sábado, 20 de junho de 2015

Confira o simulado 2 do segundo bimestre

SIMULADO 2 DO 2º BIMESTRE

PRIMEIRA SÉRIE


Questão 28
De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.
Carta de Pero Vaz de Caminha. In: MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001.


A carta de Pero Vaz de Caminha permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo:
A) Valorizar a catequese a ser realizada sobre os povos nativos.
B) Descrever a cultura local para enaltecer a prosperidade portuguesa.
C) Transmitir o conhecimento dos indígenas sobre o potencial econômico existente.
D) Realçar a pobreza dos habitantes nativos para demarcar a superioridade europeia.
E) Criticar o modo de vida dos povos autóctones para evidenciar a ausência de trabalho.


Questão 29
(ENEM)
A primeira imagem abaixo (publicada no século XVI) mostra um ritual antropofágico dos índios do Brasil. A segunda mostra Tiradentes esquartejado por ordem dos representantes da Coroa portuguesa.
A comparação entre as reproduções possibilita as seguintes afirmações:
I. Os artistas registraram a antropofagia e o esquartejamento praticados no Brasil.
II. A antropofagia era parte do universo cultural indígena e o esquartejamento era uma forma de se fazer justiça entre luso-brasileiros.
III. A comparação das imagens faz ver como é relativa a diferença entre “bárbaros” e “civilizados”, indígenas e europeus.
Está correto o que se afirma em:
A) I apenas.
B) II apenas.
C) III apenas.
D) I e II apenas.
E) I, II e III.



Questão 30
(UNESP) Observe a figura e leia o texto.
(Reprodução da tela Primeira Missa no Brasil. Vítor Meireles, 1861.)

Chantada a Cruz, com as Armas e a divisa de Vossa Alteza, que  primeiramente lhe pregaram, armaram altar ao pé dela. Ali disse missa o padre Frei Henrique (...). Ali estiveram conosco (...) cinquenta ou sessenta deles, assentados todos de joelhos, assim  como nós. (...) [Na terra], até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal (...) Porém, o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E  esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve  lançar.
(Pero Vaz de Caminha. Carta do Achamento do Brasil, 10.05.1500.)
A respeito da tela e do texto, é correto afirmar que
A) demonstram a submissão da monarquia portuguesa à contrarreforma católica.
B) expressam o encantamento dos europeus com a exuberância natural da terra.
C) atestam, como documentos históricos, o caráter conflituoso dos primeiros contatos entre brancos e índios.
D) representam o índio sem idealização, reservando-lhe lugar de destaque no quadro, o que era pouco comum.
E) apresentam uma leitura do passado na qual os portugueses figuram como portadores da civilização.

GABARITO:
QUESTÃO 28: A
QUESTÃO 29: E
QUESTÃO 30: E



SEGUNDA SÉRIE
Questão 31

A publicação da revista O immigrante fazia parte das ações do governo de São Paulo que tinham como objetivo estimular, no final do século XIX e início do XX, a ida de imigrantes para o estado. Para isso, ofereciam-se inclusive subsídios, como indica o texto.
Essa diretriz paulista era parte integrante da política nacional da época que visava à garantia da:
A) oferta de mão de obra para a cafeicultura
B) ampliação dos núcleos urbanos no interior
C) continuidade do processo de reforma agrária
D) expansão dos limites territoriais da federação
E) incorporação dos imigrantes nas indústrias do interior


Questão 32
(UERJ)

Considerando as imagens das telas e as informações do texto, as pinturas históricas para o governo do Segundo Reinado tinham a função essencial de:
A) consolidar o poder militar
B) difundir o pensamento liberal
C) garantir a pluralidade política
D) fortalecer a identidade nacional
E) valorizar o pensamento positivista

Questão 33
(UFG)

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. (Coord.) "História da vida privada no Brasil". São Paulo: Companhia das Letras, 1997. v. 2. p. 19.


Essa foto do final do século XIX é um documento demonstrativo do direito de propriedade de pessoas na ordem escravista e expressa diferença social ao enfocar
A) seis personagens trajados com roupas de tonalidades e modelos diferenciados.
B) um homem negro à esquerda do homem branco, com penteado semelhante ao de seu senhor.
C) o último homem à direita do homem branco, com instrumento de trabalho, diferenciando-se dos demais.
D) um homem à direita e outro à esquerda do senhor, fotografados com posturas corporais diferentes.
E) o homem branco, em primeiro plano, destacando-se dos cinco homens negros descalços.



Questão 34
(UFF) A segunda metade do século XIX foi marcada pelo apogeu do cientificismo no mundo ocidental. A Ciência transformava-se na panaceia para todos os males, capaz de indicar soluções para tudo, inclusive prever, controlar e disciplinar os homens e seus comportamentos. Desde o evolucionismo de Darwin até o positivismo de Augusto Comte, a ideia de progresso servia como "bússola" no caminho da modernidade.
À luz dessas informações, indique a opção que define o contexto de introdução das ideias positivistas no Brasil.
A) O Positivismo ganhou destaque no Brasil ao penetrar na Escola Militar do Rio de Janeiro, que preparava jovens oficiais com vistas à abolição da escravidão e à implantação do regime republicano.
B) O Positivismo penetrou no Brasil através da visita de uma missão militar inglesa ao país, atingindo seu apogeu com a proclamação da República por Deodoro da Fonseca, um de seus principais líderes.
C) A ideia de progresso contida no Positivismo baseava-se na crença em um estágio superior da evolução humana a ser atingido, no caso do Brasil, quando toda a população do país fosse alfabetizada e gozasse de cidadania política.
D) O Positivismo difundiu-se no Brasil, sobretudo através da juventude militar formada pela Escola da Praia Vermelha, que valorizava o mérito individual e acreditava na Ciência Positiva como religião da humanidade, em oposição ao catolicismo.
E) A difusão do Positivismo no Brasil deveu-se à sua penetração no Exército, envolvendo tanto a juventude militar, quanto suas lideranças formadas pelos oficiais de alta patente, dentre eles, Deodoro da Fonseca e Caxias.



GABARITO

QUESTÃO 31: A
Comentário da questão:
No início do século XX, a economia brasileira estava fortemente assentada sobre a cafeicultura, setor agrícola com forte expansão em virtude da constante elevação da demanda mundial pelo produto. Paralelamente, o país, que havia abandonado a escravidão no final do século anterior, desenvolveu uma política de imigração, sobretudo europeia, para garantir a oferta de mão de obra necessária a essa atividade. É como parte dessa política nacional que deve ser compreendida a publicação da revista O Immigrante, com textos em seis diferentes idiomas e destinada a oferecer informações selecionadas para os recém-chegados. Com base no fragmento apresentado, constata-se que a finalidade das ações governamentais de estímulo e apoio à vinda de imigrantes era a de prover trabalhadores para o campo. Note-se que somente os migrantes destinados à lavoura fariam jus ao reembolso do valor gasto com a passagem desde o país de origem.
QUESTÃO 32: D

Comentário da questão:
Um dos principais desafios do governo imperial do século XIX foi a construção da identidade nacional brasileira, de forma a torná-la significativamente distinta daquela associada à herança portuguesa. Em uma sociedade iletrada, a iconografia tinha papel particularmente importante como meio de comunicação de ideias, tendo sido a pintura histórica utilizada com a finalidade, apontada no texto, de contribuir para a construção de um glorioso passado nacional em comum, de maneira a soldar o imaginário popular com os grandes eventos coletivos. A imagem das duas telas apresentadas constitui bons exemplos desse caráter utilitário da pintura histórica. Em “A fala do trono”, a figura imponente do imperador é instrumento dessa construção identitária, fundamental em um regime monárquico no qual o sentimento de pertencimento ao coletivo social é indissociável da condição de súdito. Já a obra “Batalha Naval do Riachuelo” exemplifica uma série de pinturas que representam esse passado épico nacional, associando-o a guerras e a heróis do país, destacados na historiografia brasileira da época.
QUESTÃO 33: E

QUESTÃO 34: A


TERCEIRA SÉRIE


QUESTÃO 31
(ENEM)






Lord Willingdon's Dilemma (Foto: Disponível em: www.gandhiserve.org. Acesso em: 21 nov.2011.)Lord Willingdon's Dilemma (Disponível em: www.gandhiserve.org. Acesso em: 21 nov.2011.)



