Roteiro de estudo: Império Bizantino
Império Romano
do Oriente
Lista de questões
01.
Defina o movimento iconoclasta, ocorrido no Império Bizantino.
02. (FUVEST) Entre os
fatores citados abaixo, assinale aquele que não concorreu para a difusão da
civilização bizantina na Europa Ocidental:
a) Fuga dos sábios bizantinos para o
Ocidente, após a queda de Constantinopla.
b) Expansão da Reforma Protestante,
que marcou a quebra da unidade da Igreja Católica.
c) Divulgação e estudo da
legislação de Justiniano, conhecida como Corpus Juris Civilis.
d) Intercâmbio
cultural ligado ao movimento das Cruzadas.
e) Contatos comerciais das
repúblicas marítimas italianas com os portos bizantinos nos mares Egeu e Negro.
03. Justiniano (527-565), no Império
Romano do Oriente, enfrentou diferentes dificuldades internas, inclusive nas
relações entre a Igreja e o Estado, devido a heresias como a dos monofisistas.
Estes, entre outros princípios:
a) pretendiam a destruição de todas as imagens;
b) negavam a natureza humana de Cristo;
c) defendiam o conhecimento de Deus
inspirado no misticismo;
d) admitiam o dualismo de inspiração budista;
e)
acreditavam na reencarnação das almas em corpos animais.
04. (PUC) Em relação ao Império Bizantino,
é certo afirmar que:
a) o governo era ao mesmo tempo teocrático e liberal;
b) o
Estado não tinha influência na vida econômica;
c) o comércio era sobretudo
marítimo;
d) o Império Bizantino nunca conheceu crises sociais;
e) o imperialismo
bizantino restringiu-se à Ásia Menor.
05. Sobre o
Império Bizantino, considere as afirmações abaixo se são verdadeiras ou falsas:
( ) Constantinopla, a "Nova
Roma" de Constantino, foi fundada para servir como capital do Império.
( ) Sua localização geográfica era
péssima, descampada por todos os lados, facilitando as invasões.
( ) O grande imperador de Bizâncio foi
Justiniano, de origem humilde, mas protegido por seu tio, o imperador Justino.
( ) No Corpus Juris Civilis,
Justiniano organizou uma compilação das leis romanas desde a República até o
Império.
( ) Com o objetivo de
reconstruir o Antigo Império Romano, Justiniano empreendeu campanhas militares
conhecidas pelo nome genérico de "Reconquista".
06. (UFPB 2009) A imagem
abaixo está em um mosaico da igreja de San Vitale, na cidade de Ravena, na
Itália.
A figura é de influência cultural bizantina e representa o imperador
Justiniano cercado de cortesãos.
Grandes Impérios e Civilizações. Grande Atlas da História Universal.
Tradução da edição espanhola das Edições del Prado. Edição 10, Fascículo 3, p.
40.
O Império Romano do Oriente tinha como capital Constantinopla. Originou-se
da divisão do Império Romano em 395 d.C e, no período medieval, passou a ser
mais conhecido como Império Bizantino, perdurando cerca de mil anos, até 1453
d.C, quando foi dominado pelos turcos. A sua longa duração produziu uma
civilização que deixou uma herança cultural com repercussões significativas até
os dias atuais.
Da herança cultural bizantina fazem parte:
(1) O Corpus Juris
Civilis, uma compilação da legislação e jurisprudência romanas e, também,
bizantinas, base do direito civil moderno em muitos países.
(2) A atitude
iconoclasta, contra a adoração de imagens nas igrejas, contribuição de considerável influência sobre o catolicismo ocidental.
(4) A religião cristã
ortodoxa, decorrente do chamado Cisma do Oriente, devido a disputas político-religiosas com o Papado de Roma.
(8) A organização de uma cultura artística
laica, desvinculada da religião, especialmente na pintura dos ícones e na
arquitetura.
(16) A separação entre Igreja e Estado, ardorosamente defendida
pelos adeptos do Estado laico, concepção política decisiva na formação do Estado ocidental moderno.
