SIMULADO 2 DO 2º
BIMESTRE
PRIMEIRA SÉRIE
Questão 28
De ponta a ponta, é tudo
praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar,
muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com
arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja
ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a
terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode
tirar me parece que será salvar esta gente.
Carta de Pero Vaz de Caminha. In: MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R.
História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001.
A carta de Pero Vaz de Caminha
permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o
relato enfatiza o seguinte objetivo:
A) Valorizar a catequese a ser realizada sobre os povos
nativos.
B) Descrever a cultura local para enaltecer a prosperidade
portuguesa.
C) Transmitir o conhecimento dos indígenas sobre o potencial
econômico existente.
D) Realçar a pobreza dos habitantes nativos para demarcar a
superioridade europeia.
E) Criticar o modo de vida dos povos autóctones para
evidenciar a ausência de trabalho.
Questão 29
(ENEM)
A primeira imagem abaixo
(publicada no século XVI) mostra um ritual antropofágico dos índios do Brasil.
A segunda mostra Tiradentes esquartejado por ordem dos representantes da Coroa
portuguesa.
A comparação entre as reproduções
possibilita as seguintes afirmações:
I. Os artistas registraram a
antropofagia e o esquartejamento praticados no Brasil.
II. A antropofagia era parte do
universo cultural indígena e o esquartejamento era uma forma de se fazer
justiça entre luso-brasileiros.
III. A comparação das imagens faz
ver como é relativa a diferença entre “bárbaros” e “civilizados”, indígenas e
europeus.
Está correto o que se afirma em:
A) I apenas.
B) II apenas.
C) III apenas.
D) I e II apenas.
E) I, II e III.
Questão 30
(UNESP) Observe a figura e leia o
texto.
(Reprodução da tela Primeira Missa no Brasil. Vítor Meireles, 1861.)
Chantada a Cruz, com as Armas e a divisa de Vossa
Alteza, que primeiramente lhe pregaram,
armaram altar ao pé dela. Ali disse missa o padre Frei Henrique (...). Ali
estiveram conosco (...) cinquenta ou sessenta deles, assentados todos de joelhos,
assim como nós. (...) [Na terra], até agora,
não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal (...)
Porém, o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta
gente. E esta deve ser a principal
semente que Vossa Alteza em ela deve
lançar.
(Pero Vaz de Caminha. Carta do Achamento do Brasil, 10.05.1500.)
A respeito da tela e do texto, é
correto afirmar que
A) demonstram a submissão da
monarquia portuguesa à contrarreforma católica.
B) expressam o encantamento dos
europeus com a exuberância natural da terra.
C) atestam, como documentos
históricos, o caráter conflituoso dos primeiros contatos entre brancos e
índios.
D) representam o índio sem idealização,
reservando-lhe lugar de destaque no quadro, o que era pouco comum.
E) apresentam uma leitura do passado
na qual os portugueses figuram como portadores da civilização.
GABARITO:
QUESTÃO 28: A
QUESTÃO 29: E
QUESTÃO 30: E
SEGUNDA SÉRIE
Questão 31
A publicação da revista O immigrante fazia parte das ações do
governo de São Paulo que tinham como objetivo estimular, no final do século XIX
e início do XX, a ida de imigrantes para o estado. Para isso, ofereciam-se
inclusive subsídios, como indica o texto.
Essa diretriz paulista era parte
integrante da política nacional da época que visava à garantia da:
A) oferta de mão de obra para a
cafeicultura
B) ampliação dos núcleos urbanos
no interior
C) continuidade do processo de
reforma agrária
D) expansão dos limites
territoriais da federação
E) incorporação dos imigrantes
nas indústrias do interior
Questão 32
(UERJ)
Considerando as imagens das telas
e as informações do texto, as pinturas históricas para o governo do Segundo
Reinado tinham a função essencial de:
A) consolidar o poder militar
B) difundir o pensamento liberal
C) garantir a pluralidade
política
D) fortalecer a identidade
nacional
E) valorizar o pensamento
positivista
Questão 33
(UFG)
ALENCASTRO, Luiz Felipe
de. (Coord.) "História da vida privada no Brasil". São Paulo:
Companhia das Letras, 1997. v. 2. p. 19.
Essa foto do final do século XIX é um documento demonstrativo do direito de propriedade de pessoas na ordem escravista e expressa diferença social ao enfocar
A) seis personagens trajados com
roupas de tonalidades e modelos diferenciados.
B) um homem negro à esquerda do
homem branco, com penteado semelhante ao de seu senhor.
C) o último homem à direita do
homem branco, com instrumento de trabalho, diferenciando-se dos demais.
D) um homem à direita e outro à
esquerda do senhor, fotografados com posturas corporais diferentes.
E) o homem branco, em primeiro
plano, destacando-se dos cinco homens negros descalços.
Questão 34
(UFF) A segunda metade do século
XIX foi marcada pelo apogeu do cientificismo no mundo ocidental. A Ciência
transformava-se na panaceia para todos os males, capaz de indicar soluções para
tudo, inclusive prever, controlar e disciplinar os homens e seus
comportamentos. Desde o evolucionismo de Darwin até o positivismo de Augusto
Comte, a ideia de progresso servia como "bússola" no caminho da
modernidade.
À luz dessas informações, indique
a opção que define o contexto de introdução das ideias positivistas no Brasil.
A) O Positivismo ganhou destaque
no Brasil ao penetrar na Escola Militar do Rio de Janeiro, que preparava jovens
oficiais com vistas à abolição da escravidão e à implantação do regime
republicano.
B) O Positivismo penetrou no
Brasil através da visita de uma missão militar inglesa ao país, atingindo seu
apogeu com a proclamação da República por Deodoro da Fonseca, um de seus
principais líderes.
C) A ideia de progresso contida
no Positivismo baseava-se na crença em um estágio superior da evolução humana a
ser atingido, no caso do Brasil, quando toda a população do país fosse
alfabetizada e gozasse de cidadania política.
D) O Positivismo difundiu-se no
Brasil, sobretudo através da juventude militar formada pela Escola da Praia
Vermelha, que valorizava o mérito individual e acreditava na Ciência Positiva
como religião da humanidade, em oposição ao catolicismo.
E) A difusão do Positivismo no
Brasil deveu-se à sua penetração no Exército, envolvendo tanto a juventude
militar, quanto suas lideranças formadas pelos oficiais de alta patente, dentre
eles, Deodoro da Fonseca e Caxias.
GABARITO
QUESTÃO 31: A
Comentário da questão:
No início do século XX, a
economia brasileira estava fortemente assentada sobre a cafeicultura, setor
agrícola com forte expansão em virtude da constante elevação da demanda mundial
pelo produto. Paralelamente, o país, que havia abandonado a escravidão no final
do século anterior, desenvolveu uma política de imigração, sobretudo europeia,
para garantir a oferta de mão de obra necessária a essa atividade. É como parte
dessa política nacional que deve ser compreendida a publicação da revista O
Immigrante, com textos em seis diferentes idiomas e destinada a oferecer
informações selecionadas para os recém-chegados. Com base no fragmento
apresentado, constata-se que a finalidade das ações governamentais de estímulo
e apoio à vinda de imigrantes era a de prover trabalhadores para o campo.
Note-se que somente os migrantes destinados à lavoura fariam jus ao reembolso
do valor gasto com a passagem desde o país de origem.
QUESTÃO 32: D
Comentário da questão:
Um dos principais desafios do
governo imperial do século XIX foi a construção da identidade nacional
brasileira, de forma a torná-la significativamente distinta daquela associada à
herança portuguesa. Em uma sociedade iletrada, a iconografia tinha papel
particularmente importante como meio de comunicação de ideias, tendo sido a
pintura histórica utilizada com a finalidade, apontada no texto, de contribuir
para a construção de um glorioso passado nacional em comum, de maneira a soldar
o imaginário popular com os grandes eventos coletivos. A imagem das duas telas
apresentadas constitui bons exemplos desse caráter utilitário da pintura
histórica. Em “A fala do trono”, a figura imponente do imperador é instrumento
dessa construção identitária, fundamental em um regime monárquico no qual o
sentimento de pertencimento ao coletivo social é indissociável da condição de
súdito. Já a obra “Batalha Naval do Riachuelo” exemplifica uma série de
pinturas que representam esse passado épico nacional, associando-o a guerras e
a heróis do país, destacados na historiografia brasileira da época.
QUESTÃO 33: E
QUESTÃO 34: A
TERCEIRA SÉRIE
QUESTÃO 31
(ENEM)
Lord Willingdon's Dilemma (Disponível em: www.gandhiserve.org. Acesso em: 21 nov.2011.)