Lord Willingdon's Dilemma (Disponível em: www.gandhiserve.org. Acesso em: 21 nov.2011.)

O cartum, publicado em 1932, ironiza as consequências sociais das constantes prisões de Mahatma Gandhi pelas autoridades britânicas, na Índia, demonstrando
A) a ineficiência do sistema judiciário inglês no território indiano.
B) o apoio da população hindu à prisão de Gandhi.
C) o caráter violento das manifestações hindus frente à ação inglesa.
D) a impossibilidade de deter o movimento liderado por Gandhi.
E) a indiferença das autoridades britânicas frente ao apelo popular hindu.



QUESTÃO 32
(ENEM)
A foto revela um momento da Guerra do Vietnã (1965-1975), conflito militar cuja cobertura jornalística utilizou, em grande escala, a fotografia e a televisão. Um dos papéis exercidos pelos meios de comunicação na cobertura dessa guerra, evidenciado pela foto, foi demonstrar
A) as diferenças culturais existentes entre norte-americanos e vietnamitas.
B) revelar a superioridade militar dos Estados Unidos da América.
C) divulgar valores que questionavam as ações do governo vietnamita.
D) defender a necessidade de intervenções armadas em países comunistas.
E) denunciar os abusos cometidos pela intervenção militar norte-americana.



QUESTÃO 33
(ENEM) A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como Um príncipe em Nova York e Ace Ventura: um maluco na África; em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação O rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres humanos.
LEIBOWITZ, E. Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê. Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em 17 abr, 2010.
A produção cinematográfica referida no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:
A) A história e a natureza.
B) O exotismo e as culturas.
C) A sociedade e a economia.
D) O comércio e o ambiente.
E) A diversidade e a política.







QUESTÃO 34
(UERJ) Uma das contradições que afetam as sociedades africanas é a não correspondência entre as fronteiras territoriais dos diversos Estados-nacionais e as divisões entre grupos étnicos locais, como se observa no mapa abaixo:
Na maioria dos países africanos, essa contradição provoca, principalmente, o seguinte efeito:
(A) déficit comercial
(B) instabilidade política
(C) degradação ambiental
(D) dependência financeira
(E) desenvolvimento econômico

GABARITO
QUESTÃO 31: D
Comentário da questão:
Mahatma Gandhi foi um influente líder da independência indiana frente ao imperialismo inglês e fundador do princípio que acreditava na resistência pacífica como forma de protesto e de mudança social. A charge demonstra a inutilidade das prisões a Gandhi, feitas pelo governo britânico frente à permanência de inúmeras manifestações pacíficas que levaram a Índia à independência em 1947.
QUESTÃO 32: E
QUESTÃO 33: B
Comentário da questão:
O texto apresenta uma visão crítica acerca da forma como a cultura e o povo africano são retratados pelas produções hollywoodianas. Ao retratar a África como “o lugar cheio de tribos doidas”, os filmes exaltam o exotismo (entendido como diferente) e não busca compreender os reais significados destas culturas.
QUESTÃO 34: B
 Comentário da questão:
A expansão imperialista europeia na África, no decorrer do século XIX, ocasionou a constituição de áreas de influência e dominação colonial cujas fronteiras territoriais, na maioria dos casos, não coincidiam com as divisões linguísticas e étnicas dos povos locais. No curso das lutas de descolonização, nas décadas de 1950 a 1970, e dos processos de constituição de muitos dos Estados-nacionais que integram a África na atualidade, as fronteiras territoriais desses Estados estruturaram-se a partir das heranças da dominação imperialista europeia. Duas consequências principais se destacam nesse contexto: por um lado, as diversidades étnicas no interior de diversos territórios nacionais, em especial nas regiões da África Central, associaram-se a polaridades entre grupos e partidos políticos, muitas vezes em constante disputa pelo controle da direção do poder estatal; por outro lado, a diversidade étnica de determinadas regiões se manifesta também na emergência de reivindicações pelo reconhecimento da autonomia de grupos específicos. Esse panorama indica o quanto as diferenças entre fronteiras étnicas e nacionais no continente africano, herança direta do imperialismo e da descolonização, contribuíram para a instabilidade política de diversos países.



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