07. (UFES) Segundo a crença dos
cristãos de Bizâncio, os ícones (imagens pintadas ou esculpidas de Cristo, da
Virgem e dos Santos) constituíam a "revelação da eternidade no tempo, a
comprovação da própria encarnação, a lembrança de que Deus tinha se revelado ao
homem e por isso era possível representá-lo de forma visível."
(Franco
Jr., H. e Andrade Filho, R. O. O IMPÉRIO BIZANTINO. São Paulo: Brasiliense,
1994. p. 27).
Apesar da extrema difusão da adoração dos ícones no Império
Bizantino, o imperador Leão III, em 726, condenou tal prática por idolatria,
desencadeando assim a chamada "crise iconoclasta". Dentre os fatores
que motivaram a ação de Leão III, podemos citar o (a):
a) intolerância da corte
imperial para com os habitantes da Ásia Menor, região onde o culto aos ícones
servia de pretexto para a aglutinação de povos que pretendiam se emancipar.
b)
necessidade de conter a proliferação de culto às imagens, num contexto de
reaproximação da Sé de Roma com o imperador bizantino, uma vez que o papado se
posicionava contra a instituição dos ícones e exigia a sua erradicação.
c)
tentativa de mirar as bases políticas de apoio à sua irmã, Teodora, a qual
valendo-se do prestígio de que gozava junto aos altos dignitários da Igreja
Bizantina, aspirava secretamente a sagrar-se imperatriz.
d) aproximação do
imperador, por meio do califado de Damasco, com o credo islâmico que,
recuperando os princípios originais do monoteísmo judaico-cristão, condenava a
materialização da essência sagrada da divindade em pedaços de pano ou madeira.
e) descontentamento imperial com o crescente prestígio e riqueza dos mosteiros
(principais possuidores e fabricantes de ícones), que atraíam para o serviço
monástico numerosos jovens, impedindo-os, com isso de contribuírem para o
Estado na qualidade de soldados, marinheiros e camponeses.
08.
(G1) Forma de poder instituída por Justiniano no Império Bizantino, em que o
imperador possuía autoridade política e religiosa, adquirindo um caráter
divino:
a) Cesaropapismo.
b) Teocracia militar.
c) Monarquia Teocrática.
d)
República Teocrática.
e) Plutocracia.
09. (UFPB) Em inícios do
século VIII, o império Bizantino, tendo à frente Leão Isáurico, encontrava-se
abatido diante da expansão muçulmana. Leão entendeu que as derrotas do Império
deviam-se à adoração crescente dos fiéis às imagens de santos e resolveu
destruí-las. Esse movimento ficou conhecido como:
a) Monofisista
b)
Cesaropapista
c) Iconoclasta
d) Telefisista
e) Legitimista
10.
(Uece) Na origem do chamado "cisma do Oriente", pode-se assinalar
corretamente:
a) as desavenças entre os membros da hierarquia católica e o
Imperador bizantino diziam respeito à cobrança das indulgências e à corrupção
dos bispos.
b) significou o aparecimento de inúmeras seitas
"reformadas", que se desligaram da Igreja romana.
c) no Império
Bizantino, a Igreja era submetida ao Imperador e promoviam um excessivo culto
aos ídolos e às imagens.
d) em Bizâncio, ao contrário do cristianismo
ocidental, as imagens e os ídolos dos santos não eram objetos de adoração e
culto.
11. (FGV) Entre as múltiplas razões que explicam a
sobrevivência do Império Romano no Oriente, até meados do século XV, está a: a)
capacidade política dos bizantinos em manter o controle sobre seu território subordinado a uma Monarquia Despótica e Teocrática;
b) autonomia comercial das
Cidades-estados otomanas subordinadas ao Império Romano do Ocidente;
c)
essencial ruralização da sociedade para proteger-se de migrações
desagregadoras;
d) capacidade do Sultão Maomé II de manter, ao longo de seu
governo, a unidade otomana do Império Bizantino;
e) política descentralizada,
conseqüência das migrações gregas e romanas.
