sábado, 11 de julho de 2015

Conheça as principais características da Guerra dos Sete Anos

Você sabe dizer o que foi a Guerra dos Sete Anos? 
Descubra aqui o motivo e como terminou.
A Guerra dos Sete Anos ficou conhecida como um dos principais conflitos militares que aconteceram no século XVIII. Essa foi uma guerra que incluiu diversos reinos europeus nos anos de 1756 até 1763, onde os conflitos se estenderam até os territórios coloniais na América do Norte, Ásia e na África.
 
As monarquias que foram envolvidas nesse conflito, já que a Guerra dos Sete Anos foi bastante ampla, foram:

  • Bloco Britânico: Reino de Portugal, Ducado de Brunsvique, Reino da Grã-Bretanha (líder), Reino de Hanôner, Reino da Prússia e Estado de Hesse-Cassel.
  •  Bloco Francês: Reino de Nápoles, Império Austríaco, Reino da França (líder), Saxônia, Reino da Espanha, Ducado de Württemberg e Reino da Suécia.

As causas da Guerra dos Sete Anos
As causas principais, são:

– A forte preocupação dos franceses, austríacos e russos com  um crescente aumento de poder ao rei da Prússia, Frederico II.

– Fortes divergências que houve entre as potências europeias, sobre o domínio dos territórios da Ásia, América do Norte e da África.

– As disputas pela supremacia colonial por meio das colônias da América do Norte e pelas Índias. Foram conflitos que ocorreram entre a Grã-Bretanha e a França.

– Luta entre o Império Austríaco com o Reino da Prússia com intuito de estabelecer um controle sobre a Silésia, que é a região entre a República Tcheca, Polônia e a Alemanha.

Fim da Guerra dos Sete Anos
Esses conflitos militares que aconteceram nos territórios coloniais e europeus duraram sete anos e foram somados milhares de pessoas mortas e feridas, além de um alto prejuízo material e elevados gastos.

Podemos considerar que os reinos da Prússia e da Grã-Bretanha foram os vencedores da Guerra dos Sete Anos. O que colocou fim à Guerra dos Sete Anos foi um Tratado de Paris, este assinado em 10 de fevereiro de 1763.

Como consequência principal da Guerra dos Sete Anos, podemos citar a Independência dos Estados Unidos. Assim que terminou o conflito, a Grã-Bretanha passou por uma forte crise financeira, devido aos altos custos da guerra, mesmo que ela tenha saído como sendo vencedora.


Para poder reerguer-se, os britânicos passaram a cobrar carga de impostos e de tributos mais elevados em suas colônias norte-americanas. Isso foi tido como sendo um dos principais motivos que levaram os colonos norte-americanos a organizarem um processo de independência, que aconteceu mesmo em 1776, a Independência dos Estados Unidos.

Fonte: Click Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário