terça-feira, 7 de julho de 2015

Concurso PM SP 2015

Confira a correção da prova do concurso público da PM SP 2015
Conhecimentos Gerais 
História Geral 

31. Mundo lembra 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial 

(http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/05/mundo-lembra-70-anos-do- -fim-da-segunda-guerra-mundial.html) 

No dia 08 de maio de 2015, ocorreram solenidades em muitos países da Europa relembrando o final da Segunda Guerra Mundial, que durou cerca de 6 anos (1939-1945). Com relação a essa Guerra Mundial, é correto afirmar que 
(A) envolveu países Aliados de todos os continentes contra os países do Eixo, dentre eles, Alemanha, Itá- lia e Japão. 
(B) teve início com o bombardeio da base naval dos Estados Unidos, no Havaí (Pearl Harbor), por aviões japoneses. 
(C) desencadeou inúmeras alianças entre países, como a Tríplice Entente, que unia França, Portugal e Espanha. 
(D) foi o estopim para que ocorresse o avanço político- -econômico dos países europeus sobre novos territórios africanos. 
(E) possibilitou que alguns países europeus, como a Bélgica e a Grécia, desenvolvessem indústrias bélicas. 

32. Analise a charge. 
(http://uajev.syscall.ws/img/264689/25-48.jpg) 

A respeito do período de confrontos representado na charge, é correto afirmar que 
(A) a disputa teve seu encerramento na década de 1970, quando a então União Soviética aceitou o predomínio espacial estadunidense. 
(B) um dos principais eventos do período foi a extinção de organizações internacionais como a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). 
(C) o maior embate do período ocorreu quando os países europeus romperam o acordo de paz com os Estados Unidos e fundaram a União Europeia. 
(D) o período teve seu apogeu no final da década de 1990, quando os Estados Unidos começaram as invasões do Irã e do Iraque. 
(E) o período teve momentos de grande tensão política e ideológica, que envolveram conflitos como a Guerra do Vietnã e a Revolução Cubana. 


História do Brasil 

33. Analise a imagem, reflita sobre o conteúdo da faixa carregada pelos trabalhadores e assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado da questão. 
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000004586/md.0000048288.jpg) 

O Estado Novo, implantado por Getúlio Vargas em 1937, promoveu mudanças na política e na sociedade brasileira. Uma dessas mudanças foi a 
(A) proibição de instalação de empresas estrangeiras no país para incentivar e proteger a indústria nacional e os trabalhadores brasileiros. 
(B) unificação da legislação trabalhista (CLT) que garantia alguns direitos, como a instituição do salário- -mínimo, para os trabalhadores brasileiros. 
(C) promulgação de reformas na legislação das empresas que reduziam os encargos trabalhistas com o objetivo de ampliar a oferta de empregos. 
(D) diminuição do intervencionismo do Estado para facilitar o processo de industrialização e a ampliação dos mercados de trabalho e de consumo. 
(E) priorização das indústrias como setor principal da economia, o que beneficiou os trabalhadores urbanos em detrimento dos camponeses. 


34. Ato institucional era o decreto utilizado pelos militares para legitimarem suas decisões. Em dezembro de 1968, ocorreu a promulgação do Ato Institucional no 5 (AI-5) que, em seu preâmbulo, dizia-se ser uma necessidade para atingir os objetivos da revolução, “com vistas a encontrar os meios indispensáveis para a obra de reconstrução econômica, financeira e moral do país”. 

O AI-5 foi promulgado no governo de 
(A) Ernesto Geisel e deu ao executivo plenos poderes para cassar mandatos, além de suspender a estabilidade dos funcionários públicos e militares. 
(B) João Figueiredo e fechou o Congresso, determinou as regras para a aprovação de nova Constituição e suspendeu os direitos políticos de oposicionistas. 
(C) Costa e Silva e representou o fechamento do sistema político, restringiu drasticamente a cidadania e permitiu a ampliação da repressão policial-militar. 
(D) Castello Branco e fixou eleições indiretas para governadores e prefeitos das capitais, acabou com a garantia do habeas corpus e ampliou a repressão policial. 
(E) Garrastazu Médici e estabeleceu eleições indiretas para os cargos de presidente e governador, extinguiu os partidos políticos e permitiu ao Executivo cassar mandatos de políticos. 