12. (Puc-pr) No
século VI, o Império Bizantino foi governado pelo seu mais célebre imperador,
Justiniano. Conseguiu anexar várias regiões ao seu território, praticou o
cesaropapismo, isto é, fazia constantes intervenções nos assuntos religiosos e
mandou edificar a suntuosa Igreja de Santa Sofia. Na cultura jurídica, organizou
o Corpus Juris Civilis, no qual podemos destacar:
I. Um código, que continha
toda a legislação romana revisada desde o Imperador Adriano.
II. O Digesto ou Pandectas, que incluía um
sumário da jurisprudência romana.
III. A Recomendação, que teve suas origens no
antigo Patronato romano.
IV. As Institutas, que constituíram um resumo para ser
utilizado pelos estudiosos de Direito.
V. As Novelas ou Autênticas, que reuniam
as novas leis do Imperador.
VI. O Dominus Noster, inspiração nas Monarquias
Despóticas e Teocráticas do Oriente.
VII. As Leis Licínia e Ogúlnia, que tratavam de assuntos referentes ao
Direito Civil e ao Direito Penal.
a) I, II, IV e V.
b) I, II, III e VII.
c) II,
III e IV.
d) II, IV, VI e VII.
e) I, IV, V e VI.
13. (Puc-pr) A
História do Império Bizantino abrangeu um período equivalente ao da Idade
Média, apesar da instabilidade social, decorrente, entre outros fatores:
a) dos
freqüentes conflitos internos originados por controvérsias políticas e
religiosas.
b) da excessiva descentralização política que enfraquecia os
imperadores.
c) da posição geográfica de sua capital, Constantinopla,
vulnerável aos bárbaros que com facilidade a invadiam freqüentemente.
d) da
constante intromissão dos imperadores de Roma em sua política.
e) da falta de
um ordenamento jurídico para controle da vida social.
14. (UFV) O
Império Bizantino se originou do Império Romano do Oriente, reunindo diferentes
povos: gregos, egípcios, eslavos, semitas e asiáticos. Em razão disso, foi
preciso criar um eficiente sistema político e administrativo para dar força e
coesão àquele mosaico de povos e culturas. Sobre o Império Bizantino é
INCORRETO afirmar que:
a) a religião fornecia a fundamentação do poder
imperial, mas absorvia grande parte dos recursos econômicos, originando várias
crises.
b) a intolerância religiosa não deixava espaço de autonomia para que os
indivíduos escolhessem seus próprios caminhos para a salvação.
c) a estrutura
eclesiástica era extensa e muito influente, provocando intensa espiritualidade
popular e várias controvérsias teológicas.
d) a fusão entre poder temporal e
poder espiritual permitia que o Imperador indicasse laicos para postos na
hierarquia eclesiástica.
e) a importância política do Imperador impediu que o
Patriarcado se desenvolvesse independentemente, tal como o Papado do Ocidente.
15. (Puc-pr) O Império Bizantino ou Romano do Oriente existiu
durante a Idade Média, sendo-lhe cronologicamente coincidente. Sobre o tema,
assinale a alternativa correta:
a) Seu período de maior esplendor e expansão
ocorreu sob o governo de Justiniano, que mandou fazer a codificação das leis
romanas.
b) Sua posição geográfica correspondia às terras da parte ocidental do
Império Romano.
c) Apresentava excessiva descentralização política, o que
enfraquecia os imperadores (baliseus).
d) Reprimiu violentamente a heresia dos
cátaros, que ameaçava a sua unidade religiosa.
e) A força da cultura romana fez
com que o latim fosse língua de emprego geral.
16. (Puc-pr)
"É bizantino esperar de uma política bancária que aumenta os depósitos
compulsórios e que eleva a alíquota do PIS/Cofins uma redução expressiva das
taxas de crédito. Também o é culpar a Selic e o lucro dos bancos pelos
empréstimos caros no Brasil, ignorando as demais causas. A superação da
barreira do crédito demanda um diagnóstico realista e a eliminação das
bizantinices."
(Roberto Luis Troster, "Folha de S.Paulo", 03.