Lord Willingdon's Dilemma (Disponível em: www.gandhiserve.org. Acesso em:
21 nov.2011.)
O cartum, publicado em 1932,
ironiza as consequências sociais das constantes prisões de Mahatma Gandhi pelas
autoridades britânicas, na Índia, demonstrando
A) a ineficiência do sistema
judiciário inglês no território indiano.
B) o apoio da população hindu à
prisão de Gandhi.
C) o caráter violento das
manifestações hindus frente à ação inglesa.
D) a impossibilidade de deter o
movimento liderado por Gandhi.
E) a indiferença das autoridades
britânicas frente ao apelo popular hindu.
QUESTÃO 32
(ENEM)
A foto revela um momento da
Guerra do Vietnã (1965-1975), conflito militar cuja cobertura jornalística
utilizou, em grande escala, a fotografia e a televisão. Um dos papéis exercidos
pelos meios de comunicação na cobertura dessa guerra, evidenciado pela foto,
foi demonstrar
A) as diferenças culturais
existentes entre norte-americanos e vietnamitas.
B) revelar a superioridade
militar dos Estados Unidos da América.
C) divulgar valores que
questionavam as ações do governo vietnamita.
D) defender a necessidade de
intervenções armadas em países comunistas.
E) denunciar os abusos cometidos
pela intervenção militar norte-americana.
QUESTÃO 33
(ENEM) A África também já serviu
como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como Um
príncipe em Nova York e Ace Ventura: um maluco na África; em ambas, a África
parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação
O rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na
África, não chegava a contar com elenco de seres humanos.
LEIBOWITZ, E. Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê.
Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em 17 abr, 2010.
A produção cinematográfica
referida no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e
seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os
seguintes aspectos do continente africano:
A) A história e a natureza.
B) O exotismo e as culturas.
C) A sociedade e a economia.
D) O comércio e o ambiente.
E) A diversidade e a política.
QUESTÃO 34
(UERJ) Uma das contradições que
afetam as sociedades africanas é a não correspondência entre as fronteiras
territoriais dos diversos Estados-nacionais e as divisões entre grupos étnicos
locais, como se observa no mapa abaixo:
Na maioria dos países africanos,
essa contradição provoca, principalmente, o seguinte efeito:
(A) déficit comercial
(B) instabilidade política
(C) degradação ambiental
(D) dependência financeira
(E) desenvolvimento econômico
GABARITO
QUESTÃO 31: D
Comentário da questão:
Mahatma Gandhi foi um influente líder da independência
indiana frente ao imperialismo inglês e fundador do princípio que acreditava na
resistência pacífica como forma de protesto e de mudança social. A charge
demonstra a inutilidade das prisões a Gandhi, feitas pelo governo britânico
frente à permanência de inúmeras manifestações pacíficas que levaram a Índia à
independência em 1947.
QUESTÃO 32: E
QUESTÃO 33: B
Comentário da questão:
O texto apresenta uma visão crítica acerca da forma como a cultura e o povo africano são
retratados pelas produções hollywoodianas. Ao retratar a África como “o lugar cheio de tribos
doidas”, os filmes exaltam o exotismo (entendido como diferente) e não busca compreender os
reais significados destas culturas.
QUESTÃO 34: B
Comentário da questão:
A expansão imperialista europeia
na África, no decorrer do século XIX, ocasionou a constituição de áreas de
influência e dominação colonial cujas fronteiras territoriais, na maioria dos
casos, não coincidiam com as divisões linguísticas e étnicas dos povos locais.
No curso das lutas de descolonização, nas décadas de 1950 a 1970, e dos
processos de constituição de muitos dos Estados-nacionais que integram a África
na atualidade, as fronteiras territoriais desses Estados estruturaram-se a
partir das heranças da dominação imperialista europeia. Duas consequências
principais se destacam nesse contexto: por um lado, as diversidades étnicas no
interior de diversos territórios nacionais, em especial nas regiões da África
Central, associaram-se a polaridades entre grupos e partidos políticos, muitas
vezes em constante disputa pelo controle da direção do poder estatal; por outro
lado, a diversidade étnica de determinadas regiões se manifesta também na
emergência de reivindicações pelo reconhecimento da autonomia de grupos
específicos. Esse panorama indica o quanto as diferenças entre fronteiras
étnicas e nacionais no continente africano, herança direta do imperialismo e da
descolonização, contribuíram para a instabilidade política de diversos países.
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