Geografia Geral 
35. Leia o texto. 
Em resposta aos últimos naufrágios de navios com centenas de imigrantes ilegais, a União Europeia anunciou um pacote de medidas para tentar diminuir a crise humanitária no Mediterrâneo. Novos pedidos de socorro chegaram na segunda- -feira (20.04.15) à Guarda Costeira italiana. Cerca de 400 pessoas neste momento estão em perigo no Mar Mediterrâneo. E quantas outras ainda estarão? É a pergunta dos que protestam nas capitais europeias contra 1,8 mil mortes em menos de quatro meses. E em menos de uma semana, duas tragédias assustaram o mundo: uma com 400 desaparecidos e a outra com prováveis 900 mortos. 
(http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2015/04/uniao-europeia-anuncia--um-pacote-para-diminuir-crise-no-mediterraneo.html. Adaptado) 

Assinale a alternativa que está diretamente relacionada ao texto. 
(A) O movimento migratório no mar Mediterrâneo distorce a atual realidade, que tem como ponto central o equilíbrio econômico entre os países do mundo. 
(B) A imigração ilegal de latino-americanos tem provocado sérios problemas políticos e econômicos à Itália e a outros países da União Europeia. 
(C) A população europeia tem apresentado grande receptividade aos imigrantes, o que significa o fim da xenofobia e dos preconceitos raciais. 
(D) A globalização tem provocado o crescimento de um movimento demográfico – a imigração – que até o início do século XXI era pouco observado. 
(E) As áreas em conflito da África e do Oriente Médio são as que mais têm gerado imigrantes que tentam atingir a Europa em barcos inseguros. 

36. Considere as informações a seguir. 
I. É um tipo de fenômeno atmosférico que ocorre devido à presença de gases poluentes (derivados da queima de combustíveis fósseis) misturados com água. 
II. Esse fenômeno danifica o solo, as plantas, as construções históricas, os animais marinhos e terrestres etc. podendo, inclusive, exterminar algumas espécies de animais e vegetais. Também provoca a poluição de rios e fontes de água, afetando diretamente a saúde das pessoas com doenças do sistema respiratório. 

Essas informações referem-se 
(A) à chuva ácida. 
(B) ao chorume. 
(C) à inversão térmica. 
(D) ao efeito estufa. 
(E) à ilha de calor. 

Geografia do Brasil 

37. Analise o mapa a seguir. 

(http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/5/ normal_1110brasilclimas.jpg. Adaptado) 

Assinale a alternativa que identifica corretamente o tipo de clima e um problema ecológico frequente em cada uma das áreas numeradas do mapa. 
(A) 3 – equatorial – desmatamento e queimadas para a formação de pastos para o gado de corte. 
(B) 2 – tropical – desmatamento do cerrado para cultivos comerciais para exportação. 
(C) 4 – subtropical – substituição da floresta por cultivos alimentares típicos da agricultura familiar. 
(D) 1 – tropical de altitude – forte erosão dos solos provocada pela pecuária bovina extensiva. 
(E) 5 – semiárido – rios contaminados pelos agrotóxicos utilizados nos cultivos comerciais. 

38. Analise os dados divulgados pelo Ministério das Minas e Energia apresentados no gráfico a seguir. 

(https://ben.epe.gov.br/downloads/Relatorio_Final_BEN_2014.pdf) 
A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre as fontes de energia no Brasil permitem afirmar que 
(A) as exportações de etanol para a Europa reduziram a participação das fontes renováveis na matriz energética. 
(B) a redução das chuvas durante o ano de 2013 impediu a hidreletricidade de participar da matriz energética. 
(C) o petróleo deixou de ser incluído entre as fontes de energia não renováveis devido às crises na Petrobras. 
(D) a biomassa e o gás natural são exemplos de fontes de energia renováveis incluídas na matriz energética. 
(E) a matriz energética brasileira é considerada limpa porque apresenta importante participação das fontes renováveis. 

Atualidades 

39. A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (08.04) o Projeto de Lei no 4.330/2004, que regulamenta contratos de terceirização no mercado de trabalho. 
(http://glo.bo/1Jpa9LW) 

O passo seguinte desse Projeto de Lei é 
(A) entrar na pauta de discussões do Ministério do Trabalho. 
(B) seguir para a assinatura da presidente Dilma. 
(C) ser submetido à apreciação das Centrais Sindicais. 
(D) ser encaminhado diretamente para votação no Senado. 
(E) ser imediatamente publicado no Diário Oficial da União. 

40. Neste ano de 2015, uma notícia do setor econômico tem sido muito comentada em jornais, revistas, rádios e TVs. Assinale a alternativa que apresenta essa notícia. 
(A) Produção industrial acelera e ganha mesmo ritmo do ano de 2014. 
(B) Forte valorização do dólar tem repercussões na vida dos brasileiros. 
(C) Inflação em baixa entre janeiro e abril deste ano. 
(D) Aumenta o número de trabalhadores no setor automobilístico. 
(E) Banco Central autoriza nova queda na taxa de juros.


GABARITO
31.A 
32. E 
33. B 
34.C 
35.E 
36.
37.
38.
39.
40.B

Nenhum comentário:

Postar um comentário