Ago.2006, p. A3).
O autor nos compara, com muita propriedade, com o Império
Bizantino, onde:
a) o povo não era atingido por tributações exageradas, causa
da paz e equilíbrio sempre presentes naquela sociedade.
b) seus habitantes
deleitavam-se com discussões filosóficas, sutis e que não levavam a nenhuma
conclusão.
c) as decisões econômicas eram tomadas democraticamente.
d) havia
programas de previdência e aposentadorias bastante complexos.
e) as decisões
políticas eram tomadas com grande objetividade e rapidez.
17.
(Unesp) O culto de imagens de pessoas divinas, mártires e santos foi motivo de seguidas
controvérsias na história do cristianismo. Nos séculos VIII e IX, o Império
bizantino foi sacudido por violento movimento de destruição de imagens,
denominado "querela dos iconoclastas". A questão iconoclasta
a)
derivou da oposição do cristianismo primitivo ao culto que as religiões pagãs
greco-romanas devotavam às representações plásticas de seus deuses.
b) foi
pouco importante para a história do cristianismo na Europa ocidental,
considerando a crença dos fiéis nos poderes das estátuas.
c) produziu um
movimento de renovação do cristianismo empreendido pelas ordens mendicantes
dominicanas e franciscanas. d) deixou as igrejas católicas renascentistas e
barrocas desprovidas de decoração e de ostentação de riquezas.
e) inviabilizou
a conversão para o cristianismo das multidões supersticiosas e incultas da
Idade Média européia.
18. (Unesp) A Civilização Bizantina
floresceu na Idade Média, deixando em muitas regiões da Ásia e da Europa
testemunhos de sua irradiação cultural. Assinale importante e preponderante
contribuição artística bizantina que se difundiu expressando forte destinação
religiosa:
a) Adornos de bronze e cobre.
b) Aquedutos e esgotos.
c) Telhados de
beirais recurvos.
d) Mosaicos coloridos e cúpulas arredondadas.
e) Vias calçadas
com artefatos de couro.
19. (Unesp 2010) Observe a figura.
O ícone, pintura sobre
madeira, foi uma das manifestações características da Civilização Bizantina,
que abrangeu amplas regiões do continente europeu e asiático. A arte bizantina
resultou
a) do fim da autocracia do Império Romano do Oriente.
b) da interdição do culto de imagens pelo
cristianismo primitivo.
c) do “Cisma do
Oriente”, que rompeu com a unidade do cristianismo.
d) da fusão das concepções cristãs com a
cultura decorativa oriental.
e) do
desenvolvimento comercial das cidades italianas.
20. (Upe 2009) Na Idade Média, Bizâncio era um importante
centro comercial e político. Merecem destaques seus feitos culturais, mostrando
senso estético apurado e uso das riquezas existentes no Império. Na sua
arquitetura, a igreja de Santa Sofia destacou-se pela
a) sua afinação com o
estilo gótico, com exploração dos vitrais e o uso de metais na construção dos
altares.
b) simplicidade das suas
linhas geométricas, negando a grandiosidade como nas outras obras existentes em
Bizâncio.
c) grande riqueza da sua
construção, com uso de mosaicos coloridos e colunas de mármores suntuosas.
d) imitação que fazia dos templos gregos,
com altares dedicados aos mitos mais conhecidos, revelando paganismo.
e) consagração dos valores católicos
medievais, em que a riqueza interior era importante em toda cultura
existente.
21. (Ufrgs 2008) Assinale a alternativa que apresenta um dos
resultados do entrecruzamento de culturas no Império Bizantino.
a) As artes
visuais diversificaram-se a ponto de serem eliminadas as características
estéticas de inspiração greco-cristã.
b)
A adoração popular a ícones religiosos gerou crises na Igreja de Bizâncio.
c) Elementos clássicos, como a retórica e a
língua grega, foram superados em função da interação cultural cosmopolita.
d) A arquitetura passou a primar pela
simplicidade, a fim de se adequar à doutrina religiosa ortodoxa.
e) A estrutura jurídica do Império Bizantino
não sofreu a influência do direito romano.
22. (PUCPR 2014) O Império Bizantino foi uma civilização na qual a religião
tinha um lugar de grande destaque. Temas religiosos
eram muito correntes entre a opinião pública em
geral. Em diversos setores da vida bizantina havia forte
influência religiosa. Em especial, na vida política
havia uma conexão importante entre Estado e Igreja,
chegando o imperador a ter um papel de destaque na
vida religiosa em Bizâncio.
Com base no exposto, indique
o tipo de regime político que se desenvolveu no
Império Bizantino.
A) Califado.
B) Monarquia absolutista.
C) Cesaropapismo.
D) Monarquia eletiva.
E) Sacro Império Romano.
23. (UnB) A manutenção do Império
Romano do Oriente, ou Império Bizantino, deve-se:
(1) ao desempenho normal das vias
de comércio com o exterior, em mãos dos bizantinos.
(2) à preservação de Constantinopla
como um dos terminais das rotas de caravanas
provenientes da Ásia.
(3) à invasão dos bárbaros em toda
a parte ocidental, desarticulando o que ainda restava do antigo
esplendor.
(4) ao comércio feito com todo o
Mediterrâneo ocidental e às rendas obtidas, que contribuíram
para a manutenção de um poderoso exército.
(5) à importância do Império
Bizantino para a manutenção do cristianismo no Oriente, já que a
queda prematura do império resultaria na morte do
cristianismo naquela região.
(6) ao domínio de Constantinopla sobre
a passagem entre o Mediterrâneo e o Mar Negro,
controlando o estreito de Bósforo.
24. (UPE) Cisma do Oriente, em 1054, trouxe o surgimento de duas Igrejas, uma delas subordinada ao patriarca de Constantinopla. O Cisma foi resultado sobretudo
a) das pressões exercidas pelos seguidores da heresia monofisista que negavam o dogma da Santíssima Trindade.
b) das instabilidades políticas causadas pelas manobras políticas de Justiniano.
c) das divergências existentes entre as duas formas de viver o Cristianismo, uma ligada ao Ocidente e outra, aos costumes culturais bizantinos.
d) das pressões feitas pelos iconoclastas, defensores de uma religião sem clero, apenas influenciada por uma leitura direta das santas escrituras.
e) de uma mera luta política por mais poder, desencadeada pelo patriarca de Constantinopla, Miguel Celurário.
a) das pressões exercidas pelos seguidores da heresia monofisista que negavam o dogma da Santíssima Trindade.
b) das instabilidades políticas causadas pelas manobras políticas de Justiniano.
c) das divergências existentes entre as duas formas de viver o Cristianismo, uma ligada ao Ocidente e outra, aos costumes culturais bizantinos.
d) das pressões feitas pelos iconoclastas, defensores de uma religião sem clero, apenas influenciada por uma leitura direta das santas escrituras.
e) de uma mera luta política por mais poder, desencadeada pelo patriarca de Constantinopla, Miguel Celurário.
25. (COVEST) A cultura bizantina teve destaque pelas suas construções suntuosas, ricas em detalhes e mosaicos. No que se refere às manifestações religiosas, os bizantinos foram:
a) politeístas, negando o valor do corpo e enaltecendo a força da dor e o vazio do pecado.
b) seguidores de muitos princípios do cristianismo, mantendo certas tradições importantes para sua permanência.
c) defensores das ideias vindas do misticismo oriental, desqualificando o perdão e os sentimentos de culpa.
d) continuadores das tradições dos antigos místicos da Pérsia, condenando o catolicismo e o politeísmo.
e) pouco ligados aos mistérios da alma, sendo práticos e interessados nas riquezas materiais.
26. (UPE) Na Idade Média, Bizâncio era um importante centro comercial e político. Merecem destaques seus feitos culturais, mostrando senso estético apurado e uso das riquezas existentes no Império. Na sua arquitetura, a igreja de Santa Sofia destacou-se pela:
a) sua afinação com o estilo gótico, com exploração dos vitrais e o uso de metais na construção dos altares.
b) simplicidade das suas linhas geométricas, negando a grandiosidade como nas outras obras existentes em Bizâncio.
c) grande riqueza da sua construção, com uso de mosaicos coloridos e colunas de mármores suntuosas.
d) imitação que fazia dos templos gregos, com altares dedicados aos mitos mais conhecidos, revelando paganismo.
e) consagração dos valores católicos medievais, em que a riqueza interior era importante em toda cultura existente.
27. (UPE) O mundo árabe e o Império Bizantino se inserem no cenário do Oriente Medieval. Com uma rica produção cultural e filosófica, os árabes e os bizantinos também contribuíram para a construção do pensamento medieval.
Sobre essa realidade, é correto afirmar que:
a) o pensamento árabe medieval é fruto direto da filosofia romana, já que esta influenciava os autores mouros.
b) o Império Bizantino se destacou na produção filosófica e literária, sendo a poesia épica a grande contribuição bizantina para a cultura medieval.
c) não há ligações entre a produção cultural bizantina e o Renascimento cultural europeu de fins do período medieval.
d) a filosofia de Aristóteles influenciou o pensamento do grande filósofo árabe Averróis.
e) apesar de importante economicamente, a presença árabe na Península Ibérica não teve relevânica na vida cultural da Europa medieval.
GABARITO:
01. resposta: O movimento iconoclasta caracterizou-se como um longo conflito religioso iniciado pelo imperador Leão III, o qual proibiu o uso e ordenou a destruição das imagens existentes nos templos. Não obstante, a veneração das imagens foi restabelecida mais tarde.
02. resposta:[B]
03. resposta:[B]
04. resposta:[C]
05. resposta: V F V V V
06. resposta: V F V F F
07. resposta:[E]
08. resposta:[A]
09. resposta:[C]
10. resposta:[C]
11. resposta:[A]
12. resposta:[A]
13. resposta:[A]
14. resposta:[B]
15. resposta:[A]
16. resposta:[B]
17. resposta:[A]
18. resposta:[D]
19. resposta:[D]
Comentário: O enunciado e a alternativa correta por si só justificam a produção de ícones como uma das principais características da arte bizantina. Consistiam numa representação sacra pintada sobre um painel de madeira, com ampla utilização de ornamentos em dourado. Podem ser considerados a representação da mensagem cristã descrita por palavras nos Evangelhos.
20. resposta:[C]
Comentário: Construída pelo Imperador Constantino em 360, foi destruída por um incêndio durante as insurreições de 532. Reconstruída com incrível rapidez, até 537, Justiniano dedicou-a a Sagrada Sabedoria. O objetivo dos arquitetos, Anthemius de Tralles e Isidorus de Mileto, era construir um interior não só impressionante, mas também funcional. Os mosaicos foram uma característica marcante nos vitrais das igrejas bizantinas e as colunas demonstram a influencia da arquitetura grega.
21. resposta:[B]
22. resposta:[C]
Comentário: Justiniano e seus sucessores procuraram, por meio da religião, impor sua autoridade e firmar a unidade política do império. Nesse contexto, os imperadores apresentavam-se como os principais representantes de Deus, cabendo-lhes proteger a Igreja e dirigir o Estado. Assim, os imperadores foram chamados de "Vice-Reis do Todo Poderoso"; as suas ordens eram consideradas "ordens celestes" e seu palácio era o "palácio sagrado".
Se Deus era o centro do Universo, o imperador com seu representante, devia ser o centro do Estado e da Religião, governando os assuntos humanos em nome de Deus. Essa união de poderes (estatal e religioso) é chamada de cesaropapismo, isto é, o comando do Estado e a proteção da Igreja nas mãos do imperador (Basileu).
23. resposta: C C C E E C
24. resposta:[C]
25. resposta:[B]
26. resposta:[C]
27. resposta:[D]
23. resposta: C C C E E C
24. resposta:[C]
25. resposta:[B]
26. resposta:[C]
27. resposta:[D]
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