais discursos. Em uma oportunidade, Ranvier mal consegue bradar: 'Em nome do povo, é proclamada a Comuna!'"            
(LISSAGARAY, Prosper-Olivier. "A História da Comuna de 1871". São Paulo: Editora Ensaio, 1991, p. 118.)

a) Analise o contexto histórico que permitiu a proclamação da Comuna na França de 1871.

b) Discuta o desfecho da experiência revolucionária de governo dos partidários da Comuna.



GABARITO
1. resposta:[E]

2. resposta:[A]

3. resposta:[C]

4. resposta:[A]

5. resposta:[E]

6. resposta:[D]

7. resposta:[B]

8. resposta:[D]

9. resposta:[B]

10. resposta:[C]

11. resposta:V V F V V

12. resposta:[D]

13. resposta:[C]

14. resposta:[A]

15. resposta: Originalmente, o termo “primavera dos povos” está associado às revoluções ocorridas na Europa central e oriental em 1848. A grande onda de reivindicações iniciada nesse ano, que tinha em sua agenda política a extensão do direito de voto e a ampliação de direitos das minorias nacionais, foi uma resposta à política continental de restauração que conduziu as decisões internas dos Estados europeus após a derrota napoleônica. Incapazes de absorver as mudanças propostas pelo ideário liberal/burguês e mesmo de processar a incorporação dos novos grupos sociais surgidos das transformações sociais da industrialização crescente, os Estados monárquicos europeus viram eclodir diversas revoluções. O ponto de partida foi a França. Em fevereiro de 1848 os franceses proclamaram Segunda República, derrubando o rei Luís Felipe I. A Revolução na França teve significativas repercussões no resto da Europa atingindo a Áustria, a Prússia, regiões da península italiana e da atual República Tcheca. Podemos observar a extensão mundial dessa onda revolucionária se considerarmos a Revolução Praieira, ocorrida em Pernambuco, como parte do processo da “Primavera dos Povos”.



16. resposta:
a) As intenções restauradoras do Congresso de Viena expressaram-se nas resoluções tomadas com o objetivo de restaurar a monarquia absoluta, reconduzir a aristocracia ao poder e restabelecer a situação política europeia anterior à Revolução Francesa. Para tal, o Congresso de Viena estabeleceu dois princípios: o da legitimidade e o do equilíbrio europeu. O princípio da legitimidade visava restaurar nos Estados europeus as dinastias consideradas legítimas, isto é, as que reinavam antes da Revolução e também restabelecer as fronteiras nacionais desse mesmo período; o princípio do equilíbrio europeu fundamentava-se no restabelecimento das relações de força entre as potências europeias por meio da divisão territorial do continente e também das possessões coloniais no mundo (alguns exemplos: a Inglaterra, a maior beneficiada, obteve a ilha de Malta, a região do Cabo, no sul da África, o Ceilão, ex-colônia holandesa, a Guiana na América do Sul e outras ilhas na América Central; a Península Itálica foi toda dividida, restando como Estados autônomos apenas o Reino de Piemonte Sardenha, os Estados Pontifícios e o Reino das Duas Sicílias; a Holanda incorporou a Bélgica, formando os Países Baixos; a Rússia ficou com a maior parte da Polônia; a Suíça passou a ser um Estado neutro; a Prússia ficou com parte da Polônia e da região do Rio Reno e a Áustria ficou com outra parte da Polônia e o norte da Itália). O candidato poderá ainda indicar a criação da Santa Aliança, proposta pelo Czar Alexandre I da Rússia, durante o Congresso, com a justificativa de proteger a paz, a justiça e a religião, cujos objetivos foram lutar contra quaisquer manifestações nacionalistas e/ou liberais decorrentes das ideias difundidas pela Revolução Francesa.

b) O candidato poderá indicar um entre os seguintes princípios do Liberalismo: a defesa da ideia da liberdade como princípio fundamental do liberalismo; a valorização do indivíduo, colocado à frente da razão de Estado, dos interesses de grupo e das exigências da coletividade; a defesa dos direitos à liberdade, igualdade, felicidade e propriedade como direitos naturais dos homens; o racionalismo e a crença na descoberta progressiva da verdade pela razão individual; a rejeição aos dogmas impostos pela Igreja, às autoridades, a afirmação do relativismo da verdade e a tolerância; a rejeição ao poder absoluto das monarquias do Antigo Regime e a proposta de limitação do poder através da aplicação do princípio da separação e equilíbrio dos poderes, vista como uma garantia do indivíduo face ao absolutismo; a defesa de governos baseados em leis escritas, as constituições; a defesa da não intervenção do Estado na economia, este deveria apenas garantir que a iniciativa privada, individual ou coletiva, e a concorrência trabalhassem livremente; defesa da livre concorrência, do livre comércio, da liberdade de produção e do respeito às leis naturais.

17. resposta:
a) O governo provisório surgido com a revolução de fevereiro de 1848 contou com representantes (mesmo em minoria) do pensamento socialista. Esse curto governo colocou em prática as chamadas "oficinas nacionais", onde se buscava a garantia de emprego para trabalhadores urbanos.

b) A "primavera dos povos" varreu a Europa continental, derrubando diversos governos conservadores em poucos meses, mas depois de não mais de seis meses, novos (ou antigos) governantes conservadores (re)tomaram o poder.  

18. resposta:F V F F V

19. resposta:[B]

20. resposta:
a) 
1) Anarquismo 
2) Marxismo / socialismo / socialismo científico. 

b) O aluno deveria destacar: 
- A extinção de Estado e de outras instituições como Igreja, partido político, família, etc. 
- A passagem para o comunismo diretamente e pela via revolucionária. 
- Auto-governo. 
- A distinção entre os dois pensadores.

21. resposta:[B]

22. resposta:01 + 02 + 04 + 08 + 16 = 31

23. resposta:[D]

24. resposta:[A]

25. resposta:
a) A proclamação da Comuna de Paris, se segue à derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana em 1871, pois a população parisiense que enfrentara os invasores alemães, não reconhecera o armistício com a Alemanha, conduzido por Thiers, líder do governo provisório que se instalara na França após a capitulação de Napoleão III. 

b) Por se tratar de um governo socialista, o governo francês instalado em Versalhes, solicitou à Alemanha a libertação dos prisioneiros de Guerra para recompor o exército francês e combater a Comuna. As diferentes correntes ideológicas que se confrontaram durante a organização do governo da Comuna e o reduzido exército formado principalmente por operários, não resistiram à investida do governo francês, esvaziando-se em três meses a primeira experiência concreta de um governo socialista. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário