Roteiro de estudos: Expansão dos Estados Unidos no século XIX
1. (Unicamp 2013) No fim do século XIX, Frederick Jackson
Turner elaborou uma tese sobre a “fronteira” como
definidora do caráter dos Estados Unidos até então. A força
do indivíduo, a democracia, a informalidade e até o caráter
rude estariam presentes no diálogo entre a civilização e a
barbárie que a fronteira propiciava. As tradições europeias
foram sendo abandonadas à medida que o desbravador se
aprofundava no território em expansão dos Estados Unidos.
Em relação à questão da fronteira nos Estados Unidos,
responda:
a) De quais grupos ou países essas terras foram sendo
retiradas no século XIX?
b) O que foi o “Destino Manifesto” e qual seu papel nessa
expansão?
2. (Ufu 2012) Acreditamos que a escravidão é um pecado –
onde quer que seja, sempre um pecado – pecado em si,
pecado na natureza que a cria. Pecado porque ela converte
pessoas em coisas, faz dos homens propriedade,
mercantilizando a imagem de Deus. Em outras palavras,
porque a escravidão detém e usa os homens como meros
meios para concretizar seus fins, aniquilando a distinção
sagrada e eterna entre a pessoa e a coisa – uma distinção
proclamada como axioma de toda consciência humana –
uma distinção criada por Deus...
Declaration of Sentiment, in The Liberator, vol 5, n. 20,
Boston, USA, maio 16, 1835. (adaptado)
O texto acima, veiculado no jornal The Liberator, traz um
argumento antiescravista da primeira metade do século XIX
que representa
a) a presença da religião na política estadunidense, que se
pretende virtuosa.
b) o crescimento do movimento antiescravista que se
propagava no sul do país.
c) a defesa do abolicionismo no período posterior à Guerra
de Secessão.
d) o consenso nacional a respeito do atraso econômico
imposto pela escravidão.
3. (Fuvest 2012) No século XIX, o surgimento do transporte
ferroviário provocou profundas modificações em diversas
partes do mundo, possibilitando maior e melhor circulação
de pessoas e mercadorias entre grandes distâncias. Dentre
tais modificações, as ferrovias
a) facilitaram a integração entre os Estados nacionais
latino-americanos, ampliaram a venda do café brasileiro
para os países vizinhos e estimularam a constituição de
amplo mercado regional.
b) permitiram que a cidade de Manchester se conectasse
diretamente com os portos do sul da Inglaterra e, dessa
forma, provocaram o surgimento do sistema de fábrica.
c) facilitaram a integração comercial do ocidente com o
extremo oriente, substituíram o transporte de
mercadorias pelo Mar Mediterrâneo e despertaram o
sonho de integração mundial.
d) permitiram uma ligação mais rápida e ágil, nos Estados
Unidos, entre a costa leste e a costa oeste, chegando até
a Califórnia, palco da famosa corrida do ouro.
e) permitiram a chegada dos europeus ao centro da África,
reforçaram a crença no poder transformador da
tecnologia e demonstraram a capacidade humana de se
impor à natureza.
4. (Uff 2012) A formação das nações americanas do
Hemisfério Norte e do Hemisfério Sul se processou a partir
de relações históricas distintas e, desse modo, desenhou
sociedades cujos valores culturais e sociais assumiram
perspectivas políticas variadas e diversas. Entretanto, é
possível estabelecer entre elas alguns pontos comuns com
relação ao seu processo histórico e às ideias matrizes
vindas da Europa.
Levando em conta, a afirmação acima,
a) indique o movimento de ideias que foi comum às duas
regiões, tanto ao Norte quanto ao Sul, no que diz
respeito aos processos de independência, e explique
uma diferença nos seus processos de formação de
estados nacionais, tomando como referência a expansão
europeia dos séculos XVI e XVII;
b) explique o significado de “destino manifesto”, presente
na formação dos Estados Unidos da América a partir de
1776.
5. (Ufg 2011) Leia o excerto do documento abaixo.
Temos diante do cumprimento de nossa missão – para todo
desenvolvimento do princípio de nossa organização – a
liberdade de consciência, a liberdade da pessoa, a liberdade
de comércio e negócios, a universalidade da liberdade e da
igualdade. Esse é o nosso elevado destino, eterno e
inevitável, decreto da natureza de causa e efeito, que
devemos realizar. Tudo isso será a nossa história futura
para estabelecer na terra a dignidade moral e a salvação do
homem. Para levar essa missão abençoada às nações do
mundo, que estão afastadas da luz que dá vida de verdade,
foi escolhida a América. Então, quem pode duvidar que o
nosso país será destinado a ser a grande nação do futuro?
SULLIVAN, John O'. Destino Manifesto, 1839. Disponível em:
. Acesso
em: 11 out. 2010. [Adaptado]
a) a possibilidade de as famílias de colonos tornarem-se
proprietárias, o que também atraiu imigrantes europeus.
12. (Ufscar 2008) Se vendemos nossa terra a vós,
deveis conservá-la à parte, como sagrada, como um lugar
onde mesmo um homem branco possa ir sorver a brisa
aromatizada pelas flores dos bosques.
Assim consideraremos vossa proposta de comprar
nossa terra. Se nos decidirmos a aceitá-la, farei uma
condição: o homem branco terá que tratar os animais desta
terra como se fossem seus irmãos.
Sou um selvagem e não compreendo outro modo.
Tenho visto milhares de búfalos apodrecerem nas
pradarias, deixados pelo homem branco que neles atira de
um trem em movimento. Sou um selvagem e não
compreendo como o fumegante cavalo de ferro possa ser
mais importante que o búfalo, que nós caçamos apenas
para nos mantermos vivos.
(Carta do chefe índio Seattle ao presidente dos
Estados Unidos, que pretendia comprar as terras de sua
tribo em 1855.)
a) Identifique uma diferença na maneira do chefe índio e
dos brancos entenderem a relação entre o homem e a
natureza.
b) Explique as consequências, para a população indígena
dos Estados Unidos, do contato com os brancos.
13. (Puc-rio 2007) A desagregação da ordem escravista
ocorreu de modo diverso no Império do Brasil e nos
Estados Unidos da América, no decorrer da segunda
metade do século XIX.
a) Tendo como referência os seus conhecimentos e a
charge reproduzida a seguir, caracterize uma diferença
entre escravistas, emancipacionistas e abolicionistas no
Império do Brasil, nas duas últimas décadas da escravidão.
b) No caso dos EUA, a extinção da escravidão ocorreu em
condições históricas marcadamente diferentes daquelas
verificadas na sociedade imperial brasileira. Descreva essas
condições.
14. (Fuvest 2005) "De puramente defensiva, tal qual era,
em sua origem, a doutrina Monroe, graças à extensão do
poder norte-americano e às transformações sucessivas do
espírito nacional, converteu-se em verdadeira arma de
combate sob a liderança de Teodoro Roosevelt"
Barral-Montferrat, 1909.
a) Qual a proposta da doutrina Monroe?
b) Explique a razão pela qual a doutrina se "converteu em
arma de combate sob a liderança de Teodoro Roosevelt".
Exemplifique.
15. (Ufg 2005) De 1861 a 1865, os Estados Unidos
enfrentaram a Guerra de Secessão entre os Estados do sul e
os do norte do país. Explique dois interesses em jogo na
deflagração desse conflito.
16. (UERJ 2010)
A tela de John Gast simboliza a
difusão de progressos materiais, como as ferrovias e o telégrafo, nos EUA, no
decorrer do século XIX.
Essas mudanças contribuíram para
a conquista de novos territórios e foram justificadas pelo seguinte conjunto de
ideias:
(A) Doutrina Monroe
(B) Política do Big Stick
(C) Política da Boa Vizinhança
(D) Doutrina do Destino Manifesto
17.
(UERJ – 2001) Vá para o oeste, jovem, e cresça com o país. Essa expressão, criada por Horace Greeley, em 1851, simboliza a expansão territorial realizada pelos Estados Unidos ao longo do século XIX.
Relacione a marcha para o oeste” com a doutrina do Destino
Manifesto”.
18. (UFRRJ)
1899 Nova lorque MARK TWAIN PROPÕE MUDAR A BANDEIRA (...) Em plena euforia
imperial, os Estados Unidos celebram a conquista das ilhas do Havaí, Samoa e as
Filipinas, Cuba, Porto Rico e uma ilhota que se chama, eloquentemente, dos
Ladrões. O oceano Pacífico e o mar das Antilhas viraram lagos norte-americanos,
e está nascendo a United Fruit Company; mas o escritor Mark Twain, velho
estraga-festas, propõe que se mude a bandeira nacional: que sejam negras, diz,
as listas brancas, e que umas caveiras com tíbias cruzadas substituam as
estrelas.(...)"
(GALEANO, Eduardo. "As Caras e as Máscaras".
Nova Fronteira, Rio, 1985. p.341.)
Há exatos cem anos, os Estados Unidos da
América estavam inseridos em um processo de dominação territorial e econômica
que afetou, igualmente, as grandes potências europeias e o Japão.
a) Nomeie
esse processo e cite uma de suas principais características econômicas.
b) Explique as razões de Mark Twain para sua proposta.
19. (UFMG) Leia este trecho de documento:
Odeio-a
porque impede a nossa República de influenciar o mundo pelo exemplo da
liberdade; oferece possibilidade aos inimigos das instituições livres de taxar-nos,
com razão, de hipocrisia e faz com que os verdadeiros amigos da liberdade nos
olhem com desconfiança. Mas, sobretudo, porque obriga tantos entre nós,
realmente bons, a uma guerra aberta contra os princípios da liberdade civil.
Discurso de Abraham Lincoln, em 1859.
Nesse trecho de discurso, Abraham
Lincoln, que seria eleito Presidente dos Estados Unidos no ano seguinte, faz
referência
a) à política de segregação racial existente nos estados do sul dos
Estados Unidos, que gerou a formação de organismos voltados ao extermínio dos
negros, à destruição de suas propriedades e a atentados constantes contra suas
comunidades.
b) à posição dos estados do sul de defesa intransigente de tarifas
protecionistas, o que levava os Estados Unidos a comprometer a crença na
liberdade de mercado, numa conjuntura de predomínio do capitalismo liberal.
c)
à questão da escravidão, que levou a uma guerra civil, nos Estados Unidos,
entre o Norte, industrializado, e o Sul, que lutava para preservar a
mão-de-obra escrava nas suas plantações de produtos para a exportação.
d) à
defesa, pelos imigrantes, do extermínio dos índios nas terras conquistadas a
oeste, especialmente após a edição do "Homestead Act", visando ao
desenvolvimento da agricultura e da pecuária naquelas áreas.
20.
(FUVEST) Entre as mudanças ocorridas nos Estados Unidos, após a Guerra de
Secessão (1861-1865), destacam-se:
a) a garantia de direitos civis e políticos
aos negros - incluindo o direito ao sufrágio universal - e o reconhecimento da
cidadania dos imigrantes recém-chegados.
b) a consolidação da unidade nacional,
a chegada de novas levas de imigrantes, o aumento do mercado interno e um
grande desenvolvimento industrial.
c) graves desentendimentos em relação às
fronteiras com o México, levando a uma nova guerra, na qual os Estados Unidos
ganharam metade do território mexicano.
d) o incentivo à vinda de imigrantes e
a definitiva ocupação do oeste, cujas fronteiras, em 1865, ainda estavam nas
Montanhas Rochosas.
e) o empobrecimento e a humilhação do Sul, que, derrotado
pelo Norte, foi alijado das esferas do poder federal e teve sua reconstrução
impedida.
21. (Mackenzie) Dentre as razões que determinaram a
elaboração do Dispositivo separatista da Carolina do Sul, que deu origem à
Guerra Civil Americana, destacamos:
a) as leis intoleráveis e a Independência
dos Estados Unidos da América.
b) a adoção de tarifas protecionistas e a
eleição de Abraham Lincoln.
c) a ocupação das terras do Oeste e a Guerra dos
Sete Anos.
d) os interesses dos Estados industriais do sul, contrários aos
latifundiários do norte.
e) a eleição do abolicionista Jefferson Davis, o fim
da escravidão e a Guerra Civil.
22. (UFSM) :"Tinha de haver
uma luta (...). Os estados do sul e os do norte trabalhavam de maneira
diferente, pensavam diferente, viviam diferente. No norte a lavoura em pequena
escala, o transporte por navios, as manufatura que cresciam, tudo produzido
pelo trabalho branco; no sul havia a monocultura com o trabalho negro. (...)
Essa luta se arrastou por 60 anos, e finalmente eclodiu com a guerra
civil."
(HUBERMANN, Leo. "História da Riqueza dos Estados
Unidos." Ed. São Paulo: 1983.)
Esse texto remete à Guerra de Secessão
Norte-Americana (1861-1865) que teve como conseqüência(s):
I. a marginalização
do negro que, após a escravidão, passou a sofrer uma série de pressões,
inclusive de organizações, como Ku-Klux-Klan.
II. a aprovação de tarifas
protecionistas que levaram ao avanço do processo capitalista norte-americano.
III. a vitória da industrialização, a desorganização econômica do sul
escravocrata, o rompimento do isolacionismo e o início da política
imperialista.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d)
apenas II e III.
e) I, II e III.
23. (UFES) Mil pormenores da vida
cotidiana mostrariam facilmente como as vantagens políticas concedidas aos
negros se revelaram vãs. Os direitos políticos foram contornados e o negro
mantido em seu "lugar inferior". Tanto assim que ele não deixou o
Sul...
(BRAUDEL, Fernand. "Gramática das civilizações". São Paulo:
Martins Fontes, 1989, p. 431.)
Esse quadro delineia-se nos Estados Unidos da
América após a Guerra da Secessão (1861-1865), que colocou em conflito os
estados americanos do Sul e do Norte. Explique a questão da escravidão como uma
das causas do conflito.
24. (UECE) "O que opõe o Norte industrial ao Sul
agrícola é uma divergência mais de ordem econômica: o primeiro é protecionista,
o segundo quer a liberdade de comércio. Não é, portanto, a questão do
escravismo que pode explicar a origem das hostilidades e de um conflito que
causará a morte de mais de 600 mil americanos".
Fonte: KERSAUDY, François.
Estados Unidos: o nascimento de uma nação. Trad. Ana Montoia. In: "Revista
História Viva". São Paulo: Duetto, nov. 2003, p. 28. No. 1.
De acordo com
o texto, podemos reconhecer como fator que desencadeou a Guerra de Secessão
americana:
a) a pretensão dos nortistas de impedir a expansão do escravismo nos
territórios do Oeste, ainda não constituídos em estados.
b) o radicalismo
anti-escravista de Abraão Lincoln, eleito presidente da República, ameaçava os
direitos dos proprietários de escravos.
c) a ação da sociedade secreta Ku Klux
Klan, que acabou com a segregação racial ao conceder o igual direito de voto
aos negros.
d) a manutenção do escravismo nos Estados do Sul propiciava a
industrialização nos Estados do Norte, devido à mão-de-obra barata.
25. (UFV) "Os Estados Confederados podem adquirir novo
território. [...] Em todos esses territórios, a instituição da escravidão
negra, tal como ora existe nos Estados Confederados, será reconhecida e
protegida pelo Congresso e pelo governo territorial; e os habitantes dos vários
Estados Confederados e Territórios terão o direito de levar para esse
território quaisquer escravos legalmente possuídos por eles em quaisquer
Estados ou Territórios dos Estados Confederados [...]."
("Constituição dos Estados Confederados da América", Art. IV, seção
3, 1861.)
O texto acima reflete um dos pontos centrais de discórdia que geraram
a Guerra Civil Americana. Esta guerra civil foi o resultado:
a) da ação
imperialista americana que, a partir da Doutrina Monroe, passou a intervir na
América Latina.
b) da luta entre os colonos e a Metrópole Inglesa, o que
redundaria na independência dos Estados Unidos.
c) da Grande Depressão,
intensificando a pobreza e o desemprego nas grandes cidades americanas.
d) da
luta pelos direitos civis, particularmente dos negros, forçando uma
reinterpretação da Constituição Americana.
e) da oposição dos interesses dos
Estados do Sul e do Norte em torno da questão da escravidão e da expansão para
o Oeste.
26. (Uem) Sobre a história dos Estados Unidos da América,
ao longo do século XIX, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Em 1823,
foi divulgada a Doutrina Monroe, que estabelecia o direito dos Estados Unidos
de intervirem nos assuntos internos dos outros países. A sedimentação dessa
forma de pensamento deu o substrato ideológico que legitimou a invasão
norte-americana ao Iraque .
02) A partir do início do século XIX, os Estados
Unidos iniciaram a Marcha para o Oeste, comprando ou anexando territórios e
ampliando sua extensão geográfica. A partir da costa do Atlântico, a expansão
territorial atingiu a costa do Pacífico, dando dimensões continentais ao novo
país.
04) A expansão territorial norte-americana levou a um enfrentamento com
as tribos indígenas, que resultou na derrota das populações nativas e na
ocupação das terras indígenas pelos colonos.
08) A Guerra de Secessão,
conhecida como a Guerra Civil norte-americana, foi motivada exclusivamente pela
questão da liberdade dos escravos. Enquanto o Norte, agrícola, era favorável ao
fim da escravidão, o Sul, mais industrializado, lutava pela manutenção dessa
relação de trabalho.
16) Uma significativa parte do atual território dos EUA
foi conquistada como decorrência da Guerra contra o México. Pelo tratado
firmado em 1848, foram anexados aos EUA Texas, Califórnia, Novo México, Utah,
Nevada e Arizona.
27. (UFSM) A Guerra de Secessão nos EUA,
retratada também no filme "E o vento levou", ocasionou
a) a
independência das Treze Colônias da Inglaterra e a formação dos Estados Unidos
da América.
b) o retorno da unidade política norte-americana, com o domínio da
elite do norte sobre a do sul.
c) a iniciativa de expansão ao oeste e ao leste,
conquistando novas terras e anexando áreas da América do Sul com o fim de
torná-las colônias.
d) um levante social na região do México, levando Morelos e
Hidalgo ao poder por mais de 10 anos.
e) a abolição da escravatura nos EUA e a
retomada do poder pelos unitaristas do sul.
28. (PUCRS) Para
responder à questão, considere o texto abaixo, uma análise feita por Euclides
da Cunha do livro O ideal americano, de Theodore Roosevelt, presidente dos
Estados Unidos no começo do século XX.
"O ideal americano não é um livro
para os Estados Unidos, é um livro para o Brasil. Os nossos homens públicos
devem (...) decorar-lhe as linhas mais incisivas, como os arquitetos decoram as
fórmulas empíricas da resistência dos materiais. É um compêndio de virilidade
social e de honra política incomparável. Traçou-o (...) um fanático da força,
um tenaz propagandista do valor sobre todos os aspectos (...). Daí a sua
utilidade, não nos iludamos. Na pressão atual da vida contemporânea, a expansão
irresistível das nacionalidades deriva-se, como a de todas as forças naturais,
segundo as linhas de menor resistência. A absorção de Marrocos ou do Egito, ou
de qualquer uma outra raça incompetente, é (...) um fenômeno natural, e, diante
dele, (...) o falar-se no Direito é extravagância idêntica a quem procura
discutir (...) sobre a moralidade de um terremoto.(...) Aprendamos, enquanto é
tempo, esta admirável lição de mestre."
CUNHA, Euclydes da.
"Contrastes e confrontos". Rio de Janeiro: Record, 1975, pp. 170-171.
Considerando-se o contexto intelectual e político do início do século XX no
Brasil, conclui-se que Euclides da Cunha, a partir de uma perspectiva
a)
idealista, pregava a necessidade de o Brasil, por meio de sua elite política,
posicionar-se contra a dominação de países pobres, a exemplo dos Estados Unidos
de Roosevelt.
b) positivista, defendia o uso do Direito Internacional como
única forma de defesa dos países pobres contra a agressividade natural dos mais
ricos, expressa no texto de Roosevelt.
c) racista, exaltava a superioridade dos
Estados Unidos de Roosevelt, defendendo que o Direito Internacional legitimasse
juridicamante a intervenção em países de raças supostamente inferiores, como o
Brasil, o Egito e o Marrocos.
d) cientificista, alertava a elite política
brasileira, a partir do texto de Roosevelt, sobre a necessidade de o país
construir meios de resistência eficazes frente à realidade do imperialismo.
e)
romântica, elogiava o texto de Roosevelt como um exemplo de defesa dos ideais
de honra e virilidade no mundo contemporâneo, então esquecidos pelas elites políticas
brasileiras.
29. (Pucrs) Responder à questão com base nas
afirmativas abaixo, sobre a expansão territorial dos Estados Unidos no século
XIX.
I. A expansão territorial para o Oeste foi o principal fator de isolamento
político do Sul escravista, pois todos os novos Estados proibiam a escravidão,
seguindo o texto original da Constituição de 1787.
II. Sob o impulso inicial da
iniciativa privada, a expansão para o Oeste efetivou-se com diferentes
modalidades de participação do Estado, como a conquista militar e a compra de
territórios.
III. A chamada "corrida do ouro" foi o principal fator
da ocupação inicial do extremo Oeste, na primeira metade do século e, na
segunda metade, a expansão ferroviária foi fundamental para a ocupação efetiva
do Centro-Oeste.
IV. O processo político de incorporação de um novo Estado à
União contrariava o espírito federativo, pois esses novos Estados tinham suas
constituições outorgadas pelo Congresso, com aprovação da Suprema Corte e do
Presidente da República.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente
estão corretas a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
30. (Uff) Imbuídos da moral protestante e movidos pelo sonho de
uma nova vida proveniente das transformações industriais européias, os
pioneiros da marcha para o oeste iniciaram a grande obra de povoamento do
território norte-americano e de reconhecimento de suas riquezas.
Considerando-se o aspecto histórico do alargamento de fronteiras nos Estados
Unidos, pode-se dizer que a marcha para o oeste:
a) foi o marco inicial da
expansão da economia norte-americana, uma vez que os pioneiros eram organizados
pelo Estado e deveriam auxiliá-lo na eliminação dos índios;
b) significou a
abertura de um conflito entre os vários tipos de pioneiros e teve como
conseqüências a Guerra de Secessão e a autonomia dos Estados da federação
norte-americana;
c) teve como repercussões, apenas, a matança dos índios e a
fabricação de heróis dos filmes de far-west;
d) revelou um território rico que teve
condições de ser ocupado graças à aliança entre os pioneiros e os índios;
e)
constituiu um dos marcos da identidade homem-terra na construção da nação
norte-americana, possibilitando o alargamento do território.
31.
(UFG) A Conquista do Oeste, que marcou a história dos Estados Unidos no século
XIX, tema dileto do cinema hollywoodiano, tem para os norte-americanos o peso
de uma epopéia e constitui elemento da imagem dos EUA no mundo. A Marcha para o
Oeste implicou um movimento de expansão que
( ) protegeu as populações
indígenas, pois estas eram consideradas pelos pioneiros e pela Federação as
verdadeiras representantes da origem étnica norte-americana.
( ) patrocinou
anexações territoriais resolvidas diplomaticamente como bem exemplificam as negociações
entre os EUA e o México.
( ) foi alimentado pela imigração, pela escassez de
terras no leste e pela demanda por produtos agrícolas e metais preciosos.
( )
formulou uma imagem negativa dos mexicanos, vistos como portadores de uma
cultura avessa ao trabalho e à ordem, o que representava um contraponto ao
modelo de identidade norte-americana.
32. (Unirio) "...
era como se os Estados Unidos tivessem como objetivo uma missão civilizatória
junto aos povos da América Latina."
(Hervert Croly, "The Promisse of
American Life")
A consolidação do capitalismo nos Estados Unidos da
América, ao longo do século XIX, identificou-se em seu processo de expansão
territorial, que se relaciona corretamente com o(a):
a) Destino Manifesto, que
fundamentava a distinção política e econômica entre os estados sulistas
escravocratas e os nortistas industriais.
b) fim da guerra hispano-americana
que acarretou a incorporação da Flórida, de Cuba e da zona do Canal do Panamá.
c) vitória no conflito contra o México, que resultou na anexação dos
territórios do Texas, Novo México e Califórnia.
d) Marcha para o Pacífico, que
estendeu o território americano até a costa oeste, com a invasão e a ocupação
do Alasca e dos territórios do noroeste do Canadá.
e) Doutrina Monroe, que
ratificou a compra dos territórios franceses e ingleses na América, tais como a
Luisiana e o Oregon.
33. (Uerj) Precisamos manter para sempre o
princípio de que só o povo deste continente tem o direito de decidir o próprio
destino. Se, porventura, uma parte desse povo, constituindo um estado
independente, pretendesse unir-se à nossa Confederação, esta seria uma questão
que só a ele e a nós caberia determinar, sem qualquer interferência
estrangeira.
(Primeira mensagem anual do presidente Polk ao Congresso dos
Estados Unidos.) In: SYRETT, H.C., org. Documentos Históricos dos Estados
Unidos, Cultrix, s/d.
O discurso acima, de 2 de dezembro de 1845, reafirmava a
crença do presidente Polk na expansão do território americano. O conjunto de idéias
que melhor explicita essa crença é:
a) o New Deal
b) a Doutrina Truman c) o
Destino Manifesto
d) a Política de Boa Vizinhança
34. (Mackenzie)
A Doutrina Monroe e a política do "Big Stick" tinham por objetivo:
a)
montar uma infra-estrutura econômica nos países latino-americanos, assegurando
o desenvolvimento industrial e autodeterminação dos povos.
b) implementar o
papel dos E.U.A. como nação guardiã da América, com o direito de intervir no
continente americano através do disfarce "missão civilizadora".
c)
criar a Liga das Nações para mediar conflitos e evitar futuros choques entre os
países da América, assegurando à O.E.A. o direito de intervir militarmente.
d)
barrar a penetração das idéias comunistas na América, reforçando a ligação
dessas regiões com o capitalismo através da Aliança para o Progresso.
e)
consolidar a "Doutrina de Segurança Nacional" e apoiar militares nos
governos dos países latino-americanos nas décadas de 1960 e 70.
35. (FGV) "Fale macio e use um porrete", dizia o presidente
norte-americano Theodore Roosevelt para justificar a política externa dos EUA.
A respeito da política conhecida como "Big Stick", podemos afirmar:
a) Significou uma medida pragmática dos norte-americanos logo após a
independência, buscando superar o isolamento diplomático, ao mesmo tempo que
combatia o exército britânico.
b) Era o lema dos Estados do Norte durante a
Guerra de Secessão, durante a qual os escravos foram libertados, como forma de
enfraquecer as forças sulistas.
c) Diz respeito à política norte-americana com
relação à América Latina durante a Guerra Fria, quando deu apoio político e
militar a diversas ditaduras militares, visando impedir o estabelecimento de
regimes comunistas semelhantes ao de Cuba.
d) Foi uma continuidade do expansionismo
interno, marcado pela Marcha para o Oeste e pela Guerra de Secessão, que
implicou nas seguidas intervenções militares norte-americanas que transformaram
o Caribe em sua área de influência.
e) Foi a orientação dada pelo serviço
secreto norte-americano a seus agentes infiltrados na URSS e nos países da
chamada Cortina de Ferro no Leste europeu.
36. (UFSM)
As imagens
ilustram dois momentos da política externa dos EUA: em 1903, no governo de
Theodore Roosevelt, os EUA apoiaram o Panamá no rompimento com a Colômbia; em
2003, George W. Bush decidiu invadir e ocupar o Iraque.
Considerando a política
externa norte-americana, analise as seguintes afirmações:
I. No governo de
Theodore Roosevelt (1901-1909), os EUA assumem o papel de potência policial
ocupando vários Estados-nações do Caribe e da América Central.
II. O
isolacionismo e o respeito pela autodeterminação dos povos marcam a política
externa dos EUA desde o início do século XX.
III. A política do big stick,
proposta por Theodore Roosevelt, baseava-se na idéia de que os EUA estavam
autorizados a impor seu estilo de vida aos países latino-americanos.
IV. A nova
fase da política externa dos EUA, inaugurada por George W. Bush, baseia-se no
complexo industrial militar e no fundamentalismo cristão.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I e II.
b) apenas II e III.
c) apenas I, III e IV.
d) apenas II, III
e IV.
e) apenas IV.
37. (Pucmg) A expansão norte-americana não é
uma questão que perturba somente o nosso tempo. Desde o final do século XIX que
a política externa ianque vem dando sinal de ser insaciável na obtenção de
vantagens comerciais e políticas sobre o resto do mundo. Tendo em vista essa
vocação, é CORRETO afirmar:
a) A doutrina Monroe foi a principal peça política
engendrada pelo governo americano para justificar seu expansionismo a partir da
primeira metade do século XIX.
b) A política do Big Stick, do Governo Franklin
Delano Roosevelt, foi criada para fazer oposição ao modelo protagonizado pela
doutrina Monroe.
c) Os americanos nunca propuseram oficialmente um imperialismo
nas Américas. Somente tentaram conter os avanços do capitalismo europeu nesse
continente.
d) Semelhante na postura, mas diferente na ação, a invasão do
Iraque hoje é um desdobramento da doutrina Monroe.
38. (PASUSP)
O Canal do Panamá foi construído em 1914 pelos Estados
Unidos, que controlaram sua administração por quase um século e só devolveram a
soberania da área aos panamenhos em 1999. A atual ampliação do canal visa
permitir o tráfego de navios de maior porte, atualmente utilizados com mais
freqüência, em decorrência do aumento do volume do comércio internacional nas
últimas décadas. Mais de 100 rotas de transporte marítimo passam pelo Canal do
Panamá, sendo uma das principais aquela que liga o Extremo Oriente à costa
leste dos Estados Unidos. Com base em
seus conhecimentos, no mapa e no texto, indique a alternativa correta:
a) O
Canal do Panamá reduziu sensivelmente as distâncias a serem percorridas nas
rotas marítimas entre as costas leste e oeste dos EUA.
b) As rotas mais
beneficiadas com a construção do Canal do Panamá são as que ligam a Europa e a
África Ocidental à costa leste dos EUA.
c) A ampliação do Canal do Panamá não
deve apresentar um aumento significativo no tráfego do canal, já que os navios
de maior porte não são utilizados intensamente nos dias de hoje.
d) O Canal do
Panamá apresenta importância estratégica e militar para os EUA, apesar da pouca
relevância econômica referente às rotas comerciais marítimas.
e) O Canal do
Panamá não teve um papel significativo na circulação marítima internacional nem
na estratégia de defesa militar dos EUA.
39. (Uerj-2010)
A caricatura acima, de 1904, e o cartaz
publicitário da Coca-Cola, de 1944, apontam para contextos diferenciados das
relações do governo dos EUA com países da América Latina. Cite uma ação da
política externa norte-americana para a América Latina decorrente da política
do Big Stick - “Grande Porrete”. Em seguida, nomeie e explique a nova
orientação diplomática dos EUA para essa região durante a Segunda Guerra
Mundial.
Gabarito:
resposta da questão 1:
a) Grupos indígenas, França, Espanha, México (destaque
para a Guerra dos EUA contra o México), Rússia.
b) Os EUA ligavam a sua expansão territorial a uma missão
divina de levar o progresso e a liberdade aos povos e
territórios conquistados.
resposta da questão 2:
[A]
A base ideológica da construção do Estado Nacional
estadunidense é a associação dos princípios iluministas com
a doutrina calvinista. Tanto a filosofia quanto a religião
defendem uma moral completamente compatível com os
interesses burgueses. O texto dessa questão, por exemplo,
justifica com argumentos religiosos a necessidade
econômica de abolir a escravidão, o que ampliaria o
mercado consumidor interno e reduziria o custo da mão de
obra.
resposta da questão 3:
[D]
No século XIX o transporte ferroviário se desenvolveu na
Europa e na América, inclusive no Brasil. Em nosso país
esteve ligado à exportação de café para a Europa, escoando
o produto do interior para os portos de Santos e Rio de
Janeiro. Na Inglaterra, as ferrovias são posteriores ao
surgimento do “sistema de fábrica”, necessárias para
escoar a produção em expansão. As ferrovias foram
fundamentais nos EUA, pois foi no século XIX que as terras
no sul, até a Califórnia no extremo oeste, pertencentes ao
México, foram conquistadas e tiveram sua exploração
iniciada.
resposta da questão 4:
a) Os candidatos devem responder Iluminismo ou Luzes
ou Ilustração e a seguir explicar as diferenças entre os
dois processos de colonização, podendo referir-se às
metrópoles às quais os espaços colônias se referem,
mostrando as diferenças entre elas e ou as diferenças no
processo de ocupação, podendo levar em conta as
relações sociais de produção, as formas de organização
da propriedade, as regiões onde esses processos se
verificaram, a expansão nos territórios coloniais ou,
ainda, o desenvolvimento das ideias que levaram aos
processos de independência.
Normalmente, consideramos que, no Hemisfério Norte,
se desenvolveram colônias de povoamento, com
refugiados religiosos, que organizaram a pequena
propriedade de produção diversificada e desenvolveram
um comércio local, apoiados no trabalho livre. Ao
mesmo tempo, no Hemisfério Sul, se desenvolveram
colônias de exploração, baseadas no latifúndio
monocultor, voltado para a exportação, com trabalho
escravo.
b) Os candidatos devem explicar que o destino manifesto
foi a doutrina que inspirou o processo expansionista
norte-americano realizado através de guerras e de
compras de território. O destino manifesto significava
que o povo americano era inspirado por Deus para
realizar a obra civilizatória na América, ideia esta, de
base calvinista que, ao longo do tempo deixou de ser
vista do ponto de vista pessoal e passou a ser encarada
do ponto de vista coletivo – “o povo americano tem seu
destino traçado por Deus” -. Isso justificava a expansão.
Após a independência houve um crescente
desenvolvimento econômico do qual resultou um intenso
crescimento populacional. A combinação desses dois
elementos propiciou o alargamento do território
originalmente ocupado, levando a “marcha” que ampliou
as fronteiras em várias direções. Os candidatos podem
mencionar o exemplo da política de compras aos franceses,
a partir do início do século XIX, e aos espanhóis, gerando a
incorporação dos territórios da Louisiana e da Flórida. Ou,
após a primeira metade do século XIX, o exemplo da
anexação do Alasca dominado pelos russos ou, ainda, dar o
exemplo da conquista do Oregon aos ingleses, ou do Texas
conquistado aos mexicanos.
resposta da questão 5:
a) O Destino Manifesto (1839) explicita dois princípios, o
de povo escolhido por Deus (destinado) e o da
premência de uma missão civilizatória (expansão). A
relação entre discurso religioso e político, presente no
Destino Manifesto, reafirmará, constantemente, a
imagem de um país que tem uma missão planetária,
zelando pela liberdade e impondo-se como uma grande
nação. Essa autoimagem da nação se vê atualizada nos
discursos políticos norte-americanos e na empreitada
cinematográfica hollywoodiana.
b) A relação entre a autoimagem norte-americana e sua
política externa, na década de 1840, explicita-se no fato de
que o Destino Manifesto expressa um estímulo à expansão,
não apenas de territórios, mas de ideias. A expansão
geográfica viu-se efetivada na Marcha para o Oeste, que
conquistou territórios para a nação norte-americana por
meio de uma política externa ora ofensiva (a Guerra com o
México e a dizimação das tribos indígenas), ora diplomática
(a compra de territórios que pertenciam aos países
europeus). A expansão de ideias dependeria de um
movimento contínuo de exportação de políticas culturais,
conhecido como “americanismo”.
Resposta da questão 6:
[E]
Os defensores do “Destino Manifesto” pregavam que o país
estava destinado a ocupar o território do oceano Atlântico
ao oceano Pacífico, pois foi a nação escolhida por Deus e,
dessa forma, impuseram seus valores (do homem branco)
para os peles-vermelhas, os quais foram expulsos de seus
territórios, sendo confinados em reservas indígenas.
Resposta da questão 7:
[A]
A Marcha para o Oeste empreendida no século XIX para a
ocupação de territórios a oeste dos montes Apalaches
incorporados aos Estados Unidos, teve entre seus fatores a
publicação do Homstead Act em 1862, que assegurava a
imigrantes e cidadãos americanos, o direito de propriedade
sobre um lote de 160 acres a quem a cultivasse por cinco
anos.
Resposta da questão 8:
[C]
A alternativa (A) está incorreta porque a maior parte dos
imigrantes chegados aos Estados Unidos nas décadas de
1840 e 1850 era de irlandeses.
A alternativa (B) está incorreta porque após a Guerra contra
o México há aumento da imigração, bem como não houve
limitação de acesso aos novos territórios.
A alternativa (D) está incorreta porque os imigrantes
ingleses não constituíram a maior porcentagem na
composição de imigrantes nas décadas de 1840-1860.
A alternativa (E) está incorreta porque o período da
expansão para o Oeste foi, ao contrário, o de maior entrada
de imigrantes nos EUA.
Resposta da questão 9:
a) Segundo o texto, o enfraquecimento dos republicanos
radicais (favoráveis aos negros) causado pela redução do
apoio financeiro dos bancos a eles, devido a depressão de
1873. Por outro lado, desencadeou-se a atividade terrorista
praticada pela Ku Klux Klan contra os negros nos estados
sulistas.
b) Diferenças entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos,
sendo o primeiro industrial, burguês, abolicionista e
defensor do protecionismo alfandegário; já o Sul era
agroexportador, aristocrático, escravista e defensor do
livre-cambismo.
Resposta da questão 10:
A "casa" a que Lincoln se refere são os EUA. O país estava
cindido politicamente entre o Sul e o Norte. Várias
questões o dividiam. Uma delas dizia respeito à
controvérsia sobre a escravidão; em linhas gerais, o Norte
condenava o regime escravocrata, e o Sul o defendia, o que
se acirrou com a expansão para o Oeste, visto que a
definição do modo de trabalho nas novas áreas colonizadas
concorreria para a hegemonia de um ou de outro. Outro
motivo de discordância advinha da intervenção do Estado
na economia. O Norte, industrializado, prezando o
protecionismo (tarifas altas de importação, um Banco
Central forte); o Sul, agrícola, o livre-mercado. Com a vitória
da União sobre os Estados Confederados da América, na
Guerra de Secessão (1861-1865), a escravidão foi abolida
em todo o país, mediante a 139 (Décima Terceira) Emenda.
A Lei de Emancipação, aprovada em 1863, libertara
somente os escravos das áreas fora do domínio da União,
devendo-se mais a objetivos militares.
Resposta da questão 11:
a) Durante o processo de expansão para o Oeste, ocorrido
nos Estados Unidos no século XIX, as terras, que eram
originalmente ocupadas por diferentes povos indígenas,
foram invadidas para a promoção do alargamento das
fronteiras agrícolas. O governo norte-americano recorreu
ao confronto com os nativos, o que resultou no massacre
das populações indígenas e no confinamento dos
sobreviventes em reservas. O Estado estimulava a
ocupação das terras do Oeste através do Homestead Act,
lei que assegurava a imigrantes europeus um lote de terras
do Estado após 5 anos de permanência em regime de
posse. Tal política visava incentivar a imigração europeia,
não incluindo os índios no projeto de desenvolvimento
econômico.
b) Na literatura, no cinema e nos demais meios de
comunicação, a expansão para o Oeste é retratada como
uma conquista de heróis desbravadores, personificados na
figura dos pioneiros (e, em particular, do cowboy),
possuidores dos valores morais de justiça e religiosidade da
sociedade branca norte-americana. Os índios são
retratados como inimigos a serem mortos ou povos
inferiores a serem civilizados.
Resposta da questão 12:
a) Nas palavras do chefe índio, evidenciam-se valores de
uma sociedade estruturada a partir do coletivismo e da
subsistência e que respeita a natureza. Quanto aos brancos,
a preocupação com a produção de excedentes, o
imediatismo do lucro e a valorização da propriedade são
valores que induzem à destruição da natureza.
b) A população indígena, quando não foi vitimada pelo
extermínio, perdeu seus territórios, teve desarticuladas
suas formas de produção ou foi aculturada pelo homem
branco.
Resposta da questão 13:
a) Emancipacionistas e abolicionistas diferenciaram-se dos
escravistas por terem promovido a defesa do fim da
escravidão. Tal debate ocorreu, entre outros espaços
sociais, na Câmara dos Deputados, em função da
elaboração das leis editadas a partir de 1871, e, de forma
expressiva, na imprensa, como é exemplificado pela charge
da Revista Ilustrada, de 1887. A mesma permite identificar
algumas diferenças entre emancipacionistas e
abolicionistas. Os primeiros defenderam o fim da
escravidão pela via jurídico-parlamentar nos limites da
ordem política então vigente, sem maiores preocupações
com a posterior integração do ex-escravo na nova condição de trabalhador livre. Alguns emancipacionistas defenderam
a imigração europeia subvencionada pelo Estado para a
resolução da questão da mão de obra. Já os abolicionistas
entenderam o fim da escravidão como uma mudança cujas
implicações afetariam o próprio exercício da cidadania, o
que os levou a desenvolver reflexões no sentido de adequar
o ex-escravo às novas condições de vida. Houve, inclusive,
abolicionistas que estimularam as fugas coletivas de
escravos, com o objetivo de apressar o que parecia se
arrastar no âmbito da decisão parlamentar.
b) No caso dos Estados Unidos, o fim da escravidão esteve
associado à Guerra de Secessão (1861-65) e às
divergências, por vezes irreconciliáveis, no âmbito do
debate político-parlamentar, entre escravistas e
abolicionistas. A eleição de Abraham Lincoln e a vitória dos
Estados do norte, no confronto militar então instaurado,
selaram a extinção do escravismo nos quadros de uma
sangrenta guerra civil.
Resposta da questão 14:
a) A proposta da Doutrina Monroe era de combater
qualquer tentativa de recolonização das nações latino-americanas
recém-emancipadas, em resposta aos
propósitos da Espanha integrada à Santa Aliança de
retomar suas colônias na América.
b) Durante o governo de Theodore Roosevelt, a Doutrina
Monroe foi substituída pela política do "Big Stick Policy"
(Grande Porrete) uma clara postura imperialista dos
Estados Unidos em relação à América Latina baseada em
intervenções militares no continente.
Como exemplo intervenções dos EUA apoiadas no Big
Stick, pode-se mencionar a da República Doninicana em
1904 apioando a ascesão de Rafael Trujillo que se manteve
no poder por mais de 30 anos e a do Panamá em apoio aos
rebeldes que lutavam pela emancipação do país em relação
à Colômbia no início do século XX. Nesse caso, os Estados
Unidos visavam a construção do canal interoceânico.
Resposta da questão 15:
- Escravidão.
- Interesse federalista divergente entre o norte e o sul.
- Defesa pelo norte da união entre desiguais (modelo
econômico industrial e protecionista do norte em oposição
ao agrarismo escravocrata e liberal do sul).
- Questão territorial a oeste (medo da escravidão a oeste).
- Defesa das tarifas alfandegárias protecionistas pelos
nortistas, em prejuízo da Inglaterra.
Resposta da questão 16:[D]
Comentário da questão:
A sociedade norte-americana, no
decorrer do século XIX, foi transformada por processos de modernização
econômica e de expansão territorial. Assistiu-se à conquista e incorporação de
regiões do Meio-Oeste e do litoral do Pacífico e à configuração de interesses
que se traduziram em propostas
imperialistas. A tela de John Gast, de 1872, ilustra, de forma alegórica, essas
transformações, representando-as por meio de símbolos do progresso, como o
telégrafo e as ferrovias. Uma das justificativas para a continuidade desse tipo
de expansão de interesses econômicos e de conquistas territoriais foi divulgada
pela Doutrina do Destino Manifesto, nos termos do valor de uma missão
civilizatória a ser cumprida.
resposta da questão 17:
Depois de conquistar a independência em 1776, a nova nação inciou sua expansão territorial tendo como justificativa a ideologia do Destino Manifesto, ou seja, a certeza de que o povo norte-americano fora predestinado por Deus a ocupar e colonizar as terras que se estendiam até o Pacífico; havia sido escolhido por Deus para levar seus valores a territórios sob o poder de outros Estados ou dos “peles vermelhas”. A maior parte dos primeiros habitantes dos EUA eram protestantes que viam o lucro e as riquezas como consequência de uma escolha divina e do trabalho, e não como um pecado. Essa ética protestante foi um importante fator cultural que justificou a expansão territorial norte-americana sendo considerada natural e benéfica, e não uma agressão aos povos que já habitavam o território. Na realidade, a doutrina do Destino Manifesto justificou, no inicio, a conquista de terras até o limite natural imposto pelo Rio Mississípi (área original das Treze Colônias inglesas); posteriormente, foram conquistados novos territórios que se estendem até o oceano Pacífico. A incorporação de novos territórios fez parte do período do imperialismo interno, que se iniciou na independência que a nação americana obteve em relação à Inglaterra em 1776, e continuou durante o século XIX, no período conhecido como Marcha para o Oeste. A fome de terras dos imigrantes e as agressões cometidas em nome do Destino Manifesto dos EUA contribuíram para empurrar suas fronteiras desde o rio Mississípi até a costa oeste.
resposta da questão 18:
a) Imperialismo, cuja principal característica econômica é utilizar os territórios dominados como mercado consumidor cativo dos interesses do país dominante.
b) Identificava os efeitos nefastos e desumanos do expansionismo norte-americano para as nações dominadas.
resposta da questão 19:[C]
resposta da questão 20:[B]
resposta da questão 21:[B]
resposta da questão 22:[E]
resposta da questão 23:
A Guerra de Secessão consistiu na luta entre 11 Estados Confederados do Sul latifundiário, aristocrata e defensor da escravidão, contra os Estados do Norte industrializado, onde a escravidão tinha um peso econômico bem menor do que no Sul. Estas diferenças estão entre as principais causas da guerra e têm origem ainda no período colonial: enquanto o desenvolvimento do Norte estava ligado à necessidade de crescimento do mercado interno e do estabelecimento de barreiras protecionistas, o crescimento Sulista era baseado precisamente no oposto, ou seja: o liberalismo econômico que abria todo o Mundo às agro-exportações e com mão de obra escrava (de origem africana) como base da produção.
resposta da questão 24:[A]
resposta da questão 25:[E]
resposta da questão 26:22
resposta da questão 27:[D]
resposta da questão 28:[D]
resposta da questão 29:[C]
resposta da questão 30:[E]
resposta da questão 31:F F V V
resposta da questão 32:[C]
resposta da questão 33:[C]
resposta da questão 34:[B]
resposta da questão 35:[D]
resposta da questão 36:[C]
resposta da questão 37:[A]
resposta da questão 38:[A]
Resposta da questão 39:
Uma das ações:
• interferência norte-americana na independência de Cuba e sua posterior intervenção política e econômica nesse país, por meio da Emenda Platt
• apoio norte-americano à independência do Panamá, viabilizando a conclusão da construção do canal e sua cessão aos EUA, bem como sua interferência comercial e financeira na região Política da Boa Vizinhança. Essa política baseou-se nos princípios da amizade, da cooperação e da reciprocidade como garantia da abertura de mercados e da diminuição da influência dos países do Eixo no continente americano.
A expressão Big Stick (Grande Porrete) resultou de uma frase de efeito dita pelo presidente estadunidense Theodore Roosevelt para descrever o estilo de diplomacia norte-americana para a América Latina e é considerada como corolário da Doutrina Monroe. Ambas caracterizam a postura imperialista dos Estados Unindo no continente. A imposição da Emenda Platt, um dispositivo legal inserido na Constituição de Cuba, que autorizava os Estados Unidos da América a intervir naquele país a qualquer momento em que interesses recíprocos de ambos os países fossem ameaçados, bem como as intervenções norte-americanas na Nicarágua visando a construção de um canal interoceânico, são exemplos da execução do Big Stick . A partir do governo Franklin Roosevelt, teve início a Política da Boa Vizinhança (ou Good Neighbor Policy) que consistia em investimentos e venda de tecnologia norte-americana para os países latino-americanos, mas em troca, estes deviam dar apoio a política norte americana. Essa política promoveu o estreitamento das relações culturais entre os Estados Unidos América Latina